O movimento estudantil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) declarou o fim da paralisação no Campus Monte Alegre, liderada pela Coletiva Afroindígena Saravá, na noite desta terça-feira (27). A manifestação, que começou em 19 de maio, conquistou importantes vitórias para a comunidade acadêmica, como a retirada de queixa policial contra alunos, atendimento imediato de parte das reivindicações e uma “mesa de diálogo” com a reitoria para discutir as outras pautas do movimento.
Um primeiro diálogo entre a comissão de paralisação e o padre Rodolpho Perazzolo, secretário executivo da Fundação São Paulo (fundasp), com o intuito de apresentá-lo formalmente às demandas dos estudantes, ocorreu na segunda-feira (26). Ao final da conversa, o sacerdote fez uma solicitação: que os piquetes interditando algumas das entradas da universidade fossem retirados. O pedido de Rodolpho foi acatado e, já no mesmo dia, e as barreiras foram removidas e devolvidas às devidas salas de aula. No dia seguinte, houve mais uma conversa com o padre, que exigiu o fim da ocupação em troca de remover a liminar judicial contra quatro alunos participantes da paralisação.
As manifestações começaram com a articulação dos centros acadêmicos de Ciências Sociais (CACS), Serviços Sociais (CASS), Relações Internacionais (CARI) e a Coletiva Afroindigena Saravá, que paralisaram as atividades curriculares da Faculdade de Ciências Sociais (FACSOCS) em busca da democratização do ensino através de políticas afirmativas na universidade.
Dentre as exigências da paralisação estão formação antirracista obrigatória para estudantes e funcionários, investigação e responsabilização nos casos de discriminalização, cotas trans e direito de estudantes bolsistas a dupla gratuidade no “bandejão” (restaurante universitário).
Ao longo da semana passada, outros centros acadêmicos participaram da ocupação, como o de Psicologia (CAPSI), Letras (Clarice Lispector), Jornalismo (Benevides Paixão), além de organizações como União da Juventude Comunista (UJC) e o coletivo de alunos bolsistas Da Ponte Pra Cá. Os centros acadêmicos de Direito, o 22 de Agosto, e dos cursos da Faculdade de Economia e Administração (FEA), o Leão XIII, após assembleias realizadas com seus alunos, não aderiram ao movimento.
Os piquetes foram colocados no último dia 21, com o intuito de bloquear diversas salas e passagens dos prédios. Entretanto, a ocupação teve seu início apenas na quinta-feira (22), quando os estudantes dormiram no campus Monte Alegre. A ocupação só foi decretada oficialmente no dia seguinte, em assembleia geral, sendo determinado também que os estudantes passariam o final de semana na universidade.
Criminalização do movimento estudantil
Os jovens que estavam lutando por suas reivindicações foram surpreendidos com uma liminar judicial, assim que foram tentar conversar com o reitor. A FUNDASP, mantenedora da PUC-SP, entrou com o pedido porque desde o dia 19 as entradas para o edifício Cardeal Motta, conhecido como “prédio velho”, foram bloqueadas, assim como uma das entradas do “prédio novo” (edifício Reitor Bandeira de Mello). Alegaram também uma mobilização para coleta de mantimentos, o que sinalizaria uma ocupação por um tempo maior do que poderiam prever.
A liminar coloca os alunos como invasores da universidade, visto que pedem uma restituição de posse do imóvel. Ao todo, são 92 páginas de processo, no qual quatro estudantes são citados, com fotos e contas de rede social. Em assembleia que aconteceu no mesmo dia, estudantes negros representados pela Coletiva Saravá deixaram sua indignação pelos adjetivos no documento.

Representantes de diversos comitês em apoio à ocupação e alunos de vários cursos se reuniram na área da “prainha”. As falas tiveram início na voz da presidenta do CACS, Renala Francisco Fernandes, que reafirmou as pautas defendidas pelo comitê de greve e deu detalhes da reunião com a reitoria. “Foi feito um debate, a gente apresentou os pontos de reivindicação, e a reitoria respondeu de uma forma muito genérica”, apontou. A aluna continua: “Sobre o curso de letramento de raça e gênero, falaram que já existe esse programa e que, de certa forma, seria ampliado, mas não eram os termos em que a gente está falando”. Os relatos do comitê de greve terminaram afirmando que “tanto a questão do ‘bandejão’, quanto das cotas raciais e trans não foram definidas. A gente saiu de uma reunião hoje em que não teve nada firmado”.
Durante o discurso de Renala, o reitor Vidal Serrano apareceu, quase como de surpresa, para compor a assembleia. “Caso a ocupação de fato continue, que o reitor tenha uma posição à lá Nadir Kfouri, e que não deixe que a polícia militar entre na PUC-SP”, finalizou a presidenta do CACS.
Em entrevista à AGEMT, o estudante de Direito Hector Batista, militante da UJC e da União Estadual dos Estudantes (UEE), afirmou: “A gente teve uma reunião com a vice-reitora e algumas pessoas do gabinete, pois o reitor estava no Rio de Janeiro em uma atividade com todas as PUCs do Brasil. Foi quando a gente soube da liminar da FUNDASP”. Ele comenta também sobre a presença do reitor na assembleia: “A gente ficou na expectativa de que ele pudesse vir falar com os estudantes, já que foi uma sugestão feita pelo nosso comitê, mas não tinha certeza de que ele apareceria de fato. A gente considera uma surpresa, principalmente pro público em geral”.

A sequência da assembleia se deu com falas dos representantes de diversos coletivos e centros acadêmicos da universidade. Letícia Chagas, professora da PUC-SP e advogada formada pela primeira turma de cotistas étnico-raciais da USP, marcou presença em um discurso de repúdio à liminar. “Reitor, os meus alunos não estão sozinhos. A negritude da PUC está muito forte porque não está só”, disse. A docente continua: “Foi um absurdo o que fez a FUNDASP, encampando um processo contra nomes específicos de alunos. Como o senhor pode ver, isso aqui não são cinco alunos, isso aqui é um mundo inteiro”.
Durante a assembleia, o estudante do curso de Ciências Sociais e militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), Pedro Bezerra, criticou os métodos da FUNDASP: “Eu estou aqui para dizer que não vai ter reitoria e nem Fundação que vai nos intimidar e nem nos desarticular. Na noite de quarta-feira [21], um funcionário da PUC-SP, de crachá azul, foi dentro do centro acadêmico [de Ciências Sociais] e pediu o nome de quatro estudantes. São esses quatro que estão citados nominalmente no processo”
Como forma de manter a segurança dos estudantes presentes na manifestação, os representantes dos coletivos e centros acadêmicos reafirmaram para os alunos não darem seus nomes a nenhuma autoridade de justiça. Em grupos de WhatsApp criados para organizarem as atividades da ocupação, circulavam listas de nomes dos estudantes que dormiram na universidade. Tal ação foi então alertada pelos administradores dos grupos, com o risco dos nomes serem incluídos em outros processos judiciais. Por isso, muitos dos alunos optaram por não fornecerem seus nomes completos e cursos para a AGEMT.
A representante do Comitê de Estudantes em Solidariedade ao Povo Palestino (ESPP), Aiumii, expressou críticas à forma como a reitoria tem tratado os casos de arabofobia na PUC-SP. Em fevereiro e março de 2025, houve dois casos de mensagens com ameaças de morte em tom de limpeza étnica nas paredes do banheiro do “prédio velho”.
“Já há um ano, a gente denuncia para essa reitoria que houveram casos de ameaça de morte contra alunas árabes nessa faculdade. A resposta que deram para a gente todas as vezes foi que isso não é prioridade da faculdade”, disse Aimuii. Em sequência, a estudante afirmou: “A lágrima de sangue que chora a mãe que perdeu um filho martirizado para a PM, é a mesma lágrima que as mães palestinas choram quando perdem seus filhos”.
Estudante do segundo semestre de Direito, Gustavo Xavier dialogou diretamente com o reitor. “O que a gente está buscando aqui é uma emancipação estudantil. Uma emancipação dos estudantes negros, dos estudantes LGBT, de todos os estudantes” afirmou. Ele continua: “Eu pago 5 mil reais para ser discriminado. Eu não sou um invasor. O que for conquistado aqui, se deliberado, vai mudar vidas, vai mudar a história da PUC-SP”.
Posicionamento dos professores e funcionários
Durante a segunda-feira (26), os estudantes em ocupação organizaram mais uma assembleia, dessa vez em conjunto com as Associações dos Funcionários (AFAPUC) e dos Professores (APROPUC). Chamada de “Assembleia dos Três Setores”, o evento reuniu forças com as demais entidades da universidade, além de resgatar demandas do corpo docente e dos funcionários.

Durante a reunião, que teve uma sessão matutina e outra noturna, os alunos em manifestação leram uma carta escrita à FUNDASP, listando as exigências do movimento. As demandas foram levadas à uma reunião com o padre Rodolpho, marcada pelo mesmo inegociavelmente às 10 horas da manhã da própria segunda-feira (27) uma hora antes do agendado para a primeira sessão da assembleia.
Representantes dos setores associados aos funcionários e professores, Rodrigo Mariano Costa e João Teixeira, respectivamente, fizeram suas falas em apoio ao movimento de ocupação da PUC-SP.
Em discurso individual, Teixeira ratificou críticas à FUNDASP, a partir de denúncias feitas pelo Movimento Estudantil. O professor reafirmou a diferença salarial de até 50% entre os professores negros recém contratados como assistentes de ensino - mesmo possuindo formação de mestres, doutores e pós-doutores -, e professores brancos com a mesma experiência. Quando a militante da Coletiva Saravá, Ica Nishimoto, disse “Isso é racismo!” durante a fala de Teixeira, o professor consentiu com a cabeça.

O fim da assembleia diurna foi um ato de protesto realizado na frente do prédio da FUNDASP, onde os alunos se dirigiram para a sede para recepcionar a saída da equipe do comitê de paralisação, que tinha comparecido à reunião com o padre Rodolpho. No entanto, não foram resolvidas as questões dos estudantes e sim feita uma oferta: retirar os piquetes da universidade, realizada pelos próprios alunos durante a noite, com o intuito de remover a liminar. No dia seguinte, terça-feira (27) houve mais uma conversa com o sacerdote, e nesta, enfim, o acordo para o fim da paralisação foi alcançado.
Fala do reitor Vidal Serrano
O reitor Vidal Serrano se mostrou aberto para dialogar com os alunos na assembleia de sexta-feira e solidário às pautas levantadas. “Na reitoria, temos um compromisso de portas abertas, então qualquer estudante que quiser falar comigo, é só marcar e será recebido. Acho as reivindicações de vocês legítimas, especialmente a questão relacionada ao ‘bandejão’”. Neste momento, os estudantes em frente à mesa questionaram juntos: “E o racismo?”, sendo respondidos pelo reitor com “o racismo também”.

“Eu me comprometo com todas as questões raciais que estão colocadas por escrito em uma carta que vou deixar aqui, e vocês lêem depois”, continuou o reitor, que após o movimento dos alunos gritarem “lê” repetidamente, fez a leitura do documento.
A carta apresentada pela reitoria consiste em cinco pontos com os quais ela se compromete, “sem prejuízo de futura construção conjunta e coletiva”. Dentre os tópicos listados estão “letramento racial; reformas nos cursos de graduação com o compromisso de efetivação de currículos antirracistas; restaurante universitário (qualidade da comida fornecida, expansão imediata da bolsa alimentação e dupla alimentação para todos os bolsistas); garantia de devida apuração a todo ato discriminatório e negociações quanto a permanência do programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas”.
Em defesa do segundo ponto levantado na carta, Serrano apresentou as ações já feitas pela reitoria. “Nós estamos avaliando todos os cursos da graduação aqui, ouvimos 800 estudantes nos últimos dois meses e queremos apresentar para uma comissão de cada uma das faculdades o resultado dessa avaliação”. Em sequência, ele reconheceu déficits nos cursos: "É verdade que há aspectos relacionados à estrutura da universidade e à população que são deficitários, mas também é que vários dos nossos cursos precisam ser melhorados. Melhorados do ponto de vista científico e acadêmico”.

