As principais notícias desta quarta-feira 01/12

CCJ do Senado sabatina André Mendonça e aprova por 18 a 9. Terceiro caso de variante ômicron em SP. OCDE reduz previsão de crescimento global em 2021. Reta final do brasileirão. E mais.
por
Ana Beatriz Vilela
Beatriz Gabriele
Bruno Scaciotti
Leticia Coimbra
Luan Leão
|
01/12/2021 - 12h

Atualização de dados sobre a Pandemia. Terceiro caso da variante ômicron confirmado em SP. Dia Mundial da Luta contra Aids.

Mais um caso da variante ômicron
Foto: Carol Coelho/Getty Imagens

Pandemia

Segundo números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 11.413 novos casos de COVID-19, e 283 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. Ainda de acordo com o CONASS, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias está em 232. No total, desde o início da pandemia, o país já registrou 22.105.872 casos e 614.964 mortes pelo novo coronavírus.

Dados do Ministério da Saúde afirmam que o Brasil tem hoje 139.521.777 brasileiros completamente imunizados, isto é, com duas doses ou dose única. Segundo o Ministério, já foram aplicadas 312.814.788 doses.

Terceiro caso

O estado de São Paulo informou nesta quarta-feira (1) através da Secretaria Estadual de Saúde a confirmação de um terceiro caso de infecção pela nova variante ômicron. O infectado é um homem de 28 anos que desembarcou da Etiópia no sábado (27), no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ele testou positivo para a COVID-19, mas não apresentava sintomas da doença, segundo a secretaria de Saúde. A pasta afirmou também que o homem já se vacinou com as duas doses do imunizante da Pfizer, passa bem, e está em isolamento domiciliar desde sábado.

Dezembro vermelho

No dia 1° de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, a data também marca o início do chamado Dezembro Vermelho. O objetivo é alertar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A UNAids, programa de combate ao HIV e à AIDS, da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou na segunda-feira (29) que a pandemia do COVID-19 está prejudicando a reação à AIDS em muitos locais, e que os serviços para pessoas que usam remédios contra HIV sofrem transtornos em 65% dos 130 países pesquisados. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 37,7 milhões de pessoas conviviam com o HIV até o final de 2020. 

 

Alemanha com o maior número de mortes por COVID-19 em 9 meses. Explosão perto de estação de trem em Munique, na Alemanha. Aumenta o número de mortes no tiroteio em escola no estado de Michigan, nos EUA. Segundo a ONU, mais de um terço da população mundial não tem conexão com a internet.

Pandemia se agrava na Alemanha
Foto: Tobias Schawrz/ AFP

Preocupante

A Alemanha reportou nesta quarta-feira (1) o maior número de mortes por COVID-19 desde fevereiro. O Instituto Robert Koch, agência estatal de doenças infecciosas no país, informou 67.186 novos casos e 446 mortes, o maior número desde 18 de fevereiro. No entanto, a taxa de incidência de sete dias por 100 mil habitantes caiu pelo segundo dia consecutivo, de 452,2 pessoas na terça-feira (30) para 442,9 pessoas hoje (1). Ontem (30) a chanceler Angela Merkel, o vice-chanceler Olaf Scholz, e os governos regionais da Alemanha, concordaram em tomar medidas mais firmes para conter o avanço da 4ª onda, entre elas a intensificação da campanha de vacinação e a restrição de contato. 

Em entrevista ao jornal Bild, o futuro chanceler Olaf Scholz defendeu a vacinação obrigatória e disse que o agravamento da crise sanitária se deve aos não vacinados. “O fato de tantas pessoas não tomarem a vacina é o motivo pelo qual temos hoje um problema em todo o país”, disse Scholz.

O presidente da associação DIVI de medicina intensiva, Gernot Marx, alerta que o país pode ter 6 mil pessoas em terapia intensiva até o natal, independente das ações do governo.

Susto em Munique

Uma antiga bomba de avião da 2ª Guerra explodiu perto da estação de Donnersbergerbrücke, em Munique, e deixou pelo menos quatro pessoas feridas, segundo informações da polícia de Munique no Twitter. A explosão ocorreu durante perfuração em um túnel próximo a estação. A assessora de imprensa da polícia de Munique, Carolin Schrott, afirmou que não há perigo fora da área imediata. Ainda não está claro por que a bomba não foi descoberta antes. 

