O campus Perdizes, da PUC-SP, disponibilizou um acervo de 56 obras curadas por docente de Gênero e Sexualidade
por
João Curi
Luísa Ayres
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26/03/2024 - 12h

O Núcleo Diversas T e o Coletivo Glamour anunciaram a inauguração da Biblioteca LGBTQIAPN+ da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), idealizada em parceria com a Comissão da Diversidade da Associação de Pós-Graduandos (APG PUC-SP) da universidade.

A partir da divulgação do catálogo oficial pelo Núcleo Diversas T, os estudantes puderam conhecer melhor os 56 livros já disponíveis no campus Perdizes, que podem ser transferidos conforme necessidade de empréstimo para os outros polos puquianos. Além dos títulos, é possível acessar breves resumos acerca do conteúdo de cada obra, debruçando-se também sobre seus autores.

A curadoria do projeto foi assinada por Lucas Dantas, doutorande em Educação que também atua como professore de Gênero e Sexualidade no Instituto Singularidades. Já a docente Carla Cristina Garcia, mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e especialista em estudos de gênero e feminismo, também pôde colaborar com a sugestão das obras. 

De acordo com Lucas, a curadoria do acervo buscou mesclar obras teóricas, de ficção e poesia; bem como resgatar autorias trans e travestis, e selecionar produções contemporâneas para tratar dos temas de gênero e sexualidade de forma mais atualizada. 
 

capa de livro
"A centralização de pesquisas LGBTQIPA+ enriquece o debate acadêmico (...)", diz a docente. / Reprodução: Amazon

Títulos como “Transfeminismo”, da autora Letícia Nascimento; “Crianças Trans: Infâncias Possíveis”, de Sofia Favero; e “Ética bixa: proclamações libertárias para uma militância LGBTQ”, de Paco Vidarte; compõem a lista. As temáticas dos textos abordam diversas camadas da comunidade, em diferentes críticas, épocas e realidades, enriquecendo o repertório dedicado ao movimento. 

 

Carla ainda acredita que disponibilizar esse tipo de conteúdo à população é uma grande ferramenta no combate à desinformação e ao preconceito, incentivando a produção de novas pesquisas, o empoderamento e a autoafirmação da comunidade LGBTQIAPN+. “Um acervo dedicado à pesquisa LGBTQIPA+ torna essa comunidade mais visível no ambiente universitário, combatendo a invisibilidade histórica e promovendo o reconhecimento da sua importância e contribuições para a sociedade”, explica a mestra.

 

Vale lembrar que, desde 2021, a PUC-SP já abarcava bibliotecas temáticas negra e indígena, e que o processo de criar uma coleção que reunisse temas da comunidade LGBTQIAPN+ começou no ano passado. Segundo a analista de biblioteca Lúcia Maria dos Santos Araújo, o acervo especializado é de suma importância justamente por registrar a atualização “de todo o contexto social, tudo que envolve pessoas e as diferenças, de como é visto ou de quem se esconde atrás do preconceito”, descreve.

 

Para Mandy Candy, influenciadora digital, plataformas proporcionam "voz global", mas provocam cyberbullying
por
Pedro José de Oliveira Zolési
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22/11/2023 - 12h

A comunidade LGBTQIA+ sofre com graves preconceitos no mundo online. Mesmo com uma sociedade em constante evolução, ataques cibernéticos homofóbicos continuam frequentes e cada vez mais perigosos afetando muito o psicológico das vítimas. Esses atentados online ocorrem muita das vezes por uma parte da sociedade que não aceita a ascensão dessas organizações, ou até mesmo por uma medo embutido no agressor.

As redes sociais e plataformas digitais tornaram-se essenciais para  expressão e conexão da comunidade LGBTQIA+. Centenas de influenciadores partilham as suas experiências sobre como o mundo online pode ser um terreno fértil para  visibilidade e capacitação. As comunidades utilizam estas ferramentas para desafiar estereótipos, disseminar informações e construir redes de apoio.

Amanda Guimarães, mais conhecida como Mandy Candy, influenciadora digital e membro ativo da comunidade LGBTQIA+, compartilha suas experiências sobre como as redes sociais desempenham um papel fundamental na promoção da visibilidade: "As plataformas digitais nos proporcionam uma voz global. Podemos compartilhar nossas histórias, enfrentar estigmas e conectar pessoas de todos os cantos do mundo."

O ambiente aparentemente livre das mídias sociais também é permeado por preconceitos e discriminação. Casos de cyberbullying e discurso de ódio online afetam membros da comunidade LGBTQIA+, criando um ambiente hostil em plataformas que deveriam ser espaços de expressão segura.  

O impacto do cyberbullying vai além da esfera digital, deixando cicatrizes psicológicas e emocionais. A constante exposição a mensagens negativas e discriminatórias contribui para altos índices de ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental entre os membros da comunidade LGBTQIA+.

"Lidar com ataques homofóbicos não é fácil. No começo, eu ficava muito abalada, mas ao longo do tempo aprendi a focar nas mensagens positivas e no apoio da comunidade. No entanto, é difícil negar que esses ataques têm um impacto emocional e mental." expressou Amanda.

Apesar destes desafios, a comunidade LGBTQIA+ está a demonstrar resiliência online. Movimentos de resistência, hashtags e campanhas como #LoveIsLove e #Pride amplificaram as vozes LGBTQIA+, promoveram mensagens positivas e criaram comunidades virtuais de apoio.

Por fim Amanda disse que os ataques não devem apagar o brilho de ninguém e que membros da comunidade LGBTQIA+ sempre se apoiaram: "Quero dizer aos meus seguidores e à comunidade LGBTQ+ que não estão sozinhos. Juntos, somos mais fortes. Não deixem que o ódio alheio apague a luz da autenticidade de vocês. Continuem sendo quem são, porque cada um de nós contribui para a diversidade que enriquece o mundo.".

Medida adotada nos últimos anos ganha força e muda cara da cena da música eletrônica paulistana
por
Danilo Belluzzo
Rodrigo Lozano
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09/11/2023 - 12h

As festas paulistas de música eletrônica, que por vezes atingem um público de 8 mil pessoas em uma noite, têm se empenhado em tornar o público de seus eventos mais diverso, disponibilizando entrada gratuita para pessoas transsexuais e não binárias. A medida, que funciona através de uma lista, tem servido como ferramenta de inclusão e de afirmação política nas noites.

A idealizadora da lista trans foi a artista e produtora musical pernambucana Ana Gisele, conhecida como Transälien, que já a tinha implementado nas festas de Recife, através do coletivo de artistas negros da cena eletrônica Coletividade Namíbia, criado por Misael Franco. A iniciativa foi bem recebida pelo público e logo foi adotada por outras festas.

A Mamba Negra, que comemorou seu aniversário de 10 anos em maio de 2023, através de um festival, bateu recordes tanto de público, quanto de ingressos gratuitos distribuídos. A festa recebeu 8 mil pessoas, das quais aproximadamente 800 não pagaram pelo ingresso. Ela também foi uma das primeiras a implementar a lista trans em São Paulo, em 2017.

A medida surtiu efeito e o público nas pistas mudou. A presença de pessoas trans aumentou significativamente com a lista, o que no início não passavam de 200 pedidos, hoje ultrapassam mil. A lista também atraiu um público periférico que não pode arcar com os ingressos, como também um público LGBTQIAPN+ que pode pagar e agora encontra um espaço de acolhimento, afastando da cena os preconceitos, que é reiteradamente advertido que não será tolerado. O cenário está mudando e a cena eletrônica em São Paulo, hoje, tem maior representatividade.

Os movimentos de inclusão não se restringem apenas à entrada gratuita. Hoje, as festas e o público colhem frutos da diversidade, com maior número de vagas para pessoas trans trabalharem nos bastidores, contratadas para administrar a lista nos eventos, como também mais DJ’s trans espalhando sua música e performers dançando nos palcos.

Esta é outra maneira que as festas encontram de se afirmar politicamente. Através da criação de personas, que normalmente possuem um aspecto bizarro e de gênero fluído, diversas artistas trans e travestis utilizam figurinos altamente elaborados para se apresentarem em pequenos palcos no meio da pista de dança, mudando o clima da festa e tornando um ambiente de culto não apenas à música, mas também às artes plásticas e cênicas.

As festas que possuem tais atrações, a lista trans/nb e as performances, normalmente são aquelas de música tech e house como a ODD, a festa Batekoo, criada em 2014 e destinada desde sempre ao público negro e LGBTQIAPN+, Pista Quente, Blum, Versa, Zig, Gop Tun e a CAPSLOCK, porém a inciativa tem ganho as noites e muitas outras festas tem adotado a medida.

Escritora Giovana de Souza Carvalho percebe que histórias já consideradas tabu hoje são aceitas
por
Raissa Santos Cerqueira
Ana Clara Farias
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24/08/2023 - 12h

"Sinto que finalmente as histórias estão podendo ser contadas de diversas maneiras, fugindo um pouco do que antes era estereotipado ou tratado com desprezo" ressalta Giovana de Souza Carvalho (23) autora da duologia “Código 121”  sobre a crescente no consumo de livros com temáticas LGBTQIAP+, nos últimos anos. As histórias que um dia foram tabu e que hoje são abraçadas pelo público e aclamadas pela crítica, ganharam notória visibilidade durante o período da pandemia do COVID-19. Quando forçados a ficar em casa, os jovens leitores se viram com pouco mais a fazer além de assistir vídeos de indicação de livros no recém-criado BookTok. “As pessoas começaram a ficar mais tempo em casa e precisavam encontrar novas formas de se entreter.” Afirma a escritora.

O número de vendas de exemplares em março de 2021 foi 38,38% maior do que em março de 2020, de acordo com dados do Painel do Varejo de Livro, divulgados pelo Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel). Ultimamente, tem havido uma crescente no consumo de livros cujos protagonistas fossem personagens abertamente LGBT’s. Títulos como Heartstopper de Alice Oseman (2019), Os Sete Maridos de Evelyn Hugo de Taylor Jenkins (2017) e Vermelho Branco e Sangue Azul de Casey McQuiston (2019) se tornaram cada vez mais presentes em estantes por todo o mundo, principalmente o Brasil. Em meio a esse mercado emergente, editoras que buscavam seu lucro, sempre se adequando ao interesse de seu público, foram em busca de autores que já escreviam histórias desse nicho a muito tempo. Ao mesmo tempo, autores independentes, que se limitavam a escrever apenas em plataformas digitais como Wattpad ou Spirit Fanfics, viram nesse novo mercado a chance de publicar seus livros sem precisar do apoio de uma grande editora. 

Durante anos, o mundo das fanfics foi refúgio de muitos autores quando a temática LGBT+ ainda era evitada pelas grandes editoras. O conteúdo que era consumido em pequenas quantidades no mundo literário tomado por livros com representatividade nula era abertamente consumido nas plataformas onde os fãs faziam o que queriam das histórias e davam a elas o seu “toque especial". “As fanfics tornaram-se uma forma de remodelar a mídia tradicional. Pois através delas nós fãs encontramos uma maneira de ter representatividade em universos que tanto gostávamos” Afirmou Deborah de Castro Soares (28) mestra em economia e escritora de romances LGBT+ nas horas vagas. 

Foram as fanfics que levaram Deborah, ou Debs como ela é chamada por seus leitores no X e no Wattpad, às histórias com temáticas LGBT+, e, impulsionada pelas pessoas que acompanhavam suas histórias na plataforma, publicou em 2022 o romance aquiliano Servante: Fogo & Obediência de forma independente. Servante foi um dos diversos livros com relacionamentos homoafetivos publicados entre 2020 e 2022 no Brasil. Durante esse período, a demanda para que as histórias que estavam nas plataformas digitais se tornassem livros físicos foi tanta que foram fundadas editoras especializadas no assunto, como as editoras Violeta e Euphoria, que publicaram apenas livros com casais LGBT+ desde que foram fundadas. 

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Foto: Layza Kawany de Oliveira 

Com o crescimento do consumo dessas obras, muitos jovens passaram a se identificar com as histórias narradas por esses autores e a encontrar conforto nelas. Giovana relata que suas histórias trouxeram leitores que se espelharam nos personagens e na trama, e fala sobre o fato dessas histórias terem a chance de serem contadas livres de preconceito: “A recepção tem sido calorosa e acolhedora, o que permite que muitos autores se sintam mais confortáveis para falar sobre temas que antes não eram bem recebidos no mercado.” Seus livros foram todos publicados de forma independente, financiados por ela mesma e sem a ajuda de grandes editoras. A escritora buscou inspirações por meio de conversas com pessoas que fazem parte da comunidade LGBT, além de consumir conteúdos com esse tema para conseguir se aprofundar mais no assunto.  

Sabendo que a questão LGBT+ no Brasil é muito sensível devido ao pensamento que foi difundido durante anos no país, os autores de livros que abordam tal assunto reconhecem que precisam tomar um cuidado especial ao publicarem histórias com personagens desse grupo. “É importante estudar e se manter atualizado quanto ao movimento político e social, mas acima de tudo ter uma escuta empática e um olhar observador para as singularidades de cada indivíduo”, diz Deborah. Unido ao cuidado com a história, os autores também precisam ter cautela ao pensar na estética do livro, pois grande parte dos consumidores são adolescentes vivendo sob o teto de pais conservadores. “Muitos leitores meus tinham receio que seus pais ou familiares soubessem que estavam consumindo uma história com conteúdo LGBTQIA+ e me pediam para que a capa e a sinopse fossem discretas.” conta Giovana sobre uma das dificuldades que enfrentou ao publicar os seus livros.

 

Estudantes da PUC-SP organizaram roda de conversa sobre a presença da comunidade trans na universidade, no mercado de trabalho e nas políticas públicas
por
Beatriz Barboza
Giuliana Zanin
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15/11/2023 - 12h

No final de outubro, a XXIII Semana Acadêmica de Ciências Sociais da  PUC-SP apresentou a palestra “Transvivências: a relação das identidades de gênero no meio social”. O evento foi mediado por estudantes do curso, que receberam a jornalista Dani Avelar, o escritor Jonas Maria e o multiartista Dante Olivier. As pautas discutidas perpassaram a presença da comunidade trans nas instituições de ensino, a adoção de banheiros sem a marcação de gênero e a vivência trans no ambiente digital.

Dani Avelar, formada em Relações Internacionais pela USP e mestre em Jornalismo pelo programa Erasmus Mundus, é a primeira jornalista trans da Folha de S. Paulo. Dani se sente solitária no jornalismo em razão da ausência de pessoas trans e travestis dentro das redações. “Reviso trabalhos para apontar incoerências porque não existe um preparo, dentro das faculdades de jornalismo e das redações, de como os repórteres devem se referir às pessoas trans”, relata.  

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“Precisamos de um jornalismo que fale sobre a realidade das pessoas trans com dignidade", declarou Dani Avelar, a primeira jornalista trans da Folha de S. Paulo. (Foto: Giuliana Zanin)

A jornalista cobre especialmente guerras e conflitos, mas também se dedica às pautas que corroboram para a construção de um “jornalismo trans e travesti”. Quanto à presença da comunidade no mercado de trabalho, Dani ressalta que “nenhuma mudança acontece porque as instituições estão interessadas, mas porque existe uma pressão organizada por pessoas do movimento que reivindicam que pessoas trans também sejam contempladas nas políticas de ações afirmativas”.

Jonas Maria, formado em letras pela UFSJ (Universidade Federal de São João Del-Rei), é criador de conteúdo na internet e se dedica a um curso de pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura pela USP.  Há cerca de dez anos, criou um blog para documentar sua transição e relatar a dificuldade de conseguir suporte médico. Hoje, Jonas apresenta o podcast “Degenerados” e faz análises, em seu canal no YouTube, sobre a transexualidade representada na mídia.