Ao fim da leitura da carta, o reitor foi questionado quanto à liminar que criminaliza os estudantes como “invasores” do campus, e se poderia fazer alguma mediação com a Fundação. “Queríamos garantir que ele se comprometesse com o diálogo com a Fundação, para que não haja nenhuma retaliação futura. Daqui a seis anos, com a gente formado, ainda podemos estar com uma dívida enorme por conta dessa liminar”, disse Renala Fernandes.
Em resposta, Serrano afirmou: "essa liminar não partiu da reitoria, em primeiro lugar. Nós não sabíamos. Eu não sou favorável a isso, não acho que seja correto entrar com ação contra os estudantes. Não sei se eu vou conseguir [remover a liminar], mas me comprometo a dialogar com a Fundação”. Após a presença do reitor na universidade, um primeiro comunicado foi divulgado via Instagram a fim de pontuar quais reivindicações seriam estudadas pela reitoria.
Várias outras exigências quanto à administração da universidade foram feitas ao reitor na assembleia. Pautas como o posicionamento frente à questão da solidariedade aos povos palestinos, a implementação de cotas para pessoas trans, entrada de alunos indígenas na universidade e até a presença do padre Rodolpho, diretor executivo da FUNDASP, para circular e ver a situação do campus foram levantadas.
Nesse momento, o reitor se despediu dos estudantes presentes, que se manifestaram contra sua ida. Enquanto pediam a Serrano “professor, tem mais”, este respondia “eu preciso ir embora, tenho outro compromisso”.
Após sua saída, a assembleia seguiu, até uma votação realizada pelos alunos onde, por unanimidade, foi determinada a continuação da ocupação até segunda-feira (26), com alunos permanecendo dentro da universidade durante o final de semana.
Com a continuação do movimento durante os dias e as reuniões com o padre, a paralisação chegou ao fim. O pedido de Rodolpho foi acatado pela comissão de greve e repassado para os demais. No mesmo dia, as barreiras foram retiradas e devolvidas às devidas salas de aula. Na terça-feira (27), houve mais uma conversa com o diretor executivo da Fundação São Paulo que exigiu o fim da ocupação em troca do fim da liminar.
Mesmo com um fim o movimento saiu muito vitorioso e em suas redes sociais publicou.
Estudantes da PUC-SP ocuparam a universidade a partir da noite de quinta-feira (22), em reivindicação de políticas antirracistas e melhorias na infraestrutura do campus Monte Alegre. Os alunos passaram as noites de 23 a 26 de maio no edifício Cardeal Motta, conhecido como “prédio velho”, organizando manifestações e palestras em defesa de suas demandas.
Os Centros Acadêmicos de Ciências Sociais (CACS), Serviços Sociais (CASS), Relações Internacionais (CARI) e a Coletiva Afroindígena Saravá já organizavam a paralisação geral de seus cursos desde 19 de maio. Após assembleia geral com a presença do reitor Vidal Serrano, na sexta-feira (23) à noite, o comitê de greve definiu o início da ocupação.
Como foi a ocupação?
Em entrevista à AGEMT, o graduando de Direito Hector Batista, militante da União da Juventude Comunista (UJC) e da União Estadual dos Estudantes (UEE), conta como foi o processo.

“Foi uma experiência incrível de conexão com muitos estudantes, que vieram, ou para passar a noite, ou para participar de algum momento do dia, com apoio até de professores que vinham aqui nos ajudar”, apontou o militante. “Foi um processo coletivo importante pra gente se fortalecer enquanto Movimento Estudantil, mas também para criar uma conexão com os outros alunos”, completou.
Durante a ocupação, os estudantes organizaram diversos eventos no campus, como rodas de conversa, aulas abertas, oficinas de confecções de cartazes, atividades esportivas e atos de protesto.
Hector descreveu como foram as atividades estruturadas pelo comitê de greve. “Teve uma palestra para falar sobre a questão da Palestina, uma para falar sobre o que é o CONSUN [Conselho Universitário], o CONSAD [Conselho Nacional de Secretários de Administração], a reitoria e a FUNDASP. A gente decidiu que não estamos deixando de ter aula, mas estamos construindo as nossas próprias aulas aqui durante o dia”, afirmou.
O movimento foi abraçado por muitos alunos e familiares que, mesmo não podendo estar presentes na ocupação durante os dias, colaboraram com doações de refeições e em dinheiro para o comitê. Alimentos e itens essenciais de cuidado foram fornecidos para que os estudantes que passaram as noites pudessem se manter.
“A gente acordava todos os dias bem cedo e tomava café da manhã em coletivo, então a gente recebeu muita doação de alimentos”, conta Hector. Ele continua: “A galera trouxe fruta, pão, tudo que a gente precisava. A mãe de um estudante nos trouxe até um caldo de mocotó para comermos, então foi um processo bem interessante”.
De acordo com Hector, os estudantes se dividiram em comissões para cuidar dos diferentes aspectos da ocupação. “A gente se dividia em tarefas: tinha a comissão de alimentação, de limpeza e de segurança, que precisava ficar de olho o tempo todo aqui pra caso a gente tivesse algum problema nas entradas”.
Toda a função de cuidado e limpeza dos espaços da universidade ficou por conta dos próprios alunos. Os centros acadêmicos e salas utilizadas passaram por uma faxina completa, assim como todos os bloqueios de cadeiras e mesas presentes no prédio foram removidos na noite de segunda-feira (26). Nas palavras do estudante de Ciências Sociais e militante do PCBR, Pedro Bezerra, durante assembleia realizada na manhã de segunda-feira (27) não seria justo deixar aos funcionário da universidade cuidarem do espaço utilizado ao longo da ocupação pelos próprios alunos.