Mesmo após o final da guerra, é comum encontrar munições não detonadas em solo alemão. Todos os anos, peritos desarmam cerca de 5 mil bombas além de toneladas de outras munições.

4 mortes

Subiu para quatro o número de vítimas fatais do massacre em uma escola em Oxford, no estado de Michigan, nos EUA. Justin Shilling, de 17 anos, estava internado em estado grave em um hospital da região, e não resistiu aos ferimentos. As outras três vítimas são: Tate Myre, de 16 anos, Hana St. Juliana, de 14 anos e Madisyn Baldwin, de 17 anos. Além das quatro mortes, outras oito pessoas ficaram feridas. A situação mais grave é de uma menina de 14 anos, que respira com ajuda de aparelhos. 

O assassino, um adolescente, está preso, e a polícia não divulgou a identidade. O pai confirmou que comprou a arma utilizada no crime, uma pistola semiautomática. A polícia agora procura saber o que motivou a ação. 

Desconectados

Em relatório divulgado ontem (30) pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que 2,9 milhões de pessoas (37% da população mundial) não se conectam à rede. Entre elas, 96% vivem em países em desenvolvimento. O relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT) informou também que cerca de 4,9 bilhões de pessoas usaram a internet neste ano. São quase 800 milhões de pessoas a mais do que antes da pandemia, O UIT disse ainda que a diferença no acesso à internet entre homens e mulheres diminui: 62% dos homens estão conectados e 57% de mulheres.

A pobreza, a falta de eletricidade ou conhecimento digital são alguns dos desafios para os “digitalmente excluídos”, segundo o relatório.

 

André Mendonça é sabatinado e aprovado no Senado. PGR arquiva apuração sobre contas offshore de Paulo Guedes e Campos Neto. Ministro da economia volta a defender privatizações, alegando que governos têm “fetiche” por estatais.

André Mendonça na CCJ
Foto: Reprodução/TV Senado

Fim da novela

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (1°), por 18 votos a 9, a indicação do ex-ministro da Justiça e ex-Advogado-Geral da União, André Mendonça para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). No plenário do Senado, André Mendonça foi aprovado por 47 votos a favor e 32 contrários. Para que fosse aprovado, Mendonça precisava de apenas 41 votos, que é a maioria absoluta da casa. Na espera há quatro meses, Mendonça assumirá a cadeira deixada pelo ex-ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou em 12 de julho.

O nome do ex-AGU atende ao perfil de “terrivelmente evangélico” anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Na sessão da CCJ desta quarta (1), estavam presentes alguns líderes religiosos e ex-parlamentares da chamada bancada evangélica. A sabatina começou por volta das 9h30, e encerrou no final da tarde, perto das 17h30, horário de Brasília.

Durante a sabatina, Mendonça foi perguntado pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) sobre o reconhecimento do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, e disse que tem uma “concepção de fé específica”, mas que como magistrado se pauta pela constituição. “Eu defenderei o direito constitucional do casamento civil das pessoas do mesmo sexo”, afirmou. Mendonça afirmou ainda que ataques contra a população LGBTQIA+ são "inconcebíveis" e configura racismo, mas que deve ser feita “ressalva” em “relação à liberdade religiosa”.

O ex-ministro da Justiça também falou sobre a defesa do estado laico. “Ainda que eu seja genuinamente evangélico, entendo não haver espaço para manifestação pública religiosa durante as sessões do Supremo Tribunal Federal. Nesse contexto, também consigno que a constituição é e deve ser o fundamento para qualquer decisão por parte de um ministro do Supremo. Como tenho dito quanto a mim mesmo: na vida, a bíblia; no Supremo, a Constituição”, afirmou Mendonça. 


Na gaveta

O procurador-geral da República, Augusto Aras, recomendou o arquivamento de uma apuração preliminar de avaliação a respeito das contas offshore possuídas em paraísos fiscais pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A decisão foi tomada nesta terça-feira (30) e foi revelada hoje (1°).

O procurador da República Aldo de Campos Costa, que assina o documento, disse que “naturalmente, é tentador perguntar as razões que levam uma pessoa a constituir entidades fora do seu país de domicílio e, portanto, não sujeitas ao regime legal e fiscal vigente na jurisdição de origem, especialmente quando esse expediente é usado para proteger ou ocultar a identidade dos efetivos beneficiários dessas estruturas jurídicas, sendo, para esse efeito, nomeados administradores e mandatários”. Apesar disso, o procurador alegou que tanto Guedes quanto Campos Neto provaram a regularidade das empresas através de documentos enviados à PGR.

