EXPRESSO CATAR: BÉLGICA

Naquela que pode ser a última Copa do Mundo da geração estrelada, a Bélgica tenta superar campanha de 2018
por
João Victor Fogagnolo
Arthur Campos
|
04/11/2022 - 12h

A Bélgica (Reino da Bélgica) é um país do oeste europeu localizado entre a França e a Alemanha, sua capital é Bruxelas e tem, aproximadamente, 11,5 milhões de habitantes. O país é uma monarquia constitucional federal parlamentarista, é composto por um rei (chefe de estado), um primeiro ministro, um senado e uma câmara de deputados. Lá é falado neerlandês, francês e alemão.

 

Bruxelas, capital da Bélgica. Foto: Getty Images
Bruxelas, capital da Bélgica. Foto: iStock

 

Histórico em Copas

A seleção belga jogou 13 copas na sua história e participou da primeira Copa em 1930 no Uruguai, nessa campanha não passou da primeira fase, assim como em 1934, 1938, 1954, 1970 e 1998.

Em 1982 foi eliminada na 2ª fase. Nas edições de 1990, 1994 e 2002, avançaram até às oitavas de final. Depois de ficar de fora da Copas de 2006 e 2010, os belgas chegaram até às quartas de final em 2014.

Em 2018, última Copa até agora, a história foi diferente, a Bélgica obteve o terceiro lugar, ganhando da Inglaterra na disputa do 3° lugar, coroando sua melhor participação em Copas na história. 

 

Belgas celebrando a campanha inédita de 2018. Foto: Getty Images
Belgas celebrando a campanha inédita de 2018. Foto: Getty Images

 

Vaga para Copa no Qatar

A Bélgica conseguiu sua vaga na Copa do Mundo com uma rodada de antecedência nas eliminatórias. Ganhou da Estônia e se classificou em 1º lugar no grupo E com 8 partidas, 6 vitórias e 2 empates, nenhuma derrota.

 

Seleção da Bélgica em campo. Foto: Getty Images
Seleção da Bélgica em campo. Foto: Getty Images

 

Tática

O técnico Roberto Martínez monta seu time, na grande maioria dos jogos, em 3-4-3 colocando os pontas e o centroavante na mesma linha.

 

Craques da seleção

A seleção da Bélgica é recheada de craques e de jogadores de peso, entre eles temos Eden Hazard, atual camisa 7 do Real Madrid, Thibaut Courtois, o goleiro conhecido por ser o ‘carrasco’ do Brasil na Copa de 2018, e o atual melhor jogador da seleção, Kevin De Bruyne, meio campista do Manchester City. Além disso, no ataque, conta com a habilidade de Romelu Lukaku, que teve grande partida contra a seleção Brasileira  

 

Kevin De Bruyne, Romelu Lukaku e Eden Hazard os grandes destaques da atual geração belga
Kevin De Bruyne, Romelu Lukaku e Eden Hazard os grandes destaques da atual geração belga. Foto: Getty Images

 

Convocação

 

Goleiros:

Koen Casteels (Wolfsburg), Thibaut Courtois (Real Madrid) e Simon Mignolet (Club Brugge).

Defensores:

Toby Alderweireld (Antwerp), Zeno Debast (Anderletch), Wout Faes (Leicester), Arthur Theate (Rennes), Vertonghen (Anderletch), Timothy Castagne (Leicester) e Meunier (Borussia Dortmund).

Meio-Campistas:

Yannick Carrasco (Atlético de Madrid), Thorgan Hazard (Borussia Dortmund), Kevin De Bruyne (Manchester City), Leander Dendoncker (Aston Villa), Amadou Onana (Everton), Youri Tielemans (Leicester), Axel Witsel (Atlético de Madrid), Hans Vanaken (Club Brugge), De Ketelaere (Milan), Jérémy Doku (Rennes) e Eden Hazard (Real Madrid).

Atacantes:

Leandro Trossard (Brighton), Dries Mertens (Galatasaray), Lois Openda (Lens), Michy Batshuayi (Fenerbahçe) e Romelu Lukaku (Inter de Milão).

 

Bélgica

 

Na última Copa de sua geração estrelada, os belgas tentam superar o feito de 2018 e quem sabe levantar o troféu mais importante do futebol mundial.