Grupo A: Anfitriões são derrotados na estreia e Holanda vence com gols no final

Veja o panorama das seleções do Grupo A após a primeira rodada da Copa do Mundo.
por
João Serradas
Pedro Pina
|
21/11/2022 - 12h

A Copa já começou, e neste domingo (21) tivemos o primeiro jogo do torneio. A partida ocorreu às 13h e marcou o embate entre a anfitriã Catar e a seleção do Equador.



Catar X Equador

Os equatorianos chegaram com tudo na Copa, mostrando do que são capazes. O time comandado pelo técnico Gustavo Alfaro saiu com a vitória por 2 a 0, com direito a dois gols de Enner Valencia, capitão e destaque do time. Os gols levaram Valencia a ter 5 gols em Copas do Mundo, mais que Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, por exemplo.

A partida pode não ter sido tão emocionante para um jogo de abertura de Copa, mas os gols e o estádio cheio já foram capazes de trazer de volta aquela magia que só a Copa do Mundo pode proporcionar.

Seleção do Equador
Equatorianos comemoram gol de Enner Valencia. Foto: Manan Vatsyana / AFP

O Equador se impôs diante do Catar, não sentindo a pressão da torcida adversária e dominou a  partida do início ao fim. Além dos gols anotados, houve um anulado aos 3 minutos do primeiro tempo. O impedimento semiautomático mostrou que o gol de cabeça de Enner Valencia, o iluminado, estava invalidado por impedimento no começo do lance.

Apresentando um futebol rápido, eficiente e com destaque para a parte física, o Equador saiu vitorioso. Contando com jovens jogadores, a seleção equatoriana pode apostar na velocidade para puxar ataques e soube aproveitar do bom porte físico para ganhar a maioria das disputas de bola.

A seleção do Catar estreou da pior forma possível. Além da derrota, se tornou o primeiro país sede a perder na estreia da competição. Agora mais do que nunca, o Catar precisará de todo o apoio de seu torcedor, e o técnico Félix Sanches, comandante da equipe, precisará mexer para dar uma resposta já no próximo jogo, caso contrário, a classificação pode ficar comprometida.

 

Senegal x Holanda

A Holanda estreou com vitória na Copa do Mundo de 2022, no Catar. A Laranja Mecânica teve dificuldades, mas achou dois gols no final do segundo tempo e venceu o Senegal, em partida realizada no Estádio Al Thumama, em Doha, nesta segunda-feira (21). Os gols dos holandeses foram marcados por Cody Gakpo e Dany Klaassen.

Mesmo sem contar com o seu craque Sadio Mané, a seleção senegalesa colocou dificuldade para os holandeses, principalmente nos contra-ataques. A Holanda, por sua vez, teve o maior controle das ações e criou diversas chances, mas pecava na conclusão das jogadas.

Seleção Holandesa
Jogadores holandeses comemoram gol de Gakpo no final do jogo. Foto: Odd Andersen / AFP

Um destaque da partida foi para o goleiro holandês Andries Loppert, que garantiu o resultado fazendo grandes defesas, principalmente no segundo tempo. Do lado do Senegal, a preocupação é sobre as condições de jogo do meio-campo Cheikhoi Koyaute, que foi substituído no segundo tempo com suspeita de lesão muscular.

Situação do grupo

Com o resultado, a Holanda agora divide a liderança do Grupo A do torneio Mundial com o Equador com 3 pontos. As seleções estão empatadas também em saldo de gols, 2 para cada. Catar e Senegal seguem sem pontuar e com -2 de saldo de gol.

A próxima rodada do grupo será disputada na sexta-feira (25). Às 10h, no estado Al Thumana, o Catar enfrenta o Senegal. Mais tarde, às 13h, a Holanda encara o Equador, em jogo que vale a liderança do grupo.