Grupo E: Zebra aparece e Espanha passeia no Catar

Veja o panorama das seleções do grupo E após a primeira rodada da Copa do Mundo.
por
Felipe Albanez
Thomaz Cintra
|
24/11/2022 - 12h

Alemanha X Japão

Mais uma zebra apareceu nessa Copa do Mundo. Depois da vitória da Arábia Saudita contra a Argentina, nesta quarta-feira (22) foi a vez do Japão vencer sua partida contra uma seleção tida como favorita. Com gols de Ritsu Doan e Takuma Asano, a equipe japonesa conquistou três pontos mesmo após a poderosa tetracampeã Alemanha abrir o placar com Gundogan, de pênalti.

Em duas jogadas bem trabalhadas, o Japão conseguiu superar o bom elenco e os talentos individuais dos europeus e mostra que não viajou ao Catar à toa, é um time que agora se credencia a classificar no grupo, e inspira cuidados da seleção espanhola. Embora tenha saído derrotada, a Alemanha não jogou mal, criou muitas chances, mas, na maioria delas, ou as desperdiçava ou parava no goleiro Gonda - que teve uma atuação digna de DVD.

Importante lembrar também do jovem Musiala no meio-campo alemão. Por se tratar de uma promessa, o mundo todo queria saber como seria para a jóia ser titular, em sua primeira edição de Copa do Mundo, jogando em uma seleção de peso mundial, mas mesmo com toda essa pressão, o jogador de 19 anos fez uma boa partida.

Apesar da boa exibição, Hans Flick precisa mexer na equipe. O time precisa de melhorias e talvez Leroy Sané ajude o técnico a solucionar o problema. Ele estava cotado para ser o titular do time alemão na Copa, mas sofreu uma lesão na última terça-feira (22), que o impossibilitou de entrar em campo na estreia. Caso esteja em condições, provavelmente iniciará o próximo jogo.

Seleção Alemã
Seleção alemã posou para foto oficial com protesto. Foto: Anne-Christine Poujoulat / AFP 

Antes do início da partida, os jogadores alemães taparam a boca na hora da foto como forma de protesto pelas ameaças da FIFA sobre punir os jogadores das seleções que usassem a braçadeira de capitão em apoio à comunidade LGBTQIA+. O capitão alemão, Manuel Neuer, não utilizou a faixa, mas nas arquibancadas, a Ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, assistiu ao jogo com a faixa "One Love".

 

Espanha X Costa Rica

A Espanha, diferente da Alemanha, espantou a zebra e aplicou uma goleada histórica contra a Costa Rica, no estádio Al Thumama. Com uma atuação exemplar, a seleção de Luis Enrique não teve dificuldades e venceu por 7 a 0 o time da América Central.

Sem tomar conhecimento do adversário, a seleção espanhola massacrou do início ao fim. Os gols da partida foram marcados por Dani Olmo, Marco Asensio, Ferran Torres (duas vezes), Gavi, Carlos Soler e Morata.

A Fúria deu uma aula de jogo coletivo, toque de bola e pressão após a perda. O que deixa isso mais evidente é a posse de bola: 82% para a Espanha. No lado da Costa Rica, já não se esperava muito da seleção, porém, o time demonstrou fragilidade na parte defensiva e pouca inspiração ofensiva. A seleção da América Central acabou o jogo sem uma finalização no gol de Unai Simón.

Seleção espanhola
Jogadores da Espanha comemoram goleada na estreia. Foto: Glyn Kirk / AFP 

Com menos de 30 minutos de partida, o jogo já estava 3 a 0 para a Espanha, que teve chances de fazer até mais de sete gols. O resultado se tornou a maior goleada já feita pela seleção espanhola em Copas do Mundo e a maior sofrida pela Costa Rica em uma edição. Para dimensionar o tamanho do estrago, em toda a Copa de 2018, a Costa Rica só havia levado 7 gols.

Durante a partida, a Espanha chegou, e ultrapassou, a marca de 100 gols em Copas do Mundo. O centésimo gol foi marcado por Dani Olmo. Com os gols, a Fúria se torna a 6ª seleção com mais gols em Copa do Mundo, atrás de Brasil (229), Alemanha (227), Argentina (138), Itália (128) e França (124).

 

Situação do grupo

O passeio da Espanha rendeu à seleção a primeira colocação do grupo. Com três pontos, a seleção de Luis Enrique está empatada com o Japão, mas ganha no saldo de gols. Sem pontuar, Alemanha e Costa Rica estão empatados com zero pontos.

A segunda rodada do grupo E acontece no domingo (27). Às 07h, no estádio Ahmed Bin Ali, o Japão enfrenta a Costa Rica, em jogo que pode encaminhar ou até garantir a classificação japonesa para as oitavas de final. Mais tarde, encerrando a rodada, às 16h, tem jogaço entre Alemanha e Espanha, no Al Bayt. O jogo pode sacramentar a eliminação alemã desta edição, somando a segunda eliminação ainda na fase de grupos em duas Copas seguidas.