Pandemia escancara desigualdade no sistema educacional brasileiro

Adaptações tecnológicas, para suprir demandas de sala de aula, evidenciam disparidades graves no sistema educacional do país
Maria Luiza de Oliveira e Marina Daquanno
18/09/2020 - 12h

O Ensino a Distância (EAD) se tornou um meio para os estudantes continuarem tendo aula durante a pandemia do covid-19, que começou em março no Brasil. Muitos acreditam que essa tenha sido a solução mais viável, porém, com muitos problemas, ainda mais se for comparar entre as escolas públicas e privadas brasileiras, onde há tantas discrepâncias entre esses dois sistemas educacionais, como ressalta a professora Sandra Cantinelli, que ministra as aulas de artes e “projeto de vida” na Escola Estadual Paul Hugon, “Se antes (da pandemia) já não se tinha uma limpeza correta e uma boa infraestrutura, como vamos voltar às atividades, agora que precisamos aderir a tantas medidas de precaução, em uma escola que, se chove, temos que botar balde debaixo das goteiras? Não temos nem lixeiras suficientes.”

As aulas remotas evidenciaram as diferenças entre os ensinos. De um lado se tem toda uma estrutura de plataformas online e de professores preparados, do outro, existem alunos que não estão tendo aulas de matemática desde o início da quarentena. É o que conta a estudante do ensino médio Isabella Cantinelli de Castro Correia (16, E.E Paul Hugon): “Não tive aula de verdade, os professores mandam algumas atividades, às vezes eles fazem um plantão de dúvidas. Mas têm matérias que não estou tendo nada, como matemática.” Diferente do ensino particular, que houve uma organização da maioria das escolas para essa nova forma de ensino virtual, é o que afirma o professor de história do colégio e cursinho Objetivo, Artur Favaro Lucchesi (32).

Fonte: E.E. Prof. Paul Hugon, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
E. E. Prof. Paul Hugon, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Com aulas gravadas previamente pelos professores e depositadas numa plataforma virtual para os alunos, ou então com a grade horária mantida e aulas realizadas por meio de plataformas como o Microsoft Teams, as escolas particulares tiveram uma resposta pronta para a demanda de seus consumidores. Para uma demográfica que, em geral, possui acesso a computadores, celulares e internet em casa, o modelo virtual de ensino tem se mostrado eficaz diante dessa nova realidade. Contudo, tem exigido uma “autodisciplina e tem sido um novo método muito difícil para a maioria das pessoas. Requer um foco e uma concentração muito grande, tanto para alunos quanto professores, que tiveram que se reinventar", como relata o estudante Thiago Furtado Bravo (16, Colégio Objetivo).

Muito se tem discutido a respeito do impacto das aulas em EAD na vida dos jovens: prejuízos na convivência social, na aprendizagem, danos graves à saúde mental e nutricional dos alunos. Para Claudia Bernasconi, mãe de Caio (15) e André (13), tem sido uma constante luta mantê-los na rotina de estudos no conforto de casa, “Para que eles tenham disciplina para estudar eles tem que ir pra escola, estudar de casa não é a mesma coisa. Eles ficam muito dispersivos, precisam de alguém por perto para prender a atenção deles”. Atitudes como assistir às aulas de pijamas ou deitados na cama tem sido a realidade de muitos jovens do ensino fundamental e médio, seja por conforto ou por falta de um local apropriado para estudar.

Apesar das falhas que existem na nova forma de aprender, a adesão a volta às aulas presenciais são baixas, e com diversas críticas de alunos e professores. O Governo de São Paulo autorizou o retorno das atividades para um reforço presencial no dia 08 de setembro, porém somente 3,53% das escolas estaduais paulistas aderiram a essa medida. Para Favaro “não é seguro, não é correto (...), é um imediatismo da educação brasileira.  Você estará expondo a criança e o professor a uma doença.” Correia diz que a escola onde estuda não está preparada para qualquer retorno: “(...) não me sentiria segura. A escola nem tem papel higiênico direito, não tinha sabonete, eles não conseguiriam lidar.”

Contudo, a adesão dos alunos, à essas aulas de reforço, também foi baixa. De acordo com Bebel Noronha, presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), isso é apenas o reflexo da  “insegurança da população no que diz respeito à volta às aulas”. Tanto com os alunos e seus pais, quanto com os professores, o sentimento é o mesmo, “medo” descreve não só o que sentem por si e pela saúde dos que amam, mas também pelo que sentem por seus colegas e mestres. Na escola dos filhos de Claudia, foi feito uma enquete para saber se os pais voltariam com seus filhos para a escola, antes de uma vacina ser aprovada, “Apesar deles (a escola) terem feito um trabalho bacana para receber os alunos, contratando infectologista do Einstein e se preparando com todas as medidas de precaução, nossos filhos não voltarão. Não que eu não confie nas medidas tomadas, é só que eu não acho justo os funcionários terem que se submeter aos riscos de irem à escola só para concluir o ano letivo.”

Mesmo assim, o governo de São Paulo anunciou, dia 18 de setembro, o retorno das aulas presenciais do ensino fundamental da rede estadual a partir de 3 de novembro, ensino médio e EJA seguem liberadas a partir do dia 7 de outubro. As escolas que quiserem aderir tanto em outubro quanto em novembro — e tiverem autorização das respectivas prefeituras — devem apresentar um plano de adaptação à Secretaria da Educação e às Diretorias Regionais de Ensino, com limite máximo de alunos e respeito a protocolos sanitários.

Fonte foto de capa: <a href='https://br.freepik.com/fotos/escola'>Escola foto criado por freepik - br.freepik.com</a>