Luto: psicologia mostra as fases e seus sentidos

A dificuldade da lidar com a dor da perda
por
Lucca Ranzani
|
25/06/2022 - 12h

Por Lucca Ranzani

 

A perda de um ente querido é uma situação horrível. A notícia é recebida com profunda tristeza, seguido pelo medo de viver sem a presença dessa pessoa. A morte  de uma pessoa importante e querida causa uma grande mudança na vida das pessoas que acabaram ficando. Ela viverá somente nas lembranças e deixando saudades. O ambiente se torna mais vazio, mais silencioso e os planos futuros precisam ser alterados.

O luto é um estado emocional em que as pessoas enfrentam após a perda de um parente, amigo ou uma pessoa querida. Uma sensação de vazio começa a surgir e pensamentos de que a vida perdeu um pouco de seu propósito. Pode levar meses até anos para quem sofreu essa perda consiga se sentir melhor. A psiquiatra suíça- americana Elisabeth Kubler-Ross, precursora de pesquisas com pacientes vítimas de câncer e AIDS que estão em fase terminal, realizou um estudo da proximidade com a morte e acabou notando as cinco fases do luto que são eles:

-Negação (Não acreditar na perda e acaba lutando contra a realidade, negando que a pessoa próxima acabou morrendo.

-Raiva (A pessoa começa a ter atitudes de agressividade e de questionamentos raivosos, como “por que ela e não eu?” ou “por que a vida é assim?)

-Barganha (Tentativas de tentar negociar a volta do ente querido ou tentar fazer um acordo com a fé da pessoa para prolongar a vida desse ente querido que está gravemente doente)

- Depressão (Alto nível de tristeza junto de melancolia e solidão, isso pode acabar evoluindo para uma depressão se não for devidamente tratada)

-Aceitação (Após conseguir externar esses sentimentos ruins, a pessoa consegue seguir em frente, não é quando acaba a dor e a saudade porque isso irá continuar).

Segundo a médica, essas fases do luto são uma resposta emocional que se espera ter nessa situação. Assim, é preciso ser sentidas e externadas de maneira saudável para que as pessoas consigam ser capazes de lidar com essa perda de um ente querido. Quando esse luto não é bem tratado, o luto acaba se tornando um problema para a saúde mental e física, carreira, relacionamento, vida financeira, objetivos pessoais e entre outras áreas da vida. Isso pode acabar resultando em sentimentos de solidão, culpa, apatia, perda de identidade e até ideação suicida.

Para superar o luto, a psicóloga Esthefani Alves diz que é necessário elaborar a perda e refletir, compreender esses aspectos e situações que toda pessoa enfrenta, com o seguir em frente, à nova rotina sem a pessoa, são aniversários, datas comemorativas, dia das mães, dia dos pais, natal e réveillon, onde infelizmente esse ente querido não estará mais presente no plano físico, ficando somente no plano espiritual.

Tags: