A Virada Cultural 2025 ocorreu nos dias 24 e 25 de maio, reunindo mais de 4 milhões de pessoas nas ruas de São Paulo. Com 21 palcos distribuídos por diferentes regiões da cidade e mais de 1.200 atrações gratuitas, o evento levou música, teatro, dança, cinema e atividades culturais para espaços públicos, reforçando a proposta de descentralização e democratização do acesso à cultura.










A vitória de Ainda Estou Aqui (Walter Salles, 2025) no Oscar trouxe um alerta ao setor audiovisual brasileiro sobre a necessidade da regularização do VOD (video on demand, em inglês). Em fevereiro deste ano, a Kantar Ibope Media declarou que 35% dos domicílios brasileiros consomem plataformas digitais de streaming. Em 2021, uma pesquisa Streaming Global do Finder já trazia o Brasil como o segundo maior consumidor de streaming do mundo. Ainda assim, diferente de países como a França e a Espanha, o Brasil não regularizou a atuação de plataformas estrangeiras, como a Netflix e a Prime Videos.
“No Brasil, a gente tem medo dessa palavra regulação, até em função da ditadura, de algumas agências reguladoras que historicamente já tivemos. Mas em qualquer país do mundo existe a regularização de qualquer profissão.”, contextualiza o jornalista e documentarista Piero Sbragia, em entrevista para a AGEMT. Na França, a regularização do VOD obriga as plataformas estrangeiras a investirem 25% do seus faturamentos em conteúdos nacionais, enquanto que, no Brasil, o PL nº 2.331/2022, aprovado pelo Senado, atribui apenas 3% de contribuição das empresas estrangeiras.
Além da mudança de 3% de contribuição para 12%, a Frente Ampla pelo Audiovisual Brasileiro, reitera a necessidade de uma cota com, no mínimo, 20% de conteúdos brasileiros nas plataformas e canais de exibição. Thais Oliver, roteirista e vice-presidente da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) diz que o maior problema no cinema brasileiro hoje é a falta de um lugar para “escoar” toda produção nacional, que anualmente lança mais de 200 filmes. “São poucos os streamings que chegam a 20% de produção nacional. Nem a Globoplay consegue ter um catálogo só de produção nacional. Então, a cota é fundamental para que a gente consiga escoar essa produção.”
França: um caso que deve servir de inspiração
“O critério para a divisão de filmes nos cinemas franceses é a cota”, relata Piero ao relembrar um acontecimento durante a sua estadia em Paris, em 2022. Segundo ele, quando esteve por lá, quatro das cinco salas de cinemas eram reservadas apenas para filmes franceses, independente dos números de vendas, enquanto filmes hollywoodianos só tinham uma sala reservada. “A questão não é lucro, não é dinheiro, a questão é a soberania.”, completa Piero, observando que os filmes estadunidenses possuem um posição desigual em relação aos filmes nacionais, o que torna necessária a proteção das obras nacionais. De acordo com Thais, é necessário que “a gente assuma essa negociação com um ponto de vista mais nacionalista, protegendo a nossa indústria.”
Não apenas a cota é fundamental, a proeminência, os destaques às obras nacionais nos aplicativos e site dos streamings, são essenciais. Usar o algoritmo para que os brasileiros achem obras nacionais com mais facilidade, que elas estejam já na primeira página, também faz parte da demanda da Frente Ampla. Mesmo assim, como lembra Piero, não tem como haver uma boa regularização do VOD sem que haja a fiscalização correta. Fiscalizar se as leis estão sendo cumpridas e, assim, proteger as obras nacionais, assim como aos atores, roteiristas e diretores brasileiros para não serem submissos às formas desfavoráveis nos seus trabalhos é também uma obrigação que o Senado e a Câmara devem ter em mente, na hora da formulação da Lei do Audiovisual.
Confira como está o funcionamento de uma banca de jornal tradicional de São Paulo nos dias de hoje. Quais são os produtos mais vendidos? Como anda a saída de veículos impressos? O que os consumidores procuram?
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, as vendas da páscoa de 2025, somaram mais de 3 bilhões de reais. Hoje em dia, existe uma ampla variedade de sabores, marcas e preços. Recentemente, viralizou nas redes sociais postagens sobre a mudança de ingredientes do Choco Biscuit da Bauducco. A nova receita promovida pela empresa substitui a barra de chocolate que tinha em cima do biscoito por uma barra de gordura hidrogenada sabor chocolate. Essa polêmica, junto com a passagem da Páscoa, fez muitos internautas questionarem: qual a qualidade do chocolate que comemos? E como isso influencia na nossa saúde?

Apesar da Bauducco e empresas que tiveram processos similares não terem se pronunciado, existem alguns possíveis motivos para as novas receitas. Diante do grande aumento no preço do cacau nos últimos dois anos -- resultado da escassez do cacau em áreas produtoras por mudanças climáticas, muitas empresas reduziram o percentual do fruto em seus produtos. Além disso, as flexíveis leis do Brasil dificultam a manter um padrão maior de qualidade. Por lei, é exigido apenas 25% de cacau em um produto para que possa chamá-lo de chocolate. Já na União Europeia, por exemplo, a porcentagem mínima é de 30% para o sabor ao leite.
A engenheira de alimentos Larissa Albino, em entrevista à AGEMT, diz que a mudança pode ter diversos motivos. Um deles seria a questão da estabilidade, já que o chocolate tem uma propriedade sensível a temperatura e umidade, pode ser que o pacote tenha ocasionado o derretimento do produto, gerando reclamação de consumidores. Outro motivo pode ter sido a falta de disponibilidade de matéria prima de cacau no mercado.
Por questões climáticas, no ano passado, ocorreu uma crise na produção de cacau no país. Com isso, as empresas passaram a ver a necessidade de priorizar alguns produtos em detrimento de outros. Provavelmente, para não serem obrigados a descontinuar a linha “Choco Biscuit”, eles adotaram a estratégia de aderir ao chocolate saborizado, uma matéria prima menos nobre. Albino esclarece que o chocolate hidrogenado não deixa de utilizar o cacau, ele apenas é utilizado em menor quantidade. Para completar a ausência do volume do cacau na formulação, é utilizada a gordura hidrogenada, já que ela possui melhor estabilidade, levando-a a suportar maiores temperaturas, como as do Brasil, durante a comercialização.
“A manteiga de cacau, substituindo a gordura hidrogenada, teoricamente seria mais saudável. Mas hoje em dia há tecnologia para a produção de gordura hidrogenada, que já está bem mais avançada do que antigamente. Então hoje você pode até observar que, na tabela nutricional do produto, você não vê um impacto tão grande em relação à quantidade total de gorduras saturadas", afirma Albino.
A engenheira também explica que o avanço na tecnologia de produção e de matéria-prima faz com que hoje o produto seja nutricionalmente mais equilibrado do que no passado. Não tendo uma tabela nutricional muito mais gordurosa do que teria utilizando a manteiga de cacau. Escute a matéria completa no SoundCloud
Até onde vão os limites da criação? Conversamos com Norton Trevisan Roman, professor Livre-Docente e Pesquisador da EACH/USP, na área de Inteligência Artificial (com ênfase em Linguística Computacional), para entendermos o que é a Inteligência Artificial e seus limites na criação de arte. Confira!