Na tarde desta quinta-feira, 8 de maio, os cardeais chegaram a um consenso e elegeram o novo papa. O processo de eleição para o papado após a morte de Francisco, chamado de Conclave, começou um dia antes. Houve três votações sem consenso até que os 133 cardeais presentes deram os 89 votos necessários para o eleito e apresentaram o novo líder da Igreja Católica ao mundo. Robert Francis Prevost, o cardeal estadunidense escolheu Leão XIV como seu nome pontifício.

Foto: reprodução/Vatican Mídia
Cerca de 20 mil pessoas estavam na Praça de São Pedro hoje às 18:08 no Vaticano (13:08 horário de Brasília) quando a fumaça branca anunciou a escolha do novo líder católico. Depois de uma hora, o Cardeal Prevost fez sua primeira aparição como Papa Leão XIV, emocionando a multidão que esperava ansiosamente pela revelação de sua identidade.

Foto: Reprodução/Filippo Monteforte
Quem é o Cardeal Prevost
Natural de Chicago, capital do estado de Illinois, Robert Prevost tem 69 anos e se tornou o primeiro Papa norte-americano da história da Igreja Católica.
O novo líder da igreja católica se tornou cardeal há apenas dois anos, nomeado por Francisco. Prevost foi escolhido para substituir Marc Ouellet no comando do Dicastério para Bispos no Vaticano, ficando assim responsável por indicar e guiar a nova geração de bispos. Sua carreira na igreja começou como missionário no Peru, onde foi nomeado arcebispo, por esse motivo, sua escolha é de grande importância para a América Latina.
Prevost é da ordem de Santo Agostinho, traz uma visão positiva para a igreja e uma dimensão missionária para sua candidatura. Além de representar uma vertente progressista da igreja americana, o novo Papa defende questões sociais polêmicas em seu país de origem, como a imigração.
Em seu primeiro discurso como Pontífice, Leão XIV falou sobre seu desejo por paz e o amor incondicional de Deus por todos. Também sobre sua admiração pelo Papa Francisco e como pretende estender seu legado.
“À Igreja de Roma, uma saudação especial. Devemos buscar juntos como ser igreja missionária, uma igreja que constrói pontes, que dialoga, sempre aberta a receber como esta praça de braços abertos, a todos, todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo, de amor” disse o Papa Leão em seu discurso.

Foto: Reprodução/REUTERS
Significado do nome Leão XIV
O nome Leão foi usado pela última vez em 1878, agora, ele volta ao cargo com Leão XIV. Seu significado é ligado à justiça social, tópico importante nas lutas do cardeal Prevost, além de evocar força e liderança. O Papa Leão XIII (1810-1903) foi o primeiro a dedicar atenção a questões sociais, como a situação dos trabalhadores, em meio à Revolução Industrial. Na encíclica Rerum Novarum (1891), que inaugurou a chamada Doutrina Social da Igreja, Leão XIII fez críticas ao socialismo e ao capitalismo, em defesa do direito dos trabalhadores,
Na Bíblia, o Leão também representa poder, liderança e autoridade. É usado várias vezes para simbolizar a imagem de Jesus Cristo, especialmente no livro do Apocalipse, onde ele é denominado como “Leão da tribo de Judá". O leão também pode ser interpretado como uma ameaça a Satanás em passagens do livro de São Pedro.