Setor de eventos teme demissões em massa

Após queda abrupta da receita, associação prevê corte de 25% no número de trabalhadores
por
Adriane Garotti
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29/06/2020 - 12h

Os adiamentos e cancelamentos de eventos neste ano atingiram em cheio o setor cultural – principalmente as produtoras de shows e festivais. Um exemplo disso foi a postergação da Olimpíada de Tóquio, que estava marcada para acontecer em 2020, mas devido à Covid-19 foi transferida para julho de 2021. Os trabalhadores do setor de eventos também sofrem com a crise econômica gerada por essa paralisação sem previsão de retorno.

Pessoas que trabalham em grandes eventos, como nos setores de limpeza, segurança, carregadores de grades e equipamentos, estão em situação de vulnerabilidade neste período de crise. Sem contar os trabalhadores informais, que muitas vezes tiram sua renda da venda de comidas, bebidas e camisetas na porta dos grandes shows e festivais.

A Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), junto com a Go Live Brasil – um movimento que uniu líderes do setor de eventos com o intuito de apoiar as empresas nesse momento da pandemia –, mostra em suas pesquisas que o setor já gerou 25 milhões de empregos, sendo 5 milhões indiretos e freelancers, que dependem inteiramente da geração de renda pela realização de shows, festivais e congressos. A informalidade sofre com a incerteza da retomada das atividades e, também, com a falta de visibilidade perante as políticas públicas emergenciais para aqueles que não têm os benefícios da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Doreni Caramori Jr, presidente da Abrape, afirma que houve uma significativa redução, que beira 100%, na receita do setor desde o início da paralisação, incluindo a queda na venda de eventos futuros, o que prejudica a gestão de novos negócios. “Isso envolve fluxo de caixa, questões de relacionamento com fornecedores, clientes e, principalmente, as questões de gestão do time da equipe. A tendência é que isso continue impactando bastante até o momento da retomada nesses itens”, diz o empresário. 

Não é apenas para os trabalhadores informais do setor que a crise está tomando grandes dimensões. Segundo o site Celebrity Access, que fornece informações sobre resultados de bilheteria, disponibilidade de artistas e arquivos de notícias, no início de maio, a Live Nation – uma das maiores promotoras de eventos do mundo – anunciou que iria emitir US$ 800 milhões em notas garantidas, apoiadas pelos seus ativos. A arrecadação será para financiar “fins corporativos” e não permitir a estagnação do giro econômico da empresa durante o período da crise.

No Brasil, o setor de eventos tem participação de 12,93% no PIB e um impacto de R$ 936 bilhões na economia, segundo dados da Go Live Brasil. A realização de grandes eventos colabora com a movimentação de outros setores, como turismo, alimentação e empresas terceirizadas.

Pedro Augusto Guimarães, presidente da Apresenta Rio, afirmou em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que uma única edição do Rock In Rio é capaz de movimentar 30 mil empregos diretos. Normalmente, quando se trata de grandes festivais de música, a movimentação econômica nas cidades-sede fica muito mais intensa, pois o fluxo de pessoas que se deslocam entre estados e até mesmo países é muito grande. Esse fator demanda reservas de hospedagem, compra de passagens e incentiva o turismo local.

 (Reprodução: Go Live Brasil)
 (Reprodução: Go Live Brasil)

 

Inicialmente, quando a discussão era somente sobre a remarcação dos grandes eventos para o segundo semestre deste ano, ainda havia uma esperança de que o setor fosse retornar logo à ativa. Entretanto, quando os grandes festivais de música foram adiados, como o Coachella, na Califórnia, e o Lollapalooza, no Brasil, empresas de entretenimento ao vivo como a T4F foram afetadas em diversos aspectos econômicos e logísticos, como remarcação de datas com artistas e locais para realização dos eventos.

Caramori, da Abrape, afirma estar preocupado com os efeitos da crise no Brasil. “O número de colaboradores diretos do nosso setor chega próximo a 2 milhões. A nossa pesquisa apontou que o percentual passa dos 25% de demissões previstas para a crise, em função disso é uma matemática bastante linear. Você projeta essa demissão prevista nesta mostra – que é 25% – sobre toda a população de trabalhadores no nosso setor e estima que o risco é de 580 mil demissões nessa cadeia produtiva que emprega quase 2 milhões de brasileiros.”

No início de abril, o governo federal publicou uma medida provisória (MP) na qual dispensa os setores de turismo e cultura de reembolsarem seus clientes no período imediato. Também estendeu o prazo para que esse ressarcimento seja feito em até um ano após o fim da pandemia – neste caso, o ajuste será feito de acordo com a inflação do momento. Ainda segundo a MP, as empresas também dispõem de três opções: remarcar os serviços, disponibilizar crédito para o uso ou redução na compra de outros produtos da empresa ou firmar algum outro acordo com o consumidor. 

Marina Emily, 21, tinha ingressos comprados para o show da cantora norte-americana Taylor Swift, que iria trazer sua turnê “Lover Fest” para o Brasil em julho. A apresentação no Allianz Parque foi adiada para o próximo ano, porém as novas datas não foram divulgadas. “Como não foi cancelado, só adiado, isso me tranquilizou. Fiquei bem triste, porém já imaginava que fosse acontecer.” A estudante de Rádio e TV brinca que, mesmo diante da incerteza das novas datas, ela irá arrumar um jeito de encaixar o show na sua agenda. 

O presidente da Abrape indica que os pontos mais incertos do retorno dos eventos são as variáveis ambientais – curva de contágio e mortalidade –, a disponibilidade do produto, que depende inteiramente da oferta do setor, e, por fim, o comportamento do consumidor, se ele vai querer ir a eventos com características tão específicas pós-pandemia. 

Caramori ainda enfatiza que as previsões de retorno são muito incertas. “Acho que é possível termos eventos em 2021 sim, acho até que para alguns perfis de eventos é muito provável, mas lógico que qualquer antecipação nesse momento soa uma previsão amplamente subjetiva.”

 

Imagem da capa: Montagem do Lollapalooza 2017 no autódromo de Interlagos. (Reprodução: internet / VEJA)