Guedes volta a defender privatizações

Nesta quarta-feira (1), o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender privatizações e afirmou que os governos que seguiram à ditadura militar têm “fetiche” por empresas estatais. Guedes ressaltou ainda que é necessário "acabar com esse fetiche". A declaração foi feita durante a participação em um evento da Secretaria Especial de Desestatização do ministério

Isso [estatais] é um fetiche do passado, que acometeu tanto o governo militar durante 20 anos quanto os novos governos civis. O que tinham em comum? O fetiche das estatais. Petrobrás, Eletrobrás, Siderbrás, Telebrás, Portobrás”

No decorrer do discurso, Guedes voltou a propor o uso dos recursos das privatizações em um fundo de erradicação da pobreza ou em investimentos em infraestrutura. Segundo ele, caso isso se realize, os valores não estariam dentro do teto de gastos, o que limita a maior parte das despesas da União . 

O ministro afirmou que as estatais lucraram R$135 bilhões entre janeiro e setembro de 2021, e que irá propor ao presidente Jair Bolsonaro a criação, caso haja um segundo mandato, do Ministério do Patrimônio da União, que poderia gerenciar cerca de R$2 trilhões. “Tem um negócio chamado de fundo de erradicação de pobreza sem dinheiro, vende ativos e coloca lá”, disse o ministro.  

 

OCDE reduz previsão de crescimento global para 2021 e aponta desaceleração forte no Brasil. Preço do boi e do frango subiram mais de 40% até setembro, segundo o Ipea. Bovespa abre dezembro sinalizando alta.

Secretário-geral da OCDE
Foto: Eric Piermont/ AFP

Cenário desfavorável 

Segundo a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), o atual salto da inflação é o maior risco para as economias globais. Segundo a OCDE, o crescimento global deve atingir 5,6% neste ano, ou seja, 0,1 ponto a menos em comparação com a estimativa de setembro. A estimativa geral para 2021 era de 5,7. A organização faz uma ressalva da existência de realidades muito distintas entre regiões e sem a distribuição igualitária de vacinas essa recuperação será ainda mais difícil. 

Para o Brasil, a OCDE reduziu a previsão de crescimento em 0,2 ponto para 2021 e agora projeta uma alta de 5%. O panorama é mais sombrio para 2022, com uma expansão projetada de 1,4%, ou seja, 0,9 ponto a menos que na previsão anterior

Mais caro

O relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou nesta quarta-feira (1), que comparado ao ano de 2020, o preço do boi e do frango subiram mais de 40%. Somente o valor do boi subiu 46,3% e o do frango abatido teve alta de 44,2%. 

Segundo o Ipea, a seca prolongada e o elevado preço dos grãos - que aumentaram o custo da ração animal - dificultaram o aumento da oferta de animais em diferentes regiões ao longo de 2021, o que continuará pressionando os preços no início de 2022.

Bovespa em alta

O principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, abriu em alta nesta quarta-feira (1), em dia de recuperação nos mercados globais em meio a expectativas menos negativas sobre a variante ômicron do coronavírus. O Ibovespa subia 0,44%, a 102.367 pontos no período da manhã de hoje.

 

Lollapalooza abre lote extra de ingressos. Rock in Rio 2022 anuncia Guns N' Roses e Måneskin para o dia 8 de setembro. Lista de músicas mais tocadas no Spotify em 2021. 

Lollapalooza
Reprodução: Instagram/ @lollapaloozabr

Lollapalooza

O festival Lollapalooza abriu nesta quarta-feira (1) um lote de ingressos extras Lolla Day ou Lolla Comfort Day. Os preços variam entre R$648 e R$2.400. As vendas dos ingressos começaram às 12h no site e na bilheteria oficial em SP. 

Ambas as categorias de ingressos são válidas apenas para um dia de evento. O Lolla Pass, que dá acesso aos três dias, já está completamente esgotado. O Lolla Day dá acesso à pista do festival e o Lolla Comfort dá acesso à uma nova área com local de descanso e sombra, bares, food trucks, banheiros, lockers e transmissão simultânea dos shows. 

Rock in Rio 2022

Os organizadores do Rock in Rio anunciaram pelo Twitter na terça-feira (30) a presença de Guns N’ Roses, Måneskin e Djavan no festival em 2022.

