Grande nome da luta antirracista, pensadora reforça sua aliança com vozes progressistas do Sul Global
por
Ana Julia Mira
Victória Miranda
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06/05/2025 - 12h

Uma das principais vozes do feminismo negro, Angela Yvonne Davis, fez parte do grupo revolucionário “Panteras Negras” e do Partido Comunista dos Estados Unidos. Além disso, foi amiga de Herbert Marcuse, um dos principais filósofos da Escola de Frankfurt. Marcuse foi seu orientador durante o tempo em que ela passou na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e a incentivou a explorar suas ideias revolucionárias de forma mais profunda. Ele foi uma grande influência sobre seu entendimento do socialismo, feminismo e teoria crítica. "A liberdade é uma luta constante. Não há fronteiras para a luta pela liberdade", diz trecho do livro "A liberdade é uma luta constante”, um de seus livros de grande repercussão.

Angela Davis tem uma forte ligação com a música, especialmente com o jazz. Ela costumava frequentar os clubes de jazz em Los Angeles e é fã de artistas como John Coltrane e Miles Davis, cujos trabalhos influenciaram sua visão artística do mundo. Além disso, Davis mantém uma profunda admiração pelo Brasil. Suas visitas ao país ao longo dos anos, revelam não apenas um interesse político, mas também um verdadeiro afeto pela cultura brasileira e pelos movimentos sociais locais. “Tive a oportunidade de conhecer Lélia Gonzalez, e minha percepção é que nós temos muito o que aprender com os movimentos do Brasil”, disse ela em sua passagem a São Paulo em 2019 durante sua participação em um ciclo de debates e palestras que aconteceu também no Rio de Janeiro.

Ela reconhece no Brasil um território fértil para o debate sobre raça, gênero e justiça social  “Há uma vibração, um pulso coletivo nos jovens, principalmente nas mulheres negras e jovens, que é muito grande”, diz Davis. Esse carinho pelo país latino-americano se estende desde 1997, quando esteve pela primeira vez em nosso solo, mais especificamente na Bahia, em evento que celebrava o legado da ativista negra Lélia Gonzalez. No geral, em todas as suas passagens pelo país, participou de conferências, encontros com lideranças de movimentos negros e feministas, além de fortalecer laços com intelectuais e artistas comprometidos com a transformação social.

Davis afirma ver no país uma esperança para a luta das mulheres negras e não enxerga a necessidade de buscarem nela uma referência para o feminismo negro, quando ela mesma aprende com figuras como Marielle Franco, Carolina de Jesus e Lélia. Também se posicionou incisivamente diante de questões políticas brasileiras. Durante o lançamento de sua autobiografia “A liberdade é uma luta constante”, pela editora Boitempo, em 2019, se mostrou atenta ao cenário nacional ao defender a liberdade de Luiz Inácio Lula da Silva, hoje presidente da República. No mesmo evento, Davis pediu justiça por Marielle Franco, que havia sido vítima de assassinato no ano anterior. 

Angela retornou ao Brasil, em 2024, para participar da abertura da terceira edição do Festival LED falando sobre a educação como ferramenta para a libertação, momento em que exaltou outra figura brasileira: Paulo Freire, dizendo o considerar o maior educador do mundo. Durante o evento, também se posicionou contra a PL Antiaborto, que estava em discussão na época, e a retirada do livro “O menino marrom” de escolas municipais de Minas Gerais. Afirmou que esses movimentos fazem parte de um crescimento conservador que vem afligindo todo o mundo.

Pesquisa aponta redução de cerca de 7 milhões de leitores no Brasil nos últimos quatro anos
por
Ana Clara Souza
Juliana Salomão
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12/05/2025 - 12h

No dia 23 de abril, quando se celebra o Dia Mundial do Livro, a homenagem aos autores e obras contrasta com um cenário preocupante: o Brasil está lendo menos. Dados da 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro, revelam uma redução de 6,7 milhões de leitores nos últimos quatro anos, reacendendo o debate sobre os desafios de manter a leitura como hábito em meio a transformações culturais e digitais. Em 2024, a pesquisa apontou que 53% da população, o que corresponde a 93,4 milhões de pessoas, é composta por não leitores. Isso significa que mais da metade dos brasileiros não leu um único livro, e nem mesmo parte dele, nos últimos três meses. 

“São fatores multifacetados. Não é um único problema. Acho que a queda na leitura do povo brasileiro reforça questões estruturais como, por exemplo, a desigualdade social", diz Bruna Martiolli, mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Minho, em entrevista à AGEMT. Ela reforça que questões estruturais, como a desigualdade social, impactam diretamente o acesso à leitura.

Segundo a pesquisa, um dos principais pontos é a disparidade entre as classes sociais. Enquanto 3 milhões de pessoas da classe A são consideradas leitoras (62% desse grupo), nas classes D e E, apesar de o número absoluto ser maior — 19 milhões —, o índice proporcional cai para apenas 35%.

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Foto: Reprodução/Retratos da Leitura no Brasil 


Em Portugal, por exemplo, o público tem consumido cada vez mais livros, registrando um aumento de 9% nas vendas de 2024 em relação ao ano anterior, segundo a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL). Em entrevista à revista Executive Digest, o presidente da APEL afirmou que este fenômeno é fruto de um esforço coletivo que envolve pais, educadores, autores, organismos públicos e, inclusive, a influência de criadores de conteúdo. Enquanto os portugueses estão tirando proveito das mídias digitais, o Brasil enfrenta barreiras que vão muito além das distrações das telas. Para a professora Bruna, essa contradição revela que o problema na queda da leitura dos brasileiros não se resume a fatores como globalização ou ao uso cada vez maior das redes sociais.

“A gente lida com um país que vive no auge da desigualdade social. A falta de acesso a livros é um problema, e a falta de interesse em ler é outro”, diz ela, que reforça a falta de espaços de incentivo à leitura, como bibliotecas públicas e comunitárias no Brasil, até os altos índices de analfabetismo que persistem e excluem milhões. 

Interesse pela Leitura

Mesmo em um mundo dominado pelo digital, Bruna Martiolli diz não ter “a menor dúvida de que a literatura não corre perigo algum”, pois "por mais globalizados e conectados que estejamos, os seres humanos não conseguem abrir mão daquilo que faz parte da sua essência — a busca pelo sentido, beleza e reflexão da vida. Cedo ou tarde, a literatura encontra o seu lugar", garante. Ainda que o interesse imediato pareça diminuir entre os mais jovens, o fascínio pela leitura, que se mantém desde o surgimento do livro, nunca desapareceu; o encanto apenas se manifesta em momentos diferentes para cada leitor.

Como é o caso da influenciadora digital e apresentadora Giovanna Souza, conhecida como Gih Souza nas redes sociais. “Na minha escola, existia aquele estereótipo do ‘nerd’ que fica lendo. E eu pensava: ‘Não vou ler, não vou ser a nerd que fica lendo’. Deixei esse meu lado pra lá e, na pandemia, comprei um Kindle [aparelho para leitura digital]. Eu falei: ‘Vou voltar a ler’, e comecei a ler muito”, orgulha-se.

O Kindle, dispositivo que permite o acesso e a leitura de diversas obras, é um exemplo da popularidade do mercado de livros digitais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen BookData, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro, 30% dos leitores brasileiros compraram livros tanto em formato físico quanto digital no ano de 2024, enquanto 14% optaram exclusivamente pelo formato digital.

Nesse cenário de transformação nos hábitos de leitura, os criadores de conteúdo digital têm desempenhado um papel na aproximação dos jovens da leitura, adaptando ou “mastigando” as obras para os usuários e seus seguidores, por meio de storytellings que funcionam nas redes sociais e no universo dos algoritmos e vídeos curtos. “Acho que elas [as adaptações] incentivam, sim. Tanto que meus maiores vídeos são quando eu faço resumo dos livros. Às vezes as pessoas gostam de ler para realmente comentar sobre. Gera curiosidade para leitura”, disse Giovanna.

O TikTok, aplicativo chinês famoso pelos vídeos curtos e por ditar as novas tendências na internet, tem se tornado cada vez mais popular entre os jovens. Dentro da rede social, surgiu o movimento “BookTok”, impulsionado por influenciadores digitais, em vídeos são publicados para compartilhar o que o criador está lendo, recomendações e discussões de livros, além de edições e montagens com cenários e roteiros diversos que, das formas mais criativas, incentivam a leitura. 

 

@_gihsouzaf A pergunta de milhões pós #culpatuya é : qual a data de culpa nossa? #culpables #culpamia #nicolewallace #gabrielguevara #culpamiaedit ♬ som original - Gih
A aceleração virou hábito: vídeos em 2x, informações em avalanche e menos tempo para processar o que realmente importa
por
Maria Dantas Macedo
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05/05/2025 - 12h

Cada vez mais pessoas estão consumindo vídeos em velocidade acelerada — 1.5x, 2x, até 3x. A promessa é ganhar tempo. Mas será que estamos realmente aproveitando esse tempo extra? Nesta entrevista em vídeo, vamos investigar como esse comportamento afeta nossa compreensão, saúde mental e a qualidade da informação absorvida. Confira!

 

Em uma discussão sobre tempo e lembranças, Maria Flor e Maria Matilde mostram como o tempo transforma as memórias
por
Isabela Fabiana
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05/05/2025 - 12h

Qual é a sua primeira lembrança do dia de hoje? Pensou? A minha é de acordar e se sentir muito cansada. Mas qual a diferença de lembrança e memória? Será que é o tempo que define? Mas o que é o tempo? Ai estou tão sem tempo! Nem lembro o que comi ontem. Será que comi? Será que estou esquecendo das coisas? E se quando eu ficar idosa eu esquecer de Tudo? Calma, como diz Renato Russo: "temos todo tempo do mundo".

Para essa discussão vamos conversar com dois opostos, mas definitivamente iguais. Maria Flor, 8 anos, e Maria Matilde, 91. Sejam todos bem-vindos ao episódio 01 de Memórias de uma velha infância. Para ouvir o restante do podcast click no vídeo abaixo!

O tempo passa e as memórias também. O esquecimento nos assombra, ele vai chegar. Não é sobre esquecer quem você é, e sim sobre não lembrar das pequenas memórias que você viveu. Maria Flor lembra detalhadamente dos seus primeiros anos, maquiagem escondida da mãe e de seus primeiros aniversários. Maria Matilde até lembra da infância, mas principalmente se recorda dos sentimentos e lições que a formou na vida. O tempo é uma grandeza física, ele é relativo, mas, por favor, não tenha medo dele. Me despeço agora, assim como as memórias de uma velha infância.  

Esporte símbolo do país se torna palco para discussões sobre punições indevidas
por
Júlia Polito
Luiza Zequim
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05/05/2025 - 12h

A crescente intervenção nas atividades do futebol brasileiro, marcada por regras excessivas e conflitantes, têm transformado a modalidade nacional. A criação de novas regras em eventos tratados como "brincadeiras" do esporte e falta de atenção em casos que impactam o bem-estar dos atletas tem se tornado cada vez mais comum.

 Em entrevista à AGEMT, o jornalista esportivo da Record Bruno Scaciotti comentou a repercussão dos casos e refletiu sobre as mudanças no esporte nacional. "A partir do momento que você impõe as regras, é porque existe uma iniciativa de melhorar o jogo. De criar novos meios para melhorar a competição. A questão é quando você tem esse aumento exacerbado num período muito curto. Nesse caso começamos a nos preocupar", explica Scaciotti. 

Durante a final do Campeonato Paulista de Futebol, o jogador corinthiano Memphis Depay ganhou repercussão nas redes após praticar uma pequena brincadeira comum dentro do esporte. O atleta acabou subindo na bola por alguns segundos, pressionando ainda mais os adversários. O confronto entre seu time e o Palmeiras já estava decidido e a ação foi realizada ao longo dos minutos de acréscimo. Apesar de não ser notificado no momento e a movimentação ser considerada uma diversão pela comunidade futebolística, a confederação resolveu em poucos dias tornar a prática plausível de um cartão amarelo. 

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Memphis Depay subindo na bola durante final do Paulista 2025 (Foto: Reprodução/X)

Poucos dias depois, durante um confronto do Sub-17, entre Brasil e Colômbia, o jovem Ruan Pablo – que marcou um dos gols da vitória – repetiu a movimentação, já recebendo um cartão amarelo como punição. A decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) veio pouco menos de uma semana depois. O documento enviado aos clubes brasileiros declara que todos os jogadores que subirem com os dois pés na bola como ato de provocação devem ser punidos com uma marcação amarela e o árbitro deve marcar tiro livre indireto.

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Ruan Pablo subindo na bola durante o confronto do Sub-17 (Foto: Reprodução/Sportv)

A CBF argumenta que a ação “gera impactos negativos ao nosso esporte e provoca transtornos no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados”. A nova regulamentação utiliza uma interpretação específica da cláusula “infrações por conduta antiesportiva”, indicando que a prática é um desrespeito ao futebol – ato condenável na modalidade. A rapidez na aprovação das novas regras gerou revolta na comunidade e nos amantes do futebol por se tratar de uma banalidade e expor que a atenção em casos verdadeiros não está sendo efetiva. 

Ao redor mundo, o número de casos de racismo nos jogos tem aumentado e nos embates brasileiros isso não foi diferente. Porém, essas ocorrências não receberam nenhuma instituição de  penalidade ou política de acolhimento criada.  Como Contraponto, o jornalista esportivo esclarece a matéria que a falta de união entre os próprios jogadores em momentos como a aprovação dessa nova penalidade também influencia o cenário geral do futebol. 

"A hiper-regulamentarização impacta na postura deles. Mas, a gente também sente falta de um movimento dos próprios atletas para questionar a CBF, como nos casos de falta de profissionalização de árbitros ou em mudança de regra. Hoje ainda não vemos a criação de uma associação dos atletas, ou algo assim, para lutar pelos direitos deles, por exemplo”, completa Scaciotti.

Caso de racismo sem punições

Recentemente, um caso de racismo que tomou grande proporção na mídia foi o de Luighi, jogador da base do Palmeiras. O jovem recebeu ataques racistas diretos de torcedores do time paraguaio “Cerro Porteño” em uma partida válida pela Conmebol Libertadores sub-20. Ao ser substituído, o atacante brasileiro viu um torcedor que carregava uma criança no colo fazer gestos de macaco direcionados a ele, e os outros cuspiram no atleta pelo alambrado do campo. Na hora, o menino já começou a chorar indo em direção ao banco. Em entrevista ao Fantástico, Luighi comentou: “Eu não me aguentei. Fiquei com muita raiva. Fui nos policiais que estavam do lado. Falei: ‘vocês vão deixar ele falar isso daí para mim? Vocês não vão fazer nada?’ E eles só olharam para mim, de mão cruzada e não fizeram nada”, “O árbitro, ele só pedia para eu sair do campo. Parecia, tipo, que não ligava para o que aconteceu.”, completou o jovem.

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Luighi chorando na entrevista pós jogo. (Foto: Reprodução/Goat)

Após tamanha repercussão, clubes como São Paulo e Corinthians prestaram solidariedade ao jovem, emitindo uma nota em seus perfis oficiais. Não só clubes como jogadores também. Depois do ocorrido, como forma de resposta, a Conmebol multou o clube paraguaio em 50 mil dólares (aproximadamente $285 mil reais), proibiu a presença de público nos jogos da equipe no restante da competição e decretou que o time promovesse uma campanha de conscientização sobre o racismo nas redes sociais. 

"A CBF tem que ter uma regulamentação mais forte quanto a qualquer tipo de preconceito, seja machismo, homofobia ou qualquer outra violência. E isso tem que se tornar punições graves, gerar algo muito além do que uma ‘multinha’ de 20 mil reais para clubes que recebem milhões e bilhões. Temos que ter punições de perda de mando, redução de público etc. E os árbitros também precisam ser orientados, eles precisam ter noção, situar o que ocorreu e justificar na súmula”, explica o jornalista.

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, discursou sobre o racismo durante o evento de sorteio da fase de grupos da Copa Sul-Americana, e disse às medidas que seriam tomadas. Mas a equipe Alviverde discordou por meio de nota oficial, considerou que as medidas são "extremamente brandas" e "inócuas" diante da gravidade dos fatos, além de serem "insuficientes para combater casos de racismo no futebol sul-americano".

O desequilíbrio está na falta de ações para casos desse nível de gravidade como o racismo, e a facilidade na criação de regras quando se trata de brincadeiras futebolísticas dentro de campo. "É de extrema importância não só a CBF ter essas decisões mais duras, mas as diretorias estarem de olho no que acontece". termina Bruno.

 

Gabrielle Botário e Letícia Pinho compartilham desafios e conquistas no jornalismo esportivo
por
Laila Santos
Tamara Ferreira
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29/04/2025 - 12h

No futebol, cada voz feminina que ecoa é uma conquista. No episódio “Vozes em Campo”, trouxemos a história e a visão da repórter Gabrielle Botário e da narradora Letícia Pinho, que compartilharam como lidam com as críticas machistas e as comparações no jornalismo esportivo. Com resistência e determinação, elas mostram que ocupar espaços é também transformar o jogo.

Sarah Arsani e Sid Lima conversam sobre arte e trabalho coletivo em tempos cada vez mais individualistas
por
Natália Matvyenko
Jéssica Amanda Castro
Manuela Amaral Silva
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28/04/2025 - 12h

Três Cabeças é um grupo de teatro independente formado em 2022, no ABC Paulista. Fundada pelos atores Rodrigo Pinho, Sarah Arsani e Sid Lima, a companhia nasceu da união criativa de três artistas que pensam, criam e dividem o palco em parceria. Confira a entrevista em vídeo: 

Dicas e hábitos fitness divulgados por criadores de conteúdo orientam comportamentos e acendem o alerta sobre os limites entre referência e comparação
por
Thainá Brito
Mariane Beraldes
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22/04/2025 - 12h

No fim de março, o influenciador e coach fitness estadunidense Ashton Hall, de 29 anos, viralizou no TikTok ao compartilhar sua rotina matinal, que começa às 3h50 e vai até as 9h30. No vídeo, Hall adota comportamentos inusitados e os associa diretamente ao aumento da produtividade diária. “O pecado vive tarde da noite. Se você está lidando com uma mente fraca, más decisões ou falta de produtividade, durma cedo”, escreveu em seu post.

Ashton Hall em vídeo de rotina matinal   Instagram/Reprodução
Ashton Hall em vídeo de rotina matinal. Foto: Instagram/Reprodução/@ashtonhall

Nos últimos anos, conteúdos como esse têm se tornado frequentes em plataformas digitais e são amplamente propagados, sem considerar as diferentes realidades, condições de saúde e necessidades do público que os consome. Para a psicóloga clínica, Larissa Romano, em entrevista à AGEMT, esse tipo de postagem pode ser prejudicial para quem assiste “Eles estabelecem uma comparação de realidades e isso leva ao sofrimento emocional, principalmente porque são comparações desleais – as realidades são diferentes, e por si só não há equiparação, um lado sempre estará em desvantagem em relação a outro” analisou Larissa.

Entre vídeos de rotinas matinais que começam nas madrugadas, metas ambiciosas e compras de alto custo para exercer atividades físicas, influenciadores digitais exaltam seus desempenhos diários e reforçam a ideia de que “todos têm as mesmas 24 horas”. Com estratégias de engajamento, esse grupo conquista milhões de visualizações e modelam comportamentos de seguidores, principalmente jovens.

“Me sinto culpada por não conseguir aderir a hábitos como acordar às 5h da manhã para treinar. Tento lidar com essa sensação lembrando que as blogueiras que possuem essa rotina lidam com uma realidade totalmente diferente da minha", revelou a estudante de psicologia, Micaeli Macedo. Segundo o Panorama da Saúde Mental 2024, realizado pelo Instituto Cactus em parceria com a AtlasIntel, as redes sociais afetam negativamente 45% das pessoas.

A comparação com pessoas de alto padrão de vida e a tentativa de equilibrar estudos, trabalho, exercícios e lazer, tem levado muitas pessoas a uma rotina exaustiva, marcada pela sensação de insuficiência. A falta de tempo para atender a tantas exigências e as desigualdades sociais, impactam a saúde mental do público que idealiza esses hábitos, um ciclo que reforça padrões inalcançáveis e alimenta a frustração cotidiana.

“O consumo de qualquer tipo de conteúdo se torna prejudicial quando acarreta em sofrimento emocional e psíquico e quando se torna o foco principal de seus pensamentos e ações. O exagero nunca é bom, por isso é perigoso quando percebemos que estamos investindo muita energia em uma coisa só”, afirmou a psicóloga Larissa.

Ouça a reportagem.

