Oásis no concreto?

Minhocão é descoberto pelas pessoas como um ambiente para relaxar ao ar livre no centro de São Paulo
Giuliana Barrios Zanin
02/05/2024 - 12h

O Elevado Presidente Goulart foi construído em 1979 por iniciativa de Paulo Maluf como alternativa para o alto índice de tráfego e congestionamento. A via, que liga a Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, ao Largo do padre Péricles, na zona oeste, foi construída em tempo recorde de onze meses, por quase mil operários, que faziam jornadas diárias de 16 horas. Custou 37 milhões de cruzeiros. Hoje, a via é fechada em alguns dias da semana e aberta para pedestres e ciclistas.

1
O “Parque Minhocão” foi um projeto doado à prefeitura para tornar aquele via expressa um espaço para lazer. Ainda na gestão de Fernando Haddad, o projeto foi aceito e aplicado apenas aos domingos. Foto: Giuliana Barrios Zanin.
2
Alguns prédios e casarões que circundam o Elevado foram prejudicados externamente pela poluição dos veículos. Outros também foram vítimas de abandono por causa do barulho e da violência denunciados pelos moradores e comerciantes. Foto: Giuliana Barrios Zanin.
3
As janelas dos prédios são utilizadas por grupos de teatro apresentarem peças. Na pandemia, essa atividade reuniu espectadores para se entreterem à distância. Foto: Giuliana Barrios Zanin.
5
Após tentativas de desativação do projeto ao longo dos anos, em fevereiro de 2023, a administração municipal investiu na infraestrutura do parque. Gramas sintéticas cobrem alguns metros do asfalto com cadeiras de sol e espreguiçadeiras, banheiros químicos e tabuleiros de xadrez grandes. Foto: Giuliana Barrios Zanin.
.
Após o período mais crítico da pandemia da Covid-19, a preocupação com a saúde e novas formas de praticar atividade física ao ar livre começaram a fazer parte da nova rotina de grande parte dos brasileiros. Em 2022, o Brasil registrou 33 milhões de bicicletas e 7% das pessoas preferem o meio de transporte para se locomover nas grandes cidades. Foto: Giuliana Barrios Zanin.
.
O Minhocão é aberto para pedestres de segunda à sexta das 20h às 22h e aos finais de semana das 7h às 22h. o espaço também acolhe eventos e exposições artísticas. Foto: Giuliana Barrios Zanin.
6
Em abril aconteceu a primeira edição do “Cine Minhocão”, um festival de curtas apresentados no Elevado e premiados pelos espectadores. Esse projeto é fruto de uma iniciativa independente de artistas que começaram em 2019 com sessões mensais de 60 curtas dirigidos por pelo menos 20 países. Foto: Giuliana Barrios Zanin.
7
Além da extensa paisagem de prédios, o Minhocão é popularmente reconhecido pelos grafites e desenhos expostos nos muros. A visão colorida dos prédios atrai turistas de todo o mundo a incluírem-no nessa visita à São Paulo. Foto: Giuliana Barrios Zanin.
8
Uma alternativa para entreter as crianças fora dos aparelhos eletrônicos e proporcionar uma diversão fora das quatro paredes reúne milhares de famílias a passar o dia no parque de concreto. Foto: Giuliana Barrios Zanin.
9
As fotos escolhidas em preto e branco destacam que o espaço escolhido como lazer aos finais de semana são refúgios para um mundo dentro de uma cidade centralizada pelo cinza do concreto e sufocante das cidades grandes. Foto: Giuliana Barrios Zanin.