França é derrotada na melhor final de todas as Copas

Em final histórica, Mbappé marca hat-trick e supera Pelé, mas perde a taça para o gênio Lionel Messi.
por
Gusthavo Sampaio
|
19/12/2022 - 12h

A França perdeu hoje a chance de ser a primeira seleção depois do Brasil a ganhar duas Copas do Mundo em sequência. A seleção foi derrotada na final da Copa do Mundo de 2022, em um jogo histórico, que ocorreu hoje (18) no Lusail Stadium. O placar final do jogo foi de 3 a 3, e os argentinos levaram a taça nos pênaltis por 4 a 2.

Seleção Francesa
Apreensão francesa durante a disputa de pênaltis. Foto: Reprodução /Twitter/@FFF

A trama como ocorreu não era prevista no começo do jogo. Durante todo o primeiro tempo, a Argentina dominou completamente o time francês, que passou toda a primeira etapa sem finalizar uma vez ao gol. A França, que entrou sem alterações entre os titulares, não conseguia neutralizar a atuação ofensiva de Lionel Messi e Di Maria.

Não demorou muito para a dupla Argentina obter resultado. Di Maria, que até então passeava pelo corredor esquerdo de ataque, não estava dando chances para o marcador Kounde, forçando a volta do atacante Dembelé para ajudar na marcação. Após belo drible na grande área, Dembelé tocou em Di Maria, que caiu e conseguiu um pênalti considerado polêmico.

Bem marcado ou não, o pênalti foi confirmado, e Messi venceu o goleiro francês Lloris na disputa, abrindo o placar para a Argentina com apenas 23 minutos.

Após o gol, os meio-campistas Tchouaméni e Rabiot continuaram com extrema dificuldade para marcar o genial camisa 10 da Argentina, que cada vez mais criava jogadas de perigo para os Argentinos. A França passou o primeiro tempo todo sem grandes oportunidades ofensivas e sem conseguir progredir sequer uma jogada.

O segundo gol argentino partiu de uma roubada de bola em que a defesa francesa se encontrava desorganizada. Em jogada de velocidade, e mais uma vez a bola passando por Lionel Messi, os franceses levam o segundo gol aos 36 minutos, aos Di Maria bater na saída do goleiro Lloris, após passe de MacAllister.

Apesar de tudo, Deschamps tinha um plano. Para a surpresa de muitas, realizou algo inusitado no futebol. Com 2 a 0 contra, o técnico francês utilizou duas substituições ainda no primeiro tempo. Aos 41 minutos, saíram o goleador Giroud, que praticamente não tocou na bola, e o atacante Dembelé, que também estava muito mal no jogo. Entraram os substitutos Kolo Muani e Marcus Thuram. Mas nada conseguiram fazer diante da pressão alta da Argentina no primeiro tempo.

No início do segundo tempo, o jogo continuou igual – com os francesas errando passes simples e dando espaço para os argentinos. A primeira finalização da França ocorreu somente aos 25 minutos do segundo período, com um chute de Mbappé para fora. Nessa altura do jogo, os franceses já apresentavam melhora e criavam jogadas de perigo.

A saída de Griezmann e Theo Hernandez simbolizaram o que havia sido o jogo até aquele ponto, os jogadores não conseguiram render esperado, e saíram completamente apagados de campo. Entraram Camavinga, novamente improvisado na lateral esquerda e Coman, pela ponta direita.

Ninguém esperava o que estava por vir. Aos 34 minutos, Kolo Muani ganhou disputa com Otamendi e sofreu um pênalti, convertido por Mbappé, gol marcado exatamente aos 35. O horário é importante, pois logo no minuto seguinte, Mbappé recebe um passe aéreo de Marcus Thuram, e em um voleio baixo finaliza majestosamente para empatar o jogo.

Pela primeira vez na história das finais da copa, ocorreram gols em minutos consecutivos, com uma diferença de 1 minuto e 36 segundos. A Argentina estava cansada e desorganizada, e só foi preciso duas chances para a estrela Kylian Mbappé empatar o jogo. Já nos acréscimos, Messi finaliza um torpedo no gol, mas Lloris realiza grande defesa, que leva o jogo a prorrogação.

Na prorrogação, os papéis se inverteram. A Argentina teve dificuldade de escapar da acertada marcação francesa. Com uma França muito melhor fisicamente, o jogo seguiu até o final do primeiro tempo da prorrogação. No começo da segunda etapa, bastou uma chance criada por Lionel Messi para marcar o terceiro gol da Argentina e seu segundo na partida. 

Mas os franceses não desistiram. Em uma jogada perigosa, a bola sobra para Mbappé, que finalizou e viu a bola bater no braço de Montiel. Mais um pênalti, o terceiro da partida. Mbappé foi para seu segundo pênalti no jogo, e converteu com facilidade batendo na direita do goleiro Emiliano Martinez.

Com seu terceiro gol na partida, Mbappé se tornou o segundo jogador a marcar um Hat-Trick em final de Copa do Mundo, o primeiro foi o inglês Geof Hurst em 1966. Além disso, passou Pelé e se tornou o jogador com mais gols em final de copa, com 4 gols. Feitos históricos que levaram a França para os pênaltis em um jogo dado como perdido.

kylian Mbappé
Mbappé comemorando após marcar Foto: Reprodução/Talksport.com

Ainda antes do encerramento, Muani teve a chance de ouro de fazer o quarto gol e finalizar o jogo no mesmo placar do confronto de 2018 – mas o goleiro argentino faz a maior defesa dessa Copa e, com os pés, milagrosamente impediu o gol.

Nos pênaltis, ambos os craques foram os primeiros batedores e marcaram. Mbappé bateu o primeiro e Messi o seguinte. No terceiro pênalti batido, Coman parou em Emiliano Martinez. Dybala, que entrou no segundo tempo da prorrogação, converteu o quarto. No quinto, Tchoauméni bateu para fora tentando evitar a defesa do goleiro.

Paredes converteu o sexto. Kolo Muani, que perdeu a chance no final do jogo, converteu o sétimo, depositando todas as esperanças francesas no goleiro Hugo Lloris, que não conseguiu defender o último pênalti batido por Montiel.

A França perdeu nos pênaltis em um final histórica para a Argentina, e não conquistou o terceiro título de Copa do Mundo. Apesar da derrota, Mbappé recebeu ao final da partida o prêmio de artilheiro da Copa, com 8 gols marcados.

kylian Mbappé
Mbappé após receber a chuteira de ouro da copa de 2022. Foto: Carl Recine/Reuters

Assim se encerra o caminho da França na Copa do Mundo de 2022. Desacreditada por muitos, a seleção chegou à final e ficou a um passo de conquistar a glória máxima. Agora, os franceses voltam a jogar no dia 24 de março de 2023, pelas eliminatórias da UEFA Europa League.