Expresso Catar: Holanda

Três vezes vice-campeã mundial, fique por dentro do histórico da laranja mecânica e saiba como ela vem para a edição do Catar.
por
João Serradas
Pedro Pina
|
21/09/2022 - 12h

Os Países Baixos, conhecidos como Holanda, são uma nação constituinte do Reino dos Países Baixos, localizados na Europa ocidental. O país é uma monarquia constitucional parlamentar democrática, banhada pelo mar a norte e a oeste, fazendo fronteira com a Bélgica ao sul e com a Alemanha a leste. Conta com uma população de 17,44 milhões, sua capital é a cidade de Amsterdã, e quando se trata de Copa do Mundo, a camisa laranja costuma deixar seu legado, apesar de não ostentar o título de "campeã do mundo".

A Seleção Holandesa vai para sua 11ª participação em Copas, tendo sido vice-campeã em três edições: em 1974, quando perdeu para a Alemanha, em 1978, sendo superada pela Argentina, e em 2010, caindo para a Espanha. Além dos vice-campeonatos, a seleção holandesa foi a campeã da Eurocopa de 1988.

Nos dois primeiros vice-campeonatos a Holanda contava com o histórico time do craque Johan Cruyff, conhecido como "Carrossel Holandês”, que impressionou o mundo com seu envolvente estilo de jogo. O esquema de jogo com "futebol total", onde todos marcavam e atacavam, foi implantado em 1974 pelo técnico Rinus Michels, que treinava o Barcelona na época. O futebol arrojado fez a seleção holandesa golear adversários fortes, além de eliminar o Brasil vencendo por 2 a 0. 

Seleção Holandesa
Johan Cruyff foi o comandante do "Carrossel Holandês" dentro de campo. Foto: AFP

Uma curiosidade sobre a cor do uniforme holandês e que sempre gera dúvidas é o porquê do laranja na camisa, já que as cores da bandeira holandesa são branco, vermelho e azul. A cor oficial do país, tanto da camisa da seleção quanto a usada em comemorações nacionais, é o laranja. O motivo é a dinastia de Orange, a família real da Holanda, cujo nome significa... laranja! A seleção passou a ser conhecida por "Laranja Mecânica" em homenagem à cor da camisa e ao nome do filme de Stanley Kubrick, de 1971. 

 

Seleção Holandesa
Seleção holandesa foi vice-campeã da Liga das Nações em 2019. Foto: Kenzo Tribouillard / AFP




Caminho até o Catar
 

Depois de ficar de fora da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, a Holanda passou por momentos de instabilidade até chegar ao mundial. Na Liga das Nações de 2018/19 a Laranja Mecânica surpreendeu, alcançado o vice-campeonato, perdendo a final contra Portugal. Na edição seguinte, em 2020/21, o resultado não foi lá grande coisa e a seleção acabou sendo eliminada ainda na primeira fase. Na atual edição, a Holanda lidera o grupo 3 com 10 pontos, três a mais que a segunda colocada do grupo, a seleção da Bélgica. 

Na Eliminatórias Europeias, os holandeses foram mais convincentes, se classificaram de forma direta, como 1º do grupo, conquistando 23 pontos contra as seleções de Gibraltar, Letônia, Montenegro, Noruega e Turquia.

 

Seleção Holandesa
Seleção holandesa tem geração com nomes conhecidos. Foto:  Seleção Holandesa / Reprodução


 

Olho neles...
 

Atualmente, a laranja mecânica esparrama seus jogadores em campo na clássica formação 4-3-3, sob o comando técnico do histórico Louis van Gaal. A Holanda tem tradicionalmente muitos grandes talentos nas suas fileiras, e não será diferente na Copa do Mundo no Catar. Ryan Gravenberch, recém chegado ao Bayern München, tem apenas 20 anos de idade e certamente despertará os olhares de muitos na Copa. O jovem zagueiro do Ajax, Jurrien Timber, de 21 anos, é considerado uma joia e também deve estar entre os representantes da Holanda no Catar.

Além das jóias, nomes como de Virgil van Dijk, do Liverpool, Matthijs de Ligt, do Bayern München, Tyrell Malacia, do Manchester United, e Frenkie de Jong, do Barcelona, são presenças garantidas na lista final. Mas não se engane quanto a idade, os dois primeiros têm apenas 23 anos, e o meio-campista do time catalão, 25 anos. Estamos falando de um time jovem e habilidoso, com jogadores em grandes ligas e acostumados a grandes jogos.

Seleção Holandesa
Depay é o principal nome do ataque holandês. Foto: Piroschka van De Wouw / REUTERS

Na linha de ataque, o técnico van Gaal conta com o forte Memphis Depay, do Barcelona, que coleciona 80 jogos e 42 gols marcados com a camisa da laranja mecânica. Além de Depay, outros dois destaques ofensivos são Steven Berghuis, do Ajax, e Steven Bergwijn, do Tottenham.

A seleção holandesa já apresentou boas participações em Copas, mas em muitas delas ficou somente no "quase". Essa geração, recheada de jovens, tem bons nomes em todos os setores mas ainda sofre com a falta de regularidade. Os holandeses não chegam ao Catar entre os favoritos, mas correm por fora na disputa pela taça e devem protagonizar bons jogos. Será que que no Catar a Laranja Mecânica irá superar o fantasma da segunda colocação ?