Criado em 1898, o Mondial de l'Auto, ou Paris Motor Show, é a feira automotiva mais antiga do mundo, e segue sendo uma das principais até hoje. Sediado no Paris Expo Porte de Versailles bienalmente, contará com as principais marcas do mercado entre os dias 14 e 20 de outubro.
Ao todo, 41 montadoras estarão presentes – mais que o dobro da edição de 2022 e mais do que em 2018, última realizada antes da pandemia de COVID-19. Apesar da volta de marcas que haviam abandonado o salão em 2022, como Citroën, Volkswagen e BMW, ainda estarão ausentes alguns nomes como Fiat, Toyota e Volvo.
Presenças confirmadas na nonagésima edição do evento são de Renault, Ford, Peugeot e Audi, além de chinesas como BYD, Leapmotor e Xpeng. Como diferencial deste ano, a feira em Paris terá um estande especial com modelos icônicos da cultura pop e do cinema será montado com o Batmóvel, o carro do James Bond, o Delorean de "De Volta Para o Futuro" e outros.
BYD
Parceira oficial da UEFA Champions League 2024, a chinesa Build Your Dreams marcará presença no Paris Motor Show, novamente, com lançamentos importantes. Foi na edição de 2022 da mostra que a marca se lançou na Europa de fato, com a apresentação de todos os modelos que hoje comercializa no continente.
Dessa vez, a empresa levará a Paris seu modelo da divisão de alta performance: Yangwang U9, SUV elétrico, topo de linha. Espera-se que na mostra sejam exibidos mais detalhes sobre a instalação de uma fábrica na Hungria, para fugir da taxação de elétricos vindos da China, aprovada pela União Europeia na última sexta-feira (04).
Porém, o destaque ficará com a estreia europeia do mais novo membro da família Ocean, o SUV cupê elétrico, Sealion, com lançamento previsto no Brasil no ano que vem. Com até 600 km de autonomia (ciclo CLTC) e 500 cavalos, irá rivalizar com o best-seller Model Y.
Ford
Ausente na edição passada, a norte-americana usará o evento para mostrar o caminho que quer seguir nos próximos anos. Não foi só no Brasil que a marca passou por uma reestruturação, a exemplo, o Fiesta deixou de ser produzido e o Focus será o próximo, ambos considerados “modelos chatos” por Jim Farley, CEO da empresa.
No lugar do buraco deixado na fábrica de Cologne, Alemanha, desde o final do ano passado, o SUV urbano Puma teve sua produção aumentada, e em Paris há a expectativa que seja apresentada sua versão elétrica. Também estarão presentes o Explorer europeu, SUV elétrico baseado na plataforma ID da Volkswagen, e a sua versão cupê, o Capri, estreando ao público no evento.
Kia
Outro retorno a Paris será da sul-coreana, Kia, com foco na sua linha de elétricos, almejando aumentar sua participação no mercado europeu. A versão remodelada do crossover EV6 será apresentada ao público, além do lançamento europeu do SUV urbano EV3, ambos em estudo para o Brasil também.
Grupo Renault

No entanto, as grandes estrelas do Mondial de l'Auto ficaram com as donas da casa. Do conglomerado Renault-Mitsubishi-Nissan, a francesa Alpine estará presente, marca de desempenho do grupo. Seguindo as tendências do mercado, o SUV cupê elétrico A390 será revelado, ainda em forma de conceito.
Já em relação a Renault, maior fabricante francesa em número de vendas segundo a Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), o esperado retorno do modelo 4 enfim será concretizado, agora como E-Tech. Apresentado no evento de 2022, em formato conceito, ele retornará às ruas após mais de 30 anos, agora no formato de um SUV urbano elétrico. Construído sobre a plataforma AmpR Small, apostará em um design retrô e muita personalidade, tal qual o irmão Renault 5 E-Tech, com quem compartilhará motorização e bateria.
Por fim, o grupo também apresentará o novo Dacia Bigster, versão alongada de sete lugares do Duster. A marca romena, que no mercado brasileiro vende seus modelos com o emblema da Renault, — como o Sandero Stepway, vendido como Kardian — ainda trará o remodelado Spring, o Kwid europeu.
Stellantis
Das 15 marcas de automóveis do conglomerado Stellantis, alguns nomes importantes não comparecerão como Fiat, Jeep, Opel e até mesmo a francesa DS. Mesmo assim, o Paris Motor Show 2024 será o palco de importantes apresentações, como a estreia ao público do novo Alfa Romeo Junior, SUV compacto com opções híbridas ou elétricas.
Sob o duplo chevron da Citroën, em reestruturação na Europa para competir com a Dacia no mercado de modelos acessíveis, lançamentos também irão ocorrer. O facelift dos modelos C4 e C4X serão revelados, e os novos C3 e C3 Aircross serão apresentados ao público, esses bem diferentes das suas versões brasileiras. Além disso, um show car inédito irá mostrar a ideia de futuro para a marca.
E para fechar a participação das francesas, a Peugeot não poderia faltar. A marca de automóveis mais antiga do mundo, fundada em 1810, trata ao salão uma série de novidades, apesar de não serem modelos inéditos. Serão apresentados os novos E-3008 e E-5008 (aguardados no Brasil) em suas versões Long Range, com autonomia de até 700 km segundo o ciclo WLTP, e a versão elétrica do crossover 408, derivado do hatch E-308. Além disso, o conceito de 2023, Inception, estará presente, modelo que indica o futuro de design da marca.
No entanto, a principal aposta do grupo será o lançamento no mercado europeu da chinesa Leapmotor, que chega em breve no Brasil. Após uma parceria bilionária entre as empresas firmada em outubro do ano passado, os primeiros elétricos da marca serão enfim apresentados. O hatch subcompacto T03 e o SUV médio C10 serão os modelos responsáveis por essa inauguração, seguidos pelo inédito B10, que será revelado no evento.
Tesla
Após a participação inesperada no Salão do Automóvel de Munique no ano passado, a Tesla também estará em Paris. A empresa de Elon Musk não confirmou quais modelos irá levar, mas espera-se o aguardado Robotaxi, com lançamento previsto para 10 de outubro, o remodelado Model Y, e a picape Cybertruck.
Grupo Volkswagen

Em relação ao maior conglomerado automotivo da Europa em número de vendas, o VW Group terá suas principais marcas no evento, mas apenas um modelo inédito será apresentado. A Audi trará seus últimos lançamentos, as novas gerações de A5 e Q5, e os elétricos A6 e-tron e Q6 e-tron.
A checa Skoda usará o salão para apresentar ao público o novo Elroq, construído sobre a mesma plataforma dos VW ID.4 e ID.5 e Ford Explorer e Capri. O modelo apresentado na quinta-feira (03), será o SUV elétrico mais barato do grupo, que custará por volta de 33 mil euros, com uma autonomia de até 560 km.
Com a ausência de Cupra, — mesmo com o lançamento recente do Terramar — Seat, Lamborghini e Porsche, a Volkswagen será a grande responsável pela novidade do grupo. Em Paris será apresentado o novo Tayron, substituto do Tiguan Allspace, que foi descontinuado com o lançamento da nova geração do Tiguan na Europa. Revelado por imagens vazadas pelo Ministério Chinês da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), terá um design quase idêntico ao SUV no qual é baseado.
Demais marcas
Também estarão presentes na edição 2024 do Salão de Paris, mas com lançamentos menores, a BMW e a Mini, com possivelmente os novos X3 e Cooper JCW. A norte-americana Cadillac também estará no evento com o Lyriq, e talvez o novo Optiq, ambos elétricos, em uma nova investida no continente europeu.
Completando a presença chinesa, o grupo GAC levará alguns modelos de sua marca Aion, com pretensão de vendas na região. A marca premium Hongqi também comparecerá, após a participação no Festival Goodwood no Reino Unido, em julho. Por fim, a recém saída do Brasil, Seres, e a Xpeng levarão seus elétricos ao Paris Expo Porte de Versailles.
Por Bianca Abreu
Ao ar livre ou em um espaço fechado, caixas e auto-falantes são empilhadas umas sobre as outras formando grandes estruturas - por vezes tão altas que é preciso erguer a cabeça rumo ao céu para acompanhar seu tamanho. A elas se unem o toca-discos, vinis e amplificadores. Com a missão de manter esse grupo em harmonia chega o selecta, comandante desse conjunto que, desde seu surgimento na Jamaica na década de 40, foi nomeado Sound System. De lá pra cá, esse cenário já se repetiu incontáveis vezes e, faça chuva ou faça sol, esse movimento segue firme em seu objetivo coletivo de unir, informar e empoderar o povo negro e periférico - seja ele jamaicano ou brasileiro.
Foi uma espontânea sequência de oitos de maio na vida de um homem chamado Hadley Jones a responsável por tecer o surgimento desse que é um dos movimentos culturais mais relevantes do século XX. Em 1943, ele foi convocado para a Força Aérea da Inglaterra por conta da Segunda Guerra Mundial. Lá foi treinado como engenheiro de radar e enviado para a guerra na Europa um ano depois. Nessa mesma data, em 1945, o conflito foi dado como encerrado e, em 1946, Jones embarcou em Glasgow, na Escócia, para atravessar o Oceano Atlântico e retornar à sua terra natal.

Em sua volta pra casa, ele trouxe na bagagem a habilidade de desenvolver circuitos elétricos e uma rede de contatos para a importação de discos de vinil. Em 1946, fascinado pelo rádio e sua capacidade de transmissão, o jamaicano - que também era músico - abriu uma loja de consertos do aparelho e aplicou ali seus novos conhecimentos adquiridos na Força Aérea. Confiando em seus novos saberes, Hadley Jones projetou, em 1947, seu primeiro amplificador. Em seguida, montou a loja Bop City e passou a comercializar vinis, tendo consigo uma coleção distinta de toda a ilha. Para valorizar essa coleção musical, trabalhou no desenvolvimento de um outro amplificador - dessa vez, de alta potência - e investiu em alto falantes poderosos. Seu equipamento realçava as frequências baixas, médias e altas como entidades separadas e permitia ao operador remixá-las. Seu principal objetivo era anunciar seus discos promovendo uma experiência de proximidade entre o público e a música.
Em certa ocasião, para promoção de um baile, o dono de uma loja de ferragens chamado Tom Wong encomendou à Hadley Jones um equipamento sonoro como o dele e o nomeou com o que, dali em diante, seria a nomenclatura substancial daquele conjunto: Sistema de Som. Assim, outros pedidos surgiram e o músico-engenheiro se firmou como o pioneiro inventivo da cultura Sound System jamaicana.
Pelo ar ou pelo mar, as ondas promoveram o intercâmbio cultural entre Brasil e Jamaica
O Mapa Sound System Brasil, primeira publicação nacional de mapeamento dos sistemas de som no país, explica que a ilha de São Luís do Maranhão foi a primeira parada em solo brasileiro que o reggae desembarcou. Na década de 70, o trajeto musical de uma ilha a outra foi realizado por meio das ondas de rádio, que superaram as marítimas e levaram as mensagens que protestam por justiça social aos ouvintes maranhenses. A conquista foi tamanha que, hoje, a cidade é conhecida como a Capital do Reggae.
Daniella Pimenta, integrante do coletivo Feminine-HiFi, seletora, produtora cultural e idealizadora do levantamento é uma das brasileiras arrebatadas pelo movimento. Ela conta que nenhum outro ambiente musical foi capaz de proporcioná-la uma experiência tão gratificante. O sentimento de pertencimento e a maneira como, a partir do grave, a música atinge, adentra e envolve o corpo são os principais fatores que contribuíram para o fascínio desde seu primeiro contato com o Sound System. Natan Nascimento, (também) seletor, produtor cultural, fundador do Favela Sound System e parceiro de Daniella no desenvolvimento do mapa, teve uma experiência semelhante a da colega: se apaixonou pela atmosfera da festa jamaicana à primeira vista. Já conhecia o reggae enquanto ritmo musical, mas a aliança entre o sistema de som e a música apresentou a ele a amplitude de sua dimensão cultural e social.
Tanto Dani quanto Natan foram atravessados pela magia desse movimento e o impacto foi terem seu estilo de vida transformado por ele, com convicções lapidadas e rotas profissionais reconduzidas. Mas apesar dos bons ventos nas festas do movimento, Dani confidencia que, em dado momento, empacou enquanto produzia o mapa. Ela própria contatava os coletivos para inseri-los no catálogo ilustrado mas, por alguma razão, passou a ser ignorada. O levantamento era fundamentado em perguntas simples, como fundação, equipe atual, principal vertente e localização. Além disso, uma foto do sistema de som era solicitada para que o conjunto pudesse ser registrado por completo.
O projeto só voltou a andar quando, em 2018, findou a parceria com Natan. Parte das equipes que não estavam listadas pelo fato de não terem retornado o contato a ela, curiosamente, o fizeram quando, por meio de uma publicação no Facebook, ele solicitou aos interessados o envio das mesmas informações. Ela ficou com a pulga atrás da orelha se perguntando, afinal, qual teria sido a razão para que ela nunca tenha recebido essas mesmas respostas. O resultado foi que ela conseguiu registrar 50 equipes e seu parceiro, o dobro.

Vivendo de Sound System
Outro brasileiro seduzido pela cultura jamaicana é João Vitor Lima, de codinome Vitor Fya, morador da Brasilândia - distrito mais populoso da zona norte de São Paulo - e entusiasta da cultura Sound System há mais de uma década. Hoje, ele trabalha como serralheiro, mas aspira ter condições de fazer de seu estilo de vida mais do que um hobby: uma fonte de renda aliada à paixão.
Seu caminho se cruzou com o movimento Sound System quando ele tinha 15 anos. A primeira festa foi na extinta Fazendinha Skate Parque, pista de skate que fazia parte do complexo esportivo do Centro Educacional Esportivo Oswaldo Brandão (C.E. Vila Brasilândia). O espaço foi eliminado para ceder lugar à construção do Hospital Municipal da Brasilândia - cuja obra, de acordo com a secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, devia ter sido completamente entregue em 2017. No entanto, apenas em 2020 o hospital foi parcialmente aberto. A inauguração ocorreu pressionada pela alta da demanda hospitalar decorrente da pandemia de Covid-19. Não houve compensação pela retirada da pista de skate com a inclusão de um outro espaço público de lazer e esporte pela região e ficou “por isso mesmo”.



O Natural Dub, sistema de som comandado por Thales Silva, que comandava as sessões no Fazendinha, se posicionou via Facebook acerca da derrubada da área de lazer. Em nota, pontuou que é a favor de que mais hospitais possam ser construídos na Brasilândia, mas que isso ocorra - preferencialmente - em locais onde áreas de lazer recém construídas não precisem ser destruídas. Assim, o investimento na saúde do bairro não implicaria na dissolução de um espaço cultural frequentado pela juventude na região. Junto à mensagem datada de 22 de julho de 2015 foi publicado um conjunto de fotos do derradeiro evento realizado no local.


Em seguida, o Vitor conheceu o Anhangabaroots - como eram chamadas as sessões de diferentes coletivos promovidas ao longo do Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo - e ele foi essencial para aprofundar seu interesse pelo movimento Sound System. Foi lá que a chave virou, seus olhos brilharam e ele decidiu que a cultura dos sistemas de som seria a protagonista de seu estilo de vida. Ele relembra coletivos como o Trezeroots Sistema de Som e festas como a Terremoto, em que não só os sistemas de som das equipes África Mãe do Leão e Zyon Gate se agrupavam, mas que também formavam uma grande estrutura para amplificação a partir da união com outros coletivos.






Outro evento apontado pelo paulistano é a Virada Cultural. Ele destaca a variedade de vertentes reggueiras que podia prestigiar por conta da Arena Sound System, iniciativa que reuniu, simultaneamente, os principais coletivos no centro de São Paulo - sendo eles da capital ou não. Ele lamenta a falta de continuidade dessa programação.
