Presença queer aumenta no streaming

Pesquisa realizada pelo instituto GLAAD revela que representatividade LGBTQIAPN+ alcançou 21% no audiovisual em 2022, mas maioria é sobre homens gays
Natália Perez
Vitória Nascimento
05/09/2023 - 12h

Nos últimos anos a presença de histórias LGBTQIA+ vem se tornando mais expressiva nas produções cinematográficas de mainstream. Antes o que conseguia ser mostrado quase que somente em filmes independentes, agora chega ao alcance do público geral, principalmente por meio das plataformas de streaming. No Índice Anual de Responsabilidade realizado pelo GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation) de 2021, que mapeia a quantidade de personagens LGBTQIAPN+ nos filmes lançados pelos maiores estúdios de Hollywood, como Disney e Warner Bros, mostrou que dos 77 filmes que estrearam naquele ano, 16 continham personagens queers, o que representa 21% do total.

“Com relação à representatividade, eu acho que nos últimos anos demos passos significativos. A indústria está entendendo a importância da luta por representatividade e vem abraçando isso cada vez mais. Hoje em dia, principalmente no streaming, vemos mais diversidade não apenas nas narrativas, mas também nas escalações. Mas acredito que esses avanços ainda estão acontecendo a passos de formiga.” comentou, para o Queer IG, o ator e roteirista Lucas Drummond.

O filme Vermelho, Branco e Sangue Azul estreou sexta (11/08) no Prime Vídeo e vem se mantendo em primeiro em primeiro lugar das produções mais vistas da plataforma em vários países desde então. Na Netflix, a série Heartstopper, que saiu no dia 07/08, se tornou a primeira série queer a alcançar o TOP 1 mundial de acordo com medidor de audiência FlixPatrol.

Entretanto mesmo entre essas produções cheias de diversidade há uma desigualdade de representação. As duas obras mencionadas anteriormente, tem algo em comum: foco em um casal de homens. Essa visibilidade é importante, porém não deve ser a única. A disparidade entre a quantidade de obras de romance entre homens comparada com a entre mulheres é outra questão comumente discutida. Séries como Primeira Morte e Warrior Nun, cujo casal principal é lésbico além de menor visibilidade foram rapidamente canceladas como tantas outras produções com presença de relacionamento homoafetivo feminino. Segundo a Glaad dos 16 filmes inclusivos de 2021, 11 incluíam personagens masculinos gays ao passo que somente quatro incluíam personagens lésbicas, mostrando uma queda na porcentagem delas comparado a anos anteriores.

Alba Baptista e Kristina Tonteri-Young, respectivamente em Warrior Nun.
Alba Baptista e Kristina Tonteri-Young, em cena de Warrior Nun. Foto: Reprodução/Netflix

Essa não é a única diferença, mesmo entre as series delas, outra questão é a ainda menor existência de personagens transgêneros. Em todas as produções citadas até agora, somente Heartstopper conta com uma personagem trans com grande relevância ao plot. Assim, o índice relatou que a primeira vez em cinco anos que um personagem transgênero esteve presente em uma grande produção foi em Amor, Sublime Amor de 2021.

Sobre isso, em entrevista para o jornal Observer, a cineasta brasileira Eliane Caffé afirmou que as produções realizadas para o streaming são um reflexo do que é aceito socialmente: “Há um alinhamento ideológico para aquilo que é mais palatável, de certa forma, por exemplo, os gays brancos de classe alta representados em um drama familiar são totalmente diferentes de você assistir os gays negros da periferia ou países africanos. É muito mais chocante você ver dois homens trepando do que duas mulheres. A mulher trans ou o homem trans, se têm passibilidade, é mais palatável para o consumo. Os filmes e séries que passam pelos filtros dos streamings, é um jeito também de medir como um lado da sociedade que se identifica com a classe dominante, mesmo sendo pobres, estão assimilando esses novos valores, refletindo em quais produções estouram ou não.”

Ainda com espaço para evoluir, e mesmo que com passos desiguais entre as letras da sigla, é fundamental a presença queer no mainstreaming. Esses grupos se fazem cada vez mais presentes no audiovisual popular, normalizando sua existência e trazendo representatividade à próxima geração e conforto as anteriores que cresceram se sentindo invisíveis nas telas.

Esta reportagem foi produzida como atividade extensionista do curso de Jornalismo