A banda Guns N’ Roses será a atração principal do Palco Mundo no dia 8 de setembro. Já a banda italiana Måneskin, estreará no Brasil no mesmo dia, também no Palco Mundo. Djavan estará na abertura do Palco Mundo no dia 10 de setembro. 

Hits do ano

O Spotify disponibilizou nesta quarta-feira (1) a retrospectiva de reproduções dos usuários em 2021. Além de mostrar os principais artistas, gêneros, músicas e podcasts mais ouvidos no ano por cada um, a edição deste ano também combina títulos com cenas clássicas de filmes, entre outras categorias. O Spotify Wrapped, como é chamado, é uma tradição do aplicativo onde a plataforma cria levantamentos individuais com os títulos mais reproduzidos por cada usuário. 

A plataforma divulgou também os estilos e artistas mais escutados no Brasil no ano de 2021. O Top 5 de artistas do Spotify é formado por: Barões da Pisadinha, Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Jorge & Mateus, e Henrique & Juliano. A música mais ouvida foi “Batom de Cereja”, da dupla Israel & Rodolffo. O TOP 5 de gêneros tem domínio do sertanejo: Sertanejo pop, sertanejo universitário, sertanejo, funk carioca e POP. 

 

Sport rebaixado, Atlético-MG com título adiado; reta final do Brasileiro série A. O Palmeiras confia na permanência de Abel Ferreira em 2022. STJD libera público para jogos do Grêmio. Polêmica  de vacinação dos atletas no Australian Open.

Atlético-MG espera para ser campeão
Foto: Washington Alves/ Reuters 

Reta final

Ontem (30), a equipe do Flamengo derrotou o Ceará por 2 a 1 no Maracanã. Com gols de Gabriel Barbosa e Matheuzinho, o clube carioca adiou a decisão do título para quinta-feira, quando o Atlético-MG encara o Bahia fora de casa, e em caso de vitória, se sagra campeão do Campeonato Brasileiro série A, após 50 anos. Na Arena Pantanal, os garotos do Palmeiras venceram o Cuiabá por 3 a 1 e garantiram a 3ª posição para o clube paulista. Na parte de baixo da tabela, o Juventude derrotou o Red Bull Bragantino por 1 a 0 no Alfredo Jaconi. Com a vitória pelo placar mínimo, a equipe gaúcha rebaixou automaticamente o Sport Recife, que disputará a Série B em 2022.

Fico ?

O técnico português do Palmeiras, Abel Ferreira, teria recusado a proposta para ser treinador na Arábia Saudita. O "não" do comandante alviverde pode ser um sinal de sequência de seu trabalho no Brasil. Contudo, o português ainda tem propostas de clubes turcos e americanos, que serão analisados nas próximas semanas. No último sábado (27), Abel conduziu o Palmeiras ao tricampeonato da Libertadores, sendo duas vezes com o português

Vai ter torcida

O presidente do STJD cassou a liminar que impedia o Grêmio de receber torcida no Campeonato Brasileiro em 2021 e o duelo contra o São Paulo terá a presença de público. Apesar da liberação, o clube gaúcho deverá atuar sem a presença de público na arquibancada norte de sua Arena, onde ocorreu a confusão no jogo entre Grêmio e Palmeiras que ocasionou essa punição ao clube porto-alegrense, por sete partidas

Australian Open

O torneio que abre a temporada de Grand Slam no Tênis em 2022 se encontra em risco. Com a variante ômicron se espalhando pelo mundo, a Austrália fechou parte de suas fronteiras para não vacinados. Além disso, diversos tenistas vem tendo problemas com a vacinação, o pai de Novak Djokovic, Srdjan Djokovic, afirmou que a exigência de vacinação no Grand Slam seria chantagem.

O Ministro de Esportes de Victoria, sede do Australian Open, rebateu a acusação de chantagem. “Se você está visitando um torneio internacional ou um esportista de qualquer tipo, é sobre a sua responsabilidade com a comunidade para a qual você está sendo convidado. E é por isso que estamos pedindo a todos os tenistas e estrelas internacionais para seguir os mesmos protocolos que os moradores de Victoria seguem. Não é chantagem. É para garantir que a comunidade de Victoria fique protegida. Eu quero deixar claro que eu realmente espero que Novak Djokovic se vacine e jogue o Australian Open. Mas se ele decidir não se vacinar, é uma escolha dele”.

 

Tags: