A terceira fase da Copa do Brasil teve uma chuva de jogos nesse meio de semana - 14, ao todo. Os times da série A foram maioria entre os classificados, não dando chance para “zebras”. Dos 14 que já estão nas oitavas da competição, 12 disputam a primeira divisão nacional. Atlético e Braga, que jogaram pelo Brasileirão (partida antecipada da 7ª rodada do campeonato) na quarta-feira, tiveram suas partidas pela Copa do Brasil adiadas para os dias 22 e 31 desse mês, respectivamente.
Veja agora o resumo dos jogos da semana:
Terça-feira - 10/05
América-MG 2 x 0 CSA (AGREGADO: 5X0)
Na noite de terça-feira, o jogo entre América Mineiro e CSA abriu os jogos de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Com um belo resultado conquistado na partida de ida (3x0), o Coelho soube administrar e venceu novamente o time alagoano. Com um bonito gol de Índio Ramírez logo nos minutos iniciais, o clube mineiro sofreu pouca pressão na primeira etapa. Já no segundo tempo o Azulão conseguiu boas oportunidades para fazer o gol, mas quem marcou novamente foi o América, com Rodriguinho. Com agregado de 5x0 o Coelho se classificou para as oitavas de final do campeonato.
Azuriz 1 (3) x (4) 1 Bahia (IDA: 1X1 – Vitória nos pênaltis do Bahia 4X3)
Em jogo acirrado e decidido nos pênaltis, Azuriz e Bahia se enfrentaram em Pato Branco, Paraná. Com resultado de 0x0 na primeira partida, ambas as equipes estavam com possibilidades reais de classificação. O time da casa abriu o placar com um “chutaço” de fora da área de Wanderson. O time nordestino empatou no segundo tempo. A partir do erro do goleiro Caio, a bola sobrou sozinha para Marcelo Ryan fazer o gol. Na disputa de pênaltis, o time do sul do país acertou duas vezes a trave e o Esquadrão de Aço saiu vitorioso. O total nos penais ficou 4x3 para o tricolor.

Athletico-PR 4 x 0 Tocantinópolis (AGREGADO: 9X2)
O Furacão enfrentou o Tocantinópolis em casa, após vencê-lo na partida de ida por 5x2. O Athletico voltou a golear a equipe do centro-oeste brasileiro. Os mandantes tiveram amplo domínio do jogo e aplicaram uma goleada de 4x0 sobre a equipe visitante. Os gols foram marcados por Hugo Moura, Khellven e Pablo, duas vezes. O confronto foi marcado também pela estreia do técnico Felipe Scolari no comando do time paranaense.
Quarta-feira - 11/05
Juazeirense 1 x 2 Palmeiras (AGREGADO: 2X4)
O Palmeiras confirmou o favoritismo e venceu novamente o Juazeirense pelo mesmo placar do jogo da ida. O recém convocado Danilo, anotou o primeiro gol do time alviverde na partida. A Juazeirense conseguiu empatar com Nildo, mas Raphael Veiga, acertou mais um pênalti - 23º no verdão – e garantiu a vitória do Palestra. No agregado 4x2 para a equipe comandada por Abel Ferreira.
Ceará 2 x 0 Tombense (AGREGADO: 4X0)
Ceará garantiu a classificação para as oitavas na Arena Castelão frente ao Tombense. Repetindo o placar do jogo anterior entre eles, o Vozão venceu por 2x0 e já visa a próxima fase da competição. Apesar da vitória, a torcida protestou contra a diretoria e elenco. Tal manifestação é resultado do desempenho ruim da equipe no brasileiro e das atitudes da atual gestão do time cearense.

Flamengo 2 x 0 Altos (AGREGADO: 4X1)
Com jogo de pouco destaque técnico, o Flamengo venceu o Altos por 2x0 no jogo da volta, disputado em Volta Redonda. Os gols só saíram na segunda etapa, com Gabi de pênalti e com a joia da base rubro-negra, Victor Hugo. No agregado o time da Gávea ganhou por 4x1 e aguarda o sorteio para saber o próximo adversário.
