As notícias de destaque nesta quarta-feira, 11/05

Morte de jornalista por forças israelenses, Lula segue líder em pesquisa eleitoral, recorde de inflação e mais
por
Ana Beatriz Villela
Letícia Coimbra
Luan Leão
Vitor Simas
|
11/05/2022 - 12h

Política 

Pesquisa eleitoral Genial/Quaest confirma liderança de Lula. Governo exonera Ministro de Minas e Energia e secretário Executivo da Saúde. Nova presidente do STJ. Eleições: TSE começa nova rodada de testes de segurança das urnas.  

Foto: Reprodução/Instagram @lulaoficia
Foto: Reprodução/Instagram @lulaoficial

 

Lula à frente  

Pesquisa eleitoral Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, mostra o ex-presidente Lula (PT) na liderança com 46% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que conta com 29%. Em terceiro lugar ficou o cearense Ciro Gomes (PDT), com 7%. O deputado federal André Janones (Avante) e o ex-governador de São Paulo João Doria empataram com 3% cada, já a senadora Simone Tebet (MDB) e o cientista Felipe D’Ávila (Novo) ficaram ambos com 1%. Luciano Bivar (União Brasil), que abandonou o bloco político que negocia uma candidatura única que represente a terceira via no pleito deste ano, não pontuou.  

Os que pretendem votar em branco, ou deixar de votar totalizam 6%, já os indecisos somam 3%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.  

Em um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a pesquisa mostra vitória do petista com 54% contra 34% do atual mandatário. A pesquisa simulou também cenários de segundo turno entre Lula e os demais candidatos, todos com vitória do ex-presidente.  

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas de 26 estados mais o Distrito Federal, entre os dias 5 e 8 de maio. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Banco Genial, e registrada no Superior Tribunal Eleitoral com o número BR-01603/2022.  

  

Exonerados 

O Presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta quarta-feira o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. A demissão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Quem assume é Adolfo Sachsida. A mudança acontece pouco tempo depois do reajuste de 8,87% do diesel feito pela Petrobrás, com isso o combustível soma uma alta de 47% nas refinarias epnas neste ano.  

Secretário de Política Econômica, desde o início do governo foi nomeado chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos da pasta. Sachsida possui doutorado e pós-doutorado em Economia, além de ser advogado com estudos na área de Direito Tributário e técnico de Planejamento e Pesquisa da Carreira Pública pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

Também nesta quarta-feira (11) foi publicada a troca do secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio da Cruz. Quem assume o cargo é Daniel Meirelles Fernandes Pereira, que era assessor especial na pasta e atuava próximo ao ministro Queiroga. Meirelles possui graduação em direito e é especializado em regulação de saúde suplementar.  

Ainda neste ano, o presidente Jair Bolsonaro havia indicado seu nome, que foi aprovado pelo Senado, para compor a direção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), mas a Associação de Servidores da Anvisa (Univisa) emitiu uma nota alegando que no contexto pré-eleitoral isso pode colocar “a Anvisa como moeda de troca para interesses partidários”.  

     

Presidente do STJ 

Os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) elegeram nesta quarta-feira (11), a ministra Maria Thereza de Assis Moura como nova presidente da Corte, para um mandato de dois anos. Ela tomará posse em agosto, substituindo o ministro Humberto Martins, eleito em 2020.  

O STJ é formado por 33 ministros, que são encarregados por deixar igual o entendimento a respeito da legislação federal brasileira.   

 A magistrada é professora da USP e atual Corregedora Nacional de Justiça. Também trabalhou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante três anos, de 2014 a 2016.  

  

Sem falhas  

Nesta quarta-feira (11), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou uma fase de testes nas urnas eletrônicas que serão nas eleições deste ano, em outubro, para comprovar a segurança do sistema eleitoral brasileiro, que tem sido alvo de incitação de desconfiança por parte do presidente Jair Bolsonaro, que tenta descredibilizar sua eficácia.   

Em novembro do ano passado foram realizados os primeiros testes, que detectaram cinco problemas, mas de acordo com o representante do tribunal, Sandro Nunes Silveira, nenhuma falha foi detectada nesta última rodada. “Nenhum dos planos de teste até agora conseguiu alterar o destino do voto ou o sigilo”, afirmou.  
 

Economia 

IBGE: Inflação fica em 1,06%, um recorde em 26 anos. Gasolina contribui e combustíveis são vilões. Legumes, frutas e verduras têm alta acentuada.  

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Inflação em 1,06% 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (11) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país. Em abril a inflação ficou em 1,06%, depois de alta de 1,62% em março. Essa foi a maior variação para o mês desde 1996, quando o índice marcou 1,26%. No ano, o IPCA acumula elevação de 4,29%. 

No acumulado dos últimos 12 meses, apesar da queda em relação a março, a inflação saltou para 12,13%. Esta é a maior inflação para um período de 1 ano desde 2003, quando chegou em 13,98%. Dos nove grupos de produtos ou serviços pesquisados, apenas um (habitação) registrou queda em abril. Cinco grupos registraram desaceleração, ou seja, mantiveram a alta nos preços, mas em menor intensidade.  