Em uma assembleia organizada com os três setores da PUC-SP - estudantes, funcionários (representados pela Associação de Funcionário da PUC, AFAPUC) e professores (Associação de Professores da PUC, APROPUC) -, na segunda-feira (26), foi realizada uma votação sobre a continuidade da ocupação. O comitê de greve propôs que os alunos desocupassem o campus na mesma noite ou na manhã do dia seguinte, após reunião com o padre José Rodolpho Perazzolo, diretor executivo da FUNDASP.
Após consulta realizada nas duas sessões da assembleia (diurna e noturna), a decisão foi de manter a ocupação até o dia seguinte. Pela manhã, foi determinado que os estudantes voltassem para suas casas e o movimento de paralisação terminasse após conversa com a Fundação.
Em comum acordo entre movimento estudantil e reitoria, o fim da manifestação foi comunicado através das redes sociais das partes na noite de terça-feira, com retorno normal das atividades no campus Monte Alegre na quarta-feira (28).
Alunos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) realizaram uma ocupação no campus Monte Alegre nesta semana, protestando contra o posicionamento da reitoria frente cobranças sobre falhas na infraestrutura e casos de discriminação nos cursos. Na sexta-feira (23), o reitor Vidal Serrano compareceu a uma assembleia geral para conversar com os estudantes. Após o diálogo foi determinado que a ocupação iria durar até segunda-feira (26).
As manifestações começaram na segunda-feira (19) e tiveram seu estopim em uma assembleia organizada pelo Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI), na quarta-feira (21), que definiu a interrupção das aulas no curso. Os Centros Acadêmicos de Ciências Sociais (CACS), Serviços Sociais (CASS), Relações Internacionais (CARI) e o Coletivo Negro Saravá também participaram da assembleia e aderiram à organização dos atos. Seus respectivos cursos estão com aulas suspensas desde o início da semana.
A assembleia do Centro Acadêmico de Psicologia
Os estudantes iniciaram os protestos com base em denúncias feitas por alunos sobre os casos de racismo, infraestrutura da universidade, permanência estudantil e atitudes da reitoria diante desses ocorridos na universidade, nos últimos 2 anos.
Durante a assembleia, a vice-presidente do CAPSI, Ana Julia Araujo, comentou sobre as reclamações dos estudantes: “Uma das pautas colocadas foi o fechamento do curso de pós-graduação de Relações Internacionais, o programa San Tiago Dantas, essencial na pesquisa da causa dos povos palestinos”. Ela também aponta falta de diálogo entre a Fundasp (mantenedora da PUC-SP) e o corpo docente e discente do curso antes de tomar a decisão de encerrar o programa.
Outras denúncias incluem atos de racismo por parte dos docentes dos cursos de História e Ciências Sociais. Em um caso relatado à Folha de S. Paulo, em 2024, uma aluna - única não branca de sua sala - afirmou ter sofrido racismo de uma professora no curso de História. Quando denunciada pela aluna à ouvidoria, a Fundasp afirmou que não iria afastá-la, pois seria muito caro à fundação, devido aos 40 anos de trabalho da professora para a universidade.
Em entrevista à AGEMT, Athos Soares, estudante de Ciências Sociais, conta que um aluno do curso, ao tentar entrar na sala de aula, foi barrado e questionado por um segurança a respeito da sua permanência no local.
O ápice das denúncias ocorreu nesta semana, com a queda de parte do teto do edifício Cardeal Motta, conhecido como “prédio velho”, durante a assembleia do CACS, na segunda-feira (19). Discentes que gostariam de ser deixados em anonimato afirmam à AGEMT terem visto um grupo de crianças em excursão na área minutos antes do ocorrido.
Na manhã de quarta-feira (21), um vídeo de um rato andando pelo refeitório universitário circulou pelas redes sociais, interditando o espaço e alarmando os estudantes sobre a higiene do local.
Após os Centros Acadêmicos dos cursos da Faculdade de Ciências Sociais (FACSOCS) aderirem à paralisação no início da semana, o resultado da votação dos alunos de psicologia foi de unanimidade entre os presentes na assembleia, por 193 a favor da interrupção das atividades curriculares.
Definida a paralisação, os estudantes realizaram piquetes nas entradas do prédio Cardeal Motta, utilizando mesas e cadeiras para bloquear os acessos ao edifício e às entradas das salas dos cursos de Ciências Sociais, Serviços Sociais e Psicologia.

Na manhã da quinta-feira (22), o acesso ao campus pela rampa da Rua Monte Alegre (que estava bloqueado) foi aberto para a circulação dos funcionários. Espaços em meio aos piquetes para que os alunos acessassem as salas de aula também foram liberados, mas as cadeiras ainda estavam presentes, revelando a constante presença dos alunos.
Posicionamento dos outros centros acadêmicos
Os protestos foram oficialmente apoiados pelos Coletivos Da Ponte pra Cá - frente organizada por alunos bolsistas -, União da Juventude Comunista (UJC), Movimento Correnteza e pelo Centro Acadêmico de Jornalismo Benevides Paixão (Benê).

O Centro Acadêmico 22 de Agosto, do curso de Direito, sob a gestão Alvorecer, inicialmente não havia aderido à paralisação, mas na manhã desta quinta-feira (22), a gestão convocou uma assembleia para decidir o posicionamento dos alunos.

Após referendo via formulário on-line, à 00h de sexta-feira (23), por 504 votos o curso manteve sua posição e não se uniu ao movimento.
O Centro Acadêmico Leão XIII, da Faculdade de Economia e Administração, realizou manifestações publicamente e convocou uma votação virtual na quinta-feira (22) para decidir se iria aderir à interrupção das atividades. O resultado, divulgado na sexta-feira (23), definiu que o centro acadêmico não irá aderir à ocupação, por preocupações com o calendário acadêmico e prejuízo nas disciplinas
Exigências do protesto e os cortes da Fundasp
Em carta de proposta aberta assinada pelo CACS, CASS, CARI e pelo coletivo Saravá, os alunos apresentam algumas das demandas gerais para a reitoria da universidade, entre elas o congelamento e diminuição das mensalidades dos cursos, a abertura de contas da Fundasp e a implementação de cotas para pessoas trans.
Em meio às exigências, se destacam a elaboração de um currículo anti-racista na universidade e cursos de letramento racial e de gênero aos professores. “A gente vê um sucateamento gigantesco entre os professores, por exemplo, docentes negros sendo contratados depois de muita luta, mas recebendo salários menores que os brancos”, conta Athos. Sobre as novas contratações, ele acrescenta, “esses funcionários são contratados não como professores, mas sim como assistentes de ensino, sendo excluídos da carreira, mas ainda exercendo função como docentes”.
Em relação aos estudantes bolsistas, o ativista retoma: “Fica muito difícil para os alunos entrarem e se manterem em uma universidade que não pagam, mas também não lhes são oferecidos planos de carreira”, em referência à identificação do aluno com o corpo docente e a qualidade de ensino oferecida pela universidade. Tais movimentos reiteram que, para a Fundasp, “há a necessidade de manutenção de um estado de profissionais que foram formados há muito tempo e que têm um currículo desatualizado para o nível dos estudantes”, completa Athos.

Durante a assembleia, os protestantes questionaram a falta de disponibilização de bolsas para alunos pretos, pardos e indígenas, assim como a remoção do programa de bolsas integrais nas refeições do restaurante universitário. “O programa de bolsas do ‘bandejão’, que antes eram de duas refeições ao dia, agora é reduzido a uma, para todos os bolsistas menos os do FIES” (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), afirma Athos. O estudante ainda manifesta: “a galera mais fodida, que se endivida pelo o resto da vida para entrar na universidade, não tem direito nem a comer dentro do campus”.
Os alunos exigiram uma resposta mais firme e imediata da reitoria e da FUNDASP quanto aos casos de injúrias raciais. Uma das exigências presentes na carta proposta é a de “ação institucional contra alunos, professores e funcionários envolvidos em casos de preconceito e abuso em geral reconhecido pelo corpo discente”. Ao longo da manifestação de quarta (21), Athos, membro do Movimento Correnteza, disse: “eu pago cinco mil reais pra vir pra cá sofrer racismo. Vocês acham isso justo?” se dirigindo à plateia de quase 130 pessoas.

Com a apuração dos últimos editais de bolsa, é notável que de forma gradativa, a universidade tem feito cortes nos programas de bolsa. A Fundasp, nos últimos 10 anos, reduziu o número de bolsas em 92,89%. O que antes eram 450 bolsas integrais filantrópicas se tornaram somente 32. Vale ressaltar que esse número é dividido entre todos os cursos.
Segundo apurações do Centro Acadêmico de Psicologia, nesse ano não houveram vagas ofertadas pelo PROUNI (Programa Universidade para Todos) nos cursos de História, Ciências Sociais, Pedagogia, Serviço Social, Jornalismo, Arte: História Crítica e Curadoria, Comunicação e Multimeios, além de Publicidade e Propaganda. Ainda, só foi disponibilizada uma bolsa para pessoas PPI (pretos, pardos e indígenas) em cursos como Psicologia, amplamente procurado.
O que diz a PUC?
Ao ser questionada pela AGEMT, a assessoria da reitoria afirmou que “a manifestação desta quarta-feira (21/5) afetou brevemente a normalidade do Campus Monte Alegre”. Em outro comunicado, direcionado ao portal de notícias CNN, a universidade ressalta: “a nova Reitoria da PUC-SP está e sempre esteve aberta ao diálogo com todos os alunos. Embora as pautas levantadas sejam de relevo, a manifestação desta quarta-feira envolveu um grupo minoritário de estudantes de cursos do edifício Cardeal Motta”.
No entanto, a assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (22) pelo Centro Acadêmico de Direito reuniu mais de 300 alunos de cursos variados na área da quadra da universidade, segundo a presidente do centro acadêmico, Lais Hera, durante o evento. O conjunto de protestantes presentes nestas manifestações durante os horários das atividades curriculares já ultrapassa este número e vem crescendo cada vez mais.
Os estudantes organizaram uma programação durante a semana, que inclui assembleias gerais entre os centros acadêmicos, aulas abertas e palestras na quinta-feira (22) e na sexta-feira (23).
"Retomadas", uma obra coletiva que documenta e analisa um dos episódios mais controversos do circuito artístico brasileiro nos últimos anos, foi lançado no final de março. A publicação é fruto de um processo de resistência e reflexão desencadeado após o veto de 2022, de obras que retratavam a luta de movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de manifestações de povos indígenas. As imagens de fotógrafos como Edgar Kanaykõ Xakriabá, André Vilaron e João Zinclar foram alvo de censura sob o argumento de que poderiam "ferir a neutralidade institucional" - de acordo com nota publicada pelo MASP.
Como protesto, o núcleo curatorial Retomadas, coordenado pelas curadoras Sandra Benites e Clarissa Diniz, optou naquele momento por retirar inteiramente sua contribuição da mostra. A atitude provocou uma intensa onda de críticas nas redes sociais, manifestações públicas de artistas e movimentos culturais.
Diante do impacto do veto, a equipe curatorial e os artistas envolvidos organizaram-se em torno da criação de uma publicação que não apenas resgatasse o conteúdo originalmente censurado, mas também refletisse sobre o papel das instituições culturais na disputa por memória, território e narrativa no Brasil.
O livro "Retomadas", publicado pela Editora Expressão Popular em parceria com os próprios artistas e movimentos sociais, reúne ensaios críticos, textos curatoriais, relatos de bastidores, manifestos, além das obras que haviam sido originalmente vetadas. Também faz parte da obra uma seleção de textos de intelectuais indígenas e militantes do MST.
No lançamento do livro, no início do ano, a curadora Clarissa Diniz destacou que “o livro é mais do que um documento histórico. É um instrumento de retomada simbólica dos nossos corpos e narrativas dentro dos espaços de poder.” E para ela, o livro vai além: “Não se trata apenas de denunciar um ato de censura, mas de propor um novo modelo de diálogo entre arte, política e sociedade.”

Mas em entrevista à AGEMT, Clarisse afirma que a mudança não foi tão profunda assim: "O MASP havia nos informado que haveria discussões autocríticas para as quais Sandra Benites e eu também seríamos convidadas a participar. Não chegou a nós nenhum convite ou informação sobre esse tipo de movimento. Receio dizer que não duvido que pouco (ou nada) tenha mudado na instituição, apesar de acreditar que algumas das pessoas que viveram essa experiência foram, elas sim, transformadas.”
A publicação de Retomadas marca não apenas a superação de um episódio de censura, mas a consolidação de uma articulação mais ampla em torno do direito à representação nos espaços culturais. O título faz referência às retomadas de terra por povos indígenas e pelo MST, mas também às retomadas simbólicas dentro das instituições: espaços que ainda hoje resistem à presença de corpos racializados, periféricos e insurgentes.
O livro está disponível em formato impresso e digital, e será acompanhado por uma série de debates, oficinas e rodas de conversa em diferentes cidades do Brasil, com o objetivo de levar a discussão a universidades, escolas, ocupações e territórios em luta.
O jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975, foi declarado, no dia 18 de março, anistiado político post mortem pelo governo. A decisão foi publicada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) no Diário Oficial e, além do reconhecimento, a decisão incluiu uma reparação mensal permanente para a viúva Clarice Herzog, no valor correspondente ao cargo que o jornalista ocupava antes do assassinato, de diretor do Departamento de Jornalismo da TV Cultura, equivalente a R$ 34.577,89.
Em nota, o Instituto Vladimir Herzog, criado para preservar a memória do jornalista e destacar problemas da sociedade causadas pelo golpe de 1964, celebrou a conquista: “Este importante reconhecimento, que ocorre após 49 anos de luta incansável por memória, verdade, justiça e democracia, liderada por Clarice, é tão mais simbólico, pois, acontece em 2025, marco de 50 anos do assassinato de Vlado. Seguiremos confiantes de que o Estado Brasileiro cumprirá com, além deste, todos os demais pontos resolutivos da Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Caso Herzog”.
O agora anistiado, foi preso, torturado e morto em São Paulo, pela ditadura militar. Em 1975, o jornalista foi convocado pelos militares a prestar depoimento dentro do DOI-Codi sobre uma possível ligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB), mas nunca mais retornou para a família.

Apesar disso, a versão oficial da época divulgada pelos militares, foi que Herzog teria se suicidado dentro da cela de confinamento. No entanto, investigações comprovaram que a causa da morte teria sido após o jornalista passar por tratamentos de tortura. Mas foi somente em 2013 que a Justiça de São Paulo determinou uma mudança na causa da morte no atestado de óbito de Herzog. Agora, no documento consta: “morte causada por asfixia mecânica por enforcamento em decorrência de maus tratos sofridos durante interrogatório em dependência do 2º Exército (DOI-Codi)”.
Para o filho do jornalista, Ivo Herzog, esse reconhecimento não aconteceria sem a disposição da família de lutar pela memória do pai. “São quase 50 anos de luta iniciada pela minha mãe na busca da verdade e justiça. Esta reparação concedida agora de alguma forma colabora neste processo de busca pela justiça e poderá ajudar que minha mãe tenha segurança na atual etapa de sua vida”, declarou em entrevista à Agemt.

Ivo ainda relata que ainda há muito o que ser conquistado. Em abril de 2024, a Comissão da Anistia concedeu o título de anistiada para Clarice Herzog e o Estado oficializou um pedido de perdão à viúva, em reconhecimento aos anos de perseguição e pela resistência em não aceitar o silenciamento do governo em torno do desaparecimento e assassinato do marido.
“Há 4 pedidos de Anistia na Comissão de Anistia: Meu pai, minha mãe, eu e meu irmão. Só concederam o da minha mãe. Ou seja, o pedido de perdão até este momento somente foi feita para a minha mãe. Estamos cobrando o mais importante pedido de perdão que seria para o que foi feito ao meu pai”, declarou Ivo.
O filho mais velho do casal também diz se orgulhar da luta e das conquistas feitas em nome do pai e acredita que, se pudesse descrever o que Vladimir Herzog acharia de todos os atos feitos em reconhecimento da memória dele, seria orgulho. “Acho que ao longo destes quase 50 anos conseguimos cuidar bem da ‘memória’ dele. E talvez ainda mais importante, de forma natural a sociedade brasileira trata com muito carinho a história do meu pai. Acho que isto significa realmente muito”, acrescentou.








