Expresso Catar: Coreia do Sul

Liderada por Son, seleção busca boa campanha para conseguir uma vaga em grupo difícil.
por
Leonardo de Sá
Gustavo Zarza
|
18/11/2022 - 12h

A Coreia do Sul é um país localizado no Leste da Ásia, com uma população de aproximadamente 51,74 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 100.210 km2. Sua capital Seul é bem populosa, chegando a aproximadamente 10 milhões de habitantes.

A política da República da Coreia é constituída por uma república representativa semi-presidencial democrática, em que o presidente é o chefe de Estado, e de um sistema partidário plural.

O gênero musical predominante entre o povo sul coreano é o K-POP (Korean Pop), esse estilo musical faz sucesso no mundo todo com sua estética moderna e coreografias ousadas. As boy bands e as girl bands dominam os palcos em diversos países, atingindo, principalmente, o público jovem e adolescente. Dentre os maiores grupos estão o BTS e a EXO.

seleção Coreia do Sul
Outono no Palácio Gyeongbokgung – Seul – Coreia do Sul. Foto: Shutterstock

Guerreiros

A seleção sul-coreana participará de sua décima edição da Copa do Mundo em 2022. Sem muito destaque em suas primeiras participações, a seleção coreana surpreendeu no ano de 2002, jogando em casa por ser anfitriã junto ao Japão, quando chegou ao 4º lugar, após perder para a Alemanha na semifinal e para a Turquia na disputa pelo 3º lugar.

seleção Coreia do Sul
ul-coreanos comemoram gol em frente à barulhenta torcida. Foto: NBC Sports

Passaporte carimbado

Para se classificarem para a copa, a seleção sul coreana bateu a Síria por 2 a 0, assim garantindo uma vaga direta para o Catar. O jogo foi realizado no dia primeiro de fevereiro de 2022.

seleção Coreia do Sul
Sul-coreanos celebram: país vai para a 10ª Copa do Mundo seguida. Foto: Getty Images

Prancheta de Paulo Bento

Após passagens por times como Sporting, Cruzeiro e Portugal, Paulo Jorge Gomes Bento assumiu a seleção da Coreia do Sul. 

Paulo Bento preza por um estilo de jogo típico da escola lusitana, utilizando pontas ágeis e hábeis, explorando sempre as costas da defesa, e tentando ter o maior controle da posse de bola. Neste estilo ofensivo, utiliza de 4-2-3-1, as vezes até 4-1-4-1. Quando enfrenta times mais fortes, tende a mudar o estilo de jogo para 4-4-2, no qual a não pressiona a saída de bola do adversário e explora os contra-ataques com seus pontas. 

seleção Coreia do Sul
Paulo Bento. Foto: EPA / KFA HANDOUT

Os astros

Fazendo uma temporada espetacular no Napoli, Kim Min Jae é um grande destaque defensivo para a seleção. A contratação de Kim pelo Napoli foi contestada e muito duvidada, porém o jogador já foi eleito o zagueiro do mês no campeonato italiano, além de ter tomado a titularidade na seleção e em seu clube.

seleção Coreia do Sul
Kim Min Jae. Foto:  Eurasia Sport Images / Getty Images

Hwang Ui-jo, que joga como atacante no Olympiacos, e Hwang In-beom, que joga como meio-campista também no time grego, se destacam na seleção sul coreana.

Sonaldo

Son Heung Min é o grande craque da vez. O ponta esquerda do Tottenham é uma peça fundamental para o clube e para a seleção. Com sua agilidade, dribles e finalização, Son se tornou um dos melhores em sua posição, sendo até mesmo chamado carinhosamente pelos fãs brasileiros de Sonaldo ou Sonaldinho, em referência a outros grandes craques como Cristiano Ronaldo e Ronaldinho.

O camisa 7 da seleção da Coreia irá jogar com uma fratura em seu rosto, mesmo assim os fãs e espectadores esperam uma grande copa do jogador.

seleção Coreia do Sul
Son Heung Min. Foto: Getty Images

Convocação

GOLEIROS: Kim Seung-gyu (Al Shabab), Jo Hyeon-woo (Ulsan Hyundai) e Song Bum-keun (Jeonbuk Motors).

DEFENSORES: Kim Min-jae (Napoli), Kim Jin-su (Jeonbuk Motors), Hong Chul (Daegu FC), Kim Moon-hwan (Jeonbuk Motors), Yoon Jong-gyu (FC Seoul), Kim Young-gwon (Ulsan Hyundai), Kim Tae-hwan (Ulsan Hyundai), Kwon Kyung-won (Gamba Osaka) e Cho Yu-min (Daejon Citizen).

MEIO-CAMPISTAS: Jung Woo-young (Al Sadd), Na Sang-ho (FC Seoul), Paik Seung-ho (Jeonbuk Motors), Son Jun-ho (Shandong Taishan), Song Min-kyu (Jeonbuk Motors), Kwon Chang-hoon (Gimcheon Sangmu), Lee Jae-sung (Mainz), Hwang Hee-chan (Wolverhampton), Hwang In-beom (Olympiacos), Jeong Woo-yeong (Freiburg) e Lee Kang-in (Mallorca).

ATACANTES: Hwang Ui-jo (Olympiacos), Cho Gue-sung (Jeonbuk Motors) e Son Heung-min (Tottenham).