Ler é mais importante do que imaginamos

A leitura tem o poder de abranger os mais variados aspectos que regem nossas vidas.
João Serradas
15/06/2022 - 12h

Por João Serradas

Para que a leitura possa de fato transformar a vida de um indivíduo, é necessário que ele coloque em prática este hábito desde pequeno enquanto ainda é uma criança. As crianças ao se familiarizarem com os livros, passam a adquirir de imediato o poder da imaginação. A partir desse momento, elas já entendem o significado de uma história e o poder que ela pode ter em suas vidas. Deste modo, o processo de aprendizagem se torna constante e melhor será para o mental da criança. Diversos conhecimentos já começam a ser explorados, como a escrita, a oralidade, o raciocínio e entre outros atributos que só melhoram quando pais e responsáveis aplicam na vida de suas crianças. Aliando a escolha de uma boa leitura com atividades de fato assertivas, ótimos resultados poderão surgir na infância, com capacidade de evoluírem ainda mais até o fim de suas vidas.

Dagmar Pereira é professora formada em pedagogia pela universidade Cruzeiro do Sul e atua profissionalmente no meio educacional há mais de vinte anos, hoje ela é professora de educação infantil pela Prefeitura de São Paulo e ela conta que ler na infância é fundamental. Ela explica que com seus alunos o desenvolvimento da leitura vai muito mais do que apenas ler.

“ Nós, professoras da escola em que atuamos, desenvolvemos a leitura com os alunos de forma fragmentada. Nós lemos história para os alunos todos os dias, deste modo eles descobrem novas palavras e novos significados, nós também fazemos roda de música e fazemos brincadeiras que podem estimular o cognitivo. Eu vejo que são coisas que podem ajudar no processo da leitura.”

A leitura influencia diretamente em nossos estudos e consequentemente, em nosso crescimento profissional, independente da área que você trabalha ou que deseja trabalhar. Ler, te ajudará a adquirir maior informação a respeito de assuntos que você adora ou sobre o que você estuda. E dito isso, muito poderá ser aplicado em seus estudos já que mesmo lendo assuntos que não coincidem com os mesmos, muito de questão gramatical poderá ser aproveitada. Sua escrita ficará cada vez melhor e seu vocabulário mais amplo a cada dia, o que fará você se destacar na frente das demais pessoas. Quanto mais conteúdos você ler, mais conhecimento e repertório cultural você terá. Algo que fará seus estudos evoluírem de uma forma imensurável.

Em questão profissional, o mesmo pode ser dito. A única diferença é que quando nos referimos as nossas carreiras profissionais, é recomendável além da busca por interesses diversos que podem te ajudar de diferentes formas como nos estudos, nossas carreiras vão exigir mais conhecimento, mais leitura de nós a respeito de assuntos voltados a nossa profissão. Contudo, cada um absorve conhecimento do seu jeito, fique a seu critério como você pode conduzir sua carreira ao sucesso.

De acordo com o Norval Baitello Jr., professor Mídia e Cultura da PUC-SP, o hábito de ler é extremamente importante e ele afeta diretamente esses dois campos, o estudo e o trabalho. "A leitura em nosso cotidiano é cada vez mais indispensável, a partir dela nós desenvolvemos também a escrita, algo que faz muita diferença em seus estudos e também no seu trabalho. Quem não tem o costume de ler, não avança e não evolui". Norval também relata que a leitura impactou sua vida por completo, tendo o hábito de ler desde pequeno. Segundo ele, ler pode lhe ajudar a ter uma maior dimensão sobre a realidade e isso o auxiliou para que chegasse ao sucesso na sua área.

Portanto, a leitura é capaz de transformar cada aspecto de nossa vida e consequentemente, nosso intelecto. Nossa maneira de pensar, de agir, de gesticular e entre outras capacidades humanas que podem evoluir a partir da arte de ler. Com ela, nosso intelecto passa a ser algo totalmente diferente, passamos a ver o mundo e julgar as coisas, por mais pequenas que sejam, de forma mais racional e inteligente, proporcionando a nós uma maior facilidade para que formamos nossas opiniões e nosso tão querido e importante senso crítico. Gerando assim, um teor argumentativo acima das demais pessoas que não usufruem da boa leitura.

Quanto mais leitura, mais conhecimentos e consequentemente, mais repertório. Isso ajuda a transformar sua vida social. Assim, conversar e discutir diversos assuntos com diversas pessoas, por mais diferentes que elas sejam, permitem ampliar os horizontes dos vínculos humanos. E com um repertório mais apurado, as relações que você já tinha, podem ser tonar mais fortes. E isso se aplica a qualquer tipo de relação, sendo ela familiar, amizade ou no aspecto amoroso. De qualquer forma, a leitura pode te ajudar a enriquecer e fortalecer seus laços entre as mais diversas e diferentes pessoas. Dagmar ressalta também que ler pode te ajudar a abrir sua mente a cultura e outras áreas. “ Ler te ajuda a abrir seus horizontes, como cultura e tudo que a engloba”.

Muitas das questões pontuadas aqui nesse texto, ajudam ao ser humano a desenvolver uma vida melhor, alguns até mesmo vivem para a leitura e isso pode ser uma das coisas mais gratificantes da vida. Escritores, jornalistas, pesquisadores e entre outras profissões, usam da leitura como seu bem maior. Mas ela traz muito além de ganhos financeiros, a leitura tem poder muito forte em nossas vidas. Ela nos auxilia diariamente a crescer intelectualmente, a nos autodesenvolver. No momento que você coloca em pratica o hábito de ler, sua evolução será constante nos mais variados aspectos.