Três grupos registraram alta, com destaque para os itens de artigos de residência, que passou de 0,57% para 1,53%; saúde e cuidados pessoais, acelerando de 0,88% e 1,77%; e comunicação saltando de -0,05% para 0,08%.  

 

Combustíveis são vilões (mais uma vez) 

O IBGE mostrou que os preços dos combustíveis pressionaram a inflação no último mês. Juntos, os combustíveis tiveram alta de 3,20% em abril, respondendo a 0,25 ponto do percentual do IPCA do mês. A gasolina sozinha teve alta de 2,48% e respondeu a 0,17 ponto percentual no índice. O etanol subiu 8,44%; o diesel 4,74%; e o gás veicular 0,24%. Em 12 meses, os combustíveis acumulam alta de 33,24%. 

Em 12 meses até abril, a gasolina acumula aceleração de 31,22%; o etanol de 42,11%; e o óleo diesel de 53,58%.   
 

Inflação na mesa de jantar  

Os alimentos lideraram o ranking das maiores altas em 12 meses, nos números divulgados pelo IBGE. A cenoura ficou 178,02% mais cara, o tomate elevou 103,26%. A abobrinha também não ficou atrás, ficando 102,99% mais cara. A alface ficou 45,04% mais cara. 

Legumes, verduras e frutas também tiveram elevação no preço e estão fazendo o brasileiro gastar mais na feira. O melão subiu 82%, a batata inglesa teve aceleração de 60%, o mamão subiu 45,62%, e o brócolis teve elevação de 35,7%. O café moído ficou amargo no preço, subindo 67,53%. 

As carnes bovinas não aparecem no ranking, mas o frango em pedaços, alternativa de proteína, subiu 21,65%.  
 

Internacional 

Ataque israelense na Cisjordânia mata jornalista da "Al Jazeera". Reconstrução da Ucrânia custará trilhões de euros, diz União Europeia. Guerra da Ucrânia: Ataque na cidade de Sloviansk, causa vazamento de nitrato de amônio.  

Foto: Handout/AFP
Foto: Handout/AFP

 

Jornalista morre após tiros de forças israelenses 

A jornalista Shireen Abu Akleh, do canal de televisão arábe “Al Jazeera”, foi baleada nesta quarta-feira (11) durante uma operação militar israelense na Cisjordânia.  

De acordo com jornalistas da “Al Jazeera”, Shireen foi atingida na cabeça por militares israelenses durante ataque a Jenin, terceira maior cidade da Cisjordânia. A jornalista foi levada ao hospital em estado crítico e não sobreviveu.  

Shireen era palestina, nasceu em 1971 na parte ocupada de Jerusalém e cursou jornalismo na Universidade Yarmouk na Jordânia. Fundou a rádio “Voz da Palestina” e em 1997 entrou na “Al Jazeera”, tornando-se uma das principais repórteres.  

Israel negou responsabilidade sobre a morte da repórter. O primeiro-ministro Naftali Bennett afirmou, em um comunicado, que "parece provável que palestinos armados – que estavam atirando indiscriminadamente no momento – tenham sido responsáveis pela lamentável morte da jornalista".  
 

Reconstrução da Ucrânia 

A União Europeia está estudando um plano de trilhões de euros para reconstruir a Ucrânia. Um funcionário de alto escalão europeu prometeu o apoio do braço de empréstimos da UE para um “esforço de resgate global”, no estilo do Plano Marshall (plano americano utilizado ao fim da Segunda Guerra para reconstruir a Europa).  

“Quanto custará reconstruir a Ucrânia? Os números estavam voando pela sala, mas uma coisa está bem clara para mim: não estamos falando de milhões, mas de trilhões", disse Hoyer, ex-ministro das Relações Exteriores da Alemanha. 

“Os líderes políticos devem tomar uma decisão o mais rápido possível", disse Hoyer. "Mas acho que precisamos de uma estrutura que realmente tenha como alvo um público global e não apenas os contribuintes da União Europeia", comenta sobre a ajuda de custo.  

 

Vazamento de fertilizante tóxico na Ucrânia 

Um bombardeio na cidade ucraniana de Sloviansk causou um vazamento de nitrato de amônio nesta quarta-feira (11).  

O vazamento e o armazenamento incorreto de nitrato de amônio já causaram catástrofes em diferentes regiões do mundo. A mais recente e uma das maiores foi a explosão de um depósito com o fertilizante no porto de Beirute, no Líbano, que destruiu parte da cidade e deixou mais de cem mortos. 

As autoridades de Sloviansk disseram que o vazamento não oferece risco à população, mas pediu para que os moradores não saiam de suas casas. Residentes da região, divulgaram vídeos de uma fumaça alaranjada. 

 

 

Saúde 

Atualização dos dados sobre a Pandemia. Europa vai desobrigar uso de máscaras em aeroportos.  

Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters
Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters

 

Pandemia  

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 23.398 novos casos de COVID-19, e 126 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 108. No total, o país acumula casos confirmados, e 664.516 óbitos por COVID-19.   

 

Máscara nos aeroportos da Europa  

O uso de máscaras faciais não será mais obrigatório em aeroportos e voos na Europa, a informação foi afirmada nesta quarta-feira (11) pela Agência de Segurança de aviação da União Europeia (EASA) e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC). 

As novas recomendações entrarão em vigor a partir de 16 de maio de 2022. Os órgãos lembram que “a máscara facial continua a ser uma das melhores proteções contra a transmissão” da Covid-19, especialmente para pessoas mais vulneráveis. 

“A partir da próxima semana, as máscaras faciais não precisarão mais ser obrigatórias nas viagens aéreas em todos os casos, alinhando-se amplamente às mudanças nos requisitos das autoridades nacionais em toda a Europa para o transporte público”, disse o diretor executivo da EASA, Patrick Ky, em comunicado. 
 

Cultura 

Game "FIFA" vira "EA Sports FC" a partir de 2023.  

Foto: Reprodução/Instagram @easportsfifa
Foto: Reprodução/Instagram @easportsfifa

 

"EA Sports FC"  

Foi anunciado pela Electronic Arts (EA) nesta terça-feira (10) sua tradicional franquia de jogos de futebol intitulada “Fifa”, mudará de nome para “EA Sports FC”. A parceria entre empresa e a entidade esportiva acontece desde 1993, quando a série teve início com "Fifa International Soccer".  Apesar disso, a EA confirmou que irá lançar o último “Fifa” ainda neste ano. A mudança passa a valer a partir de 2023.  

  

"Estamos comprometidos em garantir que o próximo Fifa seja o melhor de todos os tempos, com mais recursos, modos de jogo, conteúdo da Copa do Mundo, clubes, ligas, competições e jogadores do que qualquer FIFA lançado anteriormente", disse vice-presidente executivo da desenvolvedora, Cam Weber, através de um comunicado.  

De acordo com o jornal "New York Times", em 2021 a Fifa solicitou mais do que o dobro do valor normalmente pago para que a renovação do contrato de licenciamento fosse feita e limitou o uso de seu nome.   
 

Esportes 

Rodada da Copa do Brasil. Convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão, em junho.  

América-MG venceu o CSA por 2 a 0, avançando de fase - Foto: Reprodução/Instagram @america_mg
América-MG venceu o CSA por 2 a 0, avançando de fase - Foto: Reprodução/Instagram @america_mg

 

Copa do Brasil  

A Copa do Brasil caminha para a definição dos classificados para as oitavas de final, e a noite de quarta-feira (11) está recheada de jogos decisivos. Às 19h, a Juazeirense recebe o Palmeiras em Londrina, por seu estádio não atender às exigências de público da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).  

Ainda às 19h, o Ceará recebe a Tombense, depois de ter vencido no jogo de ida por 2 a 0. Às 19h30, o Flamengo joga contra o Altos, e está em vantagem depois da vitória por 2 a 1 no primeiro jogo. Às 21h30, Vila Nova e Fluminense duelam em Goiânia, a vantagem é do tricolor das Laranjeiras que venceu a primeira partida por 3 a 2. O Corinthians recebe a Portuguesa-RJ em um jogo aberto, depois do 1 a 1 no primeiro jogo, um novo empate leva a disputa para os pênaltis.  

Mais tarde, às 22h, o Cuiabá recebe o Atlético-GO, também depois de 1 a 1 na primeira partida. Na quinta-feira (12), o Vitória recebe o Fortaleza; o São paulo enfrenta o Juventude;  o Cruzeiro joga contra o Remo; o Santos duela contra o Coritiba; e o Botafogo joga contra o Ceilândia.   

Na terça-feira (10), três times garantiram a classificação para a próxima fase. O América-MG venceu o CSA por 2 a 0 e avançou. Nos pênaltis, o Bahia despachou o Azuriz e garantiu a vaga nas oitavas de final. Na Arena da Baixada, o Athletico-PR goleou o Tocantinópolis por 4 a 0 e passou de fase sem sustos.  

 

Os 27 de Tite  

O técnico da seleção brasileira masculina, Tite, divulgou nesta quarta-feira (11) a lista de 27 jogadores convocados para a disputa dos dois jogos amistosos em 2 e 6 de junho, contra Coreia do Sul e Japão, em Seul e Tóquio, respectivamente. A principal novidade da convocação foi o volante de 21 anos Danilo, do Palmeiras. Veja a lista: 

Goleiros: Alisson, Éderson e Weverton 

Laterais: Daniel Alves, Danilo, Alex Sandro, Alex Telles, Guilherme Arana 

Zagueiros: Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Gabriel Magalhães  

Meio-campistas: Casemiro, Danilo, Bruno Guimarães, Fabinho, Fred, Lucas Paquetá e Phillipe Coutinho  

Atacantes: Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Neymar, Raphinha, Richarlison, Rodrygo e Vinicius Júnior 

Havia um amistoso contra a Argentina marcado para 11 de junho em Melbourne, na Austrália, mas a partida foi cancelada às vésperas da convocação. A CBF busca agora um novo adversário, e dá preferência para uma seleção africana.  

 

Tags: