Entre percalços e emoções, segundo dia do Lollapalooza

Festival trouxe como destaques funk e rock alternativo para atrair o público em meio ao clima úmido e gelado
por
Victória da Silva
Vítor Nhoatto
|
25/03/2024 - 12h

O segundo dia do Lollapalooza Brasil 2024 aconteceu neste sábado (23) no Autódromo de Interlagos, e trouxe nomes como Manu Gavassi, Limp Bizkit, Xamã e Kings Of Leon. Além desses, o festival foi o palco do último show da turnê Encontro do grupo Titãs.

Novamente o clima de São Paulo não satisfez o público, já que o dia foi repleto de frio e chuva, espantando grande parte dos espectadores. A combinação climática resultou em poças ao longo do autódromo, principalmente entre os dois palcos principais, e a lama formada motivou críticas e preocupações à produção. 

Ainda vazio, o som começou a rolar em Interlagos ao meio-dia em três palcos simultaneamente. No principal Budweiser, a banda paulista InDharma, vencedora do concurso Temos Vagas da rádio 89, fez uma apresentação modesta. Enquanto isso, no Alternativo, o trio de música indie street originário de São Paulo, Stop Play Moon se apresentava. Já no palco Perry's By Johnnie Walker, a DJ paulista Marina Dias tocava.

As apresentações iniciais, sem transmissão online pelos canais oficiais da Globo, que iniciam a partir das 14:30, seguiram com Supla, Day Limns, Giu e MC Luanna. No entanto, a apresentação de estreia em festivais de grande porte da funkeira enfrentou problemas e desagradou quem esteve lá para vê-la. Marcado para começar às 13:50 no palco secundário, Samsung Galaxy, o show atrasou quase meia hora, e não demorou mais que 20 minutos para ser interrompido pela produção do evento. 

Sem conseguir se despedir dos fãs no local, várias críticas circularam pelas redes sociais, e também por parte da equipe da artista, que após o incidente confirmou questões técnicas como motivo do ocorrido, mas culpou o Lollapalooza. “O festival errou no show da Luanna, e decidiu cortar para não atrasar outros artistas que considera maiores.” Em nota dada ao portal Splash do Uol Notícias, a companhia organizadora do evento, Live Nation, alegou que a interrupção se deu para não haver prejuízos aos demais artistas do dia. 

Manu Gavassi foi o primeiro destaque do dia no palco Alternativo, em uma performance marcada por sucessos atemporais de sua carreira e uma atmosfera nostálgica. A cantora começou com um de seus últimos lançamentos, 'Pronta pra desagradar', e emendou em sucessos mais antigos como 'talvezeunaoteame(tantoassim)' e 'GRACINHA'. Com o público envolvido apesar da garoa persistente, Manu surpreendeu em uma homenagem a Rita Lee, falecida no ano passado, cantando um medley de Esse tal de Roque Enrow, Luz del fuego e Agora Só Falta Você. 

A apresentação continuou, agora celebrando a discografia da cantora, com os sucessos do início da década passada 'Caminho de volta', 'Planos Impossíveis' e 'Garoto Errado', fazendo o público cantar com força. Para finalizar, a artista tocou 'Deve ser horrível dormir sem mim' e caiu em lágrimas com gritos repetidos de "artista" vindos da plateia. Em entrevista após sua apresentação concedida ao canal Bis, Gavassi se mostrou realizada e agradecida, "foi um show que eu estava me preparando desde os dois últimos anos".

Em primeiro plano Manu Gavassi com uma guitarra laranja claro na mão vestindo um vestido curto branco e luvas azuis. No fundo da imagem há uma bateria, vários holofotes de cor amarelada e uma parede rosa.
Show de Manu Gavassi trouxe estética roqueira também. Foto: Isabella Zeminian / Tracklist

Simultaneamente no palco Budweiser acontecia o show do rapper carioca BK, famoso por suas rimas sobre vivências negras e críticas sociais. Tocou sucessos mais antigos além de faixas de seu último disco 'VERÃO CRIMINOSO', de dezembro do ano passado, o artista levou a periferia para o centro do Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do mundo.

Em seguida, Xamã, agora também ator, animou o público mesclando diversos ritmos da música brasileira como funk, rock e pagode. O rapper que já é experiente em festivais, apresentou tanto canções menos conhecidas quanto hits nacionais como “Malvadão 3” e “Você Não Ama Ninguém”, músicas que viralizaram principalmente na plataforma do TikTok. A canção “Leão” - uma colaboração entre ele e Marília Mendonça - emocionou o público e homenageou a sertaneja que faleceu no ano de 2021 em um acidente aéreo.

