França vence Polônia e segue na busca pelo tricampeonato

Franceses tem atuação segura e despacham poloneses em jogo com marca histórica para Olivier Giroud.
por
Otávio Preto
|
08/12/2022 - 12h

O atacante Kylian Mbappé foi decisivo mais uma vez, e a França bateu a Polônia de Robert Lewandowski no último domingo (4) por 3 a 1, garantindo sua vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022. 

Na partida, Mbappé deu uma assistência para Olivier Giroud abrir o placar no primeiro tempo e ainda marcou dois gols no segundo tempo. O gol fez de Giroud o maior artilheiro de todos os tempos com a camisa da seleção, tendo marcado 52 gols. O camisa 9 superou ninguém mais, ninguém menos que Thierry Henry, que marcou 51 gols vestindo a camisa da seleção. 

Os Bleus até sofreram uma certa pressão dos poloneses em alguns momentos do primeiro tempo, mas a superioridade francesa ficou evidente no decorrer da partida. No final do primeiro tempo, Giroud recebeu um passe açucarado e bateu na saída do goleiro para abrir o marcador.

No segundo tempo, atrás do placar, a Polônia veio com uma postura diferente, querendo atacar e buscar o empate. Mas ao buscar o gol, automaticamente abriu espaços em sua defesa. Em um contra-ataque veloz, a bola passou pelos pés de Giroud, Griezmann e Dembelé, até chegar no camisa 10. Já dentro da grande área polonesa, e com a marcação distante, Mbappé soltou uma bomba e ampliou a vantagem aos 29 minutos, sem chances para Szczęsny. 

Seleção Francesa
Mbappé e Giroud foram decisivos para a classificação. Foto: Kiril Kudryavtsev / AFP

Aos 46, mais um lance pela esquerda, desta vez com Thuram, a bola chegou de novo em Mbappé. Com muita categoria, o camisa 10 pôs no ângulo: 3 a 0. A atuação segura mostra que a derrota para a Tunísia na última rodada da fase de grupos, quando poupou jogadores, foi exceção na campanha francesa.

No final da partida, depois da bola tocar na mão do zagueiro Upamecano, Robert Lewandowski descontou para os poloneses, mas já era tarde demais.

A França respondeu rapidamente com bom futebol e destaque de suas estrelas, possíveis desconfianças quanto ao rendimento da seleção no mundial. Descansados, os comandados de Didier Deschamps mostraram criatividade e eficiência para mandar a Polônia de volta para casa sem muita dificuldade.

Na próxima fase, pelas quartas de final, o desafio dos Bleus é ainda mais difícil. A França encara a Inglaterra no próximo sábado (10), às 16h, no estádio Al Bayt. O clássico promete fortes emoções depois de boas exibições das duas seleções nas oitavas de final.