Como cada um desses países produz humor da sua própria maneira. Entenda as diferenças
por
Liz Ortiz Fratucci
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16/04/2025 - 12h

Cada ser humano tem o seu próprio senso de humor, que é formado por uma série de fatores biológicos, culturais e sociológicos. Por conta disso, a maneira de consumir o gênero da comédia em cada país, se diferencia. O Estados Unidos é conhecido por ser a maior potência na indústria do entretenimento, como consequência, também é o lugar que mais produz e consome conteúdos humorísticos. Lá, a comédia é uma indústria altamente profissionalizada. Os comediantes podem iniciar suas carreiras em diversos clubes de stand-up, estudar em escolas especializadas e são valorizados em suas profissões. Em contraste, o Brasil não possui um grande suporte institucionalizado para a profissão. Até existem clubes de apresentação, mas o brasileiro não possui a cultura de frequentá-los. O que leva os comediantes a dependerem de plataformas como o Youtube, para ganhar visibilidade.

Nos EUA, existem uma diversidade de modelos com bom desempenho, como os late-night shows, que são um gênero de programa de entrevistas, apresentados por comediantes que passaram por outros formatos de comédia, antes de se estabelecerem o suficiente para terem uma uma mesa e um sofá com convidados, em um dos horários nobres a televisão americana. Lá também é extremamente popular o programa de esquete, “Saturday Night Live” (SNL), que impactou e influenciou a indústria mundial do humor. Em 2010, a MTV Brasil, uma rede de televisão dedicada ao público jovem, começou a transmitir um programa chamado “Comédia MTV”, esse tendo como maior inspiração o SNL. Porém, o programa acabou sendo cancelado dois anos depois.

Para um dos roteiristas do “Comédia MTV”, Yuri Moraes, em entrevista à AGEMT, a "razão dele não ter dado certo, foi a falta de incentivo aos participantes do projeto. “As emissoras, querendo ou não, não pagam o suficiente para ser a única coisa que o pessoal tá trabalhando. Então, eu acho que o tempo de dedicação das pessoas ao projeto é um fator”, diz Moraes.

Além da tentativa da MTV Brasil fazer um programa similar ao Saturday Night Live, Moraes acredita que nos EUA existe uma cultura de celebridades mais intensa, e aqui existe uma falta de humor autodepreciativo das pessoas públicas e a falta de vontade delas de serem associadas ao humor. “O programa foi transmitido pela RedeTV, e eles convidaram, mas quase nenhuma das celebridades da Globo, que seria o nosso equivalente a Hollywood, aceitaram o convite”. Então, o formato de esquetes foi aplicado mais uma vez pelos produtores da comédia brasileira, mas dessa vez com sucesso.

No início de 2012, os humoristas: Fábio Porchat, Ian SBF e Antônio Tabet, se reuniram para criar um canal no Youtube, abordando temáticas que eles não conseguiam fazer na televisão, no tempo em que eram roteiristas. Esse canal foi nomeado por eles de “Porta dos Fundos”, e veio para mostrar como o humor na internet poderia competir com a TV e ser altamente lucrativo.

Porta dos Fundos 2014  Foto: Divulgação/Thay Rabello
                                 Porta dos Fundos 2014
                            Foto: Divulgação/Thay Rabello

No entanto, enquanto o modelo de esquetes encontrou um caminho de sucesso na internet brasileira, outro formato de comédia americana, chamado de sitcom, nunca conseguiu se estabelecer com a mesma força no Brasil. “Existem programas, como : ‘Eu a Patroa e as Crianças’, ‘Um maluco no pedaço’, ‘Todo mundo odeia o Chris’, que funcionam muito bem no Brasil. Então, não sei se isso ainda não conseguiu ser produzido, porque é super difícil fazer um programa desses assim dar certo, e ainda conseguir refletir com o humor daqui. Mas tiveram alguns que conseguiram chegar perto, como o ‘Sai de Baixo’, que teve um impacto cultural bem forte, apesar de ter apenas um cenário e ser um pouco mais teatral", diz Moraes. 

Uma análise realizada pela Folha de S. Paulo constatou que a cada três filmes do ranking dos cem títulos brasileiros de maior audiência, transmitidos no cinema, dois são do gênero de comédia. Por conta dessa popularidade, a ocupação da comédia em salas de cinema pelo Brasil, aumentou. Entre as 45 mil telas que transmitiram filmes nacionais com maior bilheteria, 30 mil receberam obras de comédia presente em um dos seus gêneros. Um dos responsáveis pelo sucesso do humor nos cinemas, foi o ator Paulo Gustavo. Seu último filme antes de sua morte, foi a comédia com maior público e rentabilidade do país.

Embora os formatos que fazem sucesso em cada país não sejam os mesmos, uma coisa é certa: todos os países consomem a comédia. Enquanto os Estados Unidos consolidaram suas indústrias televisivas e cinematográficas, o Brasil encontrou na internet um caminho para dar mais espaço aos comediantes e explorar novas formas de fazer rir. No fim, o que diverte um público pode não funcionar para outro, mas a necessidade de rir continua universal – mesmo que cada país tenha a sua própria maneira de fazê-lo.

Entenda como a internet transformou a forma de comunicar e o consumo de informação no jornalismo
por
Beatriz Lima
Camila Bucoff
Giovanna Brito
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07/04/2025 - 12h

Desde o século 17, a mídia jornalística tem mantido a população informada através dos veículos tradicionais que todos já conhecem: o impresso, a televisão e o rádio. Por muito tempo, mesmo com mudanças significativas na comunicação, essa estrutura midiática se manteve dominante. Entretanto, com o avanço da tecnologia, novas formas de consumo de informação foram popularizadas. Hoje, a necessidade de se fazer presente na internet interfere na maneira de se produzir, criar conteúdo, disseminar informações e conversar com o público. Segundo JC Rodrigues, mestre em comportamento do consumidor e professor na ESPM, “a adaptação dos veículos de comunicação à era digital é uma resposta necessária às mudanças nos hábitos de consumo. O público conectado busca conteúdos que sejam acessíveis, dinâmicos e personalizados, consumindo-os em plataformas que fazem parte de sua rotina, o que exigiu dos veículos pré-digitais serem mais ágeis, criativos e estratégicos, utilizando as plataformas não apenas como canais de distribuição, mas como espaços de interação e engajamento, em uma abordagem mais humanizada da comunicação”, relembra Rodrigues. 

Essa mudança também reflete a convergência entre diferentes mídias, o que cria uma necessidade de se pensar em conteúdos adequados para circular em múltiplos formatos e dispositivos. Por exemplo, o trabalho bruto é postado em alguma rede, sofre cortes, edições e depois é distribuído de outras maneiras em outras plataformas, ampliando não só o alcance do veículo mas otimizando a distribuição da notícia. A ascensão do youtube em 2006 - primeira plataforma a disponibilizar a publicação de vídeos longos - gerou dúvidas sobre até onde a televisão resistiria a essa nova forma de consumo de entretenimento e informação.

Na verdade, o que aconteceu foi a adaptação a esse novo formato. Canais e programas clássicos da televisão notaram a necessidade de se fazerem presentes nas redes sociais, o que ocasionou a criação de perfis para publicar as programações televisivas na internet.

youtube foi eleito a melhor invenção do ano em 2006.
Youtube foi eleito a melhor invenção do ano em 2006. Foto - Capa Time Magazine

Um dos primeiros programas a se adaptar a esse novo formato no Brasil foi o “The Noite com Danilo Gentili”, atração noturna do SBT. O canal no youtube foi criado em 22 de janeiro de 2014, e desde então soma mais de 15 mil episódios - que estreiam primeiro na rede aberta e depois são publicados na plataforma - 5 bilhões de visualizações e 13 milhões de inscritos.

Danilo Gentili e a plateia do The Noite
Danilo Gentili e a plateia do The Noite (Imagem: Gabriel Cardoso/SBT)

Quase 10 anos depois, canais já são criados com base nessa estrutura, sem a necessidade de ter uma grande emissora por trás da produção dos conteúdos. Esse foi o caso da “Cazé TV”, perfil no youtube especializado em transmissões esportivas como a Copa do Mundo, Olimpíadas e EuroCopa. Em entrevista ao Rio2C, Casimiro Miguel, dono da Cazé, comenta sobre esse formato: “É muita responsabilidade e jogar isso de graça pro público é muito maneiro. Nossa maior preocupação é tentar trazer todos esses conteúdos de forma gratuita pra galera, por que eu acho que tornar esses esportes acessíveis para todos é muito especial.

Transmissão da Cazé Tv durante as olimpíadas de 2024.
Transmissão da Cazé Tv durante as olimpíadas de 2024. (Imagem: Divulgação/CazéTV)

Para Rodrigues, um grande desafio para a reformulação dos veículos tradicionais são os hábitos de consumo de informação digital, marcados pelo imediatismo e pela fragmentação. “Considerando que o público não está mais limitado a horários fixos ou formatos rígidos; ele busca conteúdos sob demanda, acessíveis em qualquer lugar e a qualquer momento. A capacidade de atender a estas expectativas acaba por determinar quais veículos receberão atenção das pessoas e, consequentemente, sua relevância na sociedade. Por outro lado, há o desafio entre velocidade e veracidade (ou acuidade), principalmente quando falamos de hard news", diz. 

Muitos veículos enfrentam o desafio de manter sua credibilidade em um ambiente saturado de desinformação e fontes não confiáveis. “A televisão, o rádio e o editorial precisam encontrar formas de se conectar com um público que valoriza a flexibilidade e a personalização, sem perder sua essência. A confiabilidade é o ativo que tais veículos podem (e devem) explorar, mesmo nesta transição para formatos de comunicação mais contemporâneos”, completa Rodrigues.

“A credibilidade e a verificação dos fatos são diferenciais que devem ser reforçados, enquanto as redes sociais podem ser usadas como aliadas para distribuir conteúdos e atrair novos públicos. A combinação de agilidade e qualidade é essencial para equilibrar a disputa pela atenção do público com a manutenção da essência jornalística”, afirma Rodrigues. 

Uma estratégia adotada pelo G1 para contornar alguns obstáculos da internet citados por JC foi a criação do quadro “Fato ou Fake”, em que são esclarecidas notícias falsas através de vídeos curtos. Com esse formato o veículo atrai o público engajado nas redes sociais e desmente as principais fake news, sem perder a identidade e priorizando a informação entre os leitores.

Checagens de fato realizadas pelo G1.
Checagens de fato realizadas pelo G1. (Imagem: Fernanda Garrafiel/G1).

 

Além disso, o consumo e a produção de conteúdo nas redes também enfrentam a fragmentação da audiência, a concorrência com plataformas digitais e serviços on-demand (disponibilizados e consumidos de acordo com a necessidade do usuário), a queda na receita publicitária tradicional e a necessidade de se adaptar a novos modelos de monetização. 

A estudante de jornalismo na ESPM, Laura Loch, comenta sobre a produção de textos jornalísticos em um ambiente digital: “Desde que comecei a escrever para o Portal de Jornalismo da ESPM me adaptei muito bem à produção exclusivamente online, porém, acredito que o ambiente saturado de informações e a necessidade de manter o engajamento do público possam ser uma dificuldade geral do webjornal”. 

Em relação às adversidades econômicas desse cenário, Rodrigues apresenta soluções viáveis  para garantir a sustentabilidade financeira do jornalismo digital. “O modelo de assinatura digital é uma alternativa prática, mas apresenta desafios consideráveis. Ele pode limitar o acesso à informação, especialmente em contextos de desigualdade digital, onde nem todos têm condições de pagar por conteúdos de qualidade”. Para ele, uma abordagem híbrida, que combina conteúdos gratuitos e premium, seria ideal para equilibrar sustentabilidade e acesso, garantindo que o jornalismo continue a cumprir seu papel social. 

Novas mudanças e o futuro da profissão

A reinvenção digital é inevitável e os veículos precisarão equilibrar a preservação de sua essência com a adaptação às novas demandas e tecnologias. O professor afirma que “não existe mais jornalismo tradicional e digital, existe jornalismo. O que se adapta a uma realidade social (advinda da tecnologia) e os que ficam para trás”.

Segundo levantamento do Google em parceria com a Ipsos, o Brasil está acima da média mundial no uso de inteligência artificial (IA) gerativa - 54% dos brasileiros  declararam ter utilizado ferramentas desse tipo em 2024, enquanto a média global foi de 48%. Assim, a inteligência artificial, cada vez mais aperfeiçoada e consumida, pode alterar o quadro atual do jornalismo online e ocupar um espaço significativo nas produções futuras.

Ia escrevendo notícias, tomando o lugar de profissionais.
(Imagem: Reprodução/O'Pharol)

Rodrigues comenta que “a inteligência artificial pode transformar o jornalismo ao automatizar tarefas como redação de textos simples, análise de dados e personalização de conteúdos. Isso permite que os jornalistas se concentrem em reportagens mais complexas e investigativas. No entanto, a IA também levanta questões éticas, como o viés algorítmico e a transparência. O uso responsável da tecnologia será essencial para garantir que ela complemente, e não substitua, o trabalho humano”.