Vila Nova 0 x 2 Fluminense (AGREGADO: 2X5)
Na partida de ida, Fluminense e Vila Nova proporcionaram um jogo emocionante para os torcedores, com direito a cinco gols e virada do Flu. Entretanto, no segundo jogo a frequência era outra. O tricolor carioca saiu a frente do placar com gol do artilheiro Cano. Após isso, o Vila Nova até que buscou o empate, mas o time das Laranjeiras soube controlar bem a partida e marcou pela segunda vez, com Luiz Henrique de cabeça. Fim de papo, Fluminense no agregado 4, Vila Nova 2.
Corinthians 2 x 0 Portuguesa-RJ (AGREGADO: 3X1)
Com time quase todo reserva, o Corinthians passou pela Portuguesa-RJ sem dificuldades e com apoio da fiel. Apesar das mudanças realizadas no elenco por Vítor Pereira, o Timão conseguiu fazer 2x0 logo no primeiro tempo. O jogador Júnior Moraes marcou o primeiro da partida e o seu primeiro gol vestindo a camisa do time paulista. O segundo do alvinegro foi do Giuliano, destaque em campo com uma assistência e um gol. No segundo tempo o treinador corintiano conseguiu mexer ainda mais no elenco e não sofreu muitos riscos por parte do ataque do time carioca.
Cuiabá 0 (3) x (5) 0 Atlético-GO (IDA: 1X1 – Vitória nos pênaltis do Atlético-GO 5X3)
Jogo disputado por duas equipes de série A do campeonato brasileiro, Cuiabá e Atlético-GO se enfrentaram na Arena Pantanal e a classificação foi decidida nas penalidades. Com mais volume de jogo, o time goiano teve também mais oportunidades de abrir o placar, mas falhava na finalização e assim seguiu durante toda a partida, mesmo jogando fora de casa. Já o Dourado se manteve defensivo, procurando os contra-ataques. Os 90 minutos se passaram e o “zero a zero” persistiu. Como no jogo da ida havia sido 1x1, o confronto foi para os pênaltis. Na marca da cal o Dragão finalizou e acertou todas as suas tentativas e com o erro do jogador do Cuiabá, Pepê, o Atlético Goianiense se classificou para a disputa das oitavas de final da Copa do Brasil.
Quinta-feira - 12/05
EC Vitória 0 x 1 Fortaleza (AGREGADO: 0X4)
O Fortaleza visitou o Vitória, já com a classificação quase garantida, pelo resultado do jogo da ida de 3x0. A partida foi marcada por poucas oportunidades reais de gols. O placar só foi aberto aos 47 minutos do segundo tempo com Yago Pikachu para o Fortaleza. A equipe cearense venceu com agregado de 4x0.
São Paulo 2 x 0 Juventude (AGREGADO: 4X2)
Apesar do mando de campo, o São Paulo recebeu o Juventude na Arena Barueri – por conta do show do Metallica que ocorreu na terça-feira no Morumbi. O empate no primeiro jogo deixou a disputa viva para a volta, porém o time gaúcho fez partida fraca e sofreu a derrota. Os gols do tricolor paulista foram marcados por Arboleda e Igor Vinícius. Com o 2x0 no placar, o Ju até que tentou uma reação e acertou a trave. Mas fim de jogo, São Paulo classificado 4 (agregado), Juventude 2.
Cruzeiro 1 x 0 Remo (IDA: 2X2 – Vitória nos pênaltis do Cruzeiro 5X4)
O Cruzeiro conseguiu arrancar 1x0 e levou na disputa de pênaltis, com boa participação goleiro Rafael Cabral. Em partida de ida, disputada no Pará, o Remo havia vencido por 2x0 o Cruzeiro. O clube mineiro teria que reverter o placar em sua casa e com apoio da torcida, assim fez. Com gol de Edu, a Raposa levou o jogo para a marca da cal e com bela atuação de seu goleiro, defendendo 4 penalidades máximas, conquistou a classificação para as oitavas da Copa do Brasil – feito que não realizava desde 2019.
