Roberto Cavalli, ícone da moda, morre aos 83 anos

Conhecido por sua extravagância e pelo uso característico do animal print, o italiano morreu em sua cidade natal nesta sexta-feira (12)
por
Carolina Johansen Saraiva de Carvalho
|
15/04/2024 - 12h

Roberto Cavalli nasceu em Florença, Itália, no ano de 1940. Em entrevista para Luke Leitch em 2011, Cavalli reconta os impactos psicológicos causados em sua vida após seu pai, um ativista antifascista, receber um tiro de soldados nazistas quando o estilista tinha apenas três anos. Aos 17 anos, começou a trabalhar como costureiro ao lado da mãe para ajudar financeiramente a família. Estudou Arte e Arquitetura no Instituto de Arte de Florença, onde conheceu sua primeira esposa, Silvanella Giannoni.

Roberto Cavalli em evento na Califórnia
Roberto Cavalli em evento na Califórnia,  2006 — Foto: AP Photo/Lucas Jackson

Na década de 1970, fundou sua própria marca e lançou sua primeira coleção no Palácio Pitti, em Milão.  De estreia, logo apresentou uma técnica única, desenvolvida por ele mesmo,  na qual foi possível realizar  estampagem em várias peças de couro. A coleção foi extremamente bem  aclamada pela crítica e sua técnica passou a ser cobiçada por casas consolidadas como a Hermès e a Maison Valentino que queriam adquirir seus direitos de exclusividade e autorais. Contudo, foi só em 1994 que Cavalli passou a ser consagrado na Milan Fashion Week

Mais tarde, outra inovação do estilista viraria febre aqui no Brasil e no mundo todo: a elastização das calças jeans. Este evento culminou na abertura de sua segunda marca, Cavalli Jeans, nos anos 2000s. Suas peças eram muito disputadas e uma certeza do público é que ao menos uma celebridade seria fotografada  usando Roberto Cavalli.  Dentre elas: Madonna, Lenny Kravitz, Cindy Crawford, Priscilla Presley, Devon Aoki, Britney Spears, Alessandra Ambrosio, Beyoncé e Zendaya, eram os principais modelos propaganda do estilista. 

Roberto Cavalli com o grupo Spice Girls
Roberto Cavalli com as Spice Girls em Milão, 2008 — Foto: Getty Image

A notícia do falecimento de Roberto Cavalli veio por meio de comunicado postado no Instagram de sua própria marca: “Hoje nos despedimos com profunda tristeza do nosso querido fundador, Roberto Cavalli”. Sua saída deixa um vazio irreparável no mundo da moda, onde seu nome se tornou sinônimo de ousadia e elegância.

Roberto Cavalli revolucionou a indústria com sua visão distinta e suas técnicas inovadoras. Seu legado é imortalizado pelas icônicas estampas de animais, pela exuberância do couro e pela celebração do maximalismo.  

Tags: