Testes de coloração pessoal invadem as redes

Febre nas redes sociais, as reações da pele em relação à diferentes cores de tecido chamaram a atenção dos internautas
por
Gisele Cardoso dos Santos
|
07/04/2022 - 12h

Estes testes encontram as cores que melhor se comportam com o tom de pele de cada pessoa, possibilitando que todos saibam quais opções de cabelo, maquiagem e roupa lhe valorizam mais, são 16 tipos de cartelas de cor. Essa ferramenta, que pode ser feita de forma presencial ou online, é nova para o público em geral e surpreendeu tanto que está sendo registrada e compartilhada em todas as redes sociais.

 

Arquivo pessoal Jessica Dearo em atendimento
Arquivo pessoal Jessica Dearo em atendimento

O principal objetivo desse teste é ajudar as pessoas a entenderem o que realmente funciona para elas e com essa informação elas se tornam mais confiantes, sua autoestima melhora e elas conseguem comunicar ao mundo qualquer impressão que elas desejem através do seu próprio visual.

“O resultado da coloração traz uma segurança para a mulher que ela sempre precisou e nunca teve, a tal história de mudar o cabelo... fazendo o teste a pessoa sabe qual mudança ela pode fazer porque já sabe que vai ficar bom” Comenta a especialista em imagem e autoconhecimento Amanda Moretti.

A pandemia também teve grande influência nesse sucesso, em meio a um momento no qual só era possível se comunicar a distância e todos foram obrigados a se ver em frente

as câmeras e a cuidar mais de si mesmos, a aparência passou a ser mais importante do que nunca e tudo relacionado a imagem própria e autocuidado ganhou mais relevância.

Para aqueles que não possuem condições financeiras para fazer essa análise com um profissional, a internet também oferece testes simples e feitos em casa, que prometem chegar em um resultado tão eficiente quanto. Mas Moretti alerta:

“Precisa de um profissional, a grande roubada de fazer sozinha em casa é ser tendenciosa, eu amo prata e durante o meu teste achei que estava lindo, porque eu queria que estivesse. Mesmo conhecendo a técnica foram as minhas alunas que me mostraram que o dourado ficava bem melhor em mim”. E completa: “Esse negócio de ver a cor da veia, ver se fica bronzeada ou rosada no sol não existe.”

 Amanda Moretti (@amandamorettis)
Amanda Moretti(@amandamorettis)

 

Outro ponto importante é o papel da coloração no movimento de moda sustentável, visto que no Brasil são descartadas 170 toneladas de resíduos têxteis por ano. O conhecimento sobre o que fica bom ou não é extremamente importante para que o consumidor faça uma compra consciente e fique satisfeito com suas peças, sem precisar comprar várias vezes e se desfazer das peças que se arrependeu de adquirir. Além de ajudar também a clientela que possui uma renda baixa a comprar somente o necessário e mesmo assim se sentir bem consigo mesma.

A coloração pessoal também gerou alguns questionamentos, muitas pessoas se preocuparam com a possibilidade de ser algo limitante por definir apenas alguns tons como adequados para cada pessoa, podendo dificultar ao invés de auxiliar, mas a consultora de imagem e estilo Jessica Dearo explica que:

“Sempre tem solução, todos meus clientes saem sabendo quais cores mais harmonizam com a beleza deles, mas todos saem sabendo usar todas as cores. A ideia não é trazer limitação, e sim, conhecimento para que a pessoa saiba compensar quando for usar uma cor que não cai tão bem”.

 Jessica Dearo (@jessica.dearo)
 Jessica Dearo (@jessica.dearo)

Tanta visibilidade não despertou interesse apenas em quem pretende melhorar a sua imagem, mas também em pessoas que desejam se aprofundar no assunto para empreender nesse mercado. Vale a pena ressaltar que a coloração pessoal é apenas um braço do ramo de Consultoria de imagem que possui vários tipos de especialização e que existem muitos cursos para a profissionalização nessa área.