Programa de governo de Haddad conta com 7 partidos

Em lançamento de plano de governo, Haddad mira em segurança pública e cita progressão de carreira para policiais
por
Laura Boechat
|
25/08/2022 - 12h

O candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, apresentou na última segunda-feira (22) o plano de governo em coletiva com jornalistas na capital do estado. Dentre as promessas, o ex-prefeito destacou o emprego de câmeras nos uniformes de policiais e programas de progressão de carreira à classe.

Ao ser questionado sobre como conciliar a agenda repleta de ideias alinhadas à esquerda e o diálogo com o eleitorado conservador, Haddad pede para que o programa seja avaliado como um todo. Propõe, ainda, a criação de uma polícia moderna. A ideia é promover progressão de carreira e humanização para criar profissionais capacitados e respeitados.

"O que a gente pede é para que o plano seja avaliado em conjunto. Do mesmo jeito que a gente diz que a violência policial não pode ser aceita, a gente tá dizendo que vai valorizar a carreira dos policiais, que vai ter um plano de metas, formação continuada. São Paulo é recordista em furto e roubo de celular, estelionato no Brasil. São coisas inaceitáveis. Nós só vamos conseguir [superar] isso com uma polícia moderna. Polícia com dignidade na carreira, na remuneração, na formação. E também com uma polícia mais comunitária e próxima da população. Uma polícia da qual só o bandido tem medo. Que o cidadão que está lá trabalhando possa contar com ela. Eu não sei como isso pode ofender um espírito mais conservador. Alimento barato não pode ofender ninguém. Polícia responsável não pode ofender ninguém”, destacou o candidato. 

Quanto ao piso salarial dos policiais, Haddad respondeu que pretende dialogar com a categoria e checar sua preferência de desenho para a progressão de carreira para então estipular valores.

O candidato também mencionou o fortalecimento da polícia investigativa como meio de desenvolver a segurança. "Só policiamento ostensivo não vai resolver. Combinando policiamento ostensivo com polícia investigativa você vai ver o quadro melhorando".

 

Câmeras nos uniformes

O petista também visa ampliar a instalação de câmeras nos uniformes policiais. A medida foi adotada durante o governo de João Dória (PSDB). “Adotar câmeras em uniformes de todo o efetivo operacional da Polícia Militar. O uso até o fim do ano será restrito a 33 dos 120 batalhões, com cerca de 10 mil câmeras. Dados oficiais mostraram queda de 85% da letalidade policial nos batalhões que adotaram as câmeras. Ao mesmo tempo, os policiais ganham proteção. Ano passado registrou-se o menor número de policiais mortos em anos. Em casos de litígio, os PMs ainda terão a seu dispor provas técnicas que asseguram que sua ação foi lícita”, elucida Haddad.

Educação

Sobre a reforma do ensino médio, o candidato, que já foi ministro da Educação, aponta que o erro está no descompasso do projeto pedagógico. "Como você está saindo de 5 para 7 horas e a proficiência dos jovens é menor?". 

Haddad defende que os Institutos Federais, criados em 2008 pelo governo Lula, deveriam ser tomados como referência. "Se a gente adequar o projeto pedagógico da rede estadual paulista ao padrão de excelência que nós temos no Brasil, acho que vamos colher os resultados disso.", comenta. 

Programa de governo feito em conjunto

No evento também estiveram presentes a candidata à vice-governadora Lúcia França (PSB), Marina Silva (Rede), o deputado estadual Emidio de Souza (PT), o presidente do PSOL Juliano Medeiros e Ana Estela Haddad. Vale lembrar que o plano de governo de Haddad é assinado pela coligação Vamos Juntos por São Paulo (PT, PSB, PCdoB, PV, Rede, Psol e Agir).

Segundo Emidio de Souza, um dos grandes idealizadores do plano de governo de Fernando Haddad, o programa foi construído ao longo de um ano por muitas mãos.

"Nós ouvimos mais de 500 especialistas das mais diversas áreas de responsabilidade do estado. Realizamos 8 seminários temáticos, com participação de mais de 3.500 pessoas. Mais de 20 mil acompanharam os seminários online. A plataforma Fala SP recebeu mais de 2.000 propostas", contou.