Selecionados por robôs: as plataformas de recrutamento nas empresas

Como a Gupy, Cia de talentos e outras plataformas impactam a vida de quem procura emprego.
por
Ana Beatriz Assis
|
29/11/2022 - 12h

Por Ana Beatriz de Souza Assis

 

“É complicado porque, a gente doa tanto tempo para eles com esses testes, e a maioria das empresas não faz o mesmo, não se dão ao trabalho nem de falar que não passamos” Caio da Silva de 21 anos, estudante de Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC, viveu dois anos procurando um estágio. Relatou de modo cabisbaixo que passou por incontáveis processos seletivos, sendo a maioria por plataformas de recrutamento.

Ele passava a maior parte de seu dia na frente do computador, estudando e enviando currículos. Mesmo fazendo seu melhor dentro de sua realidade, se sentia improdutivo por não trazer renda para casa, sua autoconfiança não era mais a mesma, por conta das negativas injustificadas na hora da procura por emprego. Não era muito de sair, pois, não tinha dinheiro para bancar as saídas com os colegas.

 “No final, você nem sabe porque não passou” Caio diz que esse é o principal erro das plataformas de captação de perfis – Não dar um feedback apropriado. “Na minha área, não consigo entrar para o mercado de trabalho sem passar por um estágio. É angustiante saber que o tempo está passando e você não consegue nada”. Ele ainda acrescenta que sua autoestima foi afetada diretamente durante esses dois anos, já que, precisava se encaixar nos moldes que essas plataformas exigiam de forma, segundo ele, “discreta” para seguir no processo.

 

As plataformas

 Isabel Alves, analista de recrutamento e seleção, utilizava da plataforma GUPY para auxiliar na contratação em sua última empresa. “A Gupy trata de todo o processo de recrutamento e seleção da pessoa candidata, levando até a fase admissional. Ela nos auxilia a movimentar e a adicionar as pessoas candidatas à fases específicas do processo, bem como o envio de feedback”. A profissional cita que a plataforma agiliza todo o processo de contratar um novo funcionário, é de fácil manuseio e cadastro, sendo uma ótima ferramenta para visualizar todas as etapas do processo.

SS
Visão do recrutador dentro da Gupy (via: Isabel Alves) 
 n
Visão do recrutador dentro da Gupy (via: Isabel Alves) 

 Ao ser questionada sobre a queixa de falta de feedbacks e outras insatisfações, Isabel revela que todas as etapas são de reponsabilidade da recrutadora. “Todas as etapas são “manuais”, ou seja, estão sob controle da pessoa recrutadora ou gestora do processo. A fase de testes também é responsabilidade dela, a duração de testes é também é designada pela pessoa “dona”.  A escolha ou não de dar um retorno, vem do gestor do processo.

sssss
Visão do recrutador dentro da Gupy (via: Isabel Alves) 
ssssssss
Visão do recrutador dentro da Gupy (via: Isabel Alves) 

 

Isabel ainda adiciona que existem testes “padrões” feitos para alinhar o perfil dos candidatos ao da empresa, o que ela chama de “match”, são considerados variáveis como experiências, perfil, formação e resultados dos testes utilizados.

 

A procura pelo "match"

 Segundo investigação de Ianaira Neves, do Intercept Brasil, não são só esses parâmetros utilizados para promover um perfil dentro da plataforma. Ouvindo ex-funcionários de empresas que utilizam da ferramenta foi descoberto outros critérios que eram usados: “formação e localização, perfil e cultura e até interesses. Há também os critérios de idade (quanto mais novo o candidato, melhor a nota, segundo ex-funcionários), tempo de formação (quanto mais recente a formatura, maior a sua pontuação) e moradia (quanto mais próximo da sede, maior sua chance).”

 Além disso, ainda foi descoberto que o algoritmo da Gupy rebaixa notas de mulheres em comparação a de homens quando candidatados para a mesma vaga. Alunos de universidade com maiores notas no MEC tem vantagens acima daqueles que frequentam universidades mais populares.

ssss
Visão do recrutador dentro da Gupy (via: Isabel Alves) 
xxxxx
Visão do recrutador dentro da Gupy (via: Isabel Alves) 

Ainda assim, essas plataformas são rentáveis para as grandes empresas. Segundo dados da Rocketmat, foi reduzido em 73% o tempo médio de triagem em processos seletivos e ainda, segundo eles, asseguram que as ferramentas entregam 75% de acerto no algoritmo de escolha do candidato, o chamado "match".

