Pequenos e médios empresários têm sofrido dificuldades para sobreviver no mercado online

A entrada para o mercado de aplicativos vêm trazendo obstáculos para alguns comércios.
por
Pedro Kono
|
23/06/2020 - 12h

 

Os pequenos e médios empresários têm sofrido dificuldades em se adaptar ao mercado online durante a quarentena. O baixo retorno decorrente das vendas por internet resultam em fortes impactos na vida de alguns trabalhadores desse setor.

 

Diferentes nichos da área empresarial, sejam os que abriram seu negócio recentemente ou os que já o possuem há anos, sofrem consequências graves causadas pela pandemia. Carla Silva (46) é dona da Casa da Esfiha, restaurante de Guarulhos que funciona há quase 30 anos, e relata que tem esbarrado em alguns problemas durante a inevitável transição para o mercado online - que teve um aumento de 59% durante o isolamento, segundo um levantamento feito pela Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú.

 

O restaurante, que tinha a maior parte do seu lucro proveniente das refeições no local e que direcionava seus pedidos via delivery mais por telefone, entrou para o mundo dos aplicativos. Seus donos, no início, sofreram pela pouca proximidade com essa tecnologia. ‘‘No começo teve bastante problema, mas agora conseguimos nos virar’’. Além disso, Silva conta que já teve experiências com o aplicativo ficar fora do ar por um período e também acredita que as taxas cobradas pelo serviço de entregas são consideravelmente altas.

Casa da Esfiha (foto: acervo pessoal)
Casa da Esfiha (foto: acervo pessoal)

 

Apesar de ter criado estratégias de assistência para pequenos restaurantes, como uma comissão que se baseia no valor de cada pedido vendido, o iFood, principal aplicativo de entrega de comidas via internet, cobra por estabelecimento uma taxa que varia de 79 a 100 reais, além de 10% a 15% do valor de cada pedido.

 

Silva também conta que já teve que demitir alguns funcionários para manter as contas do restaurante em dia e relata que talvez já seja a favor da flexibilização do isolamento social. Apesar de, no início da pandemia, ser a favor das medidas de confinamento, para ela a quarentena já não vêm demonstrando grande eficácia para achatar a curva. No momento (2 de Junho), o Brasil registra 530.770 casos e 30.079 mortes de coronavírus. O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta segunda-feira que o país ainda não chegou no pico da transmissão da doença.

 

Mariana Fernandes (19) abriu recentemente a M.M. Baker, uma confeitaria artesanal. A ideia era vender os doces nas faculdade, mas com a paralisação das aulas presenciais a estudante decidiu iniciar a empreitada online para, posteriormente, crescer o negócio no estabelecimento. Para ela, são dois os grandes desafios para fazer a confeitaria crescer: ‘‘Os principais desafios na situação da quarentena é que muitos produtos estão ou em falta, ou mais caros. Além disso, a concorrência aumentou muito devido a abertura de novos comércios online durante a pandemia’’.

Mariana Fernandes (foto: acervo pessoal)
Mariana Fernandes (foto: acervo pessoal)

 

Fernandes conta que vender seus doces feitos em casa sempre foi uma vontade pessoal e que aproveitou a oportunidade ao perceber uma certa demanda por esse tipo de produto nos últimos meses. De acordo com a jovem, a maioria dos pedidos vêm de pessoas mais próximas e a expectativa era por um retorno maior de forma geral.

 

Por conta desses problemas com pequenos e médios empresários, alguns setores da população se mobilizam para priorizar as compras com pequenos comércios. João Ponciano (19), conta que vêm tendo preferência a esse tipo de comércio para suprir a sua necessidade ‘‘compulsiva’’ de consumo durante a quarentena. Para ele, o mercado online, apesar das taxas e da demora para a chegada do produto, é muito mais vasto e, por isso, muito mais diverso.

 

‘‘A variedade é imensamente maior já que é possível comprar produtos independentes completamente novos, específicos e de diversos lugares. Isso permite o aparecimento de novas ideias’’. Ponciano, que antes fazia compras online apenas mensalmente, conta que não compraria em uma loja física uma boa parte dos produtos que vêm comprando via internet, incluindo tintas para cabelo e um colar de pérolas.