As principais notícias desta terça-feira, 12/10.

Inundações na China, previsão de piora da inflação no Brasil, dia de Nossa Senhora Aparecida e mais.
por
Letícia Coimbra
Luan Leão
|
12/10/2021 - 12h

 

Atualização dos dados sobre a COVID-19 no Brasil

A taxa de transmissão do coronavírus no Brasil atingiu seu menor índice desde abril de 2020, quando começou a ser medida, sendo de 0,60, segundo o Imperial College de Londres. O avanço da vacinação é apontado por especialistas como um fator importante para a diminuição de novos casos.

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 6.918 novos casos de coronavírus e 202 óbitos pela doença. A média de mortes é de 437 nos últimos sete dias, segundo dados da universidade Johns Hopkins. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem no acumulado 21.582.738 casos confirmados, e 601.213 mortes por COVID-19. 

 

Norte da China é atingido por fortes chuvas e inundações

Moradores durante limpeza após enchentes no condado de Yitang, cidade de Jiexiu, província de Shanxi, na China — Foto: cnsphoto via Reuters
Moradores durante limpeza após enchentes no condado de Yitang, cidade de Jiexiu, província de Shanxi, na China — Foto: cnsphoto via Reuters

De acordo com o funcionário meteorológico Wang Wenyi em entrevista coletiva nesta terça-feira (12), a província de Shanxi, localizada no norte do país, experimentou a pior enchente este mês. Wenyi afirmou ainda que a precipitação média foi 13 vezes maior do que o previsto. 

Ao menos 1,75 milhão de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas e inundações na região. No mínimo 120 pessoas tiveram que procurar áreas mais seguras, 19.500 casas desabaram, 18.200 propriedades foram gravemente danificadas, 15 pessoas morreram e três ainda estão desaparecidas, segundo Wang Qirui, oficial de gerenciamento de emergência local. De acordo com Qirui, as chuvas causaram perdas econômicas estimadas em mais de 5 bilhões de yuans (aproximadamente 775 milhões de dólares). Conforme a mídia estatal CCTV, as autoridades da província reservaram 50 milhões de yuans (aproximadamente 7,7 milhões de dólares) para ser utilizado no apoio ao controle das enchentes e no trabalho de socorro.

 

FMI prevê piora na inflação, câmbio e PIB no Brasil, Guedes responsabiliza comida e energia. Segundo a FGV, a renda dos mais pobres foi a mais afetada pela pandemia. 

Ministro Paulo Guedes concede entrevista à CNN Internacional
Ministro Paulo Guedes em entrevista à CNN Internacional - Foto: CNN Internacional

Segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), a inflação no mundo seguirá em alta até o fim deste ano e retornará ao nível pré-pandemia em 2022.  Nessa semana a entidade realiza uma reunião anual, em Washington. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, viajaram para a capital estadunidense para comparecer ao evento. O fundo estima alta de 7,9% do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para este ano no Brasil, e 4% em 2022. O FMI avalia também que o PIB brasileiro crescerá 5,2% em 2021, mas apenas 1,5% no próximo ano. 

Em entrevista à CNN Internacional, o ministro da Economia, Paulo Guedes, responsabilizou o aumento do preço de alimentos e energia pela metade dos índices de Inflação no Brasil, afirmando que “a inflação está em todo mundo, metade da inflação é exatamente comida e energia”.

De acordo com pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), divulgada hoje, a renda média do brasileiro diminuiu, principalmente entre a população mais pobre. Em comparação entre o período pré-pandemia,  último trimestre de 2019, e o segundo semestre de 2021, a renda diminuiu em -21,5%. 

 

CPI desiste de convocar Marcelo Queiroga e opta por coordenador de estudo contra o uso do ‘kit covid’

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga - Foto: Walterson Rosa/MS
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga - Foto: Walterson Rosa/MS

O depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, aconteceria na próxima segunda-feira (18), mas a CPI voltou atrás na decisão e optou por ouvir o coordenador de estudo contra o uso do ‘kit covid’, o médico Carlos Carvalho. A oitiva do médico ainda não foi aprovada. De acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE), a decisão foi tomada após uma reunião de membros da comissão nesta terça-feira (12) e justificou a escolha dizendo que não daria ‘palanque’ para o ministro, e afirmou “não vai acrescentar muito. Mas ele vai aparecer no relatório final com toda certeza. Provavelmente por desrespeito a norma sanitária, prevaricação. Ele vai ser indiciado e vai ter que responder.”