Um sistema de som de qualidade aliado a bons discos faz relaxar e viajar sem sair do lugar
João Vitor considera que a cultura Sound System fisga seu público pela experiência completa e transformadora que proporciona. A qualidade dos equipamentos, sua instalação no espaço escolhido para a festa e o domínio musical de quem comanda a sessão são elementos essenciais para que a experiência seja agradável e enriquecedora. Estar em um ambiente seguro, acolhedor e com elementos educativos contribuem para instigar a curiosidade sobre os detalhes daquela cultura, expandindo sua consciência e fortalecendo a admiração e o vínculo com esse estilo de vida. São profundamente cultivados os princípios como respeito, tolerância e inclusão.
O sistema de som é estruturado por um conjunto de caixas equipadas de modo que a experiência sonora alcance e comova o público com o melhor desempenho possível. Para João Vitor, logo de cara, esse conjunto estrutural é o que mais chama a atenção. Os elementos gráficos, como cores e texturas, e a disposição de cada uma das peças de todo o aparato estrutural compõem a identidade do coletivo.


A preocupação com o repertório também é parte indispensável da construção da identidade do sistema de som e de seu seletor. Ele deve ser capaz de aliar diferentes elementos sonoros a fim de abrilhantar sua performance e complementar o impacto artístico trago com a escolha dos discos reproduzidos - afinidade com o vinil é fundamental para qualidade do espetáculo. João explica que cada seletor costuma se especializar em um dos vários gêneros possíveis, mas que, nas sessões, costumam transitar entre eles, trazendo variedade e alguns ineditismos às suas apresentações. Vivenciando diferentes festas, ele passou a reconhecer uma variedade de vertentes como Roots, Steppa e Rub-A-Dub.
Questionado sobre conhecer a qualidade feminina na cena, João Vitor Lima exalta o trabalho do coletivo Feminine Hi-Fi, formado pelas seletoras e produtoras Laylah Arruda e Daniella Pimenta - reggueira que deu o pontapé no mapeamento dos sistemas de som em solo nacional.





Entre todos, ele: o pioneiro
Em vários momentos ao longo da conversa, Vitor salienta as virtudes do DubVersão Sound System - comandado por Fábio Murakami, o Yellow P (pronuncia-se ‘pi’) e pioneiro em terras paulistas. Desde 2001, ele propaga a cultura por toda São Paulo e o faz no mais genuíno modelo jamaicano, no que diz respeito à escolha por ambientes abertos e vertentes clássicas em sua performance. É o predileto de João Vitor - que comparece tanto às suas apresentações públicas como privadas - e foi o primeiro contato de Daniella Pimenta com o movimento. O evento Dub Na Praça acontece anualmente na Praça João Cabral de Resende, no Jardim Primavera, zona norte da capital paulista. É um espaço aberto e convidativo para curtir uma tarde gratuita nos moldes tradicionais do Sound System jamaicano. Já o Java, também comandado pelo Yellow P, é o braço pago dos eventos realizados pelo DubVersão e hoje ocorre na Rua Simonsen, na Sé. Além dessas duas festas inegociáveis, a agenda cultural paulista costuma integrar o DubVersão a novos espaços ao longo do ano.



João ressalta que prioriza as festas em que sente seu corpo e espírito em estado de conforto e harmonia. Ele conta que, quando vai ao Java, renova suas forças e sai de lá novinho em folha. Segundo ele, mesmo quando uma força maior impede que consiga adquirir o ingresso de uma das edições da festa, ele não reclama da cobrança existir pois a considera justa diante da qualidade da experiência promovida. Ele frisa que o coletivo sempre promove eventos gratuitos e que a qualidade da performance não se abala diante da cobrança da entrada no evento.
Ele conta que já leu comentários nas redes sociais em que alguns perfis reclamavam do fato de o Yellow P performar de costas para o público e questionam se isso seria sinal de vergonha. Vitor esclarece que, na realidade, isso faz parte da apresentação do seletor. Sua intenção é que o público visualize os caminhos que ele percorre para projetar os efeitos sonoros que escolhe ao longo da sessão. Para ele, isso é uma aula. Ele assiste atento e idealiza meios de reproduzir aquela performance em seus próprios equipamentos. O Susi In Transe, casa noturna que recebeu a seleção de Yellow P em suas primeiras apresentações declarou o fechamento de suas portas no último mês. O jovem paulistano lamenta o encerramento das atividades de mais um espaço cultural da cidade.

O desejo de compartilhar
Por conta da influência positiva que o Sound System como estilo de vida o proporcionou, João Vitor deseja ter a oportunidade de multiplicar os beneficiados por ele com a mesma maestria que os pioneiros que admira. Até hoje, como Vitor Fya, ele pôde comandar sessões em eventos de terceiros, como o RNR, sistema de som de seu bairro que o apadrinhou. Entretanto, sua intenção é alçar voos maiores para expansão do conhecimento sobre a cultura em seu território. Para ele, o que mais dificulta sua atuação na cena é o alto custo para tirar um plano como esse do papel, pois montar um sistema de som envolve custos com equipamentos, locomoção e investimentos no repertório musical. Ele gostaria de envolver a criançada do seu bairro nesse movimento cultural, despertando seu interesse em se aproximar da música a partir do manuseio de um toca-discos, estimular sua criatividade na administração dos botões da amplificação e inseri-los em uma prática onde é forte a relação de comunidade.
O intercâmbio cultural entre as ilhas jamaicana e brasileira se findou pela recíproca identificação dos oriundos das periferias de ambos os territórios. Os discos de vinil puderam expandir o alcance dos protestos de um subúrbio ao outro tendo as caixas empilhadas como aliada no ecoar dessas mensagens. Essa celebração reggueira reafirma a importância da valorização do território e o vigor dos encontros presenciais - por isso, conectando sensibilidade e força, tornou-se tradição cá e lá.
Por Maria Luiza Abreu
Em casa, Arthur se coloca em frente às telas assim que chega da escola. Apesar da pouca idade, já apresenta sinais físicos do uso excessivo, como a famosa corcunda decorrente da má postura. Filho de millennials, Arthur tem um celular desde os 8 anos, e seu primeiro tablet chegou ainda mais cedo, aos 4 anos de idade. Em casa, a TV da sala é uma smart TV, possibilitando acesso on demand aos principais serviços de streaming, e nela o PlayStation 4, presente de aniversário de 6 anos, fica conectado quase que em tempo integral. A situação é motivo de reclamação da avó materna, de 74 anos, que cuida do garoto enquanto a mãe trabalha, e precisa recorrer à televisão de outro cômodo caso queira assistir novela ou noticiário.
Ele tem 11 anos e é aluno do quinto ano do ensino fundamental. Filho de pais separados e mora com a mãe e a avó em um apartamento de aproximadamente 40 m². Ele é um retrato da atualidade, em que as crianças praticamente já nascem familiarizadas com as telas. No colégio particular em que estuda, segue estritamente as rígidas regras da instituição quanto ao uso do celular. Ele relembra que, na escola pública anterior, o uso do aparelho era comum, a ponto de muitos colegas passarem horas no banheiro com o celular, que era praticamente uma extensão dos alunos.
Como uma típica criança da geração Alfa, a tecnologia sempre fez parte da vida de Arthur, a ponto de ele não lembrar de seu primeiro contato com ela. No entanto, ele admite que sua vida poderia ser mais saudável sem o celular: Ele mesmo acha que fica muito preso pelas redes, e diz isso após alguns segundos de distração com um vídeo de dois irmãos estrangeiros competindo para ver quem completava primeiro o álbum de figurinhas da Copa, exibido no YouTube, conectado à TV pelo videogame.
O Manual de Orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sugere um limite diário de 2 horas de exposição a telas para crianças de 6 a 10 anos e de 3 a 4 horas para adolescentes de 11 a 18 anos, enfatizando a importância de regras claras para o uso de dispositivos eletrônicos. O documento também alerta para problemas físicos, como má postura e prejuízos à visão. O uso excessivo pode ainda levar a questões psicológicas, como a chamada “distração passiva” — quando os dispositivos digitais são usados para manter as crianças quietas, principalmente em locais públicos — prejudicando o brincar ativo, fundamental para o desenvolvimento infantil.
Para Arthur, o celular transforma a vontade de brincar com amigos em uma busca por distrações eletrônicas, deixando de lado atividades que gostava, como jogar bola, bater figurinhas ou andar de bicicleta. Na sua escola atual, o uso do celular é restrito a atividades educativas, como pesquisas rápidas por imagens no Google e a busca pelo significado de palavras desconhecidas. Durante os intervalos, o celular é proibido. Recentemente, ao ficar sem o aparelho devido a um problema técnico, Arthur notou uma melhora em sua concentração e desempenho nas tarefas de casa. No entanto, ele admitiu ter se sentido “agoniado” por não poder se comunicar com amigos no WhatsApp, especialmente porque, naquele período, estava responsável por organizar o interclasse. Em menos de uma semana, um novo aparelho já havia sido comprado.
Os computadores da sua escola são utilizados somente nas aulas de robótica, para a criação de programas e protótipos. Embora o celular auxilie em pesquisas, Arthur gostaria de poder usá-lo também enquanto aguarda os pais na saída. Em casa, sua mãe estabeleceu um limite de 3 horas diárias de tela, aumentando para 5 horas nos finais de semana. Entretanto, esse limite é raramente seguido, como revela a aba de “bem-estar digital” do aparelho: em uma segunda-feira, o garoto passou 12 horas usando o celular, sendo 6 horas assistindo séries na Netflix e 2 horas no aplicativo de mensagens WhatsApp — que, assim como a maioria das redes sociais, informa como idade mínima permitida 13 anos, mas cuja restrição é facilmente burlada com a alteração da idade.
A mãe do garoto utiliza um aplicativo de monitoramento para controlar os conteúdos acessados. Ela conta que é mais difícil verificar se o limite de uso está sendo seguido, pois, com a guarda compartilhada, nos fins de semana Arthur fica com o pai e, durante a semana, com a avó, que não tem um perfil rígido e adota o estereótipo de “vó que mima”, muitas vezes contradizendo as orientações passadas pela mãe. Quando as notas caem, o celular é retirado como forma de punição. Arthur entende essa decisão, afirmando que sabe que é para o seu bem, mas não lida bem com a restrição, já que os eletrônicos estão tão inseridos em sua rotina. Ao acordar, o celular vem antes mesmo do café da manhã, que muitas vezes é substituído por uma partida de Fortnite — jogo de battle royale em que os jogadores são colocados em um mapa e competem entre si — em ligação com os colegas de sala, e frequentemente causa atrasos para descer para o transporte escolar. Na escola, com a companhia dos colegas e a falta da opção digital para se entreter, ele não sente tanta falta do aparelho. No entanto, ao chegar em casa, até o horário de dormir é preenchido com diversas alternativas de entretenimento digital: jogos, aplicativos de streaming, redes sociais de vídeo e outras opções disponíveis no universo das telas.
Um dos principais questionamentos é sobre os efeitos psicológicos e sociais com a crescente presença dos dispositivos digitais. No episódio em que ficou sem acesso devido ao problema técnico, Arthur demonstrou uma certa irritabilidade, semelhante à abstinência, incomum para um menino conhecido por ser tranquilo e carinhoso. É possível que esse fator tenha pressionado os pais a adquirirem um novo celular tão rapidamente. Esses efeitos não são exclusivos de Arthur; na verdade, eles representam um novo problema geracional pelo qual muitas crianças passam, provocando debates e decisões acerca dessa questão.
Recentemente, o Ministério da Educação do Brasil (MEC) divulgou a intenção de propor uma legislação para limitar o uso de celulares em escolas públicas e privadas, medida alinhada com a recomendação da Unesco no Relatório de Monitoramento Global da Educação. A intenção é criar um ambiente de aprendizado menos suscetível às distrações digitais e reforçar a “visão centrada no ser humano”. Para a agência da ONU, a tecnologia digital deve ser usada como um recurso complementar, e não para substituir as interações humanas.
Em fevereiro deste ano, a prefeitura do Rio de Janeiro foi pioneira no banimento do uso de celulares e eletrônicos em escolas públicas municipais, dentro e fora da sala de aula, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial. Enquanto medidas de nível nacional ainda não foram implementadas, a discussão sobre o papel das telas na educação está longe de ser resolvida para uma melhor formação de crianças e adolescentes.
Por Brenda Costa Martins
Em meio as mesas de escritório um pai de família cansado de executar suas atividades inicia seu retorno para casa, passando por telões, propagandas e inumeráveis fontes de luz por cada uma das esquinas da cidade em que nasceu,. Certamente nada se parecia com a cidade de que se lembra de sua infância. Após um trajeto com tráfego lento, entra em seu condomínio pelo reconhecimento automático da placa do veículo, e em sua casa pelo reconhecimento de sua face pela câmera da sua porta, que da entrada a sua sala, possuindo um conjunto diverso de eletrônicos em sua sala: a TV smart que possibilita acesso a streamings, reguladores inteligentes de temperatura, robôs que limpam o chão automaticamente e eletrodomésticos que aceitam comandos diversos, por fim se depara com seu filho, que estava completamente entregue ao seu videogame, o que o faz pensar sobre como a tecnologia mudou a forma de viver, e como será a vida do seu filho de agora em diante. A realidade desse pai não é muito diferente de como se mostra a vida da população nas grandes cidades nos dias atuais.
À medida que o mundo se torna cada vez mais digital, as gerações mais jovens, Z e Alpha, já não conhecem a vida sem a tecnologia. Para elas, o mundo analógico é uma história contada pelos pais, uma realidade distante que soa quase fictícia em uma era onde tudo, desde brinquedos até o trabalho, é permeado por redes digitais, plataformas e dispositivos inteligentes. Para a Geração Z, nascida entre 1997 e 2010, e a Geração Alpha, nascida a partir de 2010, a tecnologia não é uma ferramenta acessória: é uma extensão natural de sua existência. Nessa nova era, é interessante observar como essas gerações lidam com questões de identidade, adaptação e transformação – não apenas tecnológica, mas social e psicológica.
A Geração Z, referida como “nativa digital” pelo educador Marc Prensky, é aquela que cresceu em um ambiente saturado de dispositivos e redes digitais. Desde brinquedos interativos na infância até o primeiro contato com smartphones e redes sociais na adolescência, esses jovens foram introduzidos a um mundo de interatividade quase instantânea. O “Z” que os identifica vem de “zap”, sugerindo rapidez, eficiência e um ritmo que exige respostas ágeis e experiências em tempo real. Eles aprendem e se adaptam rapidamente, valorizando a autonomia e explorando a comunicação e a informação sob novas perspectivas. Ao mesmo tempo, essa geração enfrenta desafios únicos e, muitas vezes, invisíveis. Vícios em redes sociais, padrões irreais de vida e beleza, além da pressão de se manter conectado e apresentar uma versão idealizada de si mesmo são preocupações que surgem naturalmente com o uso excessivo de plataformas digitais. Esse comportamento acaba criando um paradoxo: são jovens hiperconectados, mas que enfrentam problemas de saúde mental e emocional ligados à constante comparação e aprovação virtual.
Para a Geração Alpha, o cenário é ainda mais interessante. Estes são os primeiros verdadeiros “filhos” da era digital, aqueles que cresceram rodeados por smartphones, tablets, assistentes de voz e até eletrodomésticos inteligentes que reagem a comandos. O mundo digitalizado não é um ambiente que eles precisem “aprender”; é o mundo em que nasceram e onde, desde cedo, desenvolvem suas percepções e habilidades. Dado Schneider, professor e escritor sobre as novas gerações, aponta que o desenvolvimento dessas crianças é incrivelmente rápido. É comum que, com poucos anos de idade, já dominem o funcionamento de celulares e tablets, clicando, deslizando e explorando as possibilidades de maneira intuitiva. No entanto é necessário observar o que essa familiaridade implica: enquanto essas crianças crescem com uma capacidade notável de adaptação e aprendizado tecnológico, surgem questionamentos sobre os impactos dessa exposição contínua à tecnologia em aspectos como a capacidade de atenção, habilidades sociais e criatividade.
