Conflito entre Israel e Hamas Impactam na forma de informar nas Redes Sociais

A guerra entre Israel e Hamas acentuou uma das maiores problemáticas da tecnologia
Ian Valente
Rodolfo Dias
31/10/2023 - 12h

Por Ian Valente (texto) e Rodolfo Dias (audiovisual)

Capadócia, o Red Canyon, o Mar Morto e as cachoeiras Tortum são alguns pontos de alto valor que facilmente se acha em agências especializadas em turismo, estas regiões tem algo em comum, são todas encantos estonteantes do oriente médio. As infinidades de desertos e regiões áridas dão uma coloração avermelhada que não se assemelha a nenhum outro lugar no mundo. Porém, estas belezas são ofuscadas pelo "calor" politico que se instaura a quase um século, que marca e denuncia conflitos que estigmatizam muitos países ricos e exuberantes. O destaque fica entre Israel e o grupo palestino, Hamas protagonizam tais situações que necessitam cuidado e atenção.

A relação conflituosa tem raízes históricas complexas que surgiram desde a proclamação da república de Israel apoiada pelos EUA. No entanto, um dos momentos-chave que marcou o início de uma série de conflitos significativos ocorreu em 2006, com as eleições legislativas palestinas e a subsequente tomada do controle da Faixa de Gaza pelo Hamas em 2007. Isso levou a um aumento nas tensões entre o Hamas, que governa Gaza, e Israel. Desde então, houve diversos conflitos armados entre Israel e o Hamas, mas em maio de 2021, foi observado um aumento acentuado na violência entre eles, quando confrontos em Jerusalém Oriental, disputas sobre o acesso à Mesquita de Al-Aqsa e a expulsão de famílias palestinas de suas casas em Sheikh Jarrah desencadearam um conflito em grande escala. O Hamas lançou foguetes em direção a Israel, e Israel respondeu com ataques aéreos em Gaza. Esse conflito durou cerca de 11 dias antes de um cessar-fogo mediado pelo Egito entrar em vigor. Em outubro deste ano, o Hamas arquitetou o maior ataque já realizado ao Estado de Israel. A organização de origem palestina lançou em 7 de outubro um ataque surpresa, matando aproximadamente 800 soldados e 400 civis israelitas cerca de 1.200, não 1.400, como anunciado inicialmente, além da captura de reféns. Como resposta, os israelitas lançaram diversos bombardeios à Faixa de Gaza, porém com muito mais armamento e estratégia que o Hamas. Tais ataques de Israel já mataram mais de oito mil palestinos, dentre eles muitos são crianças e mulheres, visto que os ataques foram direcionados a hospitais e áreas residenciais, além das bases do Hamas. Israel alega que os ataques foram feitos para atingir somente o Hamas, e que os “terroristas” usam a população de Gaza como escudos humanos.

Logo a notícia se espalhou pelo mundo, com uma ampla cobertura da mídia hegemônica causando reações diversas àqueles que sabiam como o confronto se sucedeu. Aí surgem as redes-sociais como importante fonte de informação sobre o conflito. Vídeos e fotos dos resultados dos ataques, com crianças e civis muito machucados, moldaram como as pessoas enxergam esse conflito. A influência das redes sociais na formação de opinião sobre o conflito entre Israel e o Hamas é significativa e complexas, estas plataformas têm um papel crucial na disseminação de informações, mas também na amplificação de pontos de vista polarizados e na propagação de discursos extremados. Por um lado, as redes sociais oferecem acesso a uma variedade de perspectivas, permitindo que indivíduos de diferentes partes do mundo expressem suas opiniões e compartilhem informações. Isso pode enriquecer a compreensão do conflito ao expor usuários a narrativas diversas e vozes que, de outra forma, poderiam não ser ouvidas. Além disso, as plataformas digitais têm sido usadas para mobilizar apoio e conscientização sobre questões humanitárias associadas ao conflito, impulsionando movimentos de solidariedade e ativismo.

No entanto, as redes sociais também têm sido criticadas por amplificar polarizações e disseminar desinformação. Por meio de algoritmos que mostram conteúdo com o qual os usuários já concordam, criam-se bolhas de filtro que reforçam pontos de vista existentes, dificultando a exposição a diferentes perspectivas. Isso pode levar a uma compreensão limitada e distorcida do conflito, contribuindo para uma visão unilateral e extremada. É crucial que os usuários estejam cientes do papel das redes sociais na formação de opinião e busquem fontes diversas e confiáveis de informação para compreender a complexidade do conflito entre Israel e o Hamas. Estar consciente dos filtros e algoritmos das plataformas pode ajudar na busca por uma visão mais abrangente e informada sobre esse assunto delicado e multifacetado.

Foi apontado como as redes sociais podem distorcer fatos e pendular para um lado da história. Uma estudante judia da PUC, que preferiu não se identificar acredita que as redes são um veículo importante devido o alcance, ela busca usar o seu Instagram para mostrar como os judeus e descendentes israelitas sofrem preconceito, mesmo não possuindo nenhuma relação com os crimes de guerra que o Estado de Israel vem cometendo contra o povo palestino. Ela realça que a guerra deu abertura às pessoas antissemitas de espalharem seu ódio sem pudor. A estudante compreende que os mais afetados devido todo o processo histórico, são os palestinos, mas que preconceito é inaceitável em qualquer circunstância e que ao invés de nos tornamos fanáticos e como torcidas de futebol se tornarem inimigo, devemos aproveitar a tecnologia e esse espaço para abrir um diálogo entre os dois lados e entendermos o que cada um sofre, ajudando uns aos outros nesse momento delicado.