Tecnologia está presente na formação dos jovens

Ainda resta a dúvida sobre os benefícios da imersão total em ambientes digitais
por
Lucca Andreoli
|
13/11/2022 - 12h

Por Lucca Andreoli


Inúmeros estudos são frequentemente realizados para identificar as mudanças que a tecnologia causou na humanidade. Toda a área profissional tem mudado em torno disso, sempre tendo que se adaptar às suas alterações, assim como o meio educacional. Diversos jovens são formados no ambiente tecnológico e, recentemente, tornou-se possível enxergar as consequências das mudanças no quadro da informática no final da década de 90 e início dos anos 2000.

Na vida de Marcelo Oliveira, a tecnologia sempre foi presente. Desde a infância, o hábito de jogar vídeo games está presente. Faça chuva, faça sol, sozinho ou acompanhado, costumava recorrer aos consoles, computadores e televisões para passar o tempo. Como morou com os avós por alguns anos, numa rua não tão segura, não tinha muitas oportunidades para sair e brincar fora de casa. Quando suas irmãs estavam muito ocupadas para lhe fazer companhia, aguardava ansiosamente pelo regresso de seu pai, que passava horas incontáveis no trabalho e acabava não tendo tanto tempo para seu filho. Claro que em algum momento, se acomodou a seu isolamento, e mais atividades passaram a ser feitas nas telas. O hobby passou a ser levado mais a sério, e cursos e estudos virtuais se encaixaram mais adequadamente a sua agenda. Não demorou muito para começar a trabalhar nesse meio também. 

Tudo isso o levou onde está hoje, mas não se perguntar a respeito das vantagens e desvantagens disso parece algo inevitável. Não que seja necessário afirmar que passar muito tempo nos computadores fez bem ou mal, mas entender um pouco mais dessa jornada pode acrescentar bastante. Marcelo se lembra desses momentos com certo afeto, uma nostalgia. Entende que talvez tenha perdido algumas experiências de grande importância, mas não há arrependimento em seus olhos simpáticos. Reconhece que tudo o que faz hoje se deve a isso.

O exagero é o que o incomoda. É nítido em sua face que gostaria de ter tido uma infância mais “antiquada” de vez em quando. Alguns problemas já o acometeram, e dificuldade social foi uma preocupação por bastante tempo. Uma preocupação já superada, mas originada do contato excessivo com as máquinas, enquanto o contato humano ficou para segundo plano.

Quando questionado a respeito das futuras gerações e seu contato com novas tecnologias, pareceu bem otimista! Agitado, e com alguma identificação, elogia as crianças dessas últimas gerações. Não parece surpreso, e pouco divaga em seus pensamentos. Tem muito claro para si que as crianças aprendem rápido. Mais rápido do que as gerações anteriores, além de serem extremamente ligeiras. Nota seu interesse extremo em atividades e coisas que as agradam, assim como a velocidade em que se desinteressam (também mais rapidamente do que as gerações anteriores). Cada vez as coisas ficam mais rápidas, as crianças, menos pacientes e mais imediatistas. Isso parece ser perigoso o suficiente para assustá-lo e fazê-lo sugerir mais controle por parte dos pais, pois “tem grande perigo aí.”