A educação, um dos pilares fundamentais para o crescimento de qualquer geração, enfrenta desafios profundos diante dessas transformações. Marc Prensky, além de cunhar o termo “nativos digitais”, também criou o conceito de “imigrantes digitais” – aqueles que, nascidos antes da era digital, precisam se adaptar a ela como quem aprende um novo idioma, com um “sotaque” que denuncia sua origem. Para Prensky, a educação do século XXI precisa reformular suas abordagens para acompanhar a mente dos nativos digitais. Métodos de ensino que considerem a curiosidade e a velocidade de aprendizado dessas gerações são essenciais. O sistema educacional enfrenta o desafio de se reinventar para ir além da memorização e promover a criatividade, a análise crítica e o uso consciente das ferramentas digitais. Nesse contexto, a tecnologia não deve ser um fim, mas um meio de potencializar as habilidades e o pensamento crítico dos jovens, sem deixar de lado as nuances emocionais e sociais que os definem.
A relação da Geração Z com o consumo também reflete essa cultura digitalizada. Eles são vorazes consumidores de inovação, tecnologia e de marcas que se alinham aos seus valores e ideais. Temas como sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social ganham destaque, pois esses jovens estão atentos às práticas e discursos das empresas que apoiam. Mais que isso, eles esperam que suas experiências de consumo sejam práticas, rápidas e customizáveis – um reflexo direto do mundo digital e personalizado em que vivem. Para eles, a conveniência e a experiência fluida são quase uma exigência, o que desafia as empresas a se manterem sempre à frente, atualizadas e conscientes de suas necessidades e desejos. A mensagem é clara: transparência, agilidade e propósito são os valores que definem sua relação com o mundo ao seu redor.
No âmbito profissional, a entrada da Geração Z e a futura inserção da Geração Alpha no mercado de trabalho exigem uma nova mentalidade por parte das empresas. Jovens que cresceram com a tecnologia não são facilmente atraídos por processos burocráticos ou ambientes rígidos. Eles buscam ambientes colaborativos, flexíveis e dinâmicos, onde possam expressar suas ideias e contribuir para uma cultura de inovação. Segundo o IBGE, 48% da Geração Z já está ativa no mercado, e eles trazem consigo uma visão de mundo que desafia as normas tradicionais de trabalho. Mais do que nunca, é essencial que os líderes saibam ouvi-los, entendam suas motivações e promovam uma cultura organizacional aberta às mudanças tecnológicas e às novas perspectivas.
Esses impactos estão apenas começando com desdobramentos profundos da era digital na formação das novas gerações. Em um futuro não muito distante, a Geração Alpha estará ocupando espaços ainda mais significativos, e pode ser fascinante observar como seu contato com a tecnologia desde a infância moldará o modo de vida e de pensar. Talvez a maior lição seja justamente essa: mesmo aqueles que não são nativos digitais precisam, como imigrantes, aprender a língua tecnológica – ainda que com sotaque – para construir um mundo que permita às gerações futuras crescerem de forma equilibrada, onde a tecnologia seja não só uma ferramenta, mas uma ponte para uma existência mais rica e significativa.
Por Nina Januzzi da Glória
O ar na feira-livre de Perdizes é impregnado por uma vibrante mistura de aromas que se mesclam a cada passo: frutas frescas, ervas recém-colhidas, o toque apimentado das especiarias e aquele cheiro leve de terra úmida vindo das raízes expostas nas bancas. As barracas se alinham ao longo da rua, criando um verdadeiro mosaico de cores. O vermelho vivo dos tomates se contrasta com o laranja das cenouras e o amarelo das mangas que brilham ao sol da manhã. Penduradas nas estruturas de metal, as folhas verdes das alfaces e das couves balançam suavemente com a brisa, liberando um cheiro fresco e natural que convida os passantes a se aproximarem.
Os sons da feira são uma sinfonia própria: feirantes gritam suas promoções com entusiasmo, oferecendo abacates suculentos ou melancias frescas com gritos de “doce igual mel”. O barulho dos sacos de plástico sendo abertos, o tilintar das moedas e o burburinho constante de conversas animadas enchem o ar, enquanto os clientes circulam pelas barracas, atentos a cada detalhe. Homens e mulheres com sacolas de pano nas mãos escolhem minuciosamente o que levar para casa. Um idoso observa atentamente as frutas, apalpando as laranjas como quem avalia um velho conhecido. Mais adiante, uma mãe ensina ao filho a importância de cheirar as ervas antes de comprá-las, aproximando o manjericão do nariz do menino que ri, encantado com o aroma forte e adocicado da planta.
É difícil imaginar que algo de errado possa estar oculto em um cenário tão familiar e acolhedor. Tudo parece tão perfeitamente seguro, tão natural, que a ideia de uma ameaça invisível não passa pela cabeça de ninguém. Mas o que poucos sabem é que, entre esses produtos frescos e coloridos, algo que não pode ser visto a olho nu pode estar presente: micotoxinas.
Feira Rua Ministro Godói, bairro Perdizes Foto: Nina J. da Gloria
Na barraca da dona Elza, o cheiro de especiarias é especialmente marcante. Uma combinação de cravo, canela e cúrcuma parece dançar pelo ar, envolvendo os clientes que se aproximam. Ela trabalha na feira há mais de 15 anos. Com suas mãos ágeis e firmes, pesa um saco de lentilhas para um cliente habitual enquanto conversa sobre as melhores receitas para preparar feijão com folhas de louro. Pergunto se ela já ouviu falar de micotoxinas. Ela franze a testa por um momento, hesita, e depois responde com um sorriso, enquanto termina de fechar o pacote com uma habilidade que só o tempo traz. E com certo espanto repete: “Micotoxinas?" E reafirma: não, que nunca ouviu falar disso. E confiando na tradição e no cuidado que sempre teve com seus produtos exclama que em sua barraca tudo é fresquinho, sem nenhum problema.
