GRUPO H: Portugal se classifica, Uruguai disputa com Gana e Coreia do Sul

Veja o panorama das seleções do Grupo H após a segunda rodada da Copa do Mundo
por
Gustavo Zarza
Leonardo De Sá
|
29/11/2022 - 12h

 

Coreia Do Sul X Gana

Coreia do Sul e Gana se enfrentaram em um jogo cheio de gols e emoções nesta segunda-feira (28). O resultado aumentou a esperança de classificação da seleção ganesa. O jogo realizado no estádio Education, em Doha, impressionou os torcedores, já que Gana vinha de uma derrota contra Portugal e a Coreia do Sul de um empate sem gols com o Uruguai. 

Durante a primeira metade do primeiro tempo, a seleção sul coreana dominou o jogo, porém, aos 21 minutos da primeira etapa a seleção ganesa, em uma jogada de bola parada, abriu o placar com o zagueiro Salisu Karim. Após o gol, o jogo começou a mudar, com a vantagem no placar a seleção de Gana partiu para cima e obrigou o time da Coreia a se fechar. 

Mas a pressão ganesa foi maior que a capacidade defensiva da Coréia poderia suportar e, aos 34 minutos, em um bonito cabeceio de Mohammed Kudus, marcou novamente e ampliou a vantagem.

Crédito: AL RAYYAN, QATAR - NOVEMBER 28: Jinsu Kim of Korea Republic controls the ball against Mohammed Kudus of Ghana during the FIFA World Cup Qatar 2022 Group H match between Korea Republic and Ghana at Education City Stadium on November 28, 2022 in Al Rayyan, Qatar. (Photo by Alex Grimm/Getty Images)


Crédito: AL RAYYAN, QATAR - NOVEMBER 28: Jinsu Kim of Korea Republic controls the ball against Mohammed Kudus of Ghana during the FIFA World Cup Qatar 2022 Group H match between Korea Republic and Ghana at Education City Stadium on November 28, 2022 in Al Rayyan, Qatar. (Photo by Alex Grimm/Getty Images)

 

O jogo já parecia definido para Gana. Mas o jogo só acaba quando termina. No segundo tempo, o atacante Gue-sung Cho precisou de apenas três minutos, entre os 13 e 16 da segunda etapa, para balançar a rede duas vezes, deixando tudo igual no confronto.

E depois do susto, a estrela de Kudus novamente, marcando o terceiro gol de Gana aos 23 minutos do segundo tempo. A Coreia precisou lidar com a pressão, e mesmo com oportunidades de deixar tudo igual no placar, não obteve sucesso nas finalizações diante do gol adversário. 

 

Portugal X Uruguai

O jogo que todos estavam esperando no grupo H aconteceu. A partida foi cheia de emoções e atingiu as expectativas dos que aguardaram a partida desta segunda-feira (28).

Momentos antes do jogo, as escalações foram divulgadas e algumas mudanças aconteceram. No lado de Portugal, o zagueiro Danilo Pereira, com três costelas quebradas, não jogou e no seu lugar entrou Pepe. Mais à frente, Otávio saiu com dores na coxa no primeiro jogo e abriu espaço para William Carvalho. 

No lado do Uruguai a mudança foi tática. O time começou com três zagueiros e cinco no meio de campo. Coates entrou no lugar de Cáceres e Varela no de Pellistri, fazendo com que a seleção uruguaia jogasse com dois alas abertos. Suárez também não começou jogando. Diego Alonso optou por começar com Cavani ao lado de Darwin Núñez. 

O primeiro tempo foi morno, os dois times criaram, mas as defesas bem postadas tornaram difícil ver algo acontecer. A melhor chance do primeiro tempo, e no caso do Uruguai no jogo, foi uma jogada individual de Bentancur que parou no goleiro luso, Diogo Costa. 

Rochet
Rochet defende a tentativa de Crisitano Ronaldo. Foto: Esportes R7

 

A segunda etapa foi onde tudo aconteceu. Portugal veio mais disposto a atacar e deixava espaço para que o Uruguai fizesse o contra-ataque, deixando o jogo de futebol se parecer com uma luta de boxe, tendo os dois times trocando excelentes golpes. 

Aos nove minutos do segundo tempo, Portugal acertou sua investida pela esquerda. Bruno Fernandes recebeu e cruzou para ele, o homem de Portugal, Cristiano Ronaldo, que cabeceou o vento. Mesmo assim, a bola entrou e o gol foi confirmado como de Bruno Fernandes. 

Procurando uma reação, o Uruguai mudou a sua estratégia. Arrascaeta entrou e mudou o jogo. Para dar ainda mais força, Diego Alonso colocou Luis Suárez. Parecia que o primeiro gol da celeste na copa era uma questão de tempo. Mas, aos quarenta e oito do segundo tempo, após boa jogada de Bruno Fernandes, Giménez colocou a mão na bola dentro da área. O juiz não viu, mas o VAR confirmou o pênalti. O próprio Bruno Fernandes bateu e acertou o golpe fatal, 2 a 0 para Portugal. 

Do último jogo para cá Portugal melhorou muito, principalmente no setor defensivo, o que garantiu os lusos na fase final. Já os uruguaios se complicaram e terão que decidir sua permanência no Catar contra Gana. Sim, teremos Uruguai e Gana fazendo um jogo decisivo como em 2010, quando os uruguaios eliminaram os ganeses da Copa nos pênaltis – não vai faltar emoção.

 

Situação do grupo

Portugal se manteve em primeiro com 6 pontos, garantido na segunda fase do mundial. A segunda colocação está com a seleção de Gana que tem 3 pontos e pode se classificar com um empate. Logo após vem a Coreia do Sul com 1 ponto, precisando vencer Portugal e depender do resultado do confronto entre Uruguai e Gana. Por último está o Uruguai com apenas 1 ponto, que necessita de uma vitória e depende do resultado de Coréia do Sul e Portugal. 

As seleções voltam a campo às 12h da próxima sexta-feira (02). Coréia do Sul e Portugal medem forças no estádio Education. No mesmo horário, Uruguai joga a permanência na Copa contra Gana no estádio Al Janoub.