Na terça-feira (7) foi inaugurado no Brasil o projeto musical “Tiny Desk Concert”, com a participação do músico João Gomes. O vídeo de lançamento tem 20 minutos e oito músicas do artista, entre elas hits famosos como “Dengo” e “Meu pedaço de pecado”.
Criado em 2008 por Bob Boilen e Stephen Thompson, da rádio NPR, o Tiny Desk surgiu com uma proposta inovadora no meio da era de grandes performances, barulhos e estruturas: aproximar o artista convidado do público, com um tom descontraído, intimista e, às vezes, com melodias inovadoras.
As apresentações acústicas da NPR logo conquistaram o coração das pessoas. O projeto que se iniciou com uma postagem em um blog e com a participação da cantora folk Laura Gibson chamou a atenção, mais tarde, de nomes como Adele, Justin Timberlake, BTS e Taylor Swift.
Não demorou para que o sucesso chegasse ao Brasil, com seu estilo musical inovador. O Tiny Desk norte-americano atingiu o auge das pesquisas do Google entre os brasileiros em 2024, mas a música brasileira já tinha ganhado espaço antes. Cantores como Liniker, Rodrigo Amarante, Luciana Souza e Seu Jorge foram convidados a participar de episódios na NPR.

A popularidade deu resultado e abriu as portas para a nova fase do Tiny Desk no Brasil. A estreia de João Gomes repercutiu e foi bem recebida entre o público. O cantor, que assumiu estar envergonhado no vídeo, ficou arrepiado durante as apresentações e concluiu, em entrevista com Sarah Oliveira, que “é nesse formato que a gente vai ter a oportunidade de apresentar tanta gente daora”.
Uma das questões levantadas entre os ouvintes do programa é a presença não só de nomes grandes, como João, mas também de médios e pequenos artistas. A apresentação de nomes que vão além do mainstreaming é uma das vertentes do projeto. Dar visibilidade para cantores de estilos como folk, blues e até de outras nacionalidades é constante, mesmo que em menor quantidade.
Os episódios do Tiny Desk serão lançados toda terça-feira às 11h (horário de Brasília) e às quintas, os artistas convidados também serão entrevistados por Sarah, tudo no canal do youtube do programa.
