Conheça Katseye, girl group global que vem ao Lollapalooza Brasil

Grupo vem ao Brasil depois de show que quebrou recorde de público no festival de Chicago
por
Juliana Bertini de Paula
|
09/09/2025 - 12h

O festival Lollapalooza, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de março do ano que vem, anunciou que o line-up da edição contará com o girl group global Katseye, responsável por um dos maiores hits virais nas redes sociais neste ano, “Gnarly". A banda com 6 integrantes debutou em 2023 após um programa estilo survival.

Na metade de 2024, Katseye lançou seu primeiro EP “Soft is Strong” (SIS), com os singles “Debut” e “Touch” e mais 3 músicas. Já em 2025, após lançar “Gnarly” - primeira música da banda a entrar no Top Billboard - elas lançaram o segundo EP "Beautiful Chaos”  com a faixa “Gabriela”, escrita por Charli XCX e que chegou a ser ofertada à Anitta.

No dia 3 de agosto, as meninas se apresentaram no Lollapalooza Chicago e se tornaram a apresentação diurna com maior público da história do evento. Lá, elas cantaram 9 músicas de seus 2 EP’s. Durante “Gabriela”, as meninas se destacaram ao dançar flamenco no palco, a dança virou trend no TikTok.

Dance break de “Gabriela” com as saias típicas do flamenco. Foto: Youtube/@katseye
Dance break de “Gabriela” com as saias típicas do flamenco. Foto: Youtube/@katseye

 

Campanha Better in Denim

O grupo global de música pop Katseye lançou uma propaganda para a marca de roupas americana GAP, no dia 19 de agosto. O comercial “Better in Denim” (“melhor em jeans”, em tradução para o português) gerou repercussão nas redes por parecer resposta a uma concorrente.

Algumas semanas antes, a American Eagle, outra fabricante de jeans, publicou um comercial com a atriz Sydney Sweeney (“Euphoria", “The White Lotus", “Todos Menos Você”), afirmando que ela tem “bons genes” - uma aliteração com a palavra “jeans”. O teor da mensagem publicitária foi apontado como eugenista em redes sociais e sites de mídias especializadas. 

Em contraponto, o comercial com o Katseye foi apontado como uma “celebração à diversidade” por consumidores e especialistas em marketing. Nas redes sociais, mulheres de etnias diversas apontaram a importância de campanhas que protagonizam países do leste asiático, em especial sobre Lara Raj, vocalista da banda que é de origem tâmi, povo nativo das regiões da Índia e do Sri Lanka.

 

 

Grupo Katseye x Gap. Foto: Divulgação/GAP.
Grupo Katseye x Gap. Foto: Divulgação/GAP. 

 

Conheça o grupo 

Com os vocais americanos e a performance do K-pop, o grupo feminino estreou no fim de 2023 com o single “Debut”, que alcançou mais de dois milhões de visualizações em três dias. A banda explora os moldes do gênero k-pop na indústria musical ocidental, com foco nos Estados Unidos.

A estreia foi muito esperada por fãs, já que as artistas surgiram a partir do reality show “Dream Academy”, no subgênero de sobrevivência, que televisionou a seleção de meninas para a banda. As integrantes escolhidas foram Sophia, Megan, Manon, Lara, Daniela e Yoonchae.

 

Integrantes do Katseye com o uniforme da Dream Academy. Foto: Divulgação/Netflix
Integrantes do Katseye com o uniforme da Dream Academy. Foto: Divulgação/Netflix

 

Dream Academy

Poster para a formação de um novo girl group da HYBE com a Geffen Records. Foto: Divulgação/Geffen Records
Poster para a formação de um novo girl group da HYBE com a Geffen Records. Foto: Divulgação/Geffen Records

 

A formação do Katseye foi feita nos moldes de programas de survivals de kpop. Grupos como Stray Kids e Iz*One, de outras empresas também se originaram desta maneira. 

A união entre a gravadora Geffen Records - responsável por artistas como Elton John, John Lenno, Kali Uchis e Olivia Rodrigo -  e o conglomerado sul-coreano HYBE Entertainment, que criou Le Sserafim e BTS, resultou no programa “Dream Academy”, gravado pela Netflix e lançado com o nome “Pop Star Academy”.

Depois de uma seleção com mais de 120 mil meninas, em sua maioria menores de idade, em 2021, 20 participantes de todo o mundo foram selecionadas para competir entre si e formar um grupo com apenas 6 integrantes. Depois de um ano de treinamento em suas cidades de origem, no início de 2022 elas se mudaram para Los Angeles e passaram cerca de mais um ano treinando e sendo avaliadas em canto, dança, performance, atitude e “fator estrela”, qualidade descrita como “encantamento” do público.

Em 17 de novembro de 2023, as 6 foram escolhidas para formar o grupo com o nome Katseye, que também foi selecionado por elas.

Todas as integrantes da Dream Academy no início do programa. Foto: HYBE x Geffen Records
Todas as integrantes da Dream Academy no início do programa. Foto: HYBE x Geffen Records

 

Conheça as integrantes

Sophia do Katseye   Sophia

   Sophia Lafortenza (22), de origem filipina, é a líder do grupo. A integrante ficou conhecida no   reality por seu esforço, habilidade de canto e o apoio imenso do público. Seus pais são artistas   consolidados nas Filipinas, sua mãe, Carla Guevara Laforteza , é cantora e seu pai, Godfrey   Laforteza III, é dançarino.

 

 

 

 

 

 

Megan do Katseye

   Megan

   Megan Skiendiel (19), nasceu no Hawaii, EUA. Com descendência chinesa, é a “all rounder” do   grupo, boa em todas as áreas. Em Dream Academy se destacou por sua dança e personalidade. A   artista participou como atriz em propagandas e séries da Nickelodeon.

 

 

 

 

 

 

Lara do Katseye

   Lara

   Lara Raj (19) é a principal vocalista da banda. Desde o reality show, se destacou como cantora e     integrou o ranking em primeiro lugar em canto durante o reality. Nascida nos Estados Unidos e de   ascendência indiana, Lara é muito ligada à sua cultura tâmil - presente no sudeste da índia e Sri   Lanka. 

 

 

 

 

 

 

Daniela do Katseye

   Daniela

   Daniela Andrea (21) nascida em Atlanta, EUA, com ascendência cubana e venezuelana e é a   principal dançarina do grupo. Aos 7 anos, ela participou do America 's Got Talent com uma   apresentação de dança de salão e aos 11 do So You think you can dance.

 

 

 

 

 

 

Manon do Katseye

   Manon

   Manon Bannerman (23), nascida em Zurique, na Suíça, é a “visual” do grupo. Ela já tinha muitos   seguidores nas redes antes do reality por conta de sua aparência. Durante o Dream Academy,   gerou muito debate sobre sua posição no grupo por conta da falta de comprometimento com os   ensaios, mas seu fator estrela foi o que chamou a atenção na decisão final.

 

 

 

 

 

Yoonchae do Katseye

   Yoonchae

   Yoonchae Jeung (17) é a “maknae”, termo utilizado no k-pop para a mais jovem da banda. Apesar   da idade ela não fica para trás em questão de canto ou dança. Nascida em Seul, na Coreia do Sul,   participou de treinamentos para grupos de k-pop.

 

 

 

 

 

O grupo se apresenta em março no autódromo de Interlagos.

Tags: