Torcidas abrem a luta pela democracia nas ruas

Grupos organizados do Corinthians vão à Avenida Paulista para se manifestar contra autoritarismo
João Carlos Ambra de Oliveira
01/07/2020 - 12h

No dia 9 de maio integrantes da torcida organizada Gaviões da Fiel foram à Avenida Paulista defender a democracia. Torcedores do Corinthians impediram uma outra manifestação que ocorreria no mesmo local em apoio ao governo do Presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o site Meu Timão, a concentração foi por volta de 13h30 tendo como maioria moradores da zona norte de São Paulo, assim como membros da organizada Gaviões da Fiel. Já os apoiadores do presidente não apareceram, concretizando o objetivo dos manifestantes.

"Estávamos lá, como torcedores brasileiros, que avaliam o momento e têm a história da Democracia Corinthiana como diretriz. É o mesmo grupo que tem se reunido para entregar marmitex e cestas básicas”, disse Danilo Pássaro, um dos líderes da manifestação ao site Meu Timão.

Já no dia 31 de maio o grupo voltou a se encontrar, porém desta vez com a participantes de outras torcidas da cidade, para nova manifestação contra o fascismo, ocorreu também na mesma data e local ato em prol do presidente.

Estiveram presentes grupos como: Coletivo Democracia Corintiana, Gaviões da Fiel e as palmeirenses Porcomunas e Palestra Antifascista . “O futebol é o que une as pessoas nesse país, não poderia ser diferente em um momento como esse”, disse Wagner de Souza, torcedor do palmeiras e integrante da torcida Palestra Antifascista, à reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

Por volta das 14:00 na Avenida Paulista, altura da Br. Luiz Antônio, houve concentração de bolsonaristas vestidos com camisetas da Seleção Brasileira de Futebol, já em frente ao MASP os antifascistas se agrupavam de maneira pacífica, quando uma manifestante bolsonarista portando um taco de beisebol, provocou os rivais, causando conforto entre os grupos. A Polícia Militar interveio com violência contra os que se manifestavam a favor a democracia, não agindo da mesma maneira com o outro grupo.

Os torcedores do alvinegro paulista marcaram presença também na manifestação domingo (7), em ato antifascista que aconteceu no Largo da Batata zona sul de São Paulo que foi o principal evento entre os três citados.

Segundo Lucas Toth Neves Bezerra, 28 anos, membro da torcida Gaviões da Fiel e estudante de jornalismo da PUC-SP, os torcedores estavam se sentido incomodados com atitudes que boslonaristas vinham tendo em seguidas manifestações como agredir e intimidar enfermeiras e profissionais da saúde

“ A Gaviões de fora acham  que é todo mundo comunista, anarquista... Mas não é nada disso, enfim houve um consenso do que estava acontecendo era errado os bolsonaristas tentando agredir enfermeira, intimidando enfermeira, intimidando profissionais da saúde, a partir daquele  momento muitos ali pensaram: “Não, tá errado, esses caras indo pra rua, estamos quietos aqui e precisamos fazer uma demonstração de força.”

O aluno de jornalismo participou de uma das reuniões que foram responsáveis por organizar os atos a favor da democracia.

“Na reunião que eu participei, pra segunda manifestação, que foi a que teve o episódio do taco de baseball, a reunião foi na quarta-feira (27) antes do ato, estávamos em umas 15 pessoas e ficou decidido que teríamos dois objetivos. O primeiro era incentivar e motivar os movimentos democráticos a voltar às ruas e um segundo objetivo era constranger e mostrar aos bolsonaristas e aqueles que estão pedindo a volta dos militares e o fim do STF por exemplo uma intimidação.”