Grupo E: Japão líder avança com a Espanha, e a Alemanha é eliminada

Veja o panorama das seleções do grupo E após a terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.
por
Felipe Albanez
Thomaz Cintra
|
02/12/2022 - 12h

Japão X Espanha

Mais uma zebra na Copa do Catar. O Japão surpreendeu de novo e bateu a Espanha por 2 a 1. O resultado não eliminou a Fúria, mas classificou os japoneses em primeiro no Grupo E.

Após ter surpreendido os alemães na estreia, a equipe japonesa mostrou sua capacidade de virar o jogo e, com a vitória na quinta-feira (01), chegou aos seis pontos na tabela.

A seleção de Luis Enrique terminou a primeira fase na segunda colocação do grupo com 4 pontos. Mesmo com uma estreia surpreendente, os espanhóis não conseguiram manter o desempenho nos dois últimos jogos.

Mesmo com uma posse de bola (82%), a seleção espanhola não conseguiu a vitória, devido a grande apresentação japonesa defensivamente. A Espanha conseguiu abrir o placar no começo do jogo com Álvaro Morata, em um grande cruzamento de Azpilicueta, o atacante cabeceou firme colocando a Espanha na frente.

Espanha e Japão
Lance do segundo gol japonês gerou polêmica no jogo. Foto: Jennifer Lorenzini / Reuters 

Porém, no segundo tempo, Doan e Tanaka aproveitaram as falhas defensivas da Espanha e viraram o jogo para os japoneses, 2 a 1. Mas o jogo teve uma polêmica de arbitragem. No gol de Tanaka, a Espanha pediu uma saída de bola no cruzamento, e as imagens do VAR afirmaram que a bola estava em contato com a linha e, portanto, o gol foi legal. A seleção espanhola até pressionou no final do jogo, mas o Japão saiu com a vitória e a liderança do grupo.

O resultado surpreendente dos japoneses coloca os samurais azuis mais uma vez nas oitavas de final, assim como na Copa de 2018, mas nesse ano, o resultado deixou pelo caminho a tetracampeã Alemanha. 

 

Alemanha X Costa Rica

Em um jogaço contra a Costa Rica, a Alemanha venceu a equipe latino-americana por 4 a 2, mas ainda assim não conseguiu avançar às oitavas de final da Copa do Mundo. Os alemães não dependiam somente deles para passar de fase, e o resultado que esperavam do outro jogo era ao menos um empate da equipe espanhola contra o Japão, o que não aconteceu.

Ao final da partida, a Alemanha até tinha uma chance de se classificar, mas somente abrindo um placar muito largo contra os costa-riquenhos. Os alemães desperdiçaram muitas chances ao longo de toda a partida e sentiram falta desses gols no final. A Alemanha abriu o placar com Gnabry, aos 10 minutos, era de se esperar que a seleção alemã iria dominar o jogo, e de fato dominou, mas sem conseguir ampliar o placar.

Na etapa final, também precisando da vitória, a Costa Rica empatou e virou o jogo, com gols de Tejeda e Neuer contra. Depois da virada, com aquele placar, mais o do jogo do Japão, as duas zebras do grupo estavam se classificando para as oitavas. Porém, pouco tempo depois da virada, Kai Havertz, que tinha acabado de entrar em campo no lugar de Thomas Muller, empatou a partida aos 28 minutos e virou o jogo aos 40 minutos do segundo tempo. Menos de cinco minutos depois, Fullkrug, também vindo do banco, marcou outro gol e deu o placar final à disputa, 4 a 2.

Seleção Alemanha
Mesmo com a vitória, alemães não esconderam a frustração com a eliminação precoce. Foto: Annegret Hilse / Reuters 

Após a atuação de hoje, fica difícil não citar Havertz como um dos destaques do time alemão, além dele, Musiala, mesmo sem conseguir marcar gol, foi bastante participativo nos jogos, sem se esconder e sempre chamando a responsabilidade. Do outro lado, não tem como não apontar outro jogador senão Keylor Navas como destaque, embora estivesse muito mal no primeiro jogo contra a Espanha, ele foi responsável pela vitória da equipe sobre os japoneses, além de ter conseguido segurar até quando pode ataque da Alemanha.

A vitória não tira o gosto amargo da Alemanha de se despedir de mais uma Copa do Mundo ainda na fase de grupos, repetindo o filme de 2018. A Costa Rica, em processo de renovação, mostra que é muito mais do que o time goleado pela Espanha na primeira rodada, apesar das fragilidades.