Quando se fala de literatura, é normal que a associe aos livros clássicos, escolas literárias e tudo aquilo que é instruído no ensino básico. Entretanto, ela é muito mais que isso; está presente na letra das músicas, nas peças de teatro, nas oralidades. Na história, não existe uma sociedade sequer que não presenciou algo como ela.
Tânia de Oliveira, professora de literatura para alunos do Ensino Médio em São Paulo, acredita que “ela é vida e, ao mesmo tempo, parte dela, onde se revelam as verdades eternas comuns aos homens no desenrolar do mundo e seus movimentos”. Ou seja, ela é uma expressão dos anseios, desejos, sentimentos e sensações do ser frente ao período que vive. É um memorial da humanidade.
Já para Diogo de Hollanda Cavalcanti, coordenador do curso de jornalismo da PUCSP, um trabalho de memória é um trabalho político. Inclusive, a arte literária pode ser política de várias formas, podendo trazer luz à aspectos ocultos ou em esquecimento da sociedade. “Quanto da história não ficou guardado pela literatura? Os horrores do holocausto tiveram um alcance grande por causa da literatura de testemunha, escrita por autores como Primo Levi, que sobreviveram aos campos de concentração.”, diz Cavalcanti. Outros exemplos, são as obras de jornalismo literário, desde a A Ilha de Sacalina (Anton Tchékhov, 1895) até as reportagens da Eliane Brum. “Esses livros tiveram uma permanência grande, não pelos fatos que contam, mas pela maneira que narram", ressalta.
Além disso, Cavalcanti entende que existe na arte literária um caráter político por atender necessidades essenciais do ser humano. A vontade do devaneio, de viver outras histórias, de sonhar acordado. “Você pode até dizer que política não te interessa e que quer viver alheio a ela, mas a política te afeta, ela vai bater na sua porta”, acrescenta Cavalcanti.
Um grande temor compartilhado por ambos educadores é de o afastamento da sociedade da leitura gere falta de empatia. “Um dos combustíveis da literatura é essa curiosidade pelo outro” comenta Cavalcanti e acrescenta “você se emociona com histórias de personagens inventados, mas que também acabam falando muito dos seus próprios dramas, angústias, emoções. Tudo que é humano, tudo que faz parte da nossa vida, dos nossos medos, das nossas possibilidades, tudo isso interessa a literatura”, enfatiza o coordenador de curso.
Outro efeito nocivo desse distanciamento é a falta de contato com realidades diferentes, criando-se “bolhas sociais”. Criam-se supostas zonas de conforto em que se acessa somente o que está em seu campo direto de interesse, reduzindo a capacidade reflexiva e a inquietude saudável de explorar novas possibilidades de ideias e universos, que a Literatura é capaz de criar. “Há de se ter maturidade de pensamento para compreender que ler um livro e mergulhar em uma história que não é de seu tempo, faz com que você entenda o homem, o que fomos e como chegamos no ponto em que estamos.”, diz Oliveira.
A professora diz que “A literatura clássica é o principal instrumento para o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o nosso tempo e o mundo, porém, tento continuamente fazer com que os alunos entendam que a literatura de entretenimento é muito válida e é um meio interessante para que criem o hábito de ler”. A educadora aborda também a importância de despertar o interesse na leitura desde a infância, através da leitura de contos.
Oliveira comenta ainda que vários professores criam projetos de leitura, saraus, propõem trabalhos e atividades para colocar o aluno em contato direto com a leitura de maneira lúdica, reflexiva e imersiva. “Mas dependemos exclusivamente da adesão dos alunos às estratégias para que elas funcionem e isso nem sempre acontece. Mas mesmo que atinjamos profundamente apenas alguns em lugar de todos, já será uma vitória”, enfatiza.
Cavalcanti acredita que a maneira de estimular os alunos é ver como a literatura atravessa a vida em todas as suas esferas, “Como a gente pode olhar o mundo de forma literária, no sentido de uso da imaginação, de pensar em outras leituras em relação ao que a gente vê”.
“Gosto de uma frase do Eduardo Galeano que diz: muito mais do que ossos, músculos, células, nós somos feitos de histórias, as histórias têm esse poder de nos situar, de nos constituir, de gerar uma identidade.” complementa Cavalcanti.