Grupo E: Costa Rica surpreende e Alemanha ganha sobrevida

Veja o panorama das seleções do grupo E após a segunda rodada da Copa do Mundo.
por
Felipe Albanez
Thomaz G. Cintra
|
29/11/2022 - 12h

Espanha X Alemanha

Com um gol nos minutos finais da partida, a Alemanha arrancou um empate enfrentando a Espanha e manteve vivo o sonho de se classificar para as oitavas, em jogo realizado no domingo (27).

Em mais um jogo de dominação completa, a Espanha teve a posse de bola e conseguiu controlar o ritmo do adversário, assim, criou várias chances de abrir o placar no começo da partida, mas todas as tentativas paradas pela grande atuação de Manuel Neuer ou a participação da trave.

O famoso “quem não faz, leva”, quase aconteceu no final do primeiro tempo. Antonio Rüdiger ganhou da zaga da Espanha, em bola parada, e abriu o placar para a Alemanha, porém, o VAR assinalou impedimento do jogador. No começo do segundo tempo a pressão da Fúria deu certo, Jordi Alba acertou o cruzamento e Álvaro Morata deu um toque sútil e de muita categoria na bola, abrindo o placar para o time de Luis Enrique.

Após sofrer o gol, a Alemanha acordou para o jogo e começou a pressionar no desespero. Aos 37 minutos do segundo tempo, a bola sobrou dentro da área para Fulkrug, atacante do Weder Bremen, que fuzilou contra o gol de Unai Simón e igualou o placar: 1 a 1.

Com o empate, a seleção comandada por Hansi Flick precisa de uma vitória no próximo jogo contra a Costa Rica para passar de fase. Já a Espanha, mesmo com o empate, encaminhou a classificação devido ao seu saldo de sete gols positivo.

espanha x alemanha
Pedri e Kimmich disputam a bola. Foto: EFE/EPA/Ronald Wittek

 

Japão X Costa Rica

A Costa Rica venceu o Japão por 1 a 0 na manhã do domingo (27), no Estádio Áhmad Bin Ali. A vitória manteve o sonho dos costa-riquenhos de se classificar para a segunda fase da Copa do Mundo, mesmo após uma primeira rodada desastrosa para os latino-americanos.

O único gol da partida foi marcado pelo lateral-direito Fuller, depois da defesa japonesa sair jogando errado e dar a oportunidade para o lateral acertar um belo chute no gol, chute esse que foi a única finalização no gol da Costa Rica desta edição de Copa. Do outro lado, o Japão acertou o alvo 3 vezes e finalizou 13 ao total, mas acabou parando no goleiro Keylor Navas.

navas
Navas defendendo finalização do Japão. Foto: Anadolu Agency via Getty Images

O técnico japonês, Hajime Moriyasu, foi para a partida tentando rodar o elenco, e entrou em campo com um time misto, sem jogadores como Ito, Kubo e Tanaka, por exemplo, que foram titulares na vitória contra a Alemanha.

Na próxima rodada, a Costa Rica terá de vencer ou empatar com os alemães, além de torcer para um resultado favorável no outro jogo, para ter chance de se classificar no grupo. Esse resultado deixou tudo em aberto para a última partida.

 

Situação do grupo

A Espanha lidera o grupo E com 4 pontos, seguida por Japão e Costa Rica com 3, e em último, a Alemanha, com apenas 1 ponto. O Japão está na frente da Costa Rica pelo saldo de gols 0 contra -6 dos latino-americanos.

O grupo fecha a fase de grupos na próxima quinta-feira (01), com todos os jogos ocorrendo às 16h. A Espanha encara o Japão, e se garante na próxima fase com uma vitória, um empate ou até mesmo uma derrota, caso haja empate no outro jogo.

A outra partida é Alemanha e Costa Rica, que precisam da vitória a qualquer custo. No caso da Costa Rica, a seleção precisa vencer ou empatar e torcer para que a Espanha vença o Japão. Para os alemães a conta é parecida, precisam vencer e torcer para um tropeço dos japoneses diante da Espanha.

Caso Espanha e Japão empatem, a Alemanha precisa vencer por uma diferença maior que 2 gols, para empatar em pontos com a seleção japonesa e levar a melhor no saldo de gols. Para a Costa Rica tirar a desvantagem de -6 no saldo de gol, em caso de empate de espanhóis e japoneses, é preciso uma goleada memorável diante da Alemanha, um 7 a 0.