Santos 3 x 0 Coritiba (AGREGADO: 3X1)
O Peixe recebeu o Coritiba na Vila Belmiro em partida de volta da Copa do Brasil. Apesar de passar o primeiro tempo sem marcar, conseguiu vencer com autoridade o Coxa. Com gols de Marcos Leonardo, Madson e um golaço de Rodrigo Fernández, todos no segundo tempo. O time da baixada fez bela partida e tirou a vantagem que os paranaenses haviam construído no jogo de ida. O Coxa-Branca vive um tabu e não chega nas oitavas da competição desde 2015. Já o time Alvinegro consegue sua 6ª vitória seguida em casa.

Botafogo 3 x 0 Ceilândia (AGREGADO: 6X0)
O Botafogo recebeu o Ceilândia em sua casa e venceu com facilidade por 3x0, repetindo o placar da ida. Os gols foram marcados por Patrick de Paula na primeira etapa e por Matheus Nascimento (duas vezes) no segundo tempo. A partida também teve polêmica em relação a arbitragem - em um lance que envolveu o goleiro do Bota, no qual utilizou a mão fora da área - para o juiz o lance foi normal e não expulsou o jogador. Em outro momento houve um possível pênalti a favor do Fogão não marcado pelo árbitro. Como a Copa do Brasil só irá aderir o uso do VAR nas oitavas, as jogadas não foram revisadas.
Campeonato Brasileiro
Bragantino 1 x 1 Atlético-MG
Em partida antecipada do Campeonato Brasileiro, válido pela 7ª rodada – Bragantino e Atlético Mineiro fizeram um jogo disputado e com direito a belos gols. O time do interior paulista abriu o placar com Ytalo após cruzamento de Artur. No segundo tempo o Atlético melhorou e chegou ao empate com batida de falta de Nacho Fernández. Ambas as equipes irão jogar pela Copa do Brasil. O Galo jogará no domingo (22/05) às 19:00hrs contra o Brasiliense – a equipe mineira venceu a primeira partida por 3x0. Já o Massa Bruta enfrentará o Goiás às 21:30hrs no dia 31/05. O primeiro confronto terminou com o time de São Paulo vitorioso por 2x1.
Oitavas de final da Copa do Brasil
Os classificados para as oitavas da competição recebem um valor de 3 milhões de reais e aguarda o sorteio realizado pela CBF (ainda sem data) para saber os seus adversários. Os jogos da nova fase da Copa do Brasil estão agendados para os dias 22 e 23 de junho (ida); 13 e 14 de julho (volta).
Finalizada nesta segunda-feira (9), a quinta rodada do Campeonato Brasileiro contou com diversos clássicos e alguns resultados inesperados. O começo da competição expõe o equilíbrio entre as equipes e descarta o favoritismo.
No clássico das multidões, o Atlético-MG - atual campeão - recebeu o América-MG no Independência. O Coelho se vingou da última partida, pela Libertadores, e venceu por 2 a 1. Iago Maidana, de pênalti, e Raúl Caceres marcaram os gols. Nacho Fernández descontou para o Galo. Nos minutos finais, Felipe Azevedo foi expulso e está fora da próxima partida. Com esse resultado, o América-MG chega à 4° posição, enquanto o Atlético-MG está em 7°.
O Athletico-PR recebeu o Ceará na Arena da Baixada, precisando mostrar resultado e cumprindo a lição de casa. O Furacão venceu por 1 a 0, com gol de Abner Vinicius. Terans ainda teve a oportunidade de aumentar a vantagem num pênalti revisado pelo VAR, mas João Ricardo fez uma bela defesa. O Athletico-PR ocupa a 12° colocação, enquanto o Ceará abre a zona de rebaixamento, em 17°.
O Mané Garrincha foi palco para o Clássico da Rivalidade, protagonizado por Flamengo e Botafogo. O Glorioso surpreendeu e venceu por 1 a 0, graças ao gol marcado por Erison. A grande atuação do goleiro Gatito Fernandez e um gol de Gabriel Barbosa anulado de forma polêmica pelo VAR, também mudaram o rumo da partida. O Botafogo sobe para a 8° posição e o Flamengo cai para o 14° lugar.

Atlético-GO e Goiás se enfrentaram no Clássico Olímpico, que ocorreu no Castelo do Dragão. O visitante marcou logo no 1° minuto com Elvis e não largou o resultado, mantendo o placar de 1 a 0. Henrique Lordeiro, do Verdão, ainda foi expulso na primeira etapa. Com esse resultado, o Goiás escapa da zona do rebaixamento e fica em 16°, sendo uma péssima notícia para o Atlético-GO, que despencou para a vice-lanterna, em 19°.
O Palmeiras tenta reagir no Brasileirão. O Porco enfrentou o Fluminense no Allianz Parque. A partida foi equilibrada e terminou empatada em 1 a 1. Dudu marcou para os donos da casa e Cano deixou tudo igual no fim da partida. A arbitragem novamente foi protagonista, com reclamação dos palmeirenses acerca de um possível pênalti não marcado em cima de Rony. O placar foi ruim para ambos, já que o Alviverde é o 13° colocado e o Tricolor Carioca é o 15°.
O Santos recebeu o Cuiabá na Vila Belmiro e atropelou. Venceu, sem dificuldades, por 4 a 1, com gols de Leo Baptistão, Marcos Leonardo, Brayan Angulo e Rwan. Alesson diminuiu. O Santos assume a vice-liderança do campeonato, enquanto o Cuiabá fica no meio da tabela, em 11°.

O Corinthians visitou o Red Bull Bragantino no Nabi Abi Chedid e, apesar da partida ruim, venceu por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Renato Augusto. O Timão se mantém na liderança e o Red Bull Bragantino fica a apenas um ponto do G4, em 5° lugar.
O Fortaleza recebeu o São Paulo no Castelão com a esperança de reagir e sair da lanterna. Mesmo jogando em casa, conseguiu apenas arrancar um empate por 1 a 1. Luciano abriu o placar para o Tricolor Paulista e Yago Pikachu igualou para o Leão. O Fortaleza se mantém na lanterna, enquanto o São Paulo cai para a 6° colocação.
Juventude e Internacional se enfrentaram no Alfredo Jaconi em condições diferentes na tabela. O placar acabou não sendo bom para nenhum dos lados, terminando em um empate com um gol para cada equipe. Vitão fez o gol do Colorado e Óscar Ruiz empatou no apagar das luzes. Com isso, o Internacional cai para a 9° posição e o Juventude não consegue fugir da zona da degola, ficando em 18°.
Para fechar a rodada, Avaí e Coritiba se encontraram na Ressacada e o resultado foi melhor para os donos da casa, que venceram, de virada, por 2 a 1. Igor Paixão abriu o placar para os visitantes, mas Guilherme Bissoli e Muriqui - ambos de pênalti - reverteram. Assim, o Avaí sobe para uma surpreendente 3° colocação e o Coritiba se mantém exatamente no meio da tabela, em 10°.
A próxima rodada começa apenas no próximo sábado (10), devido ao retorno da Copa do Brasil no decorrer da semana.
Finalizada nesta quinta-feira (5), a quarta rodada das competições continentais da Conmebol não foi a mais brilhante para os clubes brasileiros. Abrindo o retorno da fase de grupos, os "brazucas" - que, em sua maioria, jogaram fora de casa - não encantaram, e trouxeram pouco “lucro” da rodada de viagens pela América do Sul.
LIBERTADORES DA AMÉRICA
O maior “vencedor” da rodada da Libertadores é, novamente, o Palmeiras. Atual bicampeão da competição, o time comandado por Abel Ferreira garantiu, na última terça (3), o primeiro lugar do grupo A ao golear o Independiente Petrolero (COL) por 5 a 0, jogando nos domínios do adversário. Raphael Veiga (3x), Rafael Navarro e Murilo marcaram os gols. Com 100% de aproveitamento e 12 pontos conquistados, o Verdão “cumprirá tabela” nas últimas duas rodadas.
O Atlético-MG venceu o clássico estadual contra o América e assumiu a liderança do grupo D . Guilherme Arana e Nacho Fernández marcaram para o Galo e Conti descontou para o Coelho em jogo nervoso no Independência.
Também líder de grupo, o Corinthians empatou jogando fora de seus domínios. Apesar da defesa de Cássio em pênalti perdido por Téo Gutierrez e das muitas chances desperdiçadas no ataque - como Fábio Santos perdendo seu primeiro pênalti pelo clube em mais de oito anos -, o Timão não saiu do 0 a 0 contra o Deportivo Cali (COL).
Pelo grupo C, o Bragantino empatou em 1 a 1 com o Estudiantes (ARG) em Bragança Paulista (gol de Hurtado) e segue na zona de classificação. O mesmo resultado aconteceu no Castelão, onde o Fortaleza empatou com o River Plate (ARG) com gol marcado por Silvio Romero. Com 4 pontos no grupo F, o Leão do Pici ocupa a 3ª posição e precisa vencer os dois jogos restantes para ter chance de ir às oitavas.
Os destaques negativos da rodada ficaram para Athletico-PR e Flamengo. Enquanto o Mais Querido, fora de casa, apenas empatou por 2 a 2 com o modesto Talleres (ARG), com gol contra de Willian Arão, o Furacão, em noite tenebrosa na altitude elevada, foi goleado pelo The Strongest (BOL). O placar de 5 a 0 a favor dos mandantes acabou culminando na demissão do técnico Fábio Carille, após somente 7 jogos no comando. Felipão foi anunciado como substituto.

COPA SUL-AMERICANA
Pela Sul-Americana, Ceará, Atlético-GO, Fluminense e Santos tiveram motivos para sorrir na rodada.
O Vozão venceu o fraco Deportivo La Guaira (VEN) e manteve os 100% de aproveitamento no grupo G da copa. Os gols da vitória por 3 a 0 no Castelão foram marcados por Mendoza, Vina e Erick.

Em jogo complicado no Serra Dourada, o Dragão venceu o Defensa y Justicia (ARG) por 3 a 2 com gols de Marlon Freitas, Shaylon e Ezequiel Unsaín (contra), e assumiu a liderança do grupo.
Na segunda posição de um grupo embolado, o Fluminense venceu um duro desafio no Maracanã. Paulo Henrique Ganso, com um golaço, e Luiz Henrique marcaram no triunfo por 2 a 1 sobre o Junior Barranquilla (COL), que descontou com o ex-palmeirense Miguel Borja. Já o Peixe, comandado por Fabián Bustos, suportou a pressão da Universidad Católica (EQU) e venceu com um gol de Rwan, marcado nos acréscimos da partida. Com o resultado positivo, o clube da Baixada chegou a 7 pontos e colou na líder Unión La Calera (que tem 8).
Em jogo sonolento, os reservas do São Paulo ficaram no 0 a 0 contra o Everton (CHI) e seguem na liderança do grupo D da Sula. O Internacional também não venceu nesta rodada. O gol de Wanderson garantiu o empate, fora de casa, do Colorado contra o Guaireña (PAR), que mantém a equipe de “Cacique” Medina na briga pela classificação.
O único revés brasileiro veio do Centro-Oeste. Na Arena Pantanal, o Cuiabá não foi páreo para o Racing (ARG) e foi derrotado, de virada, por 2 a 1. O resultado eliminou a equipe mato-grossense da competição, já que, na fase de grupos da Sul-Americana, apenas o primeiro colocado avança para o mata-mata.
Os times voltam a campo pelas fases de grupos continentais daqui a duas semanas. A quinta rodada se iniciará, tanto na Libertadores quanto na Sula, no dia 17 de maio (terça-feira).
Com a pandemia diversos jogos surgiram e tornaram-se parte essencial na vida de milhares de jovens, principalmente, o Valorant que foi lançado em junho de 2020, fabricado pela Riot Games, virando um fenômeno na comunidade.
Entre os dias 10 a 24 de abril de 2022, 12 equipes disputaram o Mundial de Valorant, que aconteceu na Islândia. O campeonato contou com duas equipes brasileiras, e acabou tendo uma delas como vice-campeã do mundo. Escute aqui o podcast "O espaço do Brasil no Mundial de Valorant".

Após três anos de paralisação por conta da pandemia, a “Copa de Refugiados e Imigrantes” está de volta. Os capitães ou representantes das equipes interessadas em participar do torneio devem responder o formulário disponibilizado no site oficial da ONG Pacto pelo Direito de Migrar até o dia 17 de maio de 2022. A inscrição para o campeonato é gratuita.
O que é a “Copa dos Refugiados e Imigrantes”?
Criada em 2014 pela ONG PDMIG, o campeonato já conta com 6 edições e é atualmente apoiada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, ACNUR, Cruz Vermelha Brasileira, OIM (Organização Internacional para as Migrações) e da SJMR (Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados Brasil). Apesar do início humilde, há oito anos, em um campo improvisado no bairro do Glicério, a Copa já atinge grandes proporções. Um exemplo disso foi a última edição realizada em 2019, dividida em etapas regionais com mais de 1200 atletas e disputada em 5 estados diferentes: Recife, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal. Na etapa de São Paulo a final ocorreu no histórico Estádio do Pacaembu.
O principal objetivo desse projeto é promover a integração dos imigrantes e refugiados por meio do futebol e das oficinas que acontecem no evento, além de gerar o protagonismo destes na sociedade brasileira.
Como irá funcionar o campeonato?
A 7ª edição terá um alcance ainda maior, sendo disputada em dois países: No Brasil, com jogos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Distrito Federal e em Buenos Aires, capital da Argentina.
A “Copa dos Refugiados e Imigrantes” terá início no mês de setembro com o seguinte formato: A primeira fase será dividida em nível local, como na edição anterior; na segunda etapa, os vencedores de cada estado disputarão o nacional e, por fim, o campeão brasileiro enfrentará o vitorioso da Copa Argentina.
A premiação é muito mais do que um troféu, como diz o presidente da ONG PDMIG, Jean Katumba, “O principal prêmio do campeão é a união, a confraternização e a celebração da nossa causa de imigração, é isso que vale. Não tem taça como a Copa do Mundo, mas tem taça da solidariedade e da conquista de nossa nova vida em um país que não é nosso”.
O evento não se baseia apenas nos jogos. Acontecerão simultaneamente feiras culturais, oficinas e a “Corrida Coração Acolhedor”.
Qual a importância de ter um evento como esse?
Para Luiz Fernando Godinho, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), a Copa “chama a atenção primeiro para a situação das pessoas refugiadas no Brasil, para a integração deles com a cultura nacional representada por meio do futebol e é também um momento de demonstrar que as pessoas refugiadas são capazes de organizar eventos. Elas têm suas capacidades e sua interação com a comunidade onde elas vivem”.
Luiz ainda comenta sobre a importância do esporte como um todo para os refugiados e imigrantes: “Por um lado o esporte é uma maneira de retomar uma certa normalidade da vida das pessoas. É uma atividade de lazer que contribui para reduzir o estresse e para aliviar um pouco do sofrimento dessas pessoas, além de um mecanismo de socialização muito forte, tanto para pessoas refugiadas, quanto entre elas e as nacionais. No caso do Brasil, o futebol é uma tremenda ferramenta de integração”, concluiu.
Expectativa para o retorno
Após uma paralisação de três anos, os organizadores estimam que o campeonato terá 1520 atletas. Katumba se diz esperançoso com o retorno: “Depois dessa paralisação da pandemia queremos retomar tudo, para tentar sensibilizar e acabar com essa xenofobia que cada vez mais cresce dentro da sociedade”, afirmou.