Essa despreocupação, no entanto, não é exclusividade de dona Elza. A maioria dos frequentadores da feira de Perdizes – e de qualquer outra feira-livre – desconhece o perigo representado por essas toxinas silenciosas. Elas são produzidas por fungos e podem estar presentes em alimentos comuns, como cereais, nozes, café e especiarias. E, embora sejam invisíveis, as micotoxinas têm potencial para causar danos graves à saúde humana: desde problemas hepáticos até a supressão do sistema imunológico. É uma contaminação sorrateira, que muitas vezes passa despercebida em meio ao colorido vibrante e ao frescor aparente das feiras.
Banca de frutas, especiarias Foto: Nina J. da Gloria
A alguns quilômetros dali, o ambiente muda drasticamente. O colorido e o barulho da feira de Perdizes dão lugar à precisão e ao silêncio controlado do laboratório da Universidade de São Paulo, onde o pesquisador Eduardo Micotti da Gloria e sua equipe enfrentam de frente esse inimigo invisível. O cheiro esterilizado, frio e metálico do laboratório contrasta fortemente com os aromas vivos da feira. As superfícies de aço inoxidável e os equipamentos de alta tecnologia refletem a luz fria das lâmpadas fluorescentes, enquanto Eduardo caminha por seu ambiente de trabalho. Cada máquina tem uma função específica, desde a análise de amostras até a detecção de partículas minúsculas que os olhos humanos jamais conseguiriam ver.
Eduardo, um homem de aparência calma e de gestos precisos, me explica com entusiasmo a importância do trabalho que desenvolvem ali. Explica que as micotoxinas são mais comuns do que as pessoas imaginam. Elas podem estar em alimentos que consumimos todos os dias, como o milho, o café ou o amendoim enquanto ajusta cuidadosamente uma amostra de grãos de milho sob o microscópio. Todo o problema é que a contaminação não é visível. É possível consumir esses alimentos sem nunca perceber que estão contaminados.
Equipamento usado no laboratório para análise dos grãos Foto: Nina J. da Gloria
O pesquisador mostra uma amostra de grãos aparentemente perfeitos, tirados de um lote testado no laboratório. Ele conta que eles estão contaminados com aflatoxina, uma das micotoxinas mais perigosas. Se fossem vendidos na feira de Perdizes, ninguém suspeitaria de nada, comenta, reajustando o microscópio para mostrar os fungos que produzem essa toxina. A imagem que aparece na lente revela formas grotescas e bizarras, completamente alheias à aparência comum do milho que repousa no prato de tantas famílias. O laboratório de Eduardo pode não ser tão grande quanto as feiras ou tão movimentado quanto os campos de cultivo, mas seu trabalho é vital. Nele, a equipe está desenvolvendo novos métodos de detecção que podem ser aplicados diretamente no campo ou até em feiras, como a de Perdizes, com um sorriso de orgulho.Também mostra um protótipo de sensor automático, capaz de identificar a presença de micotoxinas em grãos sem a necessidade de processos laboratoriais demorados. O objetivo desse desenvolvimento é tornar a tecnologia acessível para todos, principalmente para os pequenos produtores, que muitas vezes não têm os recursos necessários para prevenir a contaminação.
Porém, Eduardo admite que a luta contra as micotoxinas vai além da ciência, pois é uma questão de saúde pública. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas o controle sobre micotoxinas ainda é limitado. A fiscalização existe, mas é esparsa, e a falta de conhecimento entre consumidores e produtores só agrava o problema,” afirma ele, com um misto de frustração e esperança no olhar.
Pesquisador Eduardo Micotti da Gloria em seu laboratório, explicando sobre micotoxina Foto: Nina J. da Gloria
Para pequenos produtores rurais, como José dos Santos, que cultiva milho no interior de São Paulo, o problema das micotoxinas representa não só uma ameaça à saúde, mas também à sobrevivência econômica. Conta que perdeu metade da produção de milho no ano passado. Quando descobriu que estava contaminado, era tarde demais. As mãos calejadas refletindo a dureza da vida no campo e sem acesso às tecnologias avançadas, muitos agricultores como ele dependem de métodos tradicionais e da sorte para proteger suas safras. No entanto, como Eduardo explicou, a contaminação pode ocorrer facilmente durante o armazenamento, quando os grãos são expostos à umidade e ao calor, criando um ambiente ideal para o crescimento de fungos.
Ainda na feira de Perdizes, com o cheiro fresco de frutas e ervas ainda no ar, é possível refletir sobre a ironia da situação. Hoje, em uma época em que a informação está a um clique de distância, a ameaça representada pelas micotoxinas ainda é amplamente desconhecida. O trabalho de Eduardo e de tantos outros pesquisadores representa uma luz de esperança, mas não basta apenas contar com avanços tecnológicos. Para que a batalha contra essas toxinas seja realmente vencida, é necessário mais do que ciência. A palavra de ordem são políticas públicas mais rigorosas, fiscalização mais presente e, acima de tudo, conscientização coletiva. Os consumidores continuam escolhendo suas frutas e legumes com a mesma confiança de sempre, sem saber que o perigo pode estar escondido no que parece ser inofensivo. O conhecimento precisa chegar a todos, da dona de casa que faz compras semanalmente ao pequeno agricultor que depende de sua colheita. Porque, no fim, a segurança alimentar deve ser uma prioridade compartilhada por todos nós. O trabalho dos pesquisadores, como Eduardo, pode ser o primeiro passo, mas a jornada só será completa quando todos estiverem cientes e preparados para enfrentar o inimigo invisível que ronda silenciosamente nossos alimentos.