Neste podcast é analisado a concretização de acesso cultural tendo em vista não somente o direito de lazer, como também a expressão de dignidade humana e dos direitos culturais. E como o cinema de rua se tornou um símbolo de resistência cultural.
Gabinete paralelo com pastores, o recurso EAD, kit robótica, as chamadas " escolas fakes" entre outros assuntos fazem do MEC (Ministério da Educação), uma instituição marcada por contrariedades e escândalos ao longo da sua história. Conversamos com a educadora e co-vereadora do PSOL, a professora Silvia Ferraro, para sobre as consequências dos problemas do MEC para a sociedade brasileira como um todo.
Em 7 de junho de 1977, um ano e oito meses após o assassinato do jornalista Vladimir Herzog, torturado até a morte por agentes do governo nos porões da ditadura militar, cerca de três mil jornalistas assinaram um manifesto exigindo o fim da censura e instauração de uma imprensa livre no Brasil. Considerando que o AI-5 ainda estava em vigor, foi um ato de coragem desses três mil profissionais.
Quarenta e cinco anos depois, saímos do AI-5, veio a Nova República e a Constituição Cidadã de 1988, o trabalho da imprensa ficou bem mais livre, até que veio o governo de Jair Bolsonaro. Nesse podcast entrevistamos o professor e jornalista José Arbex e o coordenador da área de Jornalismo e Liberdade de Expressão do Instituto Vladimir Herzog que trazem suas visões a respeito da liberdade de imprensa em um ano de eleições e do complexo Brasil de 2022.
Lançado no Brasil no dia 04 de maio de 2022, o novo filme da Marvel Doutor Estranho no Multiverso da Loucura narra a jornada do herói já conhecido do universo cinematográfico da Disney. Neste longa há novos personagens além das figurinhas já conhecidas pelo público e um indicativo de terror - gênero pouco explorado até então na companhia.
Sam Raimi brilha com as cenas e fotografia impecáveis, mas há pontos para questionarmos: A nova dependência do streaming para a compreensão de filmes? Antagonistas com tanto tempo de tela? Terror na Marvel?
Para esclarecermos essas dúvidas, a AGEMT conversou com André Pacheco do canal Nerd Fusão e Luciano Teixeira do canal PodGeeks nesse episódio de Podcast. Se você é do tipo que não suporta spoiler, este podcast abordará assuntos em torno da narrativa do filme.
O conflito entre Rússia e Ucrânia vem sendo travado tanto por meios militares, como por narrativas culturais. Hoje, os países do Ocidente estão fazendo uma campanha de cancelamento nunca antes vista, contudo, esse cancelamento também acabou sendo direcionado à cultura e ao povo russo, mesmo que muitos deles não tenham nenhuma relação com a guerra.
Nesse podcast (clique aqui para ouvir o episódio), vamos tentar explorar mais a respeito desse cenário e estabelecer novos questionamentos sobre esse cancelamento cultural.