OSESP completa 70 anos

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) celebra 70 anos com programação especial de comemoração
Beatriz Yamamoto
21/03/2024 - 12h
Foto: Edson Lopes Jr/Governo do Estado de São Paulo
Foto: Edson Lopes Jr/Governo do Estado de São Paulo

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) comemora uma temporada de marcos históricos em 2024. Celebram seus 70 anos de grupo, 30 anos de atividades do Coro da Osesp e 25 anos desde a inauguração da renomada Sala São Paulo, sua sede aclamada internacionalmente como a melhor sala de concertos da América Latina e listada entre as melhores do mundo.

Thierry Fischer, Diretor Musical e Regente Titular da Osesp, expressou sua emoção: "É uma temporada muito emocionante para nós, mas isso não é importante, o que importa é que nossa empolgação se torne a do nosso público. Esse é nosso verdadeiro desafio e é para isso que estamos trabalhando."

A abertura da Temporada 2024 - Osesp 70 Anos ocorreu entre os dias 7 e 9 de março, na Sala São Paulo. Sob a regência de Fisher, a orquestra, os coros e os solistas da Osesp apresentaram um programa especial, incluindo a execução da Missa em Dó Menor de Beethoven, seguida pela Sinfonia n°1 de Brahms, o grande destaque dessa temporada.

Confira com mais detalhes os comentários do maestro sobre a abertura do programa:

A programação revisita obras de mestres como Schubert e Brahms, além de explorar composições de contemporâneos e representantes da Segunda Escola de Viena, como Arnold Schoenberg, Alban Berg e Anton Webern. Além das celebrações dos marcos históricos, a Osesp também demonstra um olhar para o futuro da música clássica, com esse propósito, encomendou sete obras a compositores contemporâneos, simbolizando cada ano de sua existência. Entre os selecionados estão os nomes Clarice Assad e Felipe Lara do Brasil, Esteban Benzecry da Argentina, Andrew Norman dos Estados Unidos, Usuk Chin da Coreia do Sul e Heinz Holliger, maestro suíço que conduz regularmente a Orquestra. A sétima escolha foi pensada para destacar mulheres da América Latina através do Concurso Compositoras Latino-Americanas, trazendo uma ótima surpresa ao revelar Eva García Fernández e Stephanie Macchi, duas vencedoras argentinas.

No aniversário da Sala São Paulo, a OSESP prepara uma performance especial, reverenciando a história da sala de concertos. Eles apresentarão a Sinfonia nº 2 – Ressurreição, de Gustav Mahler, o mesmo programa que inaugurou a icônica sala em 9 de julho de 1999, um momento simbólico que destaca a importância histórica desse espaço.

As vendas para este evento estarão abertas ao público dia 13 de maio de 2024 no site: https://osesp.byinti.com/#/ticket/

A temporada de 2024 apresentará  uma programação intensa na Sala São Paulo. Serão realizados 27 programas sinfônicos, cada um com três concertos por semana, proporcionando ao público uma ampla variedade de repertório e experiências musicais. Além disso, ao considerar as apresentações na pré-temporada, os Concertos Matinais aos fins de semana, a série do Coro, os recitais e concertos de Grupos de Câmara formados por integrantes da Orquestra, e eventos especiais como o 54º Festival de Inverno de Campos do Jordão, a temporada totalizará quase 120 apresentações ao longo do ano.

Essa ampla programação reflete o compromisso da Osesp em promover a música clássica e oferecer experiências enriquecedoras para seu público,celebrando o passado e olhando para o futuro.

A programação completa pode ser acessada no site: http://salasaopaulo.art.br/concertoseingressos/programacao.aspx