Varejo sente os impactos econômicos da pandemia

Vendas estão em queda desde o início do isolamento social
por
Pedro Henrique Reis Satelis
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11/06/2020 - 12h

O setor do varejo (caracterizado pela venda de produtos ou comercialização de serviços em pequenas quantidades) tem sofrido forte impacto desde que a crise causada pelo novo coronavírus se instaurou no país, em meados de março. Para se ter uma ideia, estabelecimentos de setores importantes, como turismo, eletrodomésticos, vestuário e eletroeletrônicos, estão fechando ou precisando recorrer ao crédito, pois estão sofrendo uma queda de até 10% nas vendas.

O varejo brasileiro vende em média R$ 35 bilhões em um mês regular e emprega 1,3 milhão de trabalhadores formais. De acordo com o analista econômico Rafael Bianchini, esta crise está sendo vista por muitos economistas como a pior desde a Grande Depressão dos anos 1930. 

“Alguns setores estão sendo afetados de maneira mais profunda, outros de maneira menos profunda, mas todos vão perder”, diz Bianchini.

Segundo ele, até mesmo os ramos do comércio que tiveram algum crescimento no começo da pandemia, como farmácias, estão registrando queda nas vendas. “Difícil que algum setor passe imune nesta crise”, afirma.

Para amortecer os impactos, empresas de diferentes portes têm buscado diminuir os custos, renegociando itens como aluguel, contratos com estacionamentos e empréstimos bancários, para os quais pedem alongamento de prazos e redução das taxas de juros.

Segundo o economista Guilherme Dietze, representante da FecomercioSP, os órgãos que defendem os comerciantes de São Paulo têm apresentado medidas para ajudar os seus afiliados. “O que nós da Fecomercio temos sugerido ao governo é a postergação do pagamento de impostos, como, no caso do município de São Paulo, o IPTU, que não foi feito até agora. Mas as medidas do governo têm sido muito tímidas até o momento em relação ao que o varejo e o setor de serviços precisam”, comenta Dietzel.

De acordo com o economista, algumas medidas anunciadas, como a criação de linhas de crédito, não estão chegando aos comerciantes, pois os bancos contratados como agentes financeiros estão com receio de emprestar o dinheiro e sofrer com a inadimplência. Diante disso, a alternativa possível, segundo Dietzel, tem sido se valer das medidas provisórias 927 e 936, que flexibilizaram as relações de trabalho, permitindo, por exemplo, a redução de jornada com diminuição do salário ou a antecipação de férias e feriados.

Outra medida também adotada pelos comerciantes é a migração para o comércio eletrônico (e-commerce), cujo faturamento aumentou nas últimas semanas e deve continuar crescendo.

“O comércio eletrônico, em relação ao varejo físico, representa cerca de 4 ou 5%, um pouco mais quando ocorre a Black Friday, em novembro. É um mecanismo que está sendo muito explorado pelos consumidores, pois os Correios estão funcionando normalmente e até mesmo as entregas particulares estão sendo usadas. Porém, as pessoas agora estão conseguindo comprar, mas, se a crise permanecer em uma amplitude forte, com fechamento de lojas e desemprego, todos vão sofrer, até mesmo os supermercados e farmácias”, diz o economista da FecomercioSP.

Muitos lojistas já entendem que, no pior dos cenários, deverão fechar as suas lojas, principalmente os microempresários, que possuem menos recursos financeiros e capital de giro que possibilitem um funcionamento normal durante e depois da crise.

“Nessa crise vai haver uma seleção natural: quem estiver ruim vai acabar fechando sua loja e demitindo funcionários, e aqueles que estiverem relativamente melhor estruturados deverão conseguir se sobressair e até mesmo ter mais condições de ter crédito, pois, com as contas organizadas, consegue-se ter uma previsibilidade dos bancos para obter algum tipo de crédito”, avalia Bianchini.

Também é importante salientar que a crise afetará toda a economia brasileira e mundial, sem exceções. Sem a renda dos trabalhadores formais que estão sendo afetados pelas medidas de isolamento social implantadas pelo governo federal, o consumo consequentemente cairá mais do que o previsto, muito embora não se tenha indicadores fechados para todos os setores da economia.

Resta aos comerciantes neste momento pensar em estratégias e cuidar de seu capital de giro para que não tenham um prejuízo maior do que o já previsto e também consigam pagar as suas dívidas, contando com a boa vontade que o governo deve ter neste momento de calamidade.