Thiago Cabral, 21 anos, sofre de ansiedade há cerca de um ano, acredita que foi fruto dos seus meses a procura de um emprego. “ Eu passava muito tempo fazendo testes e mais testes. Teve um que fiz na Cia (Cia de Talentos) que tinha um cronômetro em tempo real em cima da página. Me sentia no Enem de novo.”  Ele cita que em um momento, deixou de preencher seu perfil com sinceridade, mentindo para se encaixar nos “matchs” que as empresas procuravam. “Eu só queria que pelo menos vissem meu currículo, sem eu ter que responder mil perguntas sem sentido” O assistente administrativo, não conseguiu seu cargo atual via plataforma, e sim, pelo modo tradicional, diz não ser adepto ao novo modelo de contratação.

dff
Visão do recrutador dentro da Gupy (via: Isabel Alves) 
eee
Visão do recrutador dentro da Gupy (via: Isabel Alves) 

 

ttt
Visão do recrutador dentro da Gupy (via: Isabel Alves) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Falta de humanização

oo
comentário retirado do Linkedln em publicação sobre a Gupy.

 

Mariana Rodrigues, consultora de projetos e pesquisas, possui mestrado e duas pós graduações, mas, ainda assim, sofreu com os cortes robóticos das plataformas. “Acho essas plataformas super desumanas. Eu sou una pessoa super preparada. Já tentei inúmeras vezes entrar em seleções para cargos de docência, que já atuo há anos nunca sou chamada, mesmo para dentro da minha área.” A consultora cita que essas plataformas usam de métricas e palavras chaves para continuar com um processo. “As empresas estão perdendo profissionais incríveis ao usar essas plataformas. Uma pena”, conta.

Isabel, diz que a falta de contato humano é algo que a plataformas deixam a desejar. Desabafou que se pelo menos tivesse uma ligação ou um bate papo entre as etapas, já ajudaria muito. “Depende da complexidade da vaga…. Por exemplo: vagas mais “fáceis” como assistente administrativo e consultor de vendas são finalizadas rapidamente. (cerca de 05 a 15 dias no máximo). Agora, vagas mais complexas (um grande exemplo é T.I) é um tanto mais demorado (20 a 40 dias).” Explica a profissional ao ser questionada sobre a duração dos testes.

 “Olha, eu prefiro nem falar o nome da empresa, mas, ano passado (2021), já fiquei cerca de 6 meses dentro de um processo seletivo, só esperando as devolutivas” declara Caio da silva. Com seu celular, ele me mostra o o histórico do processo seletivo, que já foi finalizado, porém com uma duração extensa de meio ano. “ Eu fiz todos aqueles testes chatos, e demorou mais de dois meses para ir para outras etapas. Mandei vídeo de apresentação, fiz redação, cheguei a fazer entrevista com três gestores." Caio disse que estava nutrindo esperanças pela vaga, que chegou até a escolher entre três áreas para trabalhar. “ Falaram que me dariam a resposta em setembro, foram só me responder em dezembro”

 Ferramenta de corte em massa

lkklll
comentário retirado do Linkedln em publicação sobre a Gupy.

 

Bruno Duarte, é consultor de serviços na área da Saúde, diz já ter passado por "perrengues" na procura de emprego via plataforma: “Eu cheguei a enviar mais de 200 currículos e não tive resposta de nenhum” Ele diz que é questão de sorte você chegar a falar com alguém, e que acaba se contentando com respostas automáticas enviadas para todos. “Elas dão a sensação que você está falando com um robô a todo momento e que ninguém na realidade está avaliando o seu currículo.”

Depois de dois anos, Caio enfim conseguiu seu emprego, ironicamente ou não, via plataforma de recrutamento. “Não acredito que a Cia de Talentos facilitou meu lado, pelo contrário, só deixou tudo mais pesado” Caio, foi diagnosticado com ansiedade e assim como Thiago, acredita que um dos gatilhos principais foi a procura por emprego. “Eles utilizam de perímetros inalcançáveis como corte, e tenho certeza que as pessoas mentem dentro do processo, por isso não acredito que seja de todo eficaz”

O agora emprego, diz ter passado por testes de inglês, lógica, português, jogos e teste de Excel para depois ser chamado para entrevista, “ Eu basicamente me condicionei aos padrões da plataforma” Ele ainda conclui que, no dia-a-dia da empresa, não exigem nem metade do que lhe exigiram para passar no processo. “Fico muito feliz de ter conseguido meu emprego, mas, o que esse processo me fez passar, não desejo para ninguém. Só espero que no futuro, o contato humano não seja visto com tanta desfeita como hoje”.