Desempenho ruim nos pênaltis tira Japão da Copa do Mundo

Depois de um jogo razoável no tempo normal e uma prorrogação bastante disputada, japoneses caem nos pênaltis para a Croácia.
por
Thomaz G. Cintra
|
06/12/2022 - 12h

Japão e Croácia se enfrentaram na segunda-feira (5), no estádio Al Janoub, para decidir quem iria avançar às quartas de final da Copa do Mundo. A seleção japonesa chegou para esse confronto visando garantir sua primeira participação nas quartas de uma Copa em toda a história.

.
Maeda e Lovren em disputa de bola. Foto: EFE

Primeiro tempo

O jogo começou com uma pressão japonesa para cima dos croatas que resultou em um escanteio logo aos 2 minutos, e nessa jogada ensaiada quase que o Japão abriu o placar. Pouco tempo depois, antes dos 10 minutos, o jogador do Arsenal, Tomiyasu quis dar um susto na torcida japonesa e recuou muito mal uma bola para o goleiro, e Perisic acabou recebendo um presente dentro da área, mas com linda defesa, Gonda salvou o Japão de sofrer um gol logo no início, que poderia comprometer todo o resto da partida.

 Aos 12 minutos de partida, o Japão já havia criado duas chances claras e a Croácia uma, mostrando o equilíbrio que o embate teve desde o início.

Mas se aos 2 minutos de jogo, a jogada ensaiada no escanteio não resultou em gol, 40 minutos depois os japoneses conseguiram abrir o placar com Maeda, em outro lance que se iniciou em um escanteio. E assim o Japão levou a vantagem de um gol para o vestiário.

.
Tomiyasu tentando desarmar Petkovic. Foto: EFE

Segundo tempo

Aos 10 minutos da segunda etapa, os samurais azuis viram a Croácia empatar a partida em bela cabeçada de Perisic. O empate não abateu os japoneses, que conseguiram compensar os bons nomes individuais presentes entre os croatas com uma boa organização tática dentro de campo.

Mostrando que não estava abalada, a seleção japonesa conseguiu avançar para o ataque um minuto depois que os europeus marcaram, e mesmo que o belo chute de Endo tenha parado na defesa de Livakovic, esse lance mostrava que os japoneses iriam continuar lutando. Pouco tempo depois, a defesa asiática viu Modric finalizar muito bem uma bola de fora da área, mas que também acabou sendo parado nas luvas do goleiro.

O melhor jogador japonês em campo foi o volante Endo, que conseguiu criar boas chances e até mesmo finalizar bem de fora de área quando foi preciso, além de ter desempenhado bem seu papel defensivo, fez um trabalho completo no meio-campo.

Mas, quando o juiz marcou o fim da partida, a equipe japonesa desandou. Na disputa de pênaltis, foram 3 cobranças desperdiçadas, de Minamino, Mitoma e do capitão Yoshida, o único jogador que converteu seu pênalti foi Asano. E em uma noite iluminada do goleiro Livakovic, o Japão foi superado pelos croatas por 3-1 nas penalidades.