Grupo B: 1ª Rodada tem goleada e jogo disputado

Veja o panorama das seleções do Grupo B após a primeira rodada da Copa do Mundo
por
Gabriel Cordeiro
Allan Henrique
|
22/11/2022 - 12h

Inglaterra x Irã

Inglaterra e Irã se enfrentaram às 10h desta segunda-feira (21). Os destaques desse jogo começaram antes mesmo da bola rolar, com protestos vindo dos dois lados. Do lado do Irã foi visto protestos por parte dos jogadores, não cantando o hino nacional em apoio aos direitos das mulheres iranianas, que seguem protestando contra o governo do país. Já a Inglaterra, teve a polêmica em relação a braçadeira de capitão em apoio à comunidade LGBT+, que foi vetada pela FIFA por conta das proibições do Catar.

O órgão chegou a dizer que a ação seria passível de punição aos jogadores. Antes do apito inicial os jogadores se ajoelharam em protesto e o capitão Harry Kane utilizou uma braçadeira escrita “No discrimination”.

Além disso, o local da partida conta com uma trágica curiosidade, o Khalifa Stadium foi o local de morte do britânico Zac Cox, que caiu 40 metros e faleceu trabalhando nas obras da reforma do estádio, no ano de 2017. Cox havia reclamado das condições de trabalho do local e as circunstâncias de sua morte permanecem uma incógnita até os dias de hoje.

Com a bola rolando, o Irã nos primeiros minutos teve que substituir o goleiro Beiranvand, após uma grave lesão depois de um choque com um zagueiro da própria seleção. Os persas se defendiam bem da forte pressão dos ingleses até os 35 minutos da 1º etapa, quando o estreante em copas Jude Bellingham marcou de cabeça para colocar os ingleses a frente do placar. O meio-campista também se tornou o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a marcar em uma Copa do Mundo.

Após o gol, os Three Lions seguiram dominando a partida e marcaram mais duas vezes, com o outro estreante, Bukayo Saka e depois com Raheem Sterling, tudo isso ainda no primeiro tempo.

Jude Bellingham of England (1st, R) celebrates after scoring during the Group B match between England and Iran at the 2022 FIFA World Cup at Khalifa International Stadium in Doha, Qatar, Nov. 21, 2022.

Jude Bellignham comemorando o primeiro gol de sua seleção na Copa de 2022 (Foto: Nestor Watach

A equipe de Gareth Southgate seguiu pressionando o adversário na segunda etapa, e chegou a ampliar a vantagem com Saka novamente – ao final da partida o atacante do Arsenal foi eleito o melhor da partida. O Irã conseguiu descontar com Taremi, mas não foi suficiente para frear os ingleses que abriram ainda mais a vantagem com Marcus Rashford e Jack Grealish. Os persa descontaram novamente com Taremi em um pênalti, já nos acréscimos do segundo tempo.

Soccer Football - FIFA World Cup Qatar 2022 - Group B - England v Iran - Khalifa International Stadium, Doha, Qatar - November 21, 2022 England's Jack Grealish celebrates scoring their sixth goal REUTERS/Carl Recine

Jack Grealish comemorando após marcar (Foto: Skynews)

Estados Unidos X País de Gales

Às 16h, no último jogo do segundo dia de Copa, Estados Unidos e Gales se enfrentaram pelo fechamento da rodada no grupo B. Os times travaram a batalha pelo possível 2° lugar no Grupo B em um jogo de pouca inspiração de ambos os times, que alternaram o domínio da partida.

Com primeiro tempo melhor, os americanos saíram na frente com um gol de Timothy Weah, filho do ex-Bola de Ouro e atual presidente da Libéria, George Weah, em boa jogada de Christian Pulisic.

 https://images.wsj.net/im-671100?width=620&height=413

Timothy Weah marcando contra os galeses (Foto Themba Hadebe/Associated Press)

Já na segunda etapa, os galeses foram superiores, chegando a incomodar os americanos até a etapa final da partida, quando chegaram ao empate depois de um pênalti sofrido por Gareth Bale. O capitão e camisa 11 converteu a cobrança, levando os galeses ao delírio com o primeiro gol em Copas do Mundo desde 1958.

Perto do apito final, Bale recebeu a bola enquanto o arqueiro americano Matt Turner estava fora do gol, mas sofreu a falta assim o impedindo de finalizar, com o jogo assim terminando empatado.

Situação do Grupo 

O grupo B é liderado pela Inglaterra que somou 3 pontos após a vitória contra o Irã. País de Gales e Estados Unidos ocupam a 2° e 3° colocação no momento com um ponto cada e prometem brigar pela segunda vaga.

O Grupo B voltará a campo na próxima sexta-feira (25), com Irã enfrentando o País de Gales, às 07h, no estádio Al Rayyan. Mais tarde, às 16h, a Inglaterra joga contra os Estados Unidos no estádio Al Bayt.