Grupo D: França goleia e Dinamarca e Tunísia protagonizam jogo sem gols

Veja o panorama das seleções do grupo D após a primeira rodada da Copa do Mundo.
por
Gusthavo Sampaio
Otávio Preto
|
22/11/2022 - 12h

Dinamarca X Tunísia 

Sempre quando uma Copa do mundo se inicia, os torcedores temem assistir a um jogo sem gols e monótono, o famoso jogo chato. Quem teve a oportunidade de ir ao Catar e comprou ingressos para ver a Dinamarca enfrentar a Tunísia, provavelmente se arrependeu. 

Nesta terça-feira (22), Dinamarca e Tunísia protagonizaram o primeiro 0 a 0 dessa edição de Copa do Mundo, em jogo válido pela 1ª rodada do grupo D, no Education City Stadium.

As seleções priorizaram o aspecto defensivo, porém, as melhores oportunidades vieram do time africano, que com 22 minutos do primeiro tempo viu seu centroavante, Issam Jebali, empurrar a bola para dentro do gol, mas a bandeirinha assinalou impedimento.

Dinamarca e Tunísia
Camisa 10 dinamarquês teve atuação apagada contra Tunísia. Foto: FIFA

No segundo tempo foi a vez dos dinamarqueses, que logo aos 10 minutos, com Skov Olsen, marcaram um gol, mas também foi anulado por impedimento de Mikkel Damsgaard, que estava impedido no início da jogada. 

Cotada para ir longe na competição, a Dinamarca ficou devendo na primeira exibição. Craque do time, o meio-campo Christian Eriksen teve atuação apagada na estreia. Já a Tunísia conseguiu arrancar um empate de uma seleção que, no papel, é mais forte e viu seus torcedores comparecerem em peso. O ponto somado anima a equipe africana.

 

França x Austrália

A atual campeã do mundo estreou afastando o fantasma da maldição das campeãs, iniciada pela seleção francesa de 2002. Diferente das seleções da França de 2002, Itália de 2010, Espanha de 2014 e Alemanha de 2018, os franceses estrearam com uma vitória dominante por 4 a 1 sobre a Austrália, com dois gols de Olivier Giroud, que se igualou a Thierry Henry na artilharia da seleção francesa.

A França começou atrás no placar, levando um gol aos oito minutos de jogo, marcado pelo australiano Craig Goodwin. Na jogada em que sofreu o gol, o lateral francês Lucas Hernandez se lesionou, e foi substituído pelo seu irmão, Theo Hernandez, que com características mais ofensivas que Lucas deu outra forma para o jogo dos franceses. Com uma França mais ofensiva, Adrien Rabiot brilhou no resto do primeiro tempo.

Aos 27 minutos, Rabiot marcou de cabeça, empatando para os franceses . Cinco minutos depois, o meio-campista deu a assistência para o primeiro gol de Giroud, vale lembrar que o camisa 9 francês havia passado a última Copa inteira sem sequer finalizar no gol. No segundo tempo, com uma França à vontade, a equipe continuou na ofensiva. Não demorou muito para a estrela francesa Kylian Mbappé, que vinha buscando seu gol no primeiro tempo, marcar de cabeça após belo cruzamento de Ousmane Dembelé.

Seleção Francesa
Giroud se igualou a Henry como maior artilheiro da seleção francesa. Foto: AFP

Aos 26 minutos do 2° tempo, apenas três minutos depois do terceiro gol, a Mbappé cruzou para Giroud, que marcou o quarto gol da França e seu segundo na partida. Os dois gols de Giroud colocaram o atacante na mesma prateleira de Thierry Henry, ambos com 51 gols pelos Les Bleus. Apesar de afastar a maldição dos campeões, a França lida agora com sua própria maldição – a seleção nunca foi campeã mundial com o camisa 9 marcando gol na competição.

A Austrália estreou da mesma forma que em 2018, quando perdeu também para a seleção francesa por 2 a 1. Apesar do excelente começo de jogo, o time teve uma queda brusca com o empate e virada dos franceses, e não conseguiu manter o ritmo, terminando o jogo com somente um chute a gol.

Agora, os australianos buscarão a redenção contra os outros dois adversários do grupo, Tunísia e Dinamarca.

 

Situação do Grupo

A França assume a liderança do grupo D, com de saldo positivo de 3 gols, em seguida temos a Tunísia e a Dinamarca empatadas com 1 ponto e na lanterna do grupo a Austrália.

As seleções do grupo D voltam a se enfrentar no sábado (26). Tunísia e Austrália se enfrentam às 07h, no Al Janoub Stadium. No começo da tarde, às 13h, a França vai medir forças contra a Dinamarca, naquela que pode ser a disputa pelo primeiro lugar do grupo, no Stadium 974.