O golpe de 1964 que ainda ecoa como uma ferida aberta na história do Brasil
por
Bruna Domingos Beserra Da Silva
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25/04/2024 - 12h

Desaparecido político na América Latina refere-se a militantes que participaram de organizações opositoras à ditadura civil-militar, cujo paradeiro é desconhecido após sequestro e assassinato, sem esclarecimento das circunstâncias nem localização de seus corpos, configurando-se como "crimes continuados". 

Todos esses desaparecimentos eram realizados em espaços legais, como a “Casa da Morte” na cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro que foi utilizada pelo Centro de Informações do Exército (CIE) como aparelho clandestino de tortura e foi localizada por Inês Etienne Romeu, única prisioneira política a sair viva da casa, conforme declarações prestadas ao Conselho Federal da OAB.  

Conforme a “Comissão da Verdade da PUC-SP” 191 brasileiros que resistiram ao golpe foram mortos e 210 estão desaparecidos até os dias atuais, em 22 de setembro de 1977 Policiais Militares comandados pelo coronel do Exército Erasmo Dias invadiram a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, estudantes, professores e funcionários foram presos e agredidos, além de causar um incêndio proposital no teatro da universidade TUCA. Dias afirmava: “Ato público é proibido. Está tudo mundo preso. 

     

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Aluna desmaiada na PUC pós incêndio no TUCA - — Foto: Memorial da Resistência/ Bruna Domingos  

Na entrada do teatro TUCA da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, há um memorial permanente dedicado aos cinco militantes que estudaram na Universidade e foram vítimas da ditadura civil-militar no Brasil, eles fazem parte da lista de mortos e desaparecidos políticos do país, os nomes deles podem ser encontrados também na página da comissão da verdade-mortos e desaparecidos da PUC. 

A história dos desaparecidos políticos é um triste testemunho das violações aos direitos humanos durante a ditadura civil-militar. O memorial da resistência é um lembrete contundente das injustiças e da luta pela democracia nesse período da história brasileira. Os números da "Comissão da Verdade da PUC-SP" ressaltam a gravidade dos crimes cometidos e a necessidade contínua de buscar justiça e memória para as vítimas desses regimes autoritários. Este memorial não apenas preserva a história, mas também nos convoca a defender os valores democráticos e os direitos humanos em nosso país e em todo o mundo. 

 

Esta matéria foi produzida como parte integrante das Atividades Extensionistas do curso de Jornalismo da PUC-SP.  

 

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A resistência na música e nas universidades, presentes na memória da cidade.
por
Carolina Hernandez
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25/04/2024 - 12h

Durante o período da ditadura militar no Brasil, que se estendeu de 1964 a 1985, São Paulo foi um dos epicentros, não só no cenário político, mas também no econômico do país. A cidade desempenhou um papel importante na implementação das políticas do Regime Militar, ao mesmo tempo em que virava um dos núcleos de resistência e luta pela democracia, principalmente através da música, que desempenhou um papel crucial como uma forma de resistência e expressão artística que se posicionava contra o regime autoritário. 

São Paulo, durante a ditadura, continuou crescendo economicamente, com a construção de rodovias, metrô e desenvolvimento da infraestrutura urbana. Contribuiu para o crescimento econômico, mas gerou problemas como a especulação imobiliária e aprofundou a desigualdade social. A censura também foi um fator que marcou muito a cidade. Os meios de comunicação foram sujeitos a uma forte censura e controle, controlada pelo governo, porém mesmo com restrições alguns meios de comunicação permaneceram com uma certa independência ao desafiar o regime. 

A cidade também foi palco de diversos movimentos sindicalistas e greves durante a ditadura. O sindicalismo ganhou força na região, com a formação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, liderado por Luiz Inácio Lula da Silva. Greves significativas, como a greve dos metalúrgicos de 1978, desafiavam diretamente o regime militar. A cidade foi palco de grandes mobilizações pela abertura política, como as Diretas Já em 1984, que exigiam eleições diretas para presidente, marcando o retorno à democracia.  

São Paulo, como uma das maiores cidades do Brasil e um importante centro cultural e político, foi palco de muitas manifestações e eventos durante o período autoritário. Muitos artistas e músicos brasileiros usaram suas canções para protestar contra a repressão, denunciar injustiças sociais e crimes contra os direitos humanos e expressar empatia com aqueles que estavam sendo perseguidos. Em São Paulo surgiram movimentos importantes na música que refletiam esse contexto, como a Tropicália, liderada por artistas como Caetano Velozo e Gilberto Gil. 

A Tropicália foi um movimento cultural e musical revolucionário, originado na década de 1960. Foi uma manifestação artística que desafiou as convenções estabelecidas, mesclando bossa nova, o rock, a cultura popular brasileira e elementos artísticos internacionais. Artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé foram pioneiros desse movimento, que questionou as normas sociais, políticas e estéticas da época. A Tropicália representou uma ruptura com o autoritarismo e conservadorismo estabelecidos durante o regime. 

Muitas canções foram proibidas de tocar no rádio ou de serem apresentadas ao público, levando artistas a buscar formas criativas de contornar a censura e transmitir suas mensagens de forma velada. 

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Capa do Álbum-manifesto da Tropicália (fonte: https://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/post/album-manifesto-da-tropicalia-faz-50-anos-como-retrato-fiel-da-geleia-geral-brasileira.ghtml)

O Memorial da Resistência, em São Paulo, é um testemunho da luta do povo brasileiro contra os horrores da ditadura civil militar que esteve presente no país por duas décadas, após um golpe de estado no dia 1 de abril de 1964. Ele se encontra no edifício que abrigou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS-SP) durante a ditadura, um dos principais locais de repressão política. O prédio foi reconfigurado para se tornar um museu e centro cultural dedicado à preservação da memória histórica e à reflexão sobre os períodos de opressão. 

Dia 9 de março, 60 anos após o período autoritário, foi inaugurada uma exposição no Memorial, em parceria com a PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) chamada “Resistências na PUC-SP". A PUC-SP desempenhou um papel fundamental durante os anos de repressão política, já que sempre apoiou posições progressistas. Sob o regime militar, muitos estudantes, professores e funcionários da universidade enfrentaram perseguição e censura devido às suas posições políticas e atividades de resistência. A universidade tornou-se um pilar de pensamento crítico e resistência intelectual contra o regime autoritário.  

No dia 20 de setembro de 1977, a PUC-SP adotava posturas políticas mais progressistas e ganhava destaque no cenário político nacional. A ocupação da universidade durante o III Encontro Nacional de Estudantes (ENE) resultou em um encontro violento entre estudantes e as forças de segurança. Apesar da resistência da Reitoria da PUC, os alunos optaram por realizar uma manifestação pública em frente ao Teatro da Universidade. 

A ação policial, coordenada pelo Secretário de Segurança, empregou bombas tóxicas e cassetetes elétricos, dispersando os estudantes reunidos. Cerca de 900 alunos foram detidos, alguns acusados com base na legislação de Segurança Nacional. O incidente resultou em feridos e evidências de violência no campus, com relatos de agressões a docentes, estudantes e até mesmo frequentadores da biblioteca. 

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Alunos da PUC-SP durante a invasão em 1977 (fonte: https://j.pucsp.br/noticia/lembrar-e-resistir-40-anos-da-invasao-da-puc-sp)

Apesar dos abusos aos direitos humanos, da repressão, e da censura intensa, São Paulo também é conhecida e lembrada por atos de resistência e pela luta pela democracia. A memória desses períodos sombrios continua presente na sociedade e na cidade, incentivando uma busca constante por liberdade. 

 

Esta matéria foi produzida como parte integrante das Atividades Extensionistas do curso de Jornalismo da PUC-SP.   

 

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Historiadora corajosamente lutou por democracia durante a ditadura, e continuou lutando por justiça após o fim dela.
por
Henrique Silva Rodrigues
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25/04/2024 - 12h

Nascida em 1942, em Pouso Alegre (MG), Inês Etienne Romeu foi uma guerrilheira integrante da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares), que tinha como objetivo combater o regime militar instalado em 1964.  

Foi presa em cinco de maio de 1971, na avenida Santo Amaro, por uma operação comandada pelo Delegado Sérgio Paranhos Fleury. Foi levada para o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (DEOPS) e foi interrogada. Em seguida, foi levada à ala de tortura, onde foi submetida ao “pau de arara” somado a espancamento, assim como choques elétricos na cabeça, mãos e pés. 

Para escapar da tortura, alegou ter um encontro com um companheiro da organização no dia seguinte, no Rio de Janeiro. Levada ao suposto local de encontro, se jogou na frente de um ônibus em uma tentativa de suicídio, temendo a continuação de sua tortura. Foi levada para o Hospital da Vila Militar onde recebeu transfusão de sangue, antes de ser transferida para o Hospital Carlos Chagas. 

Antes mesmo de se recuperar, foi retirada a força do hospital, vendada e jogada em uma caminhonete. Foi interrogada no caminho e sua viagem teve como destino final a “Casa da Morte” em Petrópolis (RJ), local em que ficou presa por 96 dias, sofrendo tortura, estupro e humilhação. Foi forçada a escrever três documentos: uma análise sobre as esquerdas, o motivo de sua saída da organização e uma crítica sobre os órgãos de repressão do governo, que não necessariamente refletiam seu verdadeiro ponto de vista sobre estes assuntos, dadas as condições em que os escreveu. 