Após a apresentação animada no Samsung Galaxy, foi a vez de Jessie Reyez subir ao palco principal e cativar a plateia, já esperando pelo headliner Kings Of Leon. Substituindo a cantora Rina Sawayama, que cancelou sua participação em março por motivos pessoais, a canadense entregou simpatia e alegria ao cantar suas canções no estilo R&B, pouco conhecidas aqui no Brasil. Mesmo assim, a cantora se jogou, e em momento junto a grade, cantou 'Forever' com os poucos fãs que lá estavam.

O cantor Hozier, em sua primeira vez no Brasil, impressionou performando “Take Me To Church”, uma de suas canções mais famosas. Além do mais, os fãs do artista tiveram direito a ouví-lo falar algumas palavras em português, o que repercutiu positivamente nas redes sociais. Outras músicas como “Work Song” e “Cherry Wine” foram aclamadas pelos espectadores.

No palco Alternativo, Kevin O Chris estreou no Lollapalooza e apresentou seus hits do funk. Representando o gênero musical, animou as pessoas com as batidas de “Tá Ok”, “Evoluiu” e muitas outras músicas que estouraram no Brasil. No entanto, o cantor não teve muita adesão dos fãs das bandas de rock e metal “Kings of Leon” e “Limp Bizkit” que eram as principais atrações da noite.

Cantor Kevin O Chris vestindo uma camisa com vários recortes de tecidos jeans diferentes e a estampa do número dez na frente. Ele está utilizando uma bermuda preta, está segurando um microfone em uma mão e a outra está apontando para cima. O fundo tem a imagem de caixas de som.
Kevin O Chris se apresentando no Lollapalooza 2024. Foto: Isabella Zeminian/ Tracklist

Thirty Seconds To Mars agitaram o Lolla e causaram euforia com suas apresentações. Em certo momento do show, a banda que é também conhecida por suas brincadeiras, convidou o jogador brasileiro Marcelo para subir ao palco, e assim que isso foi realizado o atleta foi ovacionado pela plateia. Além disso, demonstrando seu amor pelo país do futebol, Jared Leto usou uma camiseta da seleção brasileira, do jogador e amigos que marcou presença no palco, durante algumas de suas performances, contagiando a todos.

Jared Leto cantando com uma das mãos para cima e a outra no microfone apontando para a boca. Ele está vestindo uma roupa preta com as mangas rosa, uma capa prata com brilhos e óculos escuros. Do seu lado há um músico tocando um saxofone dourado, vestindo camisa, calça e chapéu pretos, óculos escuros e colar de pérolas.
Performance de Thirty Seconds To Mars. Foto: Isabella Zeminian / Tracklist 

O evento, por sua vez, conseguiu contemplar os gostos de diferentes públicos em seu segundo dia. Para os amantes de música eletrônica, o palco Perry's By Johnnie Walker contou com Loud Luxury às 19:15 e Timmy Trumpet em seguida. Por outro lado, a banda Limp Bizkit, em sua quarta aparição em território brasileiro, acalentou os corações dos metaleiros e movimentou a plateia com a canção “Break Stuff”, sendo tocada duas vezes.

Depois de sua última vinda ao festival em 2019, encerrando os trabalhos do dia no palco Budweiser, a banda estadunidense King of Leon (substituinte do Paramore) performou suas músicas no Lollapalooza Brasil. “Use Somebody” e “Sex on Fire”, hits do grupo, fizeram a audiência aclamar e formar um coral de vozes durante o show.

Fechando o segundo dia do evento, em um show de despedida, Titãs emocionaram na última apresentação da turnê Encontro, a qual reuniu todos os integrantes originais. Se juntando a Branco Mello, Tony Belotto e Sérgio Britto, que seguem com a banda, Nando Reis, Charles Gavin, Arnaldo Antunes e Paulo Miklos tocaram muitos dos sucessos da banda paulista formada em 1982 como 'Sonífera Ilha','É Preciso Saber Viver' e 'Enquanto Houver Sol'. Mesmo em um palco secundário, a plateia estava cheia e muito animada. Por volta da meia noite, ao som de 'Bichos Escrotos' o público se despediu do segundo dia de festival.

O último dia do festival promete fechar com chave de ouro, contando com grandes nomes do cenário nacional e internacional. Domingo (24) tem como destaques apresentações de Gilberto Gil, Livinho convida MC Davi, Sam Smith e SZA.

Tags: