A nova rodada da pesquisa Datafolha, contratada pela TV Globo, divulgada nesta quinta-feira (22), mostra que o ex-presidente Lula (PT) se mantém na liderança isolada na disputa do Palácio do Planalto. O petista aparece com 47% das intenções de voto, ante 33% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma diferença de 14%.
O candidato do PT subiu dois pontos em comparação à pesquisa de 15 de setembro. Lula vem lutando para conquistar o chamado voto útil de eleitores de Simone Tebet e Ciro Gomes. Há 10 dias das eleições, o cenário para Lula é extremamente favorável, pois o petista pode vencer o pleito já no primeiro turno, já que tem 50% dos votos úteis - aqueles que excluem votos brancos e nulos.
Se por um lado, a pesquisa foi boa para Lula, para Bolsonaro foi péssima. O candidato do PL se manteve com 33% das intenções de votos e viu sua distancia para Lula aumentar para 14%, faltando um pouco mais de uma semana para o pleito. Bolsonaro usou sua visita ao velório da Rainha Elizabeth e seu discurso na ONU para tentar atrair mais votos, entretanto, segundo o que aponta o Datafolha, o atual presidente não conseguiu aumentar sua porcentagem. Ao que tudo indica, a margem de crescimento de Bolsonaro acabou.
• Lula (PT): 47% (45% na pesquisa anterior, em 15 de setembro)
• Jair Bolsonaro (PL): 33% (33% na pesquisa anterior)
• Ciro Gomes (PDT): 7% (8% na pesquisa anterior)
• Simone Tebet (MDB): 5% (5% na pesquisa anterior)
TERCEIRA VIA
Os candidatos Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) mantiveram seus dados eleitorais estáveis. Sem nenhum crescimento relevante, a candidatura dos dois candidatos pode ser presa fácil para Lula atrair o voto útil para vencer no primeiro.
Ciro Gomes vem sendo extremamente criticado nas últimas semana pelos posicionamentos mais à direita. Críticas fortes ao PT e a participação no programa do Youtuber Monark foram duas das reclamações que o eleitorado fizeram ao ex-ministro.
Simone Tebet, ao que tudo indica, bateu o seu teto de intenções de votos. A expectativa é de que a candidata do MDB consiga passar Ciro Gomes, o que seria um fato histórico para o partido da Senadora, que nunca esteve em 3° lugar em uma disputa para presidente.
2º TURNO
Em um cenário de 2° turno, Luiz Inácio Lula da Silva segue na dianteira com 54% das intenções de votos contra 35% de Jair Bolsonaro. Em relação à pesquisa anterior, Lula oscilou um ponto para cima, enquanto Jair Bolsonaro diminuiu um ponto.
• Lula (PT): 54% (54% na pesquisa anterior, de 15 de setembro)
• Bolsonaro (PL): 38% (38% na pesquisa anterior)
A pesquisa ouviu 6.754 pessoas em 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04180/2022.