Foi oferecida uma saída “humana” para sua condição por um de seus algozes, uma nova tentativa de suicídio, a qual queriam que fosse pública e sugeriram que refizesse o feito de se jogar na frente de um ônibus. Chegando ao local, não teve coragem de seguir em diante com o plano e foi severamente punida com mais sofrimento físico e psicológico. Dias depois, atentaria contra a própria vida novamente. Desta vez cortando o pulso com um pedaço de armação da cama de campanha, fracassando devido à falta de capacidade de cortar do material. 

Fingiu aceitar a proposta dos torturadores de tornar-se agente da repressão e se infiltrar na sua antiga organização. Período no qual passou por recuperação física, assinou uma declaração ditada pelos seus algozes, assinou um “contrato de trabalho” e foi forçada a gravar um vídeo, no qual lia seu contrato e dizia ter sido bem tratada por seus carcereiros. Todas eram mentiras previamente ensaiadas. 

Recebeu histórias falsas para dizer à sua família e aos ex-companheiros de organização e um plano para seguir, mas graças a conversas que escutou de madrugada, passou a suspeitar de uma cilada que resultaria em sua morte. Para não colaborar com sua morte forjada, tentou suicídio mais uma vez, cortando seus pulsos. Arrependeu-se graças a esperança de futuramente poder denunciar tudo que viveu e presenciou. Gritou então por socorro, recebendo suturas e transfusão de sangue. Esta foi sua terceira, mas não sua última tentativa. Antes do fim de seu cárcere fez uma quarta tentativa, engolindo vidro moído. Apesar de tudo isso, Etienne declarou que nunca foi uma suicida em potencial e que só tentou se matar tantas vezes pelo tratamento desumano que foi submetida. 

Foi deixada na casa da irmã, em Belo Horizonte (MG), e posteriormente levada a um hospital para recuperação. Teve sua prisão oficializada em novembro de 1971 e foi julgada no ano seguinte. Condenada à prisão perpétua pela morte de um segurança do embaixador suíço Giovanni Bucher, durante seu sequestro, teve sua pena reduzida para 30 anos após concluírem que Inês não cometeu crime de morte e novamente reduzida para 8 anos. Deixou a prisão em 1979, após cumprir sua sentença. É considerada a última presa política a ser libertada e foi anistiada em 2001. 

Única sobrevivente da casa da morte, ajudou a encontrar seu endereço secreto, apontou vítimas que passaram pelo local e identificou muitos de seus captores nas investigações da Comissão Nacional da Verdade. 

Em 2003, foi encontrada ensanguentada no chão por uma faxineira após a visita de um marceneiro. A polícia considerou um acidente doméstico, porém o relatório médico dizia que o traumatismo craniano havia sido causado por “múltiplos e diversos golpes”. O autor do crime nunca foi identificado e Etienne passou a ter dificuldades para se movimentar e comunicar. 

O governo brasileiro, em 2009, homenageou-a com o prêmio de direitos humanos na categoria de Direito à memória e à Verdade. 

Morreu em 27 de abril de 2015 aos 72 anos, em Niterói (RJ), deixando um legado de luta, resistência e resiliência. 

Inês Etienne Romeu é personagem de destaque no Memorial da Resistência de São Paulo, que possui uma parte de seu espaço reservado a evidenciar a história do regime militar da perspectiva feminina. “Não ouvimos muito sobre as mulheres na ditadura, só coisas básicas, como o cárcere da Dilma. É ótimo que a exposição mostre parte da história construída por mulheres, que boa parte da sociedade desconhece. É inspirador e uma representatividade muito válida”, relata Laura, estudante de jornalismo que visitou o memorial. 

Na exposição podemos encontrar cópias do relatório da Ordem dos Advogados do Brasil, nos quais Etienne relata sua trajetória desde a captura até a internação na casa da Saúde Santa Maria, onde se recuperava quando dava seu depoimento, pouco antes de sua prisão. Além disso, encontram-se outros documentos, como cartas que recebeu e que escreveu, e uma amostra do filme “Inês” (1974), de Delphine Seyrig, que denunciou internacionalmente as situações vividas por Inês na ditadura militar.

Esta matéria foi produzida como parte integrante das Atividades Extensionistas do curso de Jornalismo da PUC-SP.

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Como a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo teve forte participação na oposição à ditadura militar de 1964
por
LUCCA CANTARIM DOS SANTOS
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25/04/2024 - 12h

Em março de 2024, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) inaugurou uma exposição no Memorial da Resistência, local dedicado à memória política das resistências e da luta pela democracia no Brasil, como consta no site oficial da instituição. A mostra da universidade tem como objetivo expor sua própria participação na luta contra um dos períodos mais cruéis da história brasileira.

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Visitantes apreciam a exposição da PUC no memorial da resistência   Divulgação: Jornal da PUC

“Foi uma experiência tocante e inspiradora. No ano em que se completa 60 anos do golpe, ter uma exposição sobre a PUC-SP e a sua marcante resistência, justamente no memorial, que não deixa que esse momento terrível seja esquecido é incrível, ainda mais para mim, aluno de jornalismo da Universidade”, afirma Vitor Henrique Nhoatto Bagattini, estudante do segundo semestre de jornalismo, em entrevista ao Jornal oficial da Universidade após visitar o museu.

Em toda sua história de resistência, a PUC-SP passou por eventos traumáticos e marcantes. O principal sendo a invasão do campus sede, localizado em Perdizes, no dia 22 de setembro de 1977. Na data, ocorria uma reunião de alunos, propondo a reorganização da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em resposta ao pacífico encontro, o Coronel Erasmo Dias comandou uma invasão à universidade, acompanhado de uma tropa armada com bombas. Naquela trágica noite, centenas de alunos, professores e funcionários foram presos e muitos gravemente feridos.

Horrorizada com a situação, a então reitora Nadir Gouvêa Kfouri, primeira mulher no mundo a chefiar uma universidade católica, expressou sua indignação: “Não dou a mão a assassinos”, foi a marcante frase que disse à Erasmo, quando ele foi cumprimentá-la. Até hoje a história do ataque perdura como um dos maiores, se não o maior exemplo de resistência dentro da Pontifícia.

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Emblemática fotografia de Nadir Kfouri em 22 de setembro de 1977, dia da invasão  Divulgação: Jornal da PUC

Outro feito importantíssimo, foi a postura da universidade quanto ao aluno João Maria Ximenes de Andrade, do curso de Ciências Econômicas. João tinha 41 anos quando foi sequestrado no bairro de Vila Medeiros por militares, em 23 de março de 1974.

Após anos recebendo cartas dos familiares do aluno desaparecido, a PUC-SP, em sua Comissão da Verdade interna, noticiou e divulgou o desaparecimento dele para a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), órgão da secretaria de direitos humanos. E finalmente em 19 de novembro de 2019, a instituição ministrou a diplomação simbólica de João Ximenes.

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Cerimônia de homenagem e diplomação ao aluno desaparecido João Ximenes. Divulgação: Jornal da PUC

Segundo Ana Paula de Albuquerque Grillo, procuradora da Fundação São Paulo (que é mantenedora da Pontifícia) em entrevista ao Jornal da PUC: “Diplomar João Maria Ximenes de Andrade é uma forma de homenageá-lo, de mostrar à família que sua história está escrita, resgatada e presente dentro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo”.

Relembrar é resistir, e o memorial, é uma forma de não deixar que essa memória se perca, afinal, atos de resistência como os de Nadir Kfouri não devem ser esquecidos, só assim poderemos evitar que esse período hediondo se repita.

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Durante visita ao Memorial da Resistência, somos convidados a pensar sobre o que foi a ditadura militar brasileira e sobre aqueles que a negam. 
por
Matheus Henrique
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25/04/2024 - 12h

O Memorial da Resistência, localizado na região central da capital paulista, oferece aos visitantes um espaço dedicado à recordação política da luta pela democracia no Brasil durante o período militar. Em uma época marcada pela forte repressão e violência, o espaço proporciona o conhecimento da memória e da história dos 21 anos de regime, suas vítimas e os eventos que levaram a esse triste episódio da política brasileira. Durante a visita, temos contato com inúmeros depoimentos sobre a crueldade do período e como os mártires resistiram em pleno momento de coibição de seus direitos, unindo os mais distintos grupos sociais. 

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Manifestação pelo fim da ditadura - fonte: https://diplomatique.org.br 

Ainda há aqueles que tentam retratar o regime ditatorial como algo benéfico, como o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que exaltou o período durante a votação do processo de impeachment da ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. "Perderam em 64, perderam agora, em 2016. Pela família e pela inocência das crianças em sala de aula, que o PT nunca teve, contra o comunismo, pela nossa liberdade, contra o Foro de São Paulo, pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o terror de Dilma Rousseff, pelas Forças Armadas, por um Brasil acima de tudo, por Deus acima de todos".  

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Dilma Rousseff em Tribunal Militar - Foto: Arquivo Nacional da Comissão da Verdade

Recentemente, uma pesquisa realizada durante uma manifestação bolsonarista em 25 de fevereiro de 2024, pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e divulgada pela Sputnik Brasil, revelou que cerca de 42% dos manifestantes afirmaram que Bolsonaro deveria ter invocado o artigo 142 da Constituição para solicitar a intervenção das Forças Armadas. Ao todo, 575 pessoas foram entrevistadas no ato, com uma margem de erro estimada em quatro pontos percentuais para mais ou menos, para um grau de confiança de 95%. Isso indica que uma parcela dessa população gostaria de reviver um período de ditadura. 

Nesse contexto de revisionismo histórico deturpado, não apenas alimentado por Bolsonaro e outras personalidades da direita, há uma tentativa de negar esse período histórico como algo violento. Pelo contrário, exalta-se o regime e as figuras militares que participaram de um dos mais cruéis períodos da história brasileira, desrespeitando a memória das inúmeras vítimas e desaparecidos. 

Esta matéria foi produzida como parte integrante das Atividades Extensionistas do curso de Jornalismo da PUC-SP.  

 

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A persistência e a união de grandes nomes femininos durante a ditadura militar no Brasil
por
Mayara Pereira
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25/04/2024 - 12h

Em 1964 surge um golpe militar no Brasil, governo autoritário comandado por policiais repressores e fortemente armados. Em uma época em que o medo era a principal forma de manipulação, nasce uma ameaça perante a população, a ditadura comunista. Com a guerra fria em momentos crucias, uma mentira se espalha pelo país, o mito da opressão socialista, causando temor na sociedade conservadora. Mulheres que buscavam a liberdade se opuseram e resistiram durante os 21 anos do golpe em busca de espaço nos meios políticos, igualdade, cultura e democracia para todos.  

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Em 1968, as atrizes Eva Todor, Tônia Carreiro, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara, Cacilda Becker e Norma Bengell, marcharam contra a censura do governo em plena ditadura militar Foto: Gonçalves / Agência O Globo 

 Perante um cenário precário, mulheres determinadas buscavam o fim do autoritarismo em nome dos direitos fundamentais dos cidadãos, a liberdade de expressão. Dilma Rousseff, ex-presidenta do Brasil, foi brutamente torturada e lutou firmemente pela queda do estado opressor, em sua entrevista feita pelo meio de comunicação Brasil de Fato, Dilma diz, “A tortura é algo extremamente complexo. Eu acho que todo mundo que passou pela prisão sempre vai ter essa marca. Eu não gosto de ver filme, por exemplo, que passa tortura. Não é que eu não goste. Eu não vejo. É pior, né? Eu não quero ver. A tortura é algo que mexe com aquilo que é mais profundo e que constitui você”. Com toda dor que passou, resistiu e anos depois virou a primeira presidenta do Brasil.  

 

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Dilma Rousseff durante auditoria militar do Rio de Janeiro, em 1970 - Foto: Arquivo Nacional da Comissão da Verdade 

No museu da resistência em São Paulo, localizado na estação da Luz, zona central do estado, existe grandes acervos de materiais de persistência de mulheres durante a época autocrática. Beatriz Nascimento, historiadora e feminista, antirracista, ativista, roteirista e professora, foi militante pela igualdade de raça e gênero e desempenhou grande importância intelectual no Brasil. “Marcas” poema em exposição, demonstra o sentimento de angústia da poeta. Além de repudiar o momento em que se vivia, tinha em seu coração a percepção que a resistência de pessoas negras teria que ser muito maior, em meio a territórios de lutas e resistências. Morreu vítima de feminicídio ao defender sua amiga de um homem agressivo.  

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(FOTO | Arquivo Nacional).

A medida em que os anos foram se passando, a pressão foi aumentando, diretas já, era o meio de manifestação imposto pela população pela volta da democracia. Na década de 80 época em que a ditadura estava em seu declínio, diversos direitos humanos eram violados e muitas torturas eram cometidas. Inúmeros exilados voltaram para o país para o movimento que traria de volta o voto popular. Múltiplas mulheres iam para as ruas, e como forma de violência estrutural, os militares como últimos recursos, atacavam as mulheres de forma machista, alegando que não tinham capacidade de serem militantes. Mesmo disseminando o ódio, o protagonismo das mulheres foi de extrema importância para a retomada do direito à liberdade de expressão. Hoje, 60 anos do governo autoritário, relembrar a persistência e coragem daqueles que morreram e lutaram, é mais que necessário para olhar para o passado e não se repetir no futuro. 

Está matéria foi produzida como parte integrante das Atividades Extensionistas do curso de Jornalismo da PUC-SP.

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Explorando os laços intricados entre São Paulo e o regime militar: da repressão nos estádios ao confronto nas universidades, uma análise histórica reveladora.
por
Clara Mattoso Behr
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25/04/2024 - 12h

São Paulo foi palco de diversas violações dos direitos humanos durante o golpe, estabeleceu-se como um dos principais centros de repressão política e prática (institucionalizada) de crimes contra a humanidade cometidos no Brasil naquele período. Desde os times de futebol até as instituições de ensino da cidade, tudo está ligado historicamente ao regime militar. 

Futebol e a ditadura tiveram grande relação durante o período do golpe, através de um comunicado oficial emitido em nome do São Paulo Futebol Clube, onde expressam congratulações à chegada de um presidente militar ao poder e apoio à "caminhada revolucionária" que representava. A carta também expressa apoio e homenagem ao governante militar, retratando-o como alguém que tem feito muito pelo país. Isso sugere uma posição de alinhamento do clube com os valores e interesses do regime autoritário. 

No entanto, notar que outros clubes brasileiros também estiveram envolvidos em situações semelhantes também é importante. Essas associações dos clubes com regimes autoritários não significam necessariamente que os clubes em si ou seus torcedores compartilhem dessas ideologias. Destaca-se a complexidade das relações entre dirigentes de clubes de futebol e regimes autoritários, sugerindo que esses clubes podem ter sido influenciados por essas associações. 

Em relação ao governo do estado, a Operação Bandeirante ou Oban, por exemplo, foi instituída sem fundamento legal, em 1º de julho de 1969, o que certamente convinha para um aparato criado para cometer crimes em nome do Estado. Com o sucesso da Oban no combate à guerrilha urbana, o sistema foi replicado em outros Estados e legalizado. O Prefeito de São Paulo na época, Paulo Salim Maluf, compareceu à cerimônia de inauguração da Oban. Deve-se lembrar que Maluf defendia a inclusão do AI-5 na Constituição. 

A Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, também teve grande impacto histórico durante a ditadura, e 60 anos depois, como forma de registrar a oposição dessa instituição, foi iniciada uma exposição no Memorial da Resistência. A mostra integra discussões sobre a memória dos períodos autoritários e como isso reverbera no presente. 

Encontro de  estudantes da PUC-SP antes da invasão policial
Fonte: ​​​​https://www.estadao.com.br/fotos/acervo/invasao-da-puc-1977/

Nos anos 70 a PUC-SP assumia posições políticas mais progressivas e destacava-se no cenário político nacional. A invasão da universidade durante o III Encontro Nacional de Estudantes (ENE) resultou em um violento confronto entre estudantes e forças policiais. Apesar da oposição da Reitoria, os alunos decidiram realizar um ato público na frente do Teatro da Universidade.  

A operação policial, coordenada pelo Secretário de Segurança, utilizou bombas tóxicas e cassetetes elétricos, dispersando a concentração estudantil. Cerca de 900 estudantes foram detidos, alguns enquadrados na Lei de Segurança Nacional. O incidente deixou feridos e marcas de violência no campus, com relatos de agressões a professores, estudantes e até mesmo pessoas presentes na biblioteca. 

Apesar das violações dos direitos humanos e da repressão, São Paulo também é lembrada por gestos de resistência e luta pela democracia. O legado desses tempos sombrios permanece vivo na memória da cidade, inspirando uma contínua busca por justiça e liberdade. 

 

Esta matéria foi produzida como parte integrante das Atividades Extensionistas do curso de Jornalismo da PUC-SP. 

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A história de centenas de pessoas congelada em um memorial, mostrando suas lutas, seus medos e seus nomes.
por
Nicole Domingos
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25/04/2024 - 12h

 

O Memorial da Resistência é um museu do estado de São Paulo que preserva as repressões políticas, mas além disso esclarece a força e coragem das pessoas que resistiram aos acontecimentos. Contudo, não serve apenas para ensinar como a história ocorreu, em conjunto mostra o que aconteceu, como as marcas nas paredes não ficaram apenas lá, mas foram carregadas por tantas gerações e por todas as pessoas que sofreram naqueles anos. A exposição de longa duração permite esclarecer um pouco sobre como foram os tempos para os que permaneceram em suas celas durante a ditadura.

Localizado no centro de São Paulo, o museu proporciona uma experiência chocante e realista que mexe com todas suas emoções, esclarecendo como as atrocidades cometidas eram de fato um ferimento aos direitos humanos, segundo o Relatório da Comissão da Verdade da Prefeitura de São Paulo, “Pelo menos 50 pessoas foram mortas, sob tortura, entre 1969 e 1975, na sede da Oban e do DOI-Codi de São Paulo, local edificado com a colaboração do então prefeito de São Paulo e apelidado de “sucursal do inferno”. Mas apesar de ser uma energia dolorida, também é possível sentir cada parte das atitudes de resistência e coragem. 

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Foto mostrando como eram as celas e como os nomes eram marcados na parede.
Foto: Nicole Domingos.

É possível notar que todos os nomes que foram escritos nas celas serviam para mostrar que seres humanos estavam lá, lembrar que as marcas que eles deixaram no mundo é tão permanente como as marcas que foram deixadas em cada um deles. A aluna de jornalismo, Nathalia de Moura ficou realmente mexida com a realidade que aparenta ser tão distante para sua geração, “A situação em si é forte e pesada, mas ver aqueles registros nas paredes e estar ali no local em que tudo ocorreu me fez imaginar a realidade daquelas pessoas”.

Com a quantidade de documentos e informações acessíveis no memorial é possível saber que aqueles que estavam presos eram extremamente mal tratados e machucados, recebiam comida uma vez por dia e eram os únicos que se preocupavam com o mínimo de higiene. No banheiro de cada cela havia apenas uma luz bem fraca, em um dos relatos disponíveis nas paredes das celas, foi deixado claro as condições precárias às quais eram submetidos, “Tinha uma piazinha que era pra gente escovar os dentes, banhar o rosto… O chuveiro, na verdade, era um cano que saia água gelada”.

Com isso é possível ver, aquelas pessoas sofreram e passaram por muitas coisas para os dias de hoje serem como são, por mais que as escolas ensinam muito sobre o tópico, nunca vai ser suficiente para mostrar tudo o que realmente foi passado, a história ensina o que não pode ser feito, basta as pessoas quererem entender e fazer uma nova história.

Essa matéria foi produzida como parte integrante das Atividades Extensionistas do curso de Jornalismo da PUC-SP.

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Mostra de longa duração no Memorial da Resistência de São Paulo não deixa que se esqueçam os atos da ditadura militar
por
Vitor Nhoatto
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25/04/2024 - 12h

Localizado em um edifício de arquitetura secular na Santa Ifigênia, centro histórico de São Paulo, um convidativo ambiente anuncia por meio de placas que se está entrando em um lugar carregado de significados. Eis o Memorial da Resistência de São Paulo. Administrado pela prefeitura, o local que serviu como centro carcerário e de tortura durante o regime golpista, hoje é um espaço dedicado a relembrar esse condenável momento da história do Brasil.

Estrutura histórica

Após passar pela bilheteria e adquirir seus ingressos, os quais são gratuitos e também podem ser reservados pelo site do museu, a detalhada e interativa exposição começa. Organizada em quatro módulos, os visitantes têm a oportunidade de ler cartas e escutar depoimentos de pessoas que ali foram confinadas e torturadas, além de poderem entrar nas quatro celas do antigo Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP, e no corredor onde os presos tomavam banho de sol.

Com a explicativa jornada proporcionada pelos escritos nas paredes da instalação, que remontam desde antes do golpe militar de 1964, até o começo da última década, uma viagem no tempo é possível. Mais adiante a atmosfera pesa e um desconforto pode ser sentido diante dos relatos e dados expostos nas celas de como era viver em um ambiente tão pequeno mas que comportava entre 16 e 18 presos segundo a organização da mostra. “O que mais me impactou nas celas foi o banheiro, que tinha só uma luz bem fraca. Eles viviam praticamente no escuro”, conta Victoria da Silva, estudante de jornalismo.

Parede de cim,ento querimado cinza na cela 2 no Memorial da Resistêmcia de São Paulo com relatos de alguns presos políticos que passaram pelo local
São vários os relatos ao longo da exposição permanente no primeiro andar do Memorial da Resistência - Foto: Vitor Nhoatto

Além disso, nos dois corredores do desativado complexo penitenciário, os sentimentos de quem ali permaneceu por anos são trazidos à tona, como o medo e a esperança. O material audiovisual disponibilizado também impacta ao narrar histórias de figuras que foram torturadas no Deops durante a ditadura militar, e para quem prefere o analógico, cartas e bilhetes de presos estão disponíveis para leitura logo ao lado das entradas das celas.

Local de Memória

Apesar do espaço criado em 2009 ter como objetivo mostrar as atrocidades cometidas pelos militares de forma geral no país e chamar a atenção para a necessidade de valorizar a democracia e os direitos humanos, com relatos de pessoas de vários estados, o foco do local é o papel de São Paulo no regime militar. Como se deram as perseguições e prisões na cidade, e as articulações entre políticos e militares antes, durante e após a ditadura.  

Iniciado oficialmente em 31 de março de 1964 e concretizado em 1 de abril, o golpe militar foi possibilitado perante o apoio, convivência e traição por parte de agentes públicos e atores civis. Segundo o Relatório da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo, militares instalados na cidade como Amaury Kruel, comandante do II Exército, empresas com sede no estado como Pfizer, Volkswagen e Eucatex, e movimentos civis realizados em São Paulo como A Marcha da Família Com Deus Pela Liberdade, foram ímpares a concretização do golpe, e a exposição trata do papel de destaque paulista.

Parede azul no Memorial da Resistência de São Paulo com uma linha do tempo colorida de 1889 à 2008
Linha do tempo na mostra aborda e explica questões políticas de 1889 à 2008 - Foto:  Reprodução/Memorial da Resistência

Funcionando todos os dias da semana das 10h às 18h, exceto às terças-feiras, o Memorial da Resistência ainda conta com as exposições temporárias Resistências na PUC-SP e Mulheres em Luta, ambas em relação à ditadura militar. De fácil acesso por trem, metrô e ônibus, o museu se  traduz como um farol de luta e memória no centro de São Paulo que grita por aqueles violentados e assassinados por buscarem liberdade, respeito ou qualquer coisa que não fosse a tirania. Um local de reflexão e recordação a respeito de uma época inesquecível que deve ficar no passado.

 

Esta matéria foi produzida como parte integrante das Atividades Extensionistas do curso de Jornalismo da PUC-SP.

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Exposição trata a atuação feminina em busca de justiça e de seus direitos
por
Nathalia de Moura
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25/04/2024 - 12h

No ano em que se completam os 60 anos do Golpe Militar de 1964, um dos períodos mais trágicos da história da política brasileira, o Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo organiza uma exposição temporária que mostra o papel das mulheres nesse período. “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política” conta com a curadoria da pesquisadora Ana Patos e registra através de fotos, frases e depoimentos como foi a atuação das mulheres vítimas da Ditadura e relata a luta da União das Mulheres de São Paulo em busca de seus direitos naquela época.  

Localizado na região central de São Paulo, próximo à Estação da Luz e do Museu da Língua Portuguesa, o Memorial da Resistência inaugura mais uma exposição sobre os tempos da Ditadura Militar, mas sob uma perspectiva diferente desse período. A intenção dessa mostra é focar na figura da mulher em meio a tanta tortura e represália, mostrando a união das mulheres. A busca por seus direitos e as manifestações a favor dos presos políticos mostram a força que esse grupo possuía desde esse tempo. 

Com a vasta opção de arquivos, é possível conhecer e contemplar a história de diversas mulheres. Pode-se destacar a de Inês Etienne Romeu (1942-2015), a única sobrevivente da Casa da Morte de Petrópolis-RJ, um centro clandestino criado pelo Centro de Informações do Exército (CIE) para torturar pessoas contrárias ao regime militar. Através do depoimento de Inês à Comissão Nacional da Verdade (CNV), foi possível saber quem atuava na Casa da Morte. Fica disponível ao visitante da exposição ler sobre cada torturador, cada preso e o que ocorria em determinado lugar. 

Cada espaço possui imagens marcantes, textos e áudios explicativos e até mesmo alguns poemas da sergipana, pensadora negra, poeta e militante Beatriz Nascimento, que retrata bem as formas de resistência à violência e impunidade. 

Poema "Marcas" com letras brancas, de Beatriz Nascimento na parede preta da exposição
Poema de Beatriz Nascimento sobre as marcas da Ditadura. - Reprodução: Nathalia de Moura

Os grupos femininos de militância se tornaram mais fortes em meados dos anos 70. As ideias do Clube de Mães da Zona Sul e as pautas femininas da União de Mulheres de São Paulo conversavam entre si e buscavam, principalmente, moradias dignas, educação e saúde. A força política dessas mulheres se uniu a outras causas, como as da comunidade LGBTQIA+.  

Até hoje, a União de Mulheres de São Paulo segue defendendo e atuando em prol dos direitos femininos. Há 40 anos de sua fundação, a associação preza em chamar atenção aos desafios enfrentados ao longo do tempo, buscando a igualdade entre os gêneros. 

Fotos expostas na exposição sobre as manifestações das mulheres
Mulheres em passeata em busca de seus direitos. - Reprodução: Nathalia de Moura

Segundo o Relatório da Comissão da Memória e Verdade da Prefeitura de São Paulo, a junção das feministas com os movimentos populares e sociais, dirigidos por mulheres ou com presença massiva dessas em seus quadros, aumentou as reivindicações desses movimentos quando começaram a acrescentar à luta inicial e outras dimensões da luta política, como o debate da dupla jornada de trabalho, da necessidade de socialização do trabalho doméstico, do salário igual para trabalho igual e da transformação da qualidade da relação entre homens e mulheres. 

No tocante ao movimento pela Anistia, também as mulheres foram pioneiras: Therezinha Zerbini, esposa do general Euryale de Jesus Zerbini - transferido forçadamente à reserva em 1964 por ter-se mantido fiel a João Goulart - fundou em São Paulo o Movimento Feminino pela Anistia (MFPA) em 1975. Ela dizia que “a anistia não cai do céu, é uma guerra política” e é justamente o que aquelas filhas, mães e avós lutavam e reivindicavam naqueles anos. 

Foto de mulheres com cartazes e jornais protestando
Manifestantes na Câmara dos Deputados durante a votação da Lei da Anistia. - Reprodução: Nathalia de Moura

A estudante de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Nicole Domingos relatou que a experiência na exposição foi muito esclarecedora e a fez entender sobre a história e as lutas das mulheres naquele período. “É uma história linda e cheia de dor que podemos sentir como mulher, mas nunca entenderemos o que foi estar lá para chegarmos até aqui”, declarou a estudante.

Foto de uma mulher escrevendo num muro. Ela veste camisa branca e calça preta e está de costas
Foto e trecho do poema da Constituinte feitos pela União das Mulheres exigindo seus direitos. - Reprodução: Nathalia de Moura  

Nicole também cita que ver a participação de diversas mulheres é importante para entendermos que, mesmo não estando nos livros de história, elas estavam na linha de frente. “Digo isso por todas as Marias, Teresas e Joanas que li naquelas paredes. [...] Descobri que sou grata a milhares de mulheres que não sei o nome, mas sei a luta”, finaliza. 

 

Esta matéria foi produzida como parte integrante das Atividades Extensionistas do curso de Jornalismo da PUC-SP. 

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