Croácia perde e vai disputar terceiro lugar

Croatas são dominados pela Argentina e dão adeus a disputa pelo título. Seleção quadriculada ainda disputa o terceiro lugar na Copa do Mundo 2022.
por
João Victor Martins Fogagnolo
|
17/12/2022 - 12h

A Croácia enfrentou a Argentina na última terça-feira (13), no Estádio Lusail, e perdeu por 3 a 0 sendo eliminada da competição na semifinal. O técnico croata, Zlatko Dalic,  foi com o seu meio de campo, como de costume, com três jogadores, e o técnico argentino, Lionel Scaloni, organizou o seu meio de campo com quatro jogadores para não deixar liberdade na zona neutra de jogo.

O jogo da Croácia começou, cadenciado, como em outros jogos, com passes no meio campo e na defesa. O time logo sentiu um aperto do meio de campo argentino. A Croácia começou o jogo apostando em contra-ataques e a Argentina na pressão e marcação alta. A defesa croata jogou o jogo inteiro de maneira muito desorganizada e, aos 31 minutos de jogo, o zagueiro Dejan Lovren deu brecha para uma infiltração de Julian Álvarez, que ficou sozinho com o goleiro Livakovic.

O goleiro não se posicionou bem, cometeu um pênalti no atacante, e recebeu cartão amarelo, assim como Kovacic, também amarelado por reclamações excessivas ao juiz. Messi foi para a bola e bateu alto no canto esquerdo do goleiro, uma bola indefensável, marcando o primeiro gol da Argentina.

Sem arrumar as falhas na defesa, o técnico Dalic viu mais uma vez a bola chacoalhar a rede, dessa vez aos 38 minutos em outro contra-ataque de Julian Álvarez. A defesa croata muito mal posicionada e organizada falhou outra vez, o lateral Sosa não conseguiu marcar o jogador, se desequilibrou e abriu espaço para o camisa 9 argentino marcar o seu primeiro gol na partida, segundo da seleção.

No segundo tempo, Dalic tirou Brozovic e apostou em Petkovic na intenção de pressionar mais a Argentina e subir a sua linha de marcação. A Croácia conseguiu subir para o ataque, mas sofreu com o mesmo problema que vinha sofrendo todos os jogos da Copa, a falta de Mario Mandzukic. Subiram varias vezes ao ataque e tiveram chances perigosas de gol, mas nunca tinha ninguém para colocar a bola dentro do gol.

Aos 22 minutos, Bruno Petkovic sofreu uma falta por Cristian Romero no meio de campo. A falta foi cobrada, a Croácia subiu mas o ataque foi sem perigo nenhum, a bola saiu para a lateral. Argentina cobrou essa lateral, e com uma jogada individual e espetacular de Lionel Messi, Julian Álvarez marcou o seu segundo gol na partida aos 29 minutos, carimbando a passagem argentina para a final da Copa do Mundo de 2022.

O técnico croata ainda tirou Luka Modric para a entrada de Lovro Majer, mas não mudou nada no placar. Com uma boa linha de meio campo, a Croácia tem boas ações ofensivas, mas sofre para concluir em gol. Desde a aposentadoria de Mandzukic, o técnico Dalic tenta encontrar um centroavante a altura, mas sem sucesso. Nessa Copa, os croatas chegaram a semifinal com apenas 1 vitória no tempo normal, mostrando a dificuldade de concluir em gol.