Grupo H: Rodada tem jogo monótono e jogo maluco

Veja o panorama das seleções do grupo H após a primeira rodada da Copa do Mundo.
por
Leonardo de Sá
Gustavo Zarza
|
25/11/2022 - 12h

Coreia do Sul x Uruguai

No primeiro confronto do grupo H, Uruguai e Coreia do Sul protagonizaram um jogo morno e sem muitas emoções, e por isso não saíram do 0 a 0. O jogo realizado no estádio Education, em Doha, não correspondeu às expectativas dos torcedores, já que contava com craques, entre eles Luís Suarez, Edinson Cavani e Heung-min Son. 
Durante os primeiros minutos de jogo, a seleção sul coreana teve melhores chances chegando com Son e Hwan Ui-Jo. A partir da segunda metade da primeira etapa a seleção uruguaia trouxe perigo para o goleiro coreano Kim Seung-Gyu. Ainda na primeiro tempo, o zagueiro uruguaio Diego Godín, em um bonito cabeceio, acertou a trave.

Grupo H: Rodada tem jogo monótono e jogo maluco
Uruguai e Coreia do Sul inauguram nesta quinta-feira (24) os jogos do Grupo H, no estádio Cidade da Educação, às 10h (de Brasília). E o empate por 0 a 0 não saiu do placar. Foto: REUTERS/Kai Pfaffenbach


No começo do segundo tempo, a situação voltou a ser favorável para os sul-coreanos, que demonstravam uma grande solidez defensiva. Liderados por Kim Min Jae, a defesa dos Tigres asiáticos foram os grandes responsáveis pelo quarto empate da copa do mundo 2022. 
Já no finalzinho do jogo, Federico Valverde arriscou de fora da área e carimbou a trave adversária mais uma vez.
Mesmo com todo esforço dos dois times, o jogo se manteve 0 a 0 até o final. Para os fãs de futebol, uma grande decepção, para a equipe sul coreana, a conquista de um ponto, e para os uruguaios, um alerta para riscos de classificação.

Portugal x Gana

Gol de pênalti, minutos depois o time azarão empata e aí vem zebra? Pode ser para Alemanha e Argentina, porque não foi para Portugal.  

 Em um jogo onde os dois times possuem grandes elencos, mas em contrapartida suas comissões técnicas deixam a desejar, Portugal e Gana realizaram um duelo cheio de emoções. O primeiro tempo foi morno, Portugal dominava as ações do jogo e Gana pouco assustava. Com vantagem na posse de bola e poucas finalizações, a seleção portuguesa deixou para vencer no segundo tempo.  

Grupo H: Rodada tem jogo monótono e jogo maluco
Cristiano Ronaldo. Foto: Getty Images

 

Aos 20 minutos do segundo tempo Cristiano Ronaldo é derrubado na área, o juiz marca um pênalti duvidoso, mas sua decisão é confirmada. O camisa sete pega a bola, respira fundo e marca. Porém, quem pensa que esse gol é pouca coisa está muito enganado. Com esse gol Ronaldo passou a ser o único jogador a marcar em cinco edições diferentes de Copas do Mundo, assim mais uma vez entrando para a história.  

Era um roteiro lindo para Portugal, mas Gana não queria saber. Aos 28 minutos, após uma falha da defesa português e especificamente de Danilo Pereira, André Ayew só empurrou, deixando tudo igual.  

Gana cresce no jogo e se anima com o gol, deixando sua defesa exposta para João Félix deixar o dele aos 33 minutos. Ele que não fez uma péssima temporada pode ter um vislumbre de esperança com esse gol.  

Rapidamente, dois minutos depois de marcar o segundo gol, Rafael Leão não perdoou e marcou o terceiro de Portugal.  

Porém, nada estava resolvido ainda. Aos 44 minutos, depois de outra falha no sistema defensivo português, Bukari diminuiu para Gana.  

O juiz deu nove minutos de acréscimo, dando esperança aos ganeses e desespero aos lusos, que quase infartaram quando Diogo Costa, goleiro português, fez uma lambança, entregando a bola para Iñaki Williams fazer, mas ele escorregou, deixando o placar final de três para Portugal e dois para Gana.  

O jogo foi pra lá de emocionante, mas se as duas seleções ainda sonham em algo no mundial, têm muito o que melhorar. 

Situação do Grupo 

Após os jogos do dia 24 de novembro, a seleção das Quinas lidera o grupo H, seguida da seleção sul coreana, que ocupa o segundo lugar pelo menor números de cartões, já que o Uruguai também possui apenas um ponto, mas segue em terceiro lugar. A seleção lanterna do grupo H é Gana, que perdeu para a seleção portuguesa e soma zero pontos.