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“Fazemos parte da vida social. O que atravessa a comunidade trans também atravessa outras pessoas”, ressalta Jonas Maria, escritor e criador de conteúdo na internet. (Foto: Giuliana Zanin)

Sobre sua experiência na internet, Jonas desabafou: “Eu recebo trabalhos por ser trans. Se você tem um conteúdo extremamente militante, as suas chances de conseguir um job diminuem. É comum que comunicadores trans falem sobre a transsexualidade com vídeos de humor, não com um conteúdo extremamente político. Caso contrário, você só consegue trabalho em janeiro [mês da visibilidade trans] ou em junho [mês da visibilidade LGBTQIAPN+]".

Dante Olivier é natural de Recife, mas reside em São Paulo. Atualmente, trabalha na produção de conteúdo para a internet, mas já exerceu outras atividades. Ele se define como “multiartista” e faz vídeos de humor sobre assuntos cotidianos da comunidade LGBTQIAPN+. Dante relembrou o momento histórico de ver a primeira travesti na Ordem dos Advogados do Brasil, Márcia Rocha, em 2017.  “É muito louco pensar que estamos em 2023 e, somente em 2017, eu vi uma pessoa trans ocupando esse espaço. Por que a gente não existe nesses lugares? Estamos evoluindo a passos pequenos”, afirma.

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“Quero existir, quero que saibam que eu existo e, quem sabe, ajudar outras pessoas”, afirmou Dante Olivier, criador de conteúdo na internet. (Foto: Giuliana Zanin)

 

PRESENÇA TRANS NA UNIVERSIDADE

"Qual o motivo da ausência de pessoas trans na universidade?”, questionou Flora, uma das organizadoras e mediadora do evento. A pergunta introduziu a discussão sobre o acesso da comunidade trans à educação. 

Segundo dados da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), 56% das pessoas trans não possuem o ensino fundamental completo, 28% completaram o ensino médio e apenas 0,02% estão no ensino superior.

Jonas Maria destacou que existem poucos dados sobre as pessoas trans no Brasil. Apenas ONGs têm se organizado para coletar números sobre a comunidade. O escritor ressaltou que, no último censo (2022), foi a primeira vez que o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) perguntou sobre identidade de gênero e sexualidade.

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Palestra “Transvivências: a relação das identidades de gênero no meio social” (Foto: Giuliana Zanin)

 

Dani acrescenta a importância de incentivar a pesquisa dos índices sociais sobre pessoas transsexuais e travestis. “As ações afirmativas voltadas à comunidade trans não podem ser um copia e cola das soluções propostas pelo movimento negro. Existem particularidades na nossa comunidade, justamente por isso, é fundamental que exista a produção de dados sobre nós”.

Estudantes do curso aproveitaram o momento para alavancar reivindicações sobre banheiros unissex e cotas trans na PUC-SP. “Nome social, adoção de banheiro sem marcação de gênero e programa de cotas são elementos que incentivam pessoas trans a seguirem na educação, acessarem o ensino superior e se firmarem no mercado de trabalho", demarca Jonas. "São estímulos para que as suas vivências não sejam determinadas pela falta de acesso à educação, que ainda é uma forma de ascensão social no Brasil”, conclui.

 

ADOÇÃO DE BANHEIROS SEM MARCAÇÃO DE GÊNERO

Os estudantes manifestaram suas reivindicações a favor da adoção de banheiros sem a marcação de gênero pela instituição. Jonas Maria afirmou que a presença mais ou menos expressiva da comunidade trans dentro de um espaço não deve ser critério para a implementação. “Não se trata de números. Se tem poucas pessoas trans, o problema não é banheiro, mas sim a ausência da comunidade”, ressalta o escritor. 

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Jonas Maria, localizado à direita da imagem, conta o seu relato de ser um homem trans na internet   (Foto: Giuliana Zanin)

Os convidados se posicionaram contrários ao discurso que coloca os possíveis casos de violência como objeção à ação afirmativa. “Pessoas trans são vistas como uma ameaça, como as geradoras da violência dentro dos banheiros e a realidade, na prática, é que a comunidade trans é o alvo desses ataques”, alerta Dani Avelar. 

A jornalista ainda relata que, em uma balada, já foi agredida e expulsa por um segurança por usar o banheiro feminino. “Ele alegou que ‘aquele toilet não era para mim’, sob o pretexto de impedir que um ‘homem’ acessasse um espaço exclusivo para mulheres e cometesse alguma agressão. Isso foi, justamente, o que aconteceu: um homem agrediu uma mulher”. 

"Eu sempre faço um cálculo de segurança para acessar os lugares, sobretudo os banheiros", revela Dani Avelar. "Em qual local eu corro menos risco de sofrer uma agressão? Se eu usar um banheiro feminino, posso sofrer uma agressão verbal, se eu usar um banheiro masculino, posso sofrer uma agressão física”. 

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Alunes do curso de Ciências Sociais reivindicam cotas trans e banheiros unissex. (Foto: Natália Perez)

Os relatos são carregados de dúvidas. “Eu entendo a importância de reivindicar esses espaços para que pessoas trans se sintam seguras, mas prefiro lutar para ocuparmos um espaço que é deles e que é nosso também, sem que fomente essa ‘separação’, e sem que eu precise usar um toilet distante e isolado", declara Dante Olivier. "Estamos falando sobre usar um banheiro com dignidade”. 

LUTA COMPARTILHADA 

A roda de conversa contribuiu para explicitar que as vivências trans tangenciam as demais no meio social, portanto, merecem a atenção não só do Estado, como garantidor de acessos e políticas públicas, mas também dos simpatizantes à comunidade LGBTQIAPN+. Dante destacou que as pessoas cis aliadas devem manifestar seu apoio a partir da utilização de suas vozes e seus espaços para reivindicarem a presença de pessoas trans, seja na universidade, no mercado de trabalho, nas pautas jornalísticas ou nas ações afirmativas.

"Transfobia não se dirige apenas às pessoas trans. Pessoas cis também têm sua identidade de gênero moldada a partir de uma violência transfóbica. É essencial que essas pessoas também se engajem na luta contra a transfobia porque ela delimita o que é aceitável, em termos de expressão de gênero, não só para pessoas trans, mas também para pessoas cis, dentro ou fora da comunidade LGBT”, finalizou a jornalista. 

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A roda de conversa promoveu as reivindicações da comunidade de estudantes trans da universidade. (Foto: Rômulo Santana)

 

Mesmo com boa repercussão, séries centradas em mulheres "Queer" seguem sendo descontinuadas pelos streamings
por
Natália Perez
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29/09/2023 - 12h

As produções audiovisuais que abordam a temática LGBTQIAPN+ vêm crescendo nos grandes streamings, porém, em contramão, observa-se um cancelamento em massa de séries focadas em mulheres lésbicas ou bissexuais. “Não temos protagonismo, não temos final feliz, não temos mais temporadas e mesmo que cada vez mais filmes exaltando o romance entre dois homens cis padrões ganhem espaço na mídia, isso não está abrindo espaço para que outras histórias queer possam ser contadas”, relatou Kelly Cassiano, representante do portal Les Bi Honest focado em compartilhar informações sobre produções com representatividade sáfica.

Um exemplo famoso foi o caso da série “Warrior Nun”, cujo casal principal é composto por duas mulheres, Ava (Alba Baptista) e Beatrice (Kristina Tonteri-Young). Mesmo a série sendo bem recebida pelo público, ela foi cancelada na segunda temporada pela Netflix. Devido a uma grande mobilização dos fãs, a série irá voltar em forma de trilogia de filmes. Entretanto, esse caso se provou uma exceção, já que outras diversas produções com representatividade sáfica continuam sendo descontinuadas.

 

Casal protagonista da série Warrior Nun
Casal protagonista da série Warrior Nun. (Reprodução/Netflix)

 

Ao ser cancelada pouco tempo após sua estreia, First Kill (2022), uma série original Netflix, levantou questionamentos sobre quais seriam os fatores que ocasionaram o abandono de sua produção. Isso porque, mesmo com pouca divulgação, foram registradas mais de 97 milhões de horas assistidas, segundo o What´s on Netflix, durante o período em que se manteve entre as top 10 séries mais vistas da plataforma.

A indignação do público foi ainda maior ao descobrir que esse número foi quase o dobro do registrado por Heartstopper, produção centrada em um casal de homens, que foi renovada para mais três temporadas pouco depois de estrear. Apesar de toda a polêmica, a plataforma ainda não revelou o motivo pelo qual First Kill foi cancelada, deixando os fãs revoltados e entristecidos.

 

Poster de First Kill e Heartstopper, lado a lado, mostrando suas horas assistidas em uma semana
Horas assistidas de First Kill e Heartstopper em postagem oficial da Netflix nas redes sociais. (Divulgação/Netflix)

 

Um levantamento do site Autostraddle descobriu que 48 shows protagonizados por mulheres queer foram cancelados após uma única temporada, mesmo com altas taxas de aprovação em diferentes streamings. Isso representa cerca de 20% das séries inclusivas que, pensadas para mais de uma temporada, acabam por deixar a história em aberto, ou seja, sem conclusão ou final algum.

Para o Les Bi Honest, por sua vez, a razão é simples: “Lesbofobia ou simplesmente a aversão em ver duas mulheres tendo algo que não esteja ligado direta ou indiretamente a nenhum homem", aponta. "Se duas mulheres estão juntas como forma de fetiche para o olhar masculino, elas são exaltadas, mas se é voltado para o público feminino, é visto como errado.”

Pesquisa realizada pelo instituto GLAAD revela que representatividade LGBTQIAPN+ alcançou 21% no audiovisual em 2022, mas maioria é sobre homens gays
por
Natália Perez
Vitória Nascimento
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05/09/2023 - 12h

Nos últimos anos a presença de histórias LGBTQIA+ vem se tornando mais expressiva nas produções cinematográficas de mainstream. Antes o que conseguia ser mostrado quase que somente em filmes independentes, agora chega ao alcance do público geral, principalmente por meio das plataformas de streaming. No Índice Anual de Responsabilidade realizado pelo GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation) de 2021, que mapeia a quantidade de personagens LGBTQIAPN+ nos filmes lançados pelos maiores estúdios de Hollywood, como Disney e Warner Bros, mostrou que dos 77 filmes que estrearam naquele ano, 16 continham personagens queers, o que representa 21% do total.

“Com relação à representatividade, eu acho que nos últimos anos demos passos significativos. A indústria está entendendo a importância da luta por representatividade e vem abraçando isso cada vez mais. Hoje em dia, principalmente no streaming, vemos mais diversidade não apenas nas narrativas, mas também nas escalações. Mas acredito que esses avanços ainda estão acontecendo a passos de formiga.” comentou, para o Queer IG, o ator e roteirista Lucas Drummond.

O filme Vermelho, Branco e Sangue Azul estreou sexta (11/08) no Prime Vídeo e vem se mantendo em primeiro em primeiro lugar das produções mais vistas da plataforma em vários países desde então. Na Netflix, a série Heartstopper, que saiu no dia 07/08, se tornou a primeira série queer a alcançar o TOP 1 mundial de acordo com medidor de audiência FlixPatrol.

Entretanto mesmo entre essas produções cheias de diversidade há uma desigualdade de representação. As duas obras mencionadas anteriormente, tem algo em comum: foco em um casal de homens. Essa visibilidade é importante, porém não deve ser a única. A disparidade entre a quantidade de obras de romance entre homens comparada com a entre mulheres é outra questão comumente discutida. Séries como Primeira Morte e Warrior Nun, cujo casal principal é lésbico além de menor visibilidade foram rapidamente canceladas como tantas outras produções com presença de relacionamento homoafetivo feminino. Segundo a Glaad dos 16 filmes inclusivos de 2021, 11 incluíam personagens masculinos gays ao passo que somente quatro incluíam personagens lésbicas, mostrando uma queda na porcentagem delas comparado a anos anteriores.

Alba Baptista e Kristina Tonteri-Young, respectivamente em Warrior Nun.
Alba Baptista e Kristina Tonteri-Young, em cena de Warrior Nun. Foto: Reprodução/Netflix

Essa não é a única diferença, mesmo entre as series delas, outra questão é a ainda menor existência de personagens transgêneros. Em todas as produções citadas até agora, somente Heartstopper conta com uma personagem trans com grande relevância ao plot. Assim, o índice relatou que a primeira vez em cinco anos que um personagem transgênero esteve presente em uma grande produção foi em Amor, Sublime Amor de 2021.

Sobre isso, em entrevista para o jornal Observer, a cineasta brasileira Eliane Caffé afirmou que as produções realizadas para o streaming são um reflexo do que é aceito socialmente: “Há um alinhamento ideológico para aquilo que é mais palatável, de certa forma, por exemplo, os gays brancos de classe alta representados em um drama familiar são totalmente diferentes de você assistir os gays negros da periferia ou países africanos. É muito mais chocante você ver dois homens trepando do que duas mulheres. A mulher trans ou o homem trans, se têm passibilidade, é mais palatável para o consumo. Os filmes e séries que passam pelos filtros dos streamings, é um jeito também de medir como um lado da sociedade que se identifica com a classe dominante, mesmo sendo pobres, estão assimilando esses novos valores, refletindo em quais produções estouram ou não.”

Ainda com espaço para evoluir, e mesmo que com passos desiguais entre as letras da sigla, é fundamental a presença queer no mainstreaming. Esses grupos se fazem cada vez mais presentes no audiovisual popular, normalizando sua existência e trazendo representatividade à próxima geração e conforto as anteriores que cresceram se sentindo invisíveis nas telas.

Esta reportagem foi produzida como atividade extensionista do curso de Jornalismo

Para Silvia Henz, em seu ”perfil LGBTQIAPN+ o L não é de linda, faz parte da minha identidade e faz parte do meu orgulho de resistência”
por
Livia Vilela
Giulia Dadamo
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28/08/2023 - 12h

Silvia Henz, jornalista e influenciadora que fala de moda sustentável nas redes sociais, foi vítima de uma chuva de comentários lesbofóbicos depois de postar foto de ano novo beijando a esposa. 

A influenciadora acumulou mais de 300 mil seguidores no Instagram e no TikTok dando dicas de styling, moda consciente e atemporal para mulheres. Apesar de nunca ter escondido sua orientação sexual ou seu relacionamento de seis anos com a jornalista Nadia Bochi, em janeiro de 2023, foi surpreendida com o que chamou de “limpa de homofóbicos”, perdendo mais de 30 mil seguidores e recebendo uma onda de comentários preconceituosos a respeito do seu casamento. 

“Sempre que eu posto foto com a minha esposa eu sou ‘punida’ por isso em forma de perda de seguidores, mas dessa vez foi diferente. Eu achei que a minha orientação sexual estivesse clara, já que a Nadia sempre aparece nos meus stories, e postei uma foto no primeiro dia do ano. Eu não achei que fosse ter uma debandada tão grande”, afirmou em entrevista para a revista IstoÉ .“Eu demorei muito para chegar onde eu cheguei e parece que toda vez que eu bato um número grande de seguidores, eu sou cancelada por causa da minha orientação sexual. Será que 130 mil seguidores é o máximo que uma lésbica pode chegar?”, continuou. 

A reação de Silvia foi imediata: deletou as mensagens homofóbicas da sua postagem e bloqueou os usuários que realizavam os ataques. Além disso, fixou postagens com a esposa, incluindo uma foto posando com a bandeira LGBTQIAP+, para deixar claro este aspecto da sua vida pessoal e evitar outros possíveis ataques.

Silvia levantando uma bandeira LGBT
Silvia Henz em postagem do Instagram

Para o casal o mais inesperado foi a reação das seguidoras mulheres, com total falta de sororiedade.  “Ela é criadora de conteúdo e ajuda milhares de mulheres a aprender a se vestir, nunca imaginou que as próprias mulheres que a seguem pudessem ter uma reação homofóbica a um simples beijo.”, afirmou Nadia, que já foi repórter do programa Mais Você, da Rede Globo. 

Além disso, Silvia comentou sobre a dificuldade de garantir espaço de mulheres lésbicas no seu eixo. “Não tem grandes lésbicas da moda. Moda é minha área e eu não cresci vendo exemplos de sucesso. Sou a primeira influencer lésbica da [empresa] FHits e várias vezes sou a primeira lésbica dos espaços.” 

O diretor artístico de eventos e produtor, Ivan Oliveira, afirma em entrevista para a AGEMT, porém, que não vê tanta limitação, já que cada vez mais estão presentes todas as variáveis da representatividade LGBT.  

Como um homem gay, ele reconhece que a homofobia ainda é presente no dia a dia da população, visto que, o Brasil - pais de terceiro mundo, latino e patriarcal - possui padrões e paradigmas difíceis de quebrar. “Mas eu vejo cada vez mais a participação de pessoas da comunidade trabalhando em editoriais. As marcas têm tido políticas de inclusão e há uma aceitação muito maior do que antigamente.” 

Após trabalhar por quase 10 anos fazendo desfiles de moda para grandes marcas, incluindo a L´Oréal, percebeu que no caso de influencers, abre-se uma comporta para ‘haters’. “No meio digital existem pessoas que se escondem para comentar atrocidades anonimamente, muitas vezes a fim de conseguir visibilidade.”

“A violência existe, mas como uma consequência da educação do nosso país. Estamos longe de acabar com a homofobia, mas é um trabalho que precisa ser feito arduamente. Ninguém escolhe ser LGBTQIAP+, elas nascem desta forma. Elas são o que são.” 

Esta reportagem foi produzida como atividade extensionista do curso de Jornalismo

Surgindo para a diversão da elite, o futebol faz do preconceito uma de suas trágicas consequências
por
Vinícus Evangelista
Leonardo Gomes
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28/08/2023 - 12h

Foram 74 casos de LGBTfobia registrados no futebol brasileiro apenas no ano de 2022, um aumento de 76% em relação aos anos anteriores. Esse foi o dado levantado em relatório feito pelo coletivo de torcidas Canarinhos LGBTQ+, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF): “O trabalho mostra uma triste realidade, que estamos lutando para acabar no futebol. A CBF vai sempre combater os preconceitos e trabalhar para que o futebol seja um lugar de inclusão, afirmou Ednaldo Rodrigues, Presidente da CBF, que é o primeiro negro e nordestino a comandar a entidade. 

 
Apesar da luta travada, a discriminação por orientação sexual no futebol é algo visto na prática a anos, com casos vindo à tona em todo momento. Os mais memoráveis têm a torcida do São Paulo como alvo, sendo, de forma pejorativa, estereotipada com características referentes a pessoas LGBT’s. A situação mais recente aconteceu em maio desse ano, quando em um clássico contra o Corinthians, na casa do rival, ouvia-se o canto: “Vamos, vamos Corinthians, dessas bichas teremos que ganhar”.  
 
Não foi a primeira vez que se foi usado de homofobia para provocar torcedores são paulinos. O hábito ganhou força em 2003, quando o então jogador do Corinthians, Vampeta, falou em entrevista coletiva como é o clima as vésperas de um clássico contra o rival: “semana de clássico não tenho nenhum amigo são paulino, tudo inimigo. Eles do lado de lá defendendo os ‘bambis’, e eu do lado de cá”, afirmou o ex-jogador. 
 
Recém completados 83 anos de história, Bambi é considerada uma das animações mais clássicas da história da Disney, contando a história de um pequeno filhote de cervo que tem características consideradas “feminizadas. Porém, aquilo que era para ser apenas o nome de um protagonista animal em uma fábula infantil, no futebol se tornou adjetivo para inferiorizar seres humanos a partir de sua sexualidade. 

 
PRECONCEITO CULTURAL E LEGITIMADO 
 

 

Foto: Felipe Siqueira / ge 

 

Segundo artigo publicado por Otávio Nogueira Balzano e João Alberto Steffen Munsberg no Portal da Câmara dos Deputados, o futebol tem, em sua estrutura, marcas de uma sociedade patriarcal ao surgir como esporte para a diversão da elite e ser costurado em torno da hegemonia masculina. Com isso, se tornou natural que os estádios fossem espaços para que a masculinidade fosse exaltada, e assim, ser comum ouvir das arquibancadas manifestações de caráter preconceituoso, mascarando-as como simples forma de “provocação” a torcedores rivais. 

 

Tal prática foi tão legitimada, inclusive por órgãos públicos, que foi apenas em 2019 que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) passou a recomendar que os árbitros relatassem em súmula e documentos oficiais casos de LGBTfobia que acontecessem durante as partidas. Não demorou muito para que, em uma partida entre Vasco e São Paulo, o árbitro Anderson Daronco tivesse que paralisar a partida após um cântico uníssono ecoar nas arquibancadas do Estádio São Januário: Veado... Time de veado!”. 

 

“24 AQUI NÃO!” 
 
 

Foto: LUIS ROBAYO / AFP via Getty Images 

 

Outra polêmica institucional relacionada da LGBTfobia no futebol envolve o número 24 que, no Brasil, é associado a homossexualidade devido à forte influência do jogo do bicho, onde tal simboliza o animal veado. Nas camisas, foi só na Copa do Mundo de 2022 que o número foi utilizado oficialmente pela seleção brasileira masculina quando, na ocasião, o zagueiro Bremer o vestiu pela primeira vez. 

 

O tabu existente no Brasil acerca do número bateu na porta do volante colombiano Victor Cantillo. O atleta que sempre usou a camisa 24 por todos os clubes que passou em seu país, foi anunciado com a “8” ao ser contratado pelo Corinthians em 2020. Durante sua apresentação, o diretor do clube ao seu lado, hoje presidente, Duílio Monteiro Alves, explicou em tom de piada o porquê da camisa: “24 aqui não!, comentou o dirigente. 

 

Após a repercussão negativa da fala, Duílio se desculpou, explicando que o motivo do Cantillo usar a “8” é por ter sido usada pelo histórico, também volante colombiano com passagem pela equipe, Freddy Rincón, e que não tem nenhum problema com o número 24. O Corinthians é o time do povo, time das minorias, time de todos, que sempre usa sua marca a favor de campanhas contra qualquer tipo de preconceito, explica Duílio.  

Alguns dias após a polêmica, a camisa 24 foi cedida para o jogador, que ainda atua no clube usando a numeração. 
 
 
A RESISTÊNCIA 

 

Foto: Reprodução / Facebook / Bambi Tricolor 

 

Após a fundação da “Canarinhos LGBTQ+”, novos coletivos foram formados, somando um total de 16 grupos de torcidas LGBTQIA+ representando diferentes clubes pelo país, aliando forças e resistindo ao preconceito estruturado ao longo dos séculos pela cultura elitista do esporte, que até hoje deixa suas marcas por todo o país. “As torcidas LGBT’s são muito importantes porque pressionam os clubes a adotar práticas mais efetivas em relação ao assunto. Elas são as grandes responsáveis pelo fato dos times terem aberto os olhos para a homofobia”, comenta o jornalista João Abel, em seu livro denominado “Bicha! Homofobia estrutural no futebol”. 

"É involuntário, só me sinto uma pessoa diferente”, diz PC, 24 anos, estudante de design de games, que se assumiu aos 18 anos.
por
Mohara Ogando cherubin Cherubin
Julia Berkovitz
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28/08/2023 - 12h

Paula Rodrigues, que adotou o nome social “PC”, se descobriu gênero-fluido há 6 anos e detalhou em entrevista para o jornal Agemt como se expressa na sociedade atual e quais são os desafios enfrentados pelo desconhecimento dessa identidade de gênero.

Segundo o jornal Queer, o  termo “genderfluid” surgiu oficialmente na década de 1990. “A pessoa flui entre os gêneros, ela pode se identificar como homem, mulher, neutra, sem um período de tempo definido, podendo se entender como mulher por anos e depois se reconhecer como um homem por um dia, tendo diversas variáveis”.

Representação - Bandeira gênero-fluido

Reprodução - Bandeira gênero-fluido

A bandeira gênero-fluido foi criada somente em 2012, por JJ Poole, 22 anos após o surgimento do termo. Cada cor da bandeira tem um significado que rege em torno da fluidez de gênero. A cor rosa simboliza a feminilidade, a branca representa a ausência de gênero, a roxa é a combinação entre masculinidade e feminilidade, a preta mistura todos os gêneros e o azul representa a masculinidade. 

Nesse sentido, PC afirma que em alguns dias se expressa de forma feminina e delicada, usando vestidos e maquiagens e em outros momentos utiliza bermudas e roupas mais largas masculinas, estando “dentro de várias caixinhas e não de uma só”. No entanto, sua fluidez não se limita às vestimentas, já que quando está mais masculino percebe que anda de uma forma mais bruta e inconscientemente se inclina para frente como se fosse camuflar os seios. 

Segundo PC pessoas gênero-fluido transicionam infinitamente, "é como se envolvesse mais que dois gêneros, tem dias até que sou uma mistura deles, e o conceito de ser mulher e homem vai muito além dessas duas definições, você pode ser um homem com jeitos “femininos” e isso não te torna menos homem."

Qual a diferença entre gênero-fluido e não binário?

Pessoas não binárias são aquelas que não se limitam aos gêneros masculino e feminino, se identificando com a ausência de gênero, diferente de pessoas gênero-fluido que transitam na fluidez entre o feminino, o masculino e as demais identidades de gênero. 

Reprodução - Símbolo gênero-fluido

Reprodução - Símbolo gênero-fluido

“Tem dias que sou ele/dele, outros ela/dela e sempre digo para as pessoas com qual deles estou me identificando. Tem dias que é difícil explicar quem eu sou, na linguagem binária, e por conta disso acho importante a existência de pronome neutro para nós”, afirma PC. O devido uso dos pronomes de uma pessoa gênero-fluido demonstra respeito e acolhimento em relação à sua identidade.

Todavia, a família de PC insiste em adotar somente o pronome feminino e “tentam ignorar o fato que sou gênero-fluido, fingem que é apenas uma fase”, revela. Já a relação com os amigos é de compreensão, desde o momento em que assumiu, em 2017.

Lidar com aqueles que não entendem a sua identidade de gênero é algo vivenciado corriqueiramente, ser taxado como pessoa indecisa e que “quer ser tudo ao mesmo tempo”. Ao sair com vestimentas masculinas em um dia em que está se identificando com o gênero masculino, PC tem o costume de ouvir perguntas como: “mas então agora você virou homem?”, passando pelo constrangimento de ter que explicar a sua identidade de gênero constantemente, como se esta fosse a função das pessoas fluídas ou algo do tipo.

Esta reportagem foi produzida como atividade extensionista do curso de Jornalismo