Haddad vibra com vitória de Lula e força política do PT na capital

Em coletiva, mesmo após derrota eleitoral, Haddad comemora a vitória de Lula e ressalta o crescimento do partido, apontando Guilherme Boulos como próxima aposta nas eleições de 2024
por
Malu Araújo, Victoria Leal
|
01/11/2022 - 12h

Embora a noite de ontem, dia 30 de outubro, não tenha concedido ao candidato Fernando Haddad (PT)  a vitória para ocupar a cadeira do Palácio dos Bandeirantes, o clima em sua coletiva de imprensa era de festa. As primeiras palavras do petista ao iniciar a coletiva foram: “eu já liguei para o Tarcísio de Freitas, desejando a ele que faça um bom governo, me colocando à disposição no que eu puder ajudar São Paulo, eu acredito na democracia e a democracia é reconhecimento do resultado”.

 

Haddad em sua coletiva de imprensa após o resultado das eleições- Foto: Gabriela Figueiredo
Haddad em sua coletiva de imprensa após o resultado das eleições- Foto: Gabriela Figueiredo

O candidato confraternizou com a vitória de seu cabo eleitoral, “pensem em um homem feliz, realizado”, lembrando como foi difícil o resultado das eleições de 2018 e dos acontecimentos que a sucederam, “muitos imaginavam que o Brasil ia acabar”, pontuou.

Haddad foi enfático de como o mundo inteiro estava de olho no Brasil e nos resultados dessas eleições, afirmando que “essa resposta vai ter um alcance mundial”.  Para além da vitória de Lula, o petista esboçou como a união dos progressistas possibilitou a “melhor” das eleições do partido em 40 anos, chegando com 45% dos votos no Estado, “é um recorde nosso", assinalou ele.

Além de todos esses apontamentos, o candidato também comparou como o partido conseguiu avançar em termos de “aceitação” no Estado de São Paulo, alegando ter ficado “muito feliz com o mapa todo vermelhinho”. Já vislumbrando o futuro, chegou a atribuir a Guilherme Boulos, deputado federal eleito com o maior número de votos no estado, potenciais chances de se eleger nas eleições ao governo municipal em 2024.

“Essa virada de votos no interior pode não ter nos garantido a vitória, mas garantiu a vitória do Lula e nós temos que agradecer o interior por isso!”, o candidato frisou sua surpresa positiva com o crescimento dos votos no partido que representa por parte do eleitorado do interior de São Paulo. 

Vale ressaltar que durante a última eleição de 2018, as cidades do interior representaram uma pequena porcentagem dos votos válidos para o candidato do PT em comparação a 2022, já que a aderência à partidos da oposição representava a maioria. 

“O interior de São Paulo veio conosco em grande medida. Muita gente do interior que jamais apertou 13 na vida e nessa eleição apertou! É o começo de um namoro, nós vamos conquistar esse povo”, disse ele.

“Estamos mirando os 50%, vamos namorar muito esse povo do interior, vamos dialogar muito com essa gente” reforçou Haddad. O político afirma que a relação com o eleitorado do interior de São Paulo foi algo construído com o tempo, tendo como base os reflexos políticos e econômicos da atual situação do país, mas, apesar disso, são potenciais aliados para a defesa da democracia. 

Quando solicitado um posicionamento para os aproximadamente 11 milhões de eleitores que votaram no partido em relação às suas perspectivas para os próximos quatro anos, Fernando Haddad direciona seus agradecimentos aos eleitores da capital, mas principalmente aos eleitores do interior: “Acho que nós avançamos no interior com o diálogo com a população, lá a gente teve mais dificuldade historicamente de dialogar, mas avançou e vai avançar mais.” 

Fernando encerra sua participação na coletiva de imprensa dizendo que não ter sido eleito é apenas um pequeno obstáculo no curso do processo democrático, entretanto vai continuar lutando pelas propostas de sua campanha e que está aberto para cobranças na atuação da Assembleia Legislativa, “É para isso que serve a oposição, para aperfeiçoar o plano de governo de quem ganhou, para o bem do povo!.”