 

Dia de Nossa Senhora de Aparecida e discurso pacifista do Arcebispo

Dom Orlando Brandes celebra missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida - Foto: Marcos Corrêa/PR
Dom Orlando Brandes celebra missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida - Foto: Marcos Corrêa/PR

O arcebispo de Aparecida (SP), Dom Orlando Brandes, afirmou nesta terça-feira (12) durante a missa das 9h, principal missa do dia, que “para ser pátria amada não pode ser armada”. 

"Para ser pátria amada, seja uma pátria sem ódio. Para ser pátria amada, uma república sem mentira e sem fake news. Pátria amada sem corrupção. E pátria amada com fraternidade. Todos irmãos construindo a grande família brasileira", disse o religioso durante o sermão.

Nossa Senhora de Aparecida é considerada a padroeira do Brasil desde 1930. O feriado, no entanto, veio apenas com a visita do Papa João Paulo II ao Santuário de Aparecida, em Junho de 1980. O Brasil vivia o período da ditadura, e o então presidente, general João Batista Figueiredo, assinou a lei que declarava a data como feriado nacional.

No sincretismo religioso, Nossa Senhora de Aparecida é associada à orixá Oxum. O dia das crianças originalmente era chamado de “dia de festa da criança”, e foi oficializado em 1924, pelo presidente Arthur Bernardes. Porém, o dia não é feriado. 

 

90 anos do Cristo Redentor

O Cristo Redentor completa 90 anos neste dia 12 de outubro - Foto: Divulgação
O Cristo Redentor completa 90 anos neste dia 12 de outubro - Foto: Divulgação

O Cristo Redentor completa hoje 90 anos. O monumento já foi palco de casamentos, além de já ter recebido visita de diversos famosos, entre eles a princesa Diana e o Papa João Paulo II. O Cristo é a maior estátua em art-déco do mundo, com 38 metros de altura, contando do pedestal. Neste ano, um momento marcante foi a celebração de uma missa, aos pés do Cristo, em homenagem ao ator Paulo Gustavo, que faleceu em decorrência da COVID-19. Durante a homenagem, o Cristo chegou a ficar apagado, em memória das vítimas da doença. 

E no clima de celebração dos 90 anos do Cristo, a Casa da Moeda lançou nesta terça-feira (12), uma medalha, exclusiva e limitada. Foram produzidas apenas 2.590 comemorativas: 90 em ouro, 200 em prata, 300 em bronze e 2.000 em cuproníquel, uma liga metálica de cobre e níquel. 

 

 

Bia Haddad no Indian Wells, Irving suspenso pelo Nets e campeonato brasileiro.

Bia Haddad venceu Karolina Pliskova, da República Tcheca, por 2 sets a 0 - Foto: MATTHEW STOCKMAN / AFP
Bia Haddad venceu Karolina Pliskova, da República Tcheca, por 2 sets a 0 - Foto: MATTHEW STOCKMAN / AFP

A tenista brasileira Bia Haddad garantiu vaga nas oitavas de final do WTA 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, ao vencer a tcheca Karolina Pliskova, atual número 3 do mundo. Em um duelo atrapalhado pelo vento, a brasileira venceu a ex-líder do ranking com parciais de 6/3 e 7/5. Agora, Bia vai enfrentar a estoniana Anett Kontaveit, atual número 20 do mundo.

O Brooklyn Nets anunciou em comunicado o afastamento do jogador Kyrie Irving, de jogos e treinos, enquanto o atleta não se vacinar. Irving faz parte de um grupo de menos de 5% de atletas da NBA que ainda não se vacinaram. 

 “Kyrie fez uma escolha pessoal e respeitamos seu direito individual de escolher”, diz o comunicado, assinado por Sean Marks, gerente geral do Nets.

Dois jogos dão início a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em Bragança Paulista, o RB Bragantino tenta se manter no G-4 e recebe o Atlético-GO, às 19h. Mais tarde, às 21h30, o terceiro colocado Palmeiras visita o Bahia, na Arena Fonte Nova, tentando se reabilitar na competição. 

Tags: