Morre Akira Toriyama, autor de Dragon Ball

Considerado um divisor de águas nos mangás, autor deixa legado para gerações no mundo todo
Artur Maciel Rodrigues
11/03/2024 - 12h

No dia 1° de março, Akira Toriyama morreu com 68 anos. A causa do óbito  foi  um coágulo sanguíneo no cérebro. A morte só foi anunciada no dia 8 de março, pelo estúdio Bird, onde o artista trabalhava. O criador é reconhecido internacionalmente por sua série de mangás (revistas em quadrinhos japonesas), Dragon Ball, lançada em 1984, além da série de jogos Dragon Quest e Chrono Trigger.

Entrou na empresa Shonen Jump graças a um concurso da Revista Infanto juvenil Weekly Shonen Jump, quando Toriyama foi premiado com uma vaga na empresa. Contratado em 1977, ele fez pequenos trabalhos pela revista, quando conheceu Kazuhiko Torishima, que futuramente iria se tornar seu editor em quase todos os seus trabalhos manuscritos.

Em 1980, Toriyama lançou junto com Torishima o mangá Dr Slump, uma série sobre Arle, uma androide, e suas confusões com o seu criador. A série foi um sucesso e vendeu um milhão de cópias durante a primeira semana. Apesar disso, o mangaká (artista que desenha mangás) queria fazer algo novo.

Toriyama e Torishima aceleraram sua produção para a próxima edição do mangá. Influenciados pelo conto chinês da jornada do leste, e depois de uma dica de sua esposa, Yoshimi Katō, Akira começou a desenhar visando principalmente os filmes de Jackie Chan. Depois de alguns meses, lançou a história de 13 páginas “Dragon Boy”.

Foi em 1985 que criou a história de Son Goku, um menino com cauda de macaco, que junto de seus amigos Kuririn, Piccolo e Bulma saem em busca das Esferas do Dragão, que na trama concedem um pedido ao usuário. Dragon Ball foi um sucesso. Os paineis animados e a mistura de humor, ação e história trouxeram uma rápida adaptação para a televisão. Até 2024, Dragon Ball já recebeu 24 filmes e pelo menos 800 episódios para a televisão, divididos entre: Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT, Dragon Ball Kai e Dragon Ball Super. A franquia também possui 53 jogos digitais.

No mundo dos jogos, Toriyama foi o designer e roteirista de Dragon Quest, lançado em 1986. Ele foi comissionado pelo amigo e colega, Yuji Horii, para criar uma série de fantasia medieval com o traço do mangaká. Toriyama foi o designer de todos os principais jogos da franquia. A série de RPG digital é considerada pela revista Gamespot a mais importante franquia dentro de seu gênero. Anos depois, em 1995, a mesma equipe escreveu e projetou Chrono Trigger, que foi best seller naquele ano. Para muitas revistas, como IGN, GameSpot, e Famitsu, o jogo está entre os dez melhores de todos os tempos.

No Brasil, o anime de Dragon Ball foi transmitido na televisão aberta em 1996, passando pelo SBT no programa Bom dia e CIA. Em 2001, a continuação, Dragon Ball Z, foi transmitida pela rede Globo na TV Globinho. Graças à facilidade de acesso, se tornou um dos desenhos mais populares no Brasil.

Toriyama deixou dois filhos, Sasuke Toriyama e uma filha da qual ele manteve a privacidade do nome. Além disso, o autor deixa inúmeros projetos inacabados, entre eles Dragon Ball Daima, Dragon Quest XII e alguns episódios de Dragon Ball Super.

A dubladora Masako Nozawa, que interpreta o personagem Son Goku, postou no X (antigo Twitter): "Não quero acreditar. Minha cabeça está vazia porque não quero pensar nisso”. Ela conta sobre um pedido pessoal do autor para o personagem: “Toriyama me disse: 'Você vai cuidar de Goku, não vai?’ Eu valorizo aquele momento, pois penso ‘Eu vou ficar junto do Goku até que minhas forças se esgotem"'.

Eiichiro Oda, criador de One Piece, lamentou a perda de Toriyama, comentando sobre sua admiração: “ até me lembro do dia em que você me chamou pelo nome pela primeira vez. Também me lembro da última conversa que tivemos”. O artista também falou sobre a influência de Toriyama no mundo dos quadrinhos: “Criou uma era onde adultos e crianças leem e gostam de mangá”.

Masashi Kishimoto, criador de Naruto escreveu: “Gostaria de expressar meus pensamentos e sentimentos sobre o Toriyama. Para mim, ele era o deus da salvação e o deus do mangá”O Mangaká por fim agradeceu ao criador de Dragon Ball por toda sua obra: “Obrigado, Akira Toriyama, por todos os trabalhos divertidos que você realizou